Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Capelinha "Original" + Eletroventilador???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Capelinha "Original" + Eletroventilador???

    E ae Pessoal!!!

    É incrível como esses motores a ar nos proporcionam oportunidades; principalmente quando voce sai do arroz c/ feijão.

    Meu projeto de motor caminha a passos muito lentos em razão das dificuldades encontradas; mata-se um leão e aparecem mais 10... hehehe. Mas finalmente estou decidido a alcançar meu objetivo desde o inicio que seria ter um motor a ar com um legitimo Kompressor bem instalado.

    Se fosse fácil, seria pardal né...hehehe, e a maior razão de não existirem tantos com essa configuração é o espaço limitado do cofre no nosso querido Käfer, alem de outras que eu poderia falar aqui o dia todo.

    Dessa forma estou trabalhando pra que tudo possa caber la dentro com a tampa devidamente fechada sem maiores danos a aparência a lataria do veiculo mas ja sabemos que haverão perdas...

    A ideia inicial baseada em meus desenho altamente tecnicos seria mais ou menos assim:

    Fazer um pequeno rebaixo na capelinha para acomodar o SC e boa...




    Mas.... na pratica, como o motor dentro do cofre percebemos que não é tao simples, ja que na realidade a tampa do motor passa a apenas uns 20mm do parafuso do alternador. Sendo assim o SC deve descer muito mais pra dentro da capela para ocupar uma posição semelhante a do alternador. Como esse tipo de capela já é deficiente, somando a utilização da hélice antiga (menor) que também é deficiente, somando ainda a tomada de ar muito deficiente (hélice exposta) e finalmente ao corte derradeiro na capela; podemos concluir baseado no nas informações do site baixo, que seus 150CFM aos 800RPM e 950CFM aos 6000RPM´s não seriam suficientes para refrigerar os 1915CC com seus 9:1 de taxa + 1BAR de pressão (de ar quente).

    http://www.offroadvw.net/tech/wes/fan.html




    Novo corte sugerido:



    Insanidade:

    Procurei, estudei e li algumas coisas a respeito mas tudo pouco conclusivo e muitos comentarios negativos, nenhuma imagem além das meia duzia que hja rodaram por aqui.

    A ideia seria substituir a helice original por um eletroventilador, que pode ser controlado pela injecao ou por um conjunto de sensores de temperatura.
    Assim como no Kit horizontal da Rojao Racing, o sistema podeira ter duas velocidades uma pra temps. de até 70º e outra maxima para acima dessa temperatura. Seria feito uma abertura na parte de traz da capela com tamanho semelhante a da chapa do alternador para acomodar um kit de 9 ou 10". Originalmente esse eletroventilador tem fluxo maximo de 2253 m3/H que gracas a uma calculadora online (http://www.convert-me.com) cheguei ao valor de 1326CFM. Muito Bom !!!

    Conclusão:

    Acredito que a capelinha possa funcionar como um condutor desse fluxo até a partes importantes como Cil.3 e cabeçotes ja que a helice axial perderia muita eficiência no meu sistema. Mesmo entendendo que o fluxo gerado pelo novo sistema teria ali uma parede a uns 10cm da helice, acredito que o fluxo tentederia a procurar um caminho oposto a entrada, passando pelas partes importantes e fazendo a função desejada.

    Fotos da ideia: (Usei uma capela de 1200 e o eletroventilador do radiador Empi)



    Agradeço a ajuda de todos.

    Abraço
    Last edited by hjn; 01-05-2012, 12:43 PM.
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

  • #2
    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

    Olá,

    Você pretende manter a ventoinha original (turbina) e colocar o eletroventilador para reforçar o fluxo ou substituir um pelo outro?

    Se a ideia é a primeira acho que você realmente pode melhorar a captação de ar pela turbina gerando um fluxo reforçado de ar para ela.

    Se é substituir não tenho tanta certeza. Não sei se "soprar" perpendicular ao fluxo desejado vai funcionar.

    []s
    Fernando.
    Fusca - 1968
    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

    Comment


    • #3
      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

      Interessante!

      Seu desejo eh tirar a original ou dar um up a ela?

      No Citroen Xantia existem duas ventoinhas... em baixa as duas ligam juntas em serie (metade da velocidade de cada uma) e em temperatura mais alta as duas ligam em parelelo (velocidade maxima).

      Se o fio do sensor partir ou quebrar entra o modo de segurança e aciona as duas em paralelo.

      Sao pequenas coisas que podem fazer toda a diferença.

      Bem eu como "nao ortodoxo" adoro o dark side, insanidade e o tuning (na essencia da palavra e nao pent... de put..).

      ps. Por exemplo quase todos ou todos os carros nacionais se agua vazar o "cebolao/sensor" nao fara a ventoinha ligar!!

      Ou seja, quando voce perceber pode ser tarde para seu cabeçote; existisse um simples sensor de nivel ou algo parecido ja era o suficiente.

      Comment


      • #4
        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

        Postado originalmente por Museu
        Interessante!

        Seu desejo eh tirar a original ou dar um up a ela?

        No Citroen Xantia existem duas ventoinhas... em baixa as duas ligam juntas em serie (metade da velocidade de cada uma) e em temperatura mais alta as duas ligam em parelelo (velocidade maxima).

        Se o fio do sensor partir ou quebrar entra o modo de segurança e aciona as duas em paralelo.

        Sao pequenas coisas que podem fazer toda a diferença.

        Bem eu como "nao ortodoxo" adoro o dark side, insanidade e o tuning (na essencia da palavra e nao pent... de put..).

        ps. Por exemplo quase todos ou todos os carros nacionais se agua vazar o "cebolao/sensor" nao fara a ventoinha ligar!!

        Ou seja, quando voce perceber pode ser tarde para seu cabeçote; existisse um simples sensor de nivel ou algo parecido ja era o suficiente.
        Museu,

        A ideia é eliminar a original deixar só a eletrica.

        Concordo com você; minha ideia seria colocar mais mais de um termostato e um bypass manual do tipo que eu, mesmo com o carro desligado, possa ser aciona-lo para que a temp. baixe rapido ou depois de um espanco e etc ou durante o track day. rs

        No sistema da Rojao Racing, a velocidade 1 é acionada ao acionar da cebolinha do óleo e a vel. 2 assim que o óleo passa de X temp.
        Hamilton Nicoletti
        Santo André - SP
        1969 EFI 5 speed
        1915T
        1968 RAT Coming...

        Comment


        • #5
          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

          Gostei pois tenho mesmo pensamento, mas fiquei na duvida, vai ser os 2 ventiladores?
          Fusca 85 1600 Alcool Original

          Comment


          • #6
            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

            Postado originalmente por julio.g5
            Gostei pois tenho mesmo pensamento, mas fiquei na duvida, vai ser os 2 ventiladores?

            Um, apenas o elétrico.
            Hamilton Nicoletti
            Santo André - SP
            1969 EFI 5 speed
            1915T
            1968 RAT Coming...

            Comment


            • #7
              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

              Acompanhando...
              boa ideia , sabendo que a hélice rouba alguns hp's , seria interessante, esta elétrica quem sabe ele ganha um ou outros pagarés!!!

              Comment


              • #8
                Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                Postado originalmente por hjn
                Museu,

                A ideia é eliminar a original deixar só a eletrica.

                Concordo com você; minha ideia seria colocar mais mais de um termostato e um bypass manual do tipo que eu, mesmo com o carro desligado, possa ser aciona-lo para que a temp. baixe rapido ou depois de um espanco e etc ou durante o track day. rs

                No sistema da Rojao Racing, a velocidade 1 é acionada ao acionar da cebolinha do óleo e a vel. 2 assim que o óleo passa de X temp.
                Por ser unica eu acho prudente que ela fique em velocidade baixa, 1/2 por exemplo, full time e so quando a temperatura subir aciona velocidade total.

                Acredito que nao seja prudente uma variaçao muito grande nos cabeçotes... melhor ficar sempre controlado.

                Futuramente vou construir dois CAI completamente isolados do habitaculo do motor; hoje a admissao eh feita parte de ar quente e "rouba" ar que iria para a ventoinha... o mais prejudicial eh o ar admitido... acompanho pela MS que mesmo a temperatura ambiente estar em cerca de 27º o ar admitido fica em torno de 45º e indo ate 55º, ou seja, estou PERDENDO potencia e isto sera sanado em breve.

                Comment


                • #9
                  Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                  Postado originalmente por hjn
                  Museu,

                  A ideia é eliminar a original deixar só a eletrica.

                  Concordo com você; minha ideia seria colocar mais mais de um termostato e um bypass manual do tipo que eu, mesmo com o carro desligado, possa ser aciona-lo para que a temp. baixe rapido ou depois de um espanco e etc ou durante o track day. rs

                  No sistema da Rojao Racing, a velocidade 1 é acionada ao acionar da cebolinha do óleo e a vel. 2 assim que o óleo passa de X temp.
                  Por ser unica eu acho prudente que ela fique em velocidade baixa, 1/2 por exemplo, full time e so quando a temperatura subir aciona velocidade total.

                  Acredito que nao seja prudente uma variaçao muito grande nos cabeçotes... melhor ficar sempre controlado.

                  Futuramente vou construir dois CAI completamente isolados do habitaculo do motor; hoje a admissao eh feita parte de ar quente e "rouba" ar que iria para a ventoinha... o mais prejudicial eh o ar admitido... acompanho pela MS que mesmo a temperatura ambiente estar em cerca de 27º o ar admitido fica em torno de 45º e indo ate 55º, ou seja, estou PERDENDO potencia e isto sera sanado em breve.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                    Postado originalmente por Museu
                    Por ser unica eu acho prudente que ela fique em velocidade baixa, 1/2 por exemplo, full time e so quando a temperatura subir aciona velocidade total.

                    Acredito que nao seja prudente uma variaçao muito grande nos cabeçotes... melhor ficar sempre controlado.

                    Futuramente vou construir dois CAI completamente isolados do habitaculo do motor; hoje a admissao eh feita parte de ar quente e "rouba" ar que iria para a ventoinha... o mais prejudicial eh o ar admitido... acompanho pela MS que mesmo a temperatura ambiente estar em cerca de 27º o ar admitido fica em torno de 45º e indo ate 55º, ou seja, estou PERDENDO potencia e isto sera sanado em breve.

                    Isso sempre é um problema principalmente em carros sobrealimentado sem intercooler onde o ar passa dos 100°.Eu vou tentar colocar a puxada ao lado do cambio.
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
                    1969 EFI 5 speed
                    1915T
                    1968 RAT Coming...

                    Comment


                    • #11
                      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                      O legal desse sistema é que da para fazer um termo stato de 3 velocidades acionados pela temperatura do cabeçote ou óleo.

                      O ruim... é que talvez a ventoinha seja muito barulhenta para esfriar o aircooled.
                      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                      Comment


                      • #12
                        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                        E se eu tirar o radiador original e por um desse https://sportsystem.com.br/loja/prod...lgissnj3spujf1 , junto com um cebolão para armar , será que ele dá conta sozinho?

                        Comment


                        • #13
                          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                          Postado originalmente por Museu
                          Por ser unica eu acho prudente que ela fique em velocidade baixa, 1/2 por exemplo, full time e so quando a temperatura subir aciona velocidade total.

                          Acredito que nao seja prudente uma variaçao muito grande nos cabeçotes... melhor ficar sempre controlado.

                          Futuramente vou construir dois CAI completamente isolados do habitaculo do motor; hoje a admissao eh feita parte de ar quente e "rouba" ar que iria para a ventoinha... o mais prejudicial eh o ar admitido... acompanho pela MS que mesmo a temperatura ambiente estar em cerca de 27º o ar admitido fica em torno de 45º e indo ate 55º, ou seja, estou PERDENDO potencia e isto sera sanado em breve.
                          Minha FT marca 62 oC no ar admitido.
                          Isso que meu motor está com todas as latas completas.

                          []s
                          Fernando.
                          Fusca - 1968
                          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                          123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                          Comment


                          • #14
                            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                            Cara, sinceramente, essa ventoinha sozinha não vai dar conta.
                            Até seria uma boa idéia pra ganhar uns cavalinhos, mas...

                            Comment


                            • #15
                              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                              Postado originalmente por 1300l
                              O legal desse sistema é que da para fazer um termo stato de 3 velocidades acionados pela temperatura do cabeçote ou óleo.

                              O ruim... é que talvez a ventoinha seja muito barulhenta para esfriar o aircooled.

                              Acredito baseado nos carros modernos que o barulho até não seja muito incomodo.
                              Hamilton Nicoletti
                              Santo André - SP
                              1969 EFI 5 speed
                              1915T
                              1968 RAT Coming...

                              Comment

                              Working...
                              X