Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

    e ai galera, to pensando em trocar o comando do meu 1300 original, quero um pouco mais de potencia, mas a grana ta curta por aqui
    será que o motor aguenta um comando w100 ou um tsc10, apenas refurando as bronzinas como no tutorial do master vader? ou teria que colocar um radiador deslocado e uma bomba de maior vazão?
    alguém tem idéia de quanto ficaria esta brincadeira?
    vlw

  • #2
    Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

    Postado originalmente por rfhwsh
    e ai galera, to pensando em trocar o comando do meu 1300 original, quero um pouco mais de potencia, mas a grana ta curta por aqui
    será que o motor aguenta um comando w100 ou um tsc10, apenas refurando as bronzinas como no tutorial do master vader? ou teria que colocar um radiador deslocado e uma bomba de maior vazão?
    alguém tem idéia de quanto ficaria esta brincadeira?
    vlw
    E ai rfhwsh, tudo bem?

    Cara, dizem que aguenta. Estou fazendo meu motor neste exato momento com meu mecânico

    Meu fusca é um 1300L 83.

    A configuração que eu ia colocar é a seguinte:

    Transformar para 1600 com comando da kombi a alcool, dupla solex, com cabeçote entrada dupla do 1600 mesmo.

    Só que ao tirar o motor verificamos que os prisioneiros são grossos, então ele não quis dar garantias de que o motor ia aguentar.
    Como eu tnha que mexer na caixa e fazendo este motor ia ficar sem grana pra isso (não adianta retficar o motor e ficar sem caixa), resolvi fazer a configuração abaixo. Vou colocar os preços pra tu ter uma idéia.

    - Retifica do motor 1300 com peças novas = 1.300,00
    - Comando da kombi a alcool = 150,00
    - Capela com Radiador deslocado e flange = 70,00 (50,00 pelas peças + 20,00 pra pintar a capela)
    - Bomba de óleo com engrenagem de 26mm = 70,00

    Se vai colocar um comando destes, acho que teria que melhorar a refrigeração sim.

    Eu colocaria o Virabrequim do 1600 + capela com radiador deslocado + bomba de óleo de 26mm.
    Mas acho que capela deslocada e furação das bronzinas resolvem no caso do 1300.
    Clube do fusca de Canoas\RS
    IVC - Independente Volks Clube
    http://independevolksclub.blogspot.com

    Comment


    • #3
      Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

      támbém to sem grana e pensei no mesmo porém com dupla e w110 será que fica bom ???

      Comment


      • #4
        Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

        Postado originalmente por LFQ
        támbém to sem grana e pensei no mesmo porém com dupla e w110 será que fica bom ???
        E ai LFQ tranquilo?

        Cara, 1300 com W110?

        Pelo que vejo o pessoal falar não fica bom não. Pra 1300 tem que ser o w100, pois a graduação dele é menor que a do W110.

        O W100 se não me engano tem 276º e o W110 284º.

        Pra usar o W110 teria que ser pelo menos um motor 1500.

        Tu vai gastar uns 400,00 no W100 e mais uns 300,00 pra abrir o motor.

        Vai ter que melhorar a lubrificação com um virabrequim do 1600, uma capela com radiador deslocado e acho que uma bomba de óleo de 26mm.

        Não sei se 1300 com W100 precisa de veria de 1600, capela com radiador deslocado e bomba de óleo com maior capacidade, mas mal não vai fazer.
        Clube do fusca de Canoas\RS
        IVC - Independente Volks Clube
        http://independevolksclub.blogspot.com

        Comment


        • #5
          Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

          Postado originalmente por tror

          Eu colocaria o Virabrequim do 1600 + capela com radiador deslocado + bomba de óleo de 26mm.
          Mas acho que capela deslocada e furação das bronzinas resolvem no caso do 1300.
          Tror,
          Concordo contigo. Vira 1600 realmente tem uma lubrificação melhor, e se possível, seria interessante investir em um. Mas o vira original se estiver bom + as bronzinas furadas + bomba com engrenagens de 26mm(dos motores 1600) devem ser suficientes para um motor mais básico.

          rfhwsh,
          Tanto o w100 quanto o tcs10 acho boas escolhas pro motor, pois ambos tem o torque vindo já em baixas rotações. Já ouvi falar de motores 1300 com w100, com tcs10 nunca, então não arriscaria logo no primeiro motor mexido e com pouca grana pra gastar.

          Dá uma olhada em DarkSide no tópico do Vader(lá no topo, tópico fixo), que ele indica várias receitas de preparação. Acredito que vá te ajudar bastante.

          abraço!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

            Bem lembrado Rafael_MO, muito bom este tópico do Vader. Tinha esquecido dele, já que acabei baixando a planilha, mas foi nele que me surgiu a idéia de melhorar meu motor.

            Pessoal, só não esqueçam que para todas as configurações sugeridas pelo Vader é preciso levar em conta a refrigeração.

            Se alguem já puder me tirar uma dúvida quanto a planilha.

            A potência especificada na planilha é DIN e a que vai no documento do carro é SAE, correto?
            Clube do fusca de Canoas\RS
            IVC - Independente Volks Clube
            http://independevolksclub.blogspot.com

            Comment


            • #7
              Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

              Postado originalmente por rfhwsh
              e ai galera, to pensando em trocar o comando do meu 1300 original, quero um pouco mais de potencia, mas a grana ta curta por aqui
              será que o motor aguenta um comando w100 ou um tsc10, apenas refurando as bronzinas como no tutorial do master vader? ou teria que colocar um radiador deslocado e uma bomba de maior vazão?
              alguém tem idéia de quanto ficaria esta brincadeira?
              vlw
              blz vou colocar uma dica que o trimilika me deu
              comando:
              ENGLE VZ 14
              só q eu retificaria os cabeçótes
              p as valvulas e sedes vedarem 100%
              e colocaria as molas de valvulas novas porem originais Vw
              comprado em concecionária VW
              do motor 1,600 tork 84 em diante,
              e uma ignição eletronica com bobina do gol MI
              volante e embreagem 1600
              e valvula de admissao do 1600
              taxa 8,5
              dupla 32,
              bom so não coloquei em pratica pq vou de 1.8 agora

              Comment


              • #8
                Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                Até uns 6000 RPM de rotação máxima é tranquilo usar apenas casquilhos retrabalhados com eixo de 1300, em especial com o 1300 que tem pistões menores.
                Eu acho o 1300 pequeno para comandos maiores que W100.
                Para falar a verdade, sem um trabalho completo de cabeçote acho até o W100 exagerado, havendo um desempenho global melhor com TCS10, por propiciar uma perda de torque em baixa menor.
                O mais duro no 1300 é a taxa, mais baixa que a do 1600 e que sobe menos para cada milímetro a faceado dos cabeçotes devido aos pistões com apenas 77mm comtra os 83 do 1500 e 85,5 do 1600.
                O 1300 gera menos calor que os motores maiores, então pode até ficar com sua ventoinha original, mas sem capela deslocada mesmo motores originais "fritam" os cilindros 3 e 4.
                Quanto aos estojos M10, torno a apontar que o 1300 gera menos calor e possui pistões bem menores (força é pressão sobre área...), logo se um 1300 chegar a render até 60 HP, acho que os estojos e carcaça suportaram bem.
                Não é tarefa fácil 60 HP em um 1300, embora eu tenha constatado que é possível até passar de 80 HP com quase todas as peças de motores a ar originais.
                Uma receita BBB (boa, bacana e barata)

                1300 com 8:1 de taxa (tem de rebaixar uns 3,5~4mm dos cabeçotes);

                Câmaras de combustão livres de cantos vivos, com uma leve retirada de material perto das válvulas para equalizar os volumes e melhorar o fluxo;

                Válvulas com 44° e sedes com 45°

                Capela do 1300 antigo, aquela que parece as dos 1200;

                Radiador de óleo removido de dentro da capela, substituido por um evapotador de ar condicionado montado da frente da tomada de ar da capela (estilo Fotoblog Chicobielanafoto).
                As linhas de óleo podem ser feitas com tubos de cobre para refrigeração, partindo de dentro da capela, dos orifícios do radiador de óleo original;

                Lata que separa o câmbio do cofre do motor removida, trazendo ar fresco para o cofre;

                Casquilhos de fixo refurados conforme o já postado pelos colegas;

                Bomba de óleo Schadeck de 26mm (dá conta do recado, barata e rouba menos potência para acionamento);

                Ignição eletrônica (Hall de preferência, mas a indutiva dá conta do recado).
                Uma opção barata é arrumar uma ignição completa de AP no ferro velho (menos cotada $ que as de motor a ar) e usinar o distribuidor e seu eixo para as dimensões do motor a ar e a montagem da chaveta no lugar da engrenagem do AP;

                Bobina do Gol MI 2 pinos (quase o mesmo preço de uma Bosch vermelha, porém, mais potente!);

                Comando TCS10 (permite ao motor girar, porém sem roubar tanto torque da baixa. ideal para motores de pequena cilindrada);

                Volante de motor do 1600, se possível, aliviado em 1 Kg e balanceado;

                Bielas e pistões balanceadas (pesos equalizados);

                Escape dimensionado 4X2 (capetinha. Não gosto deste apelido, mas...);

                Vem uns 55 HP nessa configuração, dependendo do acerto e a dirigibilidade em baixa fica melhor que a de um 1300 original (motor taxado)
                De quebra fica econômico se regulado direito.
                Fica seguro rodar com o eixo virabrequim 1300 e estojo de carcaça grosso nesta configuração.
                A maiorida dos componentes citados acima pode ser adiquirida em ferro velho e os trabalhos de cabeçote podem ser realizados em casa, a excessão do rebaixo.
                Last edited by azeitona; 12-11-2011, 12:20 PM.

                Comment


                • #9
                  Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                  Postado originalmente por henrique.and
                  blz vou colocar uma dica que o trimilika me deu
                  comando:
                  ENGLE VZ 14
                  só q eu retificaria os cabeçótes
                  p as valvulas e sedes vedarem 100%
                  e colocaria as molas de valvulas novas porem originais Vw
                  comprado em concecionária VW
                  do motor 1,600 tork 84 em diante,
                  e uma ignição eletronica com bobina do gol MI
                  volante e embreagem 1600
                  e valvula de admissao do 1600
                  taxa 8,5
                  dupla 32,
                  bom so não coloquei em pratica pq vou de 1.8 agora
                  Com pistões de 1300 (77mm) dá para rodar com 8.5:1 de taxa, talvez até um pouco mais, porém, para gerar menos aquecimento é melhor não abusar da taxa, compensando com mais avanço.
                  O VZ 14 é uma boa pedida em termos de permanência, principalmente se associado a válvulas de admissão e escape maiores, pois possui bastante levante.
                  O tcs10 diminui a necessidade de válvulas de admissão maiores por possuir mais permanência na admissão, baixando custos caso as válvulas do motor dele estejam boas ainda.
                  O que mais me faz apontar para o TCS10 é o seu lob center maior, propiciando um pouco mais de torque em baixa que o VZ 14 e o W100
                  Sem entradas retrabalhadas e dupla carburação o motor não deve passar muito de 5000 RPM, logo, não adianta um comando muito voltado para giro.
                  O melhor é abrir o motor primeiro e comprar o comando em função do que terá de ser feito nos cabeçotes.

                  Comment


                  • #10
                    Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                    Dê seu 1300 na base de troca e pegue um 1600 e com carburação dupla e seja feliz!
                    Tá sem grana? Não inventa
                    Melhor juntar e fazer uma coisa mais "legalzinha", pq ai, faz uma vez só
                    2100 aspro

                    Comment


                    • #11
                      Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                      Postado originalmente por FILIPE A
                      Dê seu 1300 na base de troca e pegue um 1600 e com carburação dupla e seja feliz!
                      Tá sem grana? Não inventa
                      Melhor juntar e fazer uma coisa mais "legalzinha", pq ai, faz uma vez só
                      Sabe quanto pagam em um 1300 na troca por um 1600 dupla carburação?
                      Se é para por nestes termos, é melhor encostar o 1300 no canto e comprar um 1600.
                      Dar um motor que não é roubado, funcionando, por R$ 350,00 e pagar mais R$ 850,00 por um motor que sabe lá qual a medida do eixo ou como foi montado não me parece ser a melhor opção.
                      O melhor de "fazer" é saber exatamente tudo que tem entre as 2 tampas dos balancins.
                      Motor comprado fechado é só dúvida.
                      Do jeito que eu especifiquei, desde que a mão de obra seja boa, pode até não deixar um 1600 original com dupla carburação para trás, mas não fica longe não, lembrando, com um preço módico.
                      Se a mesma receita for feita com um eixo e Kit 1600 fica melhor ainda!

                      Comment


                      • #12
                        Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                        Postado originalmente por azeitona
                        Sabe quanto pagam em um 1300 na troca por um 1600 dupla carburação?
                        Se é para por nestes termos, é melhor encostar o 1300 no canto e comprar um 1600.
                        Dar um motor que não é roubado, funcionando, por R$ 350,00 e pagar mais R$ 850,00 por um motor que sabe lá qual a medida do eixo ou como foi montado não me parece ser a melhor opção.
                        O melhor de "fazer" é saber exatamente tudo que tem entre as 2 tampas dos balancins.
                        Motor comprado fechado é só dúvida.
                        Do jeito que eu especifiquei, desde que a mão de obra seja boa, pode até não deixar um 1600 original com dupla carburação para trás, mas não fica longe não, lembrando, com um preço módico.
                        Se a mesma receita for feita com um eixo e Kit 1600 fica melhor ainda!
                        CONCORDO PLENAMENTE C AZEITONA!!SEM CONTAR Q DA PARA FAZER OS UPGRADES EM PARTES(MIOLO-CABEÇOTES-REFRIGERAÇAO-ALIMENTAÇAO-IGNIÇAO)
                        "" HOT AIR FOREVER""
                        KARMANN 63- 1200
                        KARMANN 67-1600

                        Comment


                        • #13
                          Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                          Eu só acho que mexer em 1300 com objetivo de obter performance é meio loucura!
                          Não condeno quem faz, mas é como colocar silicone em mulher feia: vai ter seios lindos, mas vai continuar sendo feia!

                          Colocar comando e manter o solekinho...complicado. Funciona? Funciona! No entanto, não vai retirar todo o potencial do comando! Então, se é pra investir em comando, que tem que abrir bloco e, quando abrir vai achar um bocado de coisa pra fazer, é melhor dar uma segurada e fazer alguma das receitas de bolo de 1600.
                          2100 aspro

                          Comment


                          • #14
                            Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                            Postado originalmente por FILIPE A
                            Dê seu 1300 na base de troca e pegue um 1600 e com carburação dupla e seja feliz!
                            Tá sem grana? Não inventa
                            Melhor juntar e fazer uma coisa mais "legalzinha", pq ai, faz uma vez só
                            concordo plenamente por isso desisti do 1300, vou comprar um 1600 pra servir de base pro 1775 ou 1905 ainda nao resolvi, ai sim a brincadeira fica melhor fazer tudo certinho uma vez so

                            Comment


                            • #15
                              Re: 1300 + TSC10 ou W100 + Bronzinas furadas?

                              Olha, pelo que vejo dá pra fazer um 1300 bem fortinho e confiável com pouco envestimento, basta que o motor esteja bom. O meu mandei retificar e colocar o comando da kombi a alcool. Ja andei em um 1300 com este comando e num 1500 original. Não notei muita diferença entre os dois. No último encontro fui com o 1300 com o comando da kombi e andei junto com 1500 e 1600, em velocidades de 100 a 120 km por hora. Agora se o resultado que se quer é final, ai já não sei, pois nunca fui de correr.

                              Minha intenção é acompanhar o resto do grupo nas viagens de encontro e pelo que vi um 1300 com komando da kombi acompanha tranquilo e fica bom.

                              Se é pra ficar tirando onda em sinaleira e deixar carrões pra tras, ai sim tem que ser pelo menos um 1500 bem preparado.

                              Esta semana eu pego o meu.
                              Proximas melhorias?
                              Ou colocar um H30PIC no lugar do H30PICS, ou uma dupla solex 32. Vai depender de achar os pezinhos do gol a alcool ou não.
                              Clube do fusca de Canoas\RS
                              IVC - Independente Volks Clube
                              http://independevolksclub.blogspot.com

                              Comment

                              Working...
                              X