Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de fluído

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Troca de fluído

    Bom, minha luz de freio sumiu, e constatei que se trata da cebolinha ali do cilindro mestre, que se entregou. Queria aproveitar a ocasião de trocá-la pra trocar também o fluído de freio (e obviamente fazer sangria). Perguntas:

    .Como faço para escoar completamente o fluído do sistema?

    .Sangria do cilindro mestre. Este procedimento existe, ou a sangria é feita apenas nos cilindros de roda?

    .O fluído original do Fusca (freio a tambor) é do tipo DOT 3, certo?

    .Qual a quantidade?

    .Quero trocar o duto de borracha que vai do reservatório ao cilindro mestre (esta um pouco ressecado). Pode ser estas mangueiras de borracha para gasolina? Não vai desmanchar? (acho que já é uma destas que esta nele).

    Grato
    abraço.
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

  • #2
    Re: Troca de fluído

    To vendo que a gaera não mexe nos freios...
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • #3
      Re: Troca de fluído

      Quando fui alinhar e balancear as rodas do meu Fusca , o mecanico me recomendou essa troca de fluido de freio. Eles esvaziam todo o sistema e injetam (não sei por onde) o fluido novo até completar o reservatorio. Eu acho + pratico fazer em uma oficina especializada.
      Boa sorte

      Comment


      • #4
        Re: Troca de fluído

        Primeiro: vc. deve trocar sim a mangueira azul. Creio que a mangueira de gasolina não dah certo não!
        Segundo: atualmente tem umas máquininhas que sugam o óleo através do próprio reservatório.
        Para fazer em casa mesmo eu faço o seguinte:
        1) uma boa limpeza com alcool no reservatório e tampa (antes de destampar)
        2) no meu carro foi possível soltar fácil o reservatório e então inclinei-o derramando o fluido velho numa vasilha (lembre-se de levar no posto para descarte = meio ambiente)
        3) soltei o sangrador da roda mais distante. Quando parou de sair coloquei um pouco de fluido novo, até sair fluido novo naquela roda. Aqui tem um porém: alguns Karmann Ghias teem uma válvula de retenção na saída do cilindro mestre. Se for o caso vai ter que soltar o caninho e a válvula no cilindro mestre: ai cara vai virar a festa do caqui >> fluido pelo chão e mulher boquejando.
        4) soltei os sangradores das outras rodas e fui adicionando fluido novo até sair fluido novo nas rodas.
        5) inicialmente tente sangrar diretamente nas rodas (a mais distante primeiro). Caso não dê certo vai ter que sangrar inicialmente no cilindro mestre mesmo, afrouxe um pouco o cano de saída quando o pedal estiver em baixo. Faça isso para as 3 saídas. Aí então vá sangrar as rodas. Existem até uns cilindros mestres que teem um parafuso sangrador nele mesmo, aí facilita.
        Moral da história: vc. vai se melecar !

        Comment


        • #5
          Re: Troca de fluído

          Postado originalmente por Filipe 85 CINZA
          Quando fui alinhar e balancear as rodas do meu Fusca , o mecanico me recomendou essa troca de fluido de freio. Eles esvaziam todo o sistema e injetam (não sei por onde) o fluido novo até completar o reservatorio. Eu acho + pratico fazer em uma oficina especializada.
          Boa sorte
          Com certeza, é muito mais prático mandar fazer, mas pra mim, o "Faça voce mesmo" não tem preço...
          vlw
          abraço




          Postado originalmente por GEDSELLET
          Primeiro: vc. deve trocar sim a mangueira azul. Creio que a mangueira de gasolina não dah certo não!
          Segundo: atualmente tem umas máquininhas que sugam o óleo através do próprio reservatório.
          Para fazer em casa mesmo eu faço o seguinte:
          1) uma boa limpeza com alcool no reservatório e tampa (antes de destampar)
          2) no meu carro foi possível soltar fácil o reservatório e então inclinei-o derramando o fluido velho numa vasilha (lembre-se de levar no posto para descarte = meio ambiente)
          3) soltei o sangrador da roda mais distante. Quando parou de sair coloquei um pouco de fluido novo, até sair fluido novo naquela roda. Aqui tem um porém: alguns Karmann Ghias teem uma válvula de retenção na saída do cilindro mestre. Se for o caso vai ter que soltar o caninho e a válvula no cilindro mestre: ai cara vai virar a festa do caqui >> fluido pelo chão e mulher boquejando.
          4) soltei os sangradores das outras rodas e fui adicionando fluido novo até sair fluido novo nas rodas.
          5) inicialmente tente sangrar diretamente nas rodas (a mais distante primeiro). Caso não dê certo vai ter que sangrar inicialmente no cilindro mestre mesmo, afrouxe um pouco o cano de saída quando o pedal estiver em baixo. Faça isso para as 3 saídas. Aí então vá sangrar as rodas. Existem até uns cilindros mestres que teem um parafuso sangrador nele mesmo, aí facilita.
          Moral da história: vc. vai se melecar !
          Valeu a força GEDSELLET. Tirei o reservatório, e vou dar um geral nele. Segundo um entendido do assunto, a mangueira pede ser estas de silicone (o fluido não ataca esse material, e não solta impurezas como a borracha), Comprei um interruptor de Mercedes benz (a rosca é a mesma do interruptor do Fusca). Dizem que dera muito tempo. Neste fds, executo o serviço.
          abraço
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment


          • #6
            Re: Troca de fluído

            vc pode trocar a mangueira por essa que se usa para combustivel, sim, mas use uma abraçadera pra manter ela fixa no bico do reservatorio e no cilindro mestre, nesse passo vc já escoou o fluido velho do reservatorio, recomendo trocar o reservatorio, que fica mais bonito, e não custa caro.

            coloca o fluido de freio novo no reservatorio, de preferencia de melhor performance, recomendo o DOT 5, é o mais atual, que se fabrica hoje, embora um pouco mais caro, mas não se pode facilitar com os freios ...

            depois de colocar o fluido no reservatorio, proceda a sangria normalmente nas rodas, que o unico lugar que se tem sangrador, é lá.

            deixe escorrer o fluido pelo sangrador, até sair o fluido novo por ele, recomendo usar uma mangueirinha cristal colocada na ponta do sangrador para poder visualisar melhor a passagen do fluido, e uma garrafa transparente, tipo pet, para recolher o mesmo (evita sujeira na garagem).

            fazer esse procedimento a partir da roda mais distante do cilindro mestre para a mais proxima. ( primeiro na roda traseira direita, depois na traseira esquerda, depois na dianteira direita e por fim na dianteira esquerda)
            sempre verificando o reservatorio que não pode ficar vazio, senão entra ar no sistema, e tem de começar tudo de novo.

            não precisa de ficar bombando o pedal, ms tem de esperar escorrer até mudar a cor do fluido na mangueirinha de espia.

            Boa sorte !!!
            Last edited by Anor; 06-04-2011, 01:28 AM.
            Anor Mecânico

            Reparação Automotiva
            Instalação de Acessórios
            Personalização de Motores
            Adaptação de Equipamentos
            Especializado em Antigos e VW ar

            Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
            e-mail: anor-mecanico@outlook.com

            Comment


            • #7
              Re: Troca de fluído

              Obrigado Anor, já executei o serviço a tempos, e tudo saiu bem, mas tive que bombar o pedal para que o fluído saísse, não teve jeito!

              A mangueira coloquei de silicone mesmo. Esses dias notei que o fluído havia baixado um pouco e levantei o tanque de gasolina. o cabeçote ali estava todo úmido de fluído, pois eu não havia colocado braçadeiras na manqueira (achei que por não ter pressão não teria problema). Daí coloquei as ditas, lavei o cabeçote e tudo resolvido!

              abraço
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • #8
                Re: Troca de fluído

                e ai galera sou novo postando aqui (mas ja aprendo com voces a algum tempo) sem querer me meter mas ja me metendo eu recomendaria daren uma olhada no videos do tonella no youtube la ele tem uns videos sobre isso (troca de fluido e ajuste da lona) temais!
                Fuka 76 1300L "O Maconha" Rio de Janeiro, RJ, Bairro Parada de lucas

                Comment

                Working...
                X