Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cabeçotes Totalmente Alterados

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cabeçotes Totalmente Alterados

    Eae galera,

    Pensei eu esses dias e se fizessemos algumas modificações mais ABSURDAS, para melhorar os cabeçotes de nossos motores.

    Tipo
    -Mudar a posição das valvulas
    -Mudar mais o formato da camera
    -Mudar a posição da vela
    -Mudar os Balanceiros

    -Colocar 2 velas por cabeçote ??? (isso eu não faço idéia de como se pode ser feito na parte de distribuidor etc...)


    Acredito que mudar a posição das valvulas não seja algo Tão dificil se não me engano quando se tem problemas com a rosca da vela o buraco é preenchido com solda/aluminio e reaberto o buraco e refeita a rosca.
    Não sei se o fato de tampar o buraco com solda/aluminio fragilizaria esse local a ponto de não se poder usar o cabeçote, mas acredito que não pois as trincas do cabeçote são todas SOLDADAS ...

    O mesmo se aplicaria a vela...
    Talvez até aumentar o tamanho da valvula de admisão ...

    Comenta ai galera

    Abraços

    Mitsuo
    Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
    São Paulo - SP

  • #2
    Mitsuo

    Um amigo que também gosta de motores (apesar de abominar motores de fusca) estava comigo em um dia que eu estava a desmontar o cabeçote de um motor.

    Dei para ele segurar o cabeçote enquanto eu ia desmontar o outro lado.

    Ele ficou olhando aquilo e tecendo alguns comentários maldosos. De repente ficou quieto um pouco e depois disse. "O que atrapalha esse cabeçote é essa vela no meio das válvulas. Poderiamos tampar o furo da vela e abrir outro deslocado, de modo que a vela ficasse em posição vertical em relação ao motor montado. Aí caberiam válvulas beeeem maiores". Nem dei bola, pois naquela época meu negócio era manter o motor apenas funcionando.

    Esse camarada não é bobo, apesar de não gostar de fuscas. Ele era preparador de uma equipe de rally uruguaia (lá não tem fusca) e o gol AP2000 que eles corriam andava pacas.

    Agora vc falando lembrei dessa história.

    Velas duplas são usadas nos motores VW adaptados em aviões e ultraleves. Tem um site que trata disso, mas não estou achando. O site mostra como fazer um gabarito com os ângulos certos para poder furar o cabeçote.

    Quanto a alimentação das velas, acho que dá para alimentar duas de cada vez, com um distribuidor só. Chutando.

    Tô mandando a foto de um motor de porsche 550 spyder que tem dois distribuidores. Não sei se são duas velas por cilindro, mas deve ser, pois não haviam 550 com motores ftat 8.

    Abraços
    Arquivos Anexos
    --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

    Comment


    • #3
      Mas o fusca tem ainda outra possibilidade para o aumento expressivo das valvulas, um deslocamento dos eixos delas mesmas, pois temos folga nas varetas e possiblidade de deslocar os balanceiros para os lados. Para isso, somente trabalhar com valvulas com eixo de 7mm (mais leves) e execultar novas guias e centralizar as molas e sedes, ganhamos moleza 2mm nos cabeçotes originais e podendo com modificaçoes mais extensivas até 8 mm. Imaginem um cabeçotão com valvulas 47x38 em cima de um original....????? espanto.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por FUSCA95
        Mas o fusca tem ainda outra possibilidade para o aumento expressivo das valvulas, um deslocamento dos eixos delas mesmas, pois temos folga nas varetas e possiblidade de deslocar os balanceiros para os lados. Para isso, somente trabalhar com valvulas com eixo de 7mm (mais leves) e execultar novas guias e centralizar as molas e sedes, ganhamos moleza 2mm nos cabeçotes originais e podendo com modificaçoes mais extensivas até 8 mm. Imaginem um cabeçotão com valvulas 47x38 em cima de um original....????? espanto.
        Isso é verdade... ja tinha pensado nisso... mas terá que fazer as buchas das valvulas com furos excentricos.

        []'s

        Lucas

        Comment


        • #5
          Se executarmos somente os guias excentricos, teremos problemas de alinhamento dos pratinhos de mola com as molas e a valvulas. Por isso alinhar todo o conjunto.

          Comment


          • #6
            2 velas por cabeçote e o que a Alfa Romeo chama de "twin spark"? Ou esse sistema é daquelas ranhuras na camara que "direcionam" a centelha numa forma mais homogenea?

            Comment


            • #7
              Minhas idéias de cabeçote:

              A)Extreme Insane

              1)Câmara totalmente alterada deixando-a com formato hemisférico.
              2)Vela centrada com multi eletrodo (para diâmetros de pistão muito grande > 90,5mm Twin Spark - 2 velas), porém ambas em posição cujas distâncias de propagação da chama sejam na medida do possível equidistantes.
              3) Válvulas em ângulo, acompanhando a forma hemisférica.
              4) dois comandos de válvulas (1 por cabeçote)

              B)Mid Level

              1)Câmara semi hemisférica (ou o mais próximo da hemisférica possível sem alterar o paralelismo entre as válvulas).
              2)Twin spark, alterando-se inclusive a posição da vela original.
              3) Válvulas com suas guias deslocadas para a periferia da câmara para aumentar seus diâmetros e ou confiabilidade do cabeçote.
              4) Balancins roletados com sistema de lubrificação por respingos no contato com as hastes das válvulas (ou melhor pratinhos com pastilhas).
              5)Comando no bloco.

              O fato dos distribuidores nestes casos fica de lado pois como já estamos falando num nível de preparação bastante elaborado, deve-se pensar em ignições estáticas com 1 bobina para cada 2 velas (geralmente).
              Pode-se até gerar disparos de centelha em momentos diferentes com o intuito de melhorar ao máximo a propagação da chama e evitar que as duas frentes geradas (uma por vela) se encontrem em momento indevido.
              Pode-se neste caso inclusive sincronizar as frentes de chama de cada vela numa câmara.

              Com comandos adequados para altas rotações podemos utilizar taxas mais elevadas sem problemas de detonação, ficando as taxas limite mais ou menos assim:

              a)Gasolina (comum ou aditivada) 9:1
              b)Gasolina Podium 10,5:1
              c)Álcool 13:1

              Mantendo a suavidade dos motores e aproveitando algum ganho do rendimento térmico.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Qual seria a vantagem desse sistema de 2 velas por cilindro? (Em se tratando de um motor pra uso automotivo)

                Comment


                • #9
                  Pelo que vejo, melhora a queima da mistura e consequentemente se têm maior potência e menor consumo pelo melhor aproveitamento da mistura à ser queimada em motores com grandes diâmetros de pistão elas melhoram a propagação da chama que inflama a mistura. Alguns motores em série se utilizam desse recurso e é o caso das Harley-Davidson e Alfa-Romeu Twin-Spark e até aquele Ford 2300 4 cilindros que foi produzido em Taubaté para equipar Maverick,Jeep,F75 etc continua em produção nos Estados Unidos utilizando-se dessa tecnologia.
                  Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                  Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                  Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                  Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                  Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                  volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                  VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                  Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                  Comment


                  • #10
                    o Honda Fit tbm tem 2 velas, se não me engano... o uso de 2 velas tbm ajuda a reduzir as emissões, já que melhora a queima
                    "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                    Juan Manoel Fangio.

                    Comment

                    Working...
                    X