Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escovas do dínamo

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Escovas do dínamo

    Bom dia. Gostaria de saber qual a vida útil das escovas do dínamo?
    Porque?
    Simples, a algum tempo atras meu velho Sedan estava com o famoso problema da lampada de carga do dínamo, que só apagava quando em alta velocidade (do motor), bom levantei o capo para "descolar" elas, o que acontece muito quando se tem o induzido velho, descolei, dei partida novamente e o mesmo problema, porém percebi que o dínamo estava fazendo aquele clarão (aquela faíscada), logo pensei de novo nas escovas, apesar de toda a faísca a bateria é carregada (a luz não acende e quando subo o giro do motor os faróis brilham mais), bom venho perguntar qual a duração das escovas? não lembro bem mas essas tenham no maximo 6 meses, ou será que problema esta no meu relé de carga (regulador de voltagem), quando bato o multimetro na bateria em lenta (lampada acesa ~ 600 RPM) marca algo perto de 11,0 11,8 V com o motor acelerado logo após apagar a lampada (algo perto de 900~1100 RPM) o marcador me da 12,5 V e com o motor ainda mais acelerado perto de 3000 RPM me dá 13,8 V (isso nos meus últimos testes, terei que testar novamente hoje ou amanhã), alguem tem alguma receita para os "dinamoados"??

    Não sou adepto da modificação para alternador, porque?
    Ao abrir um capô e nele tem um alternador, todos olham e dizem: "Brm sequinho esse teu motor" e pronto, ao levantar um com dinamo: "Bem sequinho ele, e é todo originalzinho né, eu tinha um desses a um tempo atras e nunca me emcomodou... + 3 horas falando"

    hsuahushaushau

  • #2
    Re: Escovas do dínamo

    Eu também sou adepto do dínamo

    As escovas vc vê se estão boas, simplesmente quanto ao desgaste (tamanho delas) Já vi dínamo onde as escovas tinham apenas uns 2mm de "altura" e o dínamo carregava com perfeição ainda, é só as molas estarem com bastante pressão.

    Acho que a resposta está na sua própria pergunta: induzido velho = induzido em curto. Tira-se ele, e dá um jato de ar. coloca-se pra girar num torno mecânico, e com uma lima emparelha-se bem o coletor (onde assentam as escovas). depois com uma serrinha, abre-se novamente as "valetas" horizontais existentes no coletor.

    Eu recomendo tirar o dínamo e levar numa auto elétrica para uma revisão geral... Tem muito mais coisas para se verificar do que somente as escovas...

    Sempre foi feito isso no meu, quando a bateria é trocada, independente de o dínamo estar bom ou ruim (manutenção preventiva). a última bateria durou quase 9 anos no meu fusca

    abrass
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment

    Working...
    X