Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Freio da kombi antiga no fusca antigo

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Freio da kombi antiga no fusca antigo

    O sistema de freio da kombi antiga usa 2 pistões por tambor, que também são maiores e mais grossos. É possivel substituir todo o sistema de freio de um fusca 5 furos antigo por um de kombi antiga?

  • #2
    Tive uma Kombi 79, mas nunca atentei para esse detalhe de colocar em o seu freio em um Fusca.
    Acredito ser possível sim, pois os tambores cabem com facilidade dentro das rodas do Fusca. Verifique os rolamentos, se são os mesmos, que já facilita um bom tanto. Vai ter que ver o espelho da Kombi, se monta com facilidade na manga de eixo do Fusca.
    Não sei se é verdade, nunca medi. Mas aparentemente o semi-eixo da Kombi tem uma estria maior que a do Fusca. Se isso for impecílio, verifique a montagem só na dianteira.
    O freio da Kombi tem bem mais potência que o do Fusca, pela diferença de peso de ambos. Hoje tenho uma Kombi 90, com disco na dianteira. Quando vazia ela para fortemente, dá gosto. Claro que o freio dela foi dimensionado para parar o carro carregado, e vazio, o freio sobra muito.
    O freio a disco da Kombi é muito adaptado em Jeep e Rural Willys. É feito um flange para suportar as pinças, os discos são próprios, e monta-se tudo. Só na Rural, com roda 15", e provavelmente por causa do seu off-set, é que tem uma pequena interferência entre a pinça e a roda, o que é resolvido com uma muito pequena desbastada na pinça. Mas mesmo pequena essa desbastada me dá arrepios... A roda do Jeep é aro 16", e não dá esse problema.
    Falei de freio a disco, mas tenho a convicção que a potência dele é muito parecida com a potência do freio a tambor, se não for exatamente igual. Prá mim ele ganha somente na facilidade de se trocar o elemento de fricção, e seca muito mais rápido caso molhado.
    Continue com a façanha, e vai dando noticia prá gente aprender.
    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

    Comment


    • #3
      pois é. pelo que eu entendi uma dificuldade seria a ponta de eixo que tem dimensões diferentes dos "furos" no meio do tambor. imagino se seria possível fazer algum serviço de torno.

      Comment


      • #4
        Não sei se Kombi e Fusca usam rolamentos diferentes nas mangas. Mas o ideal é usar somente o espelho da Kombi, com o tambor e as mangas do Fusca.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment

        Working...
        X