Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duas velas por cilindro!!!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duas velas por cilindro!!!!

    Boa tarde para todos, galera, a muito tempo atrás conversando com um engenheiro da aeronáutica, ele comentou sobre o uso de duas velas por cilindro no cabeçote dos vw a ar para melhorar a queima, aumentar a potência e diminuir a possibilidades de falha durante o voo, então eis a questão: alguém já fez uso ou tem informações sobre o uso destes cabeçotes?

    segue uma foto de um site nos USA vendendo cabeçote originais com essa adaptação

    Abraço
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Duas velas por cilindro!!!!

    a vela ficou num lugar maravilhoso pra não dizer o contrario .Se ficasse num lugar legal até me animava em fazer.Mas dá pera fazer o mesmo efeito usando um aplificador de centelha,coisa que eu to me animando em fazer
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #3
      Re: Duas velas por cilindro!!!!

      Segue o esquema para quem quiser se arriscar a fazer

      Abraço
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #4
        Re: Duas velas por cilindro!!!!

        Tem mais um detalhe: no avião elas trabalham com CDI. Nos Porsches eram com dois distribuidores.
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Re: Duas velas por cilindro!!!!

          A princípio este recurso tem como objetivo principal o aumento da confiabilidade do motor. Muitos o chamam de recurso de REDUNDÂNCIA.
          Eu só utilizaria um sistema com duas velas por cilindros se fosse montar um motor com pistões acima de 92 mm de diâmetro. O motivo: gerar duas frentes de chama afim de garantir uma queima homogênea e rápida. De quebra, eu poderia inclusive atrasar o ponto de ignição sem me preocupar com a perda de potência.
          Não sei se faria na configuração da foto, até porque porque é um cabeçote de câmara em cunha, com formato de banheira, com uma parede de deflexão e fluxo em L. Na dúvida eu colocaria o cabeçote em um tubo de acrílico, com o diâmetro o mais próximo possível da camisa a ser usada, em um dispositivo gerador de vácuo(bomba de vácuo de uma bancada de fluxo).
          Abriria a válvula no levante ditado pelo comando e borrifaria(pouquíssimo) um spray ultrafino com tinta de usinagem bem diluída ou até mesmo um reagente fotossensível(não tenho recursos financeiros para isso) . Assim demarcaria o caminho que a mistura percorre e de que forma a turbulência se comporta dando uma ideia mais apurada de onde seria o local mais apropriado à colocação desta vela, pois não gostaria de perder a área da zona de squish.
          Vale lembrar que isso seria um procedimento que EU adotaria. O pessoal mais experiente e com conhecimento mais apurado do caso pode ter soluções bem mais simples/sofisticadas que essa.
          Last edited by casantosef; 28-01-2015, 05:10 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Duas velas por cilindro!!!!

            um amplificador msd com cabos melhores e até velas de iridium não faria o mesmo efeito e com 1 vela só por cilindro ??
            Fernando / German Look 74
            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

            Comment


            • #7
              Re: Duas velas por cilindro!!!!

              As duas velas no motor de avião é mais por segurança, pois se falha uma vela, é chão na certa. O importante é utilizar vela de boa qualidade - fujam da Bosch - que para Fusca é muito perigosa, do nada deixa de funcionar e ai pistão derretido.
              Motor de Fusca não necessita de iridium - o preço de uma dá quase o preço de um jogo das normais.
              Um jogo de cabos NGK dão conta do recado sem onerar o bolso e com qualidade. Pois tem muitos cabos importados que a gente paga a etiqueta descartando bons produtos nacionais.
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Duas velas por cilindro!!!!

                http://revmasteraviation.com/
                Augusto Cesar Nunes

                Pesquisador
                Mecânico Entusiasta
                Analista em Informática
                gutocesa@hotmail.com
                gutocesa@terra.com.br

                Comment


                • #9
                  Re: Duas velas por cilindro!!!!

                  Como disse anteriormente, eu não o faria. A aplicação de duas velas é um recursos de redundância que visa confiabilidade(já dito).
                  Um módulo amplificador aumentaria a potência do sistema de ignição, mas não afetaria a velocidade de frente de chama. Isso é uma característica determinada pelo posicionamento da vela, turbulência e a qualidade da mistura.
                  Como no caso do fusca, a vela se encontra no lado da curva de turbulência(essa é a ideia), a chama leva alguns microssegundos a té chegar ao outro lado. Em pistões de dimensões originais este tempo é praticamente desprezível. No entanto, em motores com pistões de diâmetro maior(acima de 92mm) e que conseguem girar bem essa distância passa a ser considerada.
                  Para solucionar este problema, adianta-se o ponto. Ao utilizar duas velas por cilindro a necessidade de adiantar mais o ponto diminui drasticamente, além de modificar totalmente a curva de avanço.
                  Trata-se de uma alteração radical e que praticamente não se justifica(trabalho do cão se for bem feito), pois para funcionar melhor, a turbulência teria que ser alterada através de um retrabalho nas paredes de deflexão para que a turbulência fosse sintonizada(tunning) com a solução.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Duas velas por cilindro!!!!

                    PORÉMMMM. O tópico pertence às Insanidades e não aos parâmetros STD. Neste caso tudo vale.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Duas velas por cilindro!!!!

                      O loko meu...kkk os caras manjam mesmo...
                      Mas pensem e se fosse montado um sistema com amplificadores de centelha c/ ignição transistorizada + uma bobina para cada vela + velas iridium + um dwell longo??? Quais as possibilidades, acredito eu que pelo menos umas RPMs a mais e um pouco mais de torque em altas rotações ou um belo show de fogos de artificio(fuga de corrente para todo lado), se estiver errado me corrijam por favor.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Duas velas por cilindro!!!!

                        Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                        As duas velas no motor de avião é mais por segurança, pois se falha uma vela, é chão na certa. O importante é utilizar vela de boa qualidade - fujam da Bosch - que para Fusca é muito perigosa, do nada deixa de funcionar e ai pistão derretido.
                        Motor de Fusca não necessita de iridium - o preço de uma dá quase o preço de um jogo das normais.
                        Um jogo de cabos NGK dão conta do recado sem onerar o bolso e com qualidade. Pois tem muitos cabos importados que a gente paga a etiqueta descartando bons produtos nacionais.
                        já usei duas vezes em projetos as iridium,houve uma melhora até significativa,as de multi eletrodo vc percebe pouca diferença.No meu motor uso as normais ngk de grau 7 bpr7es greem(eletrodo com V) pra garantir uma queima melhor.As velas rosca curta pra performace são uma porcaria,eu adpto velas rosca longa e mando o torneiro fazer calços de de aço pra usar as velas ngk de rosca longa,o funcionamento com elas é bem melhor.Mas nos motores que monto,já uso o cabeçote 6 aletas também para usar direto a vela rosca longa sem o adptador.Abraços
                        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                        Comment


                        • #13
                          Re: Duas velas por cilindro!!!!

                          Antonio Carlos, desculpe a pergunta besta mas qual o formato desses adaptadores para não vazar compressão?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Duas velas por cilindro!!!!

                            Postado originalmente por EduExel Ver Post
                            Antonio Carlos, desculpe a pergunta besta mas qual o formato desses adaptadores para não vazar compressão?
                            mandei fazer no torneiro em forma de anel,bem justinho,de aço .fiz as faces planas .Peguei uma vela rosca longa e uma rosca curta tiramos as medidas e fizemos na fresa os calços.Coloquei e ficou direito.Foi para um motor 1800cc de cabeçote 8 aletas e quando passei ele pro alcool(trocando gilgeus do carburadores by mike gaspar ,colocando a giglagem que ele recomendou) o dono do projeto troxe um conjunto de velas grau 8 iridium e perguntou se eu sabia fazer os adptadores e eu disse que já tinha visto uma foto que era tranquilo de fabrica-los
                            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                            Comment

                            Working...
                            X