Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Melhorias nos freios do Itamar 94

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Melhorias nos freios do Itamar 94

    Olá pessoal, recentemente comprei um Itamar 1994 que vai receber uma mecanica mais forte aspirada de no maximo 150 cvs. Mas antes de fazer o motor vou fazer um up na suspensão e freios para manter o carro seguro com a nova potencia.

    Queria se possivel uma receita de um up nos freios do itamar, sem usar discos atras. Queria dicas sobre pinças, discos, pastilhas, circuito e tubagem e lonas traseiras, regulagem etc. Fico no aguardo da ajuda dos amigos do dorum.

    forte abraço

  • #2
    Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

    Se vc ñ quer colocar discos na traseira.
    coloque mais uma tubulação de oleo(uma pra c roda)
    e faça o sistema de freagem em X.O freio do itamar
    já é bem legal.Acho eu q o seu burrinho deve ser duplo!!
    Se ñ tiver satisfeito coloque uma pinça d santana na frente.
    "" HOT AIR FOREVER""
    KARMANN 63- 1200
    KARMANN 67-1600

    Comment


    • #3
      Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

      Mande MP pro luismj .

      ele monta uns kits monstros .. só coisa TOP.

      abrass .

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #4
        Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

        Estava pensando em:

        dianteira

        Discos frizados e perfurados da powerbrakes ou da crestana no tomanho original
        Pastilhas green com composto macio da powerbrakes (alguem conhece outro fabricante??
        Tubulações e reparos novos
        Fluido DOT 4 ou 5

        Traseira

        Existe lonas com material mais resistente ao calor q as orginais??
        Panelas novas
        cilindros novos

        Como funciona esse freio em X que ja andei lendo no forum mas n consegui intender direito??

        mais alguma dica???

        Comment


        • #5
          Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

          Freio em X é um sistema que se liga a o freio da roda dianteira direita com o freio da roda traseira esquerda e o freios da roda dianteira esquerda com o freio da roda traseira direita, ou seja, em X. Abraço
          SMURF 2, O RETORNO
          AGORA FULL RACE
          Air Cooled 4Ever
          Porto Alegre - RS

          Comment


          • #6
            Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

            Postado originalmente por pflouis
            Estava pensando em:

            ...
            Como funciona esse freio em X que ja andei lendo no forum mas n consegui intender direito??

            mais alguma dica???
            Então...
            existem algumas lendas que não se comprovam...
            uma delas é a da configuração do freio em X no Fusca!
            No caso do Fusca do Itamar decididamente é uma BARCA FURADA!
            À alguns meses eu coloquei no forum o tema:
            >> Freio em "X" vale mesmo a pena? <<
            vc. pode consultar em:
            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10333
            Eu coloquei e tive que voltar ao original porque o carro "puxava" para o lado quando freiava.
            O motivo é simples: os freios à disco começam a atuar antes que os freios a tambor, consequentemente quando vc. inicia a frear (no Fusca com configuração em X) uma das rodas dianteiras vai travar antes da outra !
            As pinças do Santana da Power Brakes na dianteira melhoram a resposta do freio.
            Outra coisa: dois tubos independentes para as rodas traseiras também é sexo de anjos.
            Saudações

            Comment


            • #7
              Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

              Postado originalmente por pflouis
              Olá pessoal, recentemente comprei um Itamar 1994 que vai receber uma mecanica mais forte aspirada de no maximo 150 cvs. Mas antes de fazer o motor vou fazer um up na suspensão e freios para manter o carro seguro com a nova potencia.

              Queria se possivel uma receita de um up nos freios do itamar, sem usar discos atras. Queria dicas sobre pinças, discos, pastilhas, circuito e tubagem e lonas traseiras, regulagem etc. Fico no aguardo da ajuda dos amigos do dorum.

              forte abraço
              A Crestana acabou de lançar freio dianteiro ventilado:
              http://www.crestana.com.br/kfdvdvw.html

              Powerbrakes
              http://powerbrakes.com.br/182090/KiT...ianTeiRo-284MM

              A diferença entre os dois é que o da Crestana a furação é 4 x130 e dá pra furar para 5 x 130, já o da Powerbrakes só 4 x 100.
              E na Powerbrakes eles tem um kit com disco 292, só que não mostram fotos!
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                tem o tambor grande de variant,ele é maior que o do fusca e não usa cubo de roda E É MAIS BARATO QUE O TAMBOR DO FUSCA.Meu proximo up é freio a disco na traseira e cilindro mestre de santana pra freiar um pouco melhor,pois a cada 2 anos tenho que trocar lonas traseiras pois parando um fusca a 300km h acabo com elas .Abraços
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #9
                  Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                  Postado originalmente por GEDSELLET
                  Então...
                  existem algumas lendas que não se comprovam...
                  uma delas é a da configuração do freio em X no Fusca!
                  No caso do Fusca do Itamar decididamente é uma BARCA FURADA!
                  À alguns meses eu coloquei no forum o tema:
                  >> Freio em "X" vale mesmo a pena? <<
                  vc. pode consultar em:
                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10333
                  Eu coloquei e tive que voltar ao original porque o carro "puxava" para o lado quando freiava.
                  O motivo é simples: os freios à disco começam a atuar antes que os freios a tambor, consequentemente quando vc. inicia a frear (no Fusca com configuração em X) uma das rodas dianteiras vai travar antes da outra !
                  As pinças do Santana da Power Brakes na dianteira melhoram a resposta do freio.
                  Outra coisa: dois tubos independentes para as rodas traseiras também é sexo de anjos.
                  Saudações
                  Olá, concordo com vc, a receita que funciona é colocar as pinças do Santana na frente e na traseira colocar campanas e cilindros da Variant ou Brasília, são iguais, o cilindro de roda traseira que eu não estou lembrando se é o da Kombi que dá para colocar, fica animal o freio, eu vou fazer isso no meu Itamar, abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                    Postado originalmente por gutocesa
                    A Crestana acabou de lançar freio dianteiro ventilado:
                    http://www.crestana.com.br/kfdvdvw.html

                    Powerbrakes
                    http://powerbrakes.com.br/182090/KiT...ianTeiRo-284MM

                    A diferença entre os dois é que o da Crestana a furação é 4 x130 e dá pra furar para 5 x 130, já o da Powerbrakes só 4 x 100.
                    E na Powerbrakes eles tem um kit com disco 292, só que não mostram fotos!
                    Claramente este da crestana o cavalete da pinça foi enchido com solda e refurado para furaçao fusca, se me lembro eh 56mm.

                    Agora, existe disco "virgem" sem furaçao ou foi special order deles ???

                    Fiz o mesmo procedimento de encher e refurar mas tive dois problemas, um que a pastilha de freio nao ocupa toda a trilha do disco, no final das contas ficaria com a mesma area da original e outra que com manga rebaixada nao da.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                      Antes de eu instalar freios a disco no traseiro, usava tambores perfurados e escariados iguais dos que são feito nos discos. Melhorava muito a frenagem e resfriamento.
                      Trocar ou somente realizar sangria do fluído a cada 6 meses, pois o fluído é higroscópico(absorve umidade), baixando o seu ponto de ebulição e tornando o freio "barrachudo" ou "esponjoso", quando solicitado ao máximo com frenagem frequêntes como na descida de serra. E usar fluído DOT 4 ou superior.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                        Postado originalmente por Museu
                        Claramente este da crestana o cavalete da pinça foi enchido com solda e refurado para furaçao fusca, se me lembro eh 56mm.

                        Agora, existe disco "virgem" sem furaçao ou foi special order deles ???

                        Fiz o mesmo procedimento de encher e refurar mas tive dois problemas, um que a pastilha de freio nao ocupa toda a trilha do disco, no final das contas ficaria com a mesma area da original e outra que com manga rebaixada nao da.
                        Pois é Museu, essa parte de não poder usar as pinças de santana com manga rebaixada ta me deixando preocupado tambem , mas o Felipe e o Luis (q usavam umas pinças bem maiores q essas) devem saber qual é a magica de conseguir usar os dois em conjunto. Agora pinça de santana + cilindro mestre da kombi 83 em diante + um cano para cada roda = eu uso faz quase dois anos e é só felicidade, nao sei como vc colocou Mudeu , mas as minhas pinças pegaram 100% do disco , vou ver se acho alguma foto para ilustrar
                        IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                          Postado originalmente por Samuel Machado
                          Pois é Museu, essa parte de não poder usar as pinças de santana com manga rebaixada ta me deixando preocupado tambem , mas o Felipe e o Luis (q usavam umas pinças bem maiores q essas) devem saber qual é a magica de conseguir usar os dois em conjunto. Agora pinça de santana + cilindro mestre da kombi 83 em diante + um cano para cada roda = eu uso faz quase dois anos e é só felicidade, nao sei como vc colocou Mudeu , mas as minhas pinças pegaram 100% do disco , vou ver se acho alguma foto para ilustrar
                          Agradeço se tiver fotos, estou com as pinças de santana guardadas.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                            Eu, uso a pinça de freio do gol aquela pinça que chamam de "rabo de peixe" e o disco de freio original do fusca, mandei fazer os suporte, ficou bem legal. Na traseira estou usando as pinças do Audi e utilizou apenas uma tubulação para as duas pinças. O cilindro mestre é de brasilia.
                            Já fizemos vários teste e quando soca o pé no freio as quatros rodas travam.
                            Eu acho que vc consegue utilizar as pinças do gol no itamar, porém vai ter que confeccionar o suporte da pinça.
                            Abraço.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Melhorias nos freios do Itamar 94

                              Muito bacana as dicas , agradeço a atenção de todos voces! estou cotando o valor das peças e da mao de obra e depois posto aki o que vou resolver fazer!

                              alguem ja ouviu falar de umas lonas de freio traseiro para fusca com um liga especial quer a sportsystem tem??

                              Comment

                              Working...
                              X