Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Idéia] Sangrador de freio caseiro

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [Idéia] Sangrador de freio caseiro

    Bom, com estou sempre pensando em algo, me deu estalo de fazer um sangrador de freio, pra não ficar forçando o cilindro mestre bombando o pedal, e também poder fazer o serviço sozinho (nem sempre te um trouxa, ops... digo alguém pra ficar bombeando ), e como gosto de manter o fluído sempre novo...

    Primeiro pensei em utilizar um motor destes usados no esguicho do parabrisa, diretamente nos sangradores das rodas, de modo a puxar o fluído até que este saísse limpo e sem bolhas. Como o fluído não é inflamável pensei nessa possibilidade. Será que daria certo? pergunto pois talvez seja pouca pressão...

    achei algumas páginas em inglês que mostram outros sistemas caseiros, também interessantes, mas minha idéia inicial seria montar algo como esse que descrevi acima

    http://www.bmw-m.net/TechProc/bleeder.htm

    http://faculty.ccp.edu/faculty/dreed...eder/index.htm

    fico grato por qualquer ajuda/sugestão...
    abraço
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

  • #2
    Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

    Postado originalmente por JeferJ
    Bom, com estou sempre pensando em algo, me deu estalo de fazer um sangrador de freio, pra não ficar forçando o cilindro mestre bombando o pedal, e também poder fazer o serviço sozinho (nem sempre te um trouxa, ops... digo alguém pra ficar bombeando ), e como gosto de manter o fluído sempre novo...

    Primeiro pensei em utilizar um motor destes usados no esguicho do parabrisa, diretamente nos sangradores das rodas, de modo a puxar o fluído até que este saísse limpo e sem bolhas. Como o fluído não é inflamável pensei nessa possibilidade. Será que daria certo? pergunto pois talvez seja pouca pressão...

    achei algumas páginas em inglês que mostram outros sistemas caseiros, também interessantes, mas minha idéia inicial seria montar algo como esse que descrevi acima

    http://www.bmw-m.net/TechProc/bleeder.htm

    http://faculty.ccp.edu/faculty/dreed...eder/index.htm

    fico grato por qualquer ajuda/sugestão...
    abraço

    é tipo esse
    http://www.vwparts.net/CB3995.html
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

      essa bombinha felipe adiantaria o serviço em uns 10min pelo menos.Quando o sistema tá seco,puts como demora bombear no pé .Abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

      Comment


      • #4
        Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

        Prezado Jferj,
        No caso de meu carro(*) tenho dúvida se posso utilizar esse sangrador.
        Logo na saída (para as rodas de tras) do cilindro mestre existe uma válvula que retem uma pressao residual nos freios traseiros. Isso aí é para diminuir o tempo de atraso entre a a ação dos freios dianteiros (à disco) e dos traseiros (à tambor).
        Só sei que sangrando do jeito tradicional, quando é totalmente esvaziado o fluido do sistema, é necessário começar o sangramento no cilindro mestre ANTES da tal válvula retentora.

        (*) Karmann Ghia 1970 com freios à disco na frente, original de fábrica.

        Comment


        • #5
          Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

          A pet com mangueirinha eh basico, ja vi em uma loja de escapes uma maquinhnha que liga na tampa do reservatorio e uma bomba na bateria... suga tudo.

          Comment


          • #6
            Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

            Valeu pelas respostas pessoal...
            Andei dando uma estudada no assunto, e pelo o que entendi, acho que não daria pra fazer algo que puxasse o fluído direto do sangrador das rodas, pois pode ficar ar. O negócio correto mesmo, é empurrar o fluído pela tampa do reservatório para limpar por completo e tirar o ar!!

            vou tentar fazer algo parecido com o que o Felipe postou, pq ficar pisando no freio é dose...
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

            Comment


            • #7
              Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

              Postado originalmente por JeferJ
              Valeu pelas respostas pessoal...
              Andei dando uma estudada no assunto, e pelo o que entendi, acho que não daria pra fazer algo que puxasse o fluído direto do sangrador das rodas, pois pode ficar ar. O negócio correto mesmo, é empurrar o fluído pela tampa do reservatório para limpar por completo e tirar o ar!!

              vou tentar fazer algo parecido com o que o Felipe postou, pq ficar pisando no freio é dose...

              Jeferj,
              Dá para tentar com aquelas bombinhas de encher pneu de bicicleta. Ou aqueles compressores de encher pneu de carro, que se liga no acendedor de cigarros do carro.

              Tenho um desse ultimo, que ganhei da minha mãe de Natal, e que quebra muito meu galho. consegue achar em qualquer camelô.

              Para usá-lo, acho que uma tampa do reservatório com um furo e um bico de pneu instalado, e uma mangueira ligada em garrafas, em cada sangrador(pra não fazer lambança) daria certo. Só teria que ter cuidado para não explodir o reservatório. Teria que vazer uma valvulazinha de escape, pro compressor não exceder uma certa pressão, que será visualizada pelo manômetro do próprio compressorzinho.

              O que acha?

              Abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                Rafael, vc diz empurrar o fluído diretamente com AR? Acho que pode não dar muito certo, pois o ar tende a 'se misturar' com o fluído do sistema, conforme a pressão. Por isso que não se faz muita pressão no pedal do freio quando se faz a sangria convencional: as bolhas de ar tendem a se "diluir" (não é bem esse termo...) no fluido, dificultando a sangria.
                Os equipamentos profissionais de sangria empurram o fluído velho com fluído novo fazendo assim a sangria e já trocando o fluído, sem muita pressão.

                mas com certeza dá certo colocando a bomba pra fazer pressão (controlada) em outro reservatório com fuído, empurrando esse guela'baixo no reservatório...

                Posso estar falando m&rd@, mas tenho a impressão que é por aí...
                Se não for, me corrige!!!
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • #9
                  Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                  fala galera, estava pensando sera que existe uma valvula de retenção do tamanho do parafuso de sangria na qual poderiamos coloca-la antes do parafuso de sangria, sendo assim quando precisassemos efetuar a sangria bastava apenas afrouxar o parafuso de sangria que estaria apos a valvula e bombear no pedal do freio pois a valvula nao deixaria o fluido voltar, depois bastaria apenas reapertar o parafuso denovo.
                  diz ai o que acham?

                  Comment


                  • #10
                    Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                    Postado originalmente por JeferJ
                    Rafael, vc diz empurrar o fluído diretamente com AR? Acho que pode não dar muito certo, pois o ar tende a 'se misturar' com o fluído do sistema, conforme a pressão. Por isso que não se faz muita pressão no pedal do freio quando se faz a sangria convencional: as bolhas de ar tendem a se "diluir" (não é bem esse termo...) no fluido, dificultando a sangria.
                    Os equipamentos profissionais de sangria empurram o fluído velho com fluído novo fazendo assim a sangria e já trocando o fluído, sem muita pressão.

                    mas com certeza dá certo colocando a bomba pra fazer pressão (controlada) em outro reservatório com fuído, empurrando esse guela'baixo no reservatório...

                    Posso estar falando m&rd@, mas tenho a impressão que é por aí...
                    Se não for, me corrige!!!
                    Jeferj,

                    Não tinha sacado direito a sua idéia, foi mal.

                    De fato, bombear ar alí iria só dificultar. o que dá pra tentar usar é um pistão acionado pelo compressor. O compressor poderia mandar ar comprimido pra um dos lados do pistão, empurrando um embolo. Do outro lado deste, teria o fluido, que sairia por uma mangueira, ligada à tampa do reservatório. daí fluido novo empurra fluido velho.

                    É apenas uma idéia, e tem que conseguir um pistão, talvez fazer modificações e tudo mais...Mas acredito que dá para ser feito. O que você acha?

                    Abraço!
                    Last edited by Rafael_MO; 04-02-2011, 11:12 PM.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #11
                      Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                      Galera eu vi foi uma maquina aki no mecanico aki perto de casa, agora nao sei se ela sugava ou empurra o fluido, e tinha um fio com um acionador que ficava na mão dele entao ele abria a sangria e apertava o botao, era show de bola.

                      Encontrei esse site que tem o aparelho que falei so é caro.
                      http://www.lojadomecanico.com.br/pro...at=3&subcat=53
                      Last edited by rafael3107; 05-02-2011, 10:35 AM.
                      .....__.....
                      ....(__)....
                      ..(o\|/o)..
                      ...U....U...
                      ------------------------------------------------
                      FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
                      Meu Carro Fusca 74 ▼
                      http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

                      Comment


                      • #12
                        Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Jeferj,

                        Não tinha sacado direito a sua idéia, foi mal.

                        De fato, bombear ar alí iria só dificultar. o que dá pra tentar usar é um pistão acionado pelo compressor. O compressor poderia mandar ar comprimido pra um dos lados do pistão, empurrando um embolo. Do outro lado deste, teria o fluido, que sairia por uma mangueira, ligada à tampa do reservatório. daí fluido novo empurra fluido velho.

                        É apenas uma idéia, e tem que conseguir um pistão, talvez fazer modificações e tudo mais...Mas acredito que dá para ser feito. O que você acha?

                        Abraço!
                        A idéia é boa Rafael, seria só estruturar bem o esquema e montar... Eu achei meio complexo pra montar , mas a idéia seria essa mesmo!!!!
                        Um treco desses facilitaria muito...

                        abraço

                        Postado originalmente por rafael3107
                        Galera eu vi foi uma maquina aki no mecanico aki perto de casa, agora nao sei se ela sugava ou empurra o fluido, e tinha um fio com um acionador que ficava na mão dele entao ele abria a sangria e apertava o botao, era show de bola.

                        Encontrei esse site que tem o aparelho que falei so é caro.
                        http://www.lojadomecanico.com.br/pro...at=3&subcat=53
                        O princípio da minha idéia seria fazer algo como esse!! só mais simples e mais barato...

                        Qualquer hora vou ter que colocar isso em prática!!
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • #13
                          Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                          amigos, uma dúvida, tenho um aparelho de sucção de pequeno porte, este do link

                          http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:A...A5b2F2SbpSunoA


                          ele tem sucção regulável e não é muito forte, gostaria de saber como usar ele no fusca, ligaria no sangrador da roda talvez? mas como fica o pedal de freio nesse momento?

                          abraço
                          Daniel Capua
                          Pelotas - RS

                          fase final de montagem

                          http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7199

                          Comment


                          • #14
                            Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                            Caramba!!!!! PQ ñ apareceu isso antes, amanha ja vou procurar as peças e montar um.
                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

                            (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

                            Comment


                            • #15
                              Re: [Idéia] Sangrador de freio caseiro

                              Postado originalmente por danielcapua
                              amigos, uma dúvida, tenho um aparelho de sucção de pequeno porte, este do link

                              http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:A...A5b2F2SbpSunoA


                              ele tem sucção regulável e não é muito forte, gostaria de saber como usar ele no fusca, ligaria no sangrador da roda talvez? mas como fica o pedal de freio nesse momento?

                              abraço

                              Correto! Só usar direto no sangrador, começando pela roda mais distante do cilindro mestre e tomando cuidado para não esquecer de ir completando o reservatório para não entrar ar no circuito.

                              Utilizo um sistema parecido, usando um compressor de geladeira velha, mas que esteja funcionando e sugando(vácuo). O reservatório uso uma garrafa de palmito com aquela tampa vedante e na tampa dois picos de rodas, um para entrada de ar/fluído e outra para o vácuo gerado pelo compressor.

                              Funciona, mas particularmente não gostei muito desse sistema, pois fica complicado ver quando o circuito está 100% sem bolhas de ar.

                              Abraços!

                              Comment

                              Working...
                              X