Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Variador de avanço mecânico para carros com GNV

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Variador de avanço mecânico para carros com GNV

    Gostaria de deixar uma sugestão aos colegas que tem talento com dispositivos eletromecânicos:
    Seria a criação de um dispositivo que fizesse a variação do avanço movimentando um pouco o distribuidor,utilizando para isso engrenagens e um pequeno motor elétrico,tipo motor de passo,essa invenção seria muito útil aos carros com GNV,pois com o avanço muito alto não dá pra usar na gasolina,assim,ele poderia ser acionado através de um botão no painel,ou até automáticamente ,quando mudar a chave para GNV. Tal dispositivo poderia ser feito com um custo acessível,fica a sugestão
    Fusca 75 1300 gasolina/GNV
    Diferencial 8 X 33
    Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
    Bancos do Gol

    VENDIDO

  • #2
    Poxa, seria interessante e funcionaria com o avanço eletrônico dos carros com injeção tb. Mas se vc for Brasileiro vc pode fazer uma gambiarra mais barata que seria basicamente isso:
    Vai no mecânico e faça duas marcas no distribuidor(na parte de alumínio) a partir do esquadro da bomba de gasolina. Uma das marcas com tipo 20° e outra com 10° por exemplo utilizando a pistola de ponto para fazer isso. Vai ter o inconveniente de ter que mexer no distribuidor manualmente, mas funciona tb. Daí é so andar com uma chave 11 ou qual seja a porca do distribuidor para vc, se for usar gasolina colocar na posição 1 e se for usar gnv colocar na posição 2. É meia boca mais funciona, ainda mais no fusca em que o distribuidor fica na cara do sujeito.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

    Comment


    • #3
      Esse distribuidor precisa de avanço a vácuo?

      Se não precisar é só instalar um distribuidor com uma solenóide no lugar da cuíca do vácuo, entra gnv, a solenóide é acionada.

      Se interessar passo mais detalhes do "projeto".

      [ ]'s
      Last edited by Juncker; 24-06-2007, 01:27 PM.
      Roberto Juncker

      Comment


      • #4
        EI juncker isso me interessa manda ai o projeto ou por email dirceuputz@hotmail.com

        Valew!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Comment


        • #5
          Antigamente os Spedds tinham ligado ao distribuidor um cabo que alterava o avanço, com a fixação no acionamento original do avanço a vácuo. Assim tirando a cuica, bastava colocar um cabo de aço, que fosse até a parte dianteira do caro e ao alterar o combustível puxar ou empurar o acionamento.

          De qualquer forma aidéia do variadorpara GNV ésimplesmente muito legal, principalmete no caso do motor a álcool.
          No álcool aproveitamos a alta taza de compressão, e como no álcool o avanço não precisa ser muito alto, ao passar para GNV conseguimos acertar a situação.

          Parabéns pela idéia.
          Com ela o GNV deixa de ser tão problemático para a durabilidade do motor.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por KoMbÓzA xArÓpI
            EI juncker isso me interessa manda ai o projeto ou por email dirceuputz@hotmail.com
            Valew!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
            Komboza,... alguém aqui já te falou que é muito chato chamar um cara de "Kombosa", né(!), mas blz...

            No meu post anterior coloquei "projeto" entre áspas pq na verdade é muito simples, não tem realmente um projeto.

            Basta acoplar no sistema a vácuo uma solenóide e o funcionamento fica como o Vader descreveu acima porém sem a necessidade de um cabo.

            Seria necessário apenas adaptar uma solenóide na haste do sistema a vácuo e se fazer alguns testes para ver de quanto o sistema avança com o curso da soleóide... , se necessário, limitar com alguma trava ou "amplificar" com uma haste, ou alavanca, esse deslocamento.

            Aqui temos uma solenóide com curso de 6 mm, não sei se já seria o suficiente para se fazer o avanço desejado...

            http://www.metaltex.com.br/produto.a...se=Solenóides

            ... é so questão de se fixar a mesma para acionar a haste e ver o resultado...

            ... talvez até solenóides de travas elétricas de portas possam ser usadas mas aí já não sei se elas podem ficar acionadas continuamente...

            ... no que eu puder ajudar é só perguntar!

            [ ]'s
            Last edited by Juncker; 25-06-2007, 12:50 AM.
            Roberto Juncker

            Comment


            • #7
              Idéia a parte, fazer o avanço mecânico seria um pouco complicado (pela mecânica mesmo) o que se poderia fazer é dois pontos eletrônicos no mesmo distribuidor, mas um adiantado como o Maurilio disse, aí vc escolhe com qual quer trabalhar se o de 10 ou o de 20º por exemplo, fica mais fácil e vc ainda pode usar todo o sistema de ignição que já tem (tirando o esquema do platinado que teria de ser substituído...).
              Mas a idéia é ótima mesmo, meus parabéns.
              []s
              Fernando.
              - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
              __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
              ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
              ______Em condições adversas, também posso vencer;
              ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
              __Airton Senna
              - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

              Comment


              • #8
                Repito, não tem nada complicado instalar uma solenóide para se comutar dois pontos distintos de avanço pela haste da cuíca do vácuo...

                ...na verdade estou achando tão fácil que se alguém for realmente fazer algo penso que já deveria ser com ajuste dinâmico via potenciômetro no painel mesmo. :shock:

                Tem coisas que confesso não saber, e que, de repente, pode até ser muito óbvio para muitos e só eu não sei...

                ... como, por exemplo, se os graus que a mesa do distribuidor avança é diretamente proporcional ao avanço do ponto lá na polia... ... :

                De resto, pode(m) contar com a ninha ajuda!
                Roberto Juncker

                Comment


                • #9
                  Obrigado pela ajuda de todos,quanto ao avanço,fiquei em dúvida,ele tem uma mangueira que vai até ao carburador,essa peça do carburador tem um pequeno orifício,até aí,tudo lógico,porém,ao desmontar o carbura pra limpeza,percebi que essa peça com orifício se comunica com a parte superior do carburador solex 30,onde tem a junta,tem um pino de latão,sem orifício,portanto,fiquei sem entender o funcionamento desse sistema,será que está tudo certo ? Afinal,se o avanço fosse mecânico,não teria mangueira ligada ao carburador,certo?

                  2- Caso eu desligue o motor com o avanço muito alto ,tipo uns 25°,terei problemas para dar partida?

                  3-Se quiserem,movam o tópico para dentro do tópico GNV,onde outros certamente vão participar e se informar
                  Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                  Diferencial 8 X 33
                  Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                  Bancos do Gol

                  VENDIDO

                  Comment


                  • #10
                    Quem quiser ou puder postar algum tipo de desenho explicando o que foi dito,melhor ainda,vou conversar com o mecnico e ver se consigo resolver isso.
                    FMCWB, Ficou uma curiosidade,eu uso platinado,mas caso fosse ignição eletrÔnica,como seria isso? Um Único módulo conseguiria ter os dois avanços de forma selecionada?
                    Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                    Diferencial 8 X 33
                    Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                    Bancos do Gol

                    VENDIDO

                    Comment


                    • #11
                      Bom eu tenho a idéia de fazer uma "polia" que encaixe no enbolo que aciona o platinado, uma forma de utilizar o mesmo (como se fosse dos distribuídores eletrônicos que tem aquele "morcego" de 4 alças) algo semelhante para acionar o sensor, na idéia que dei vc utilizaria dois sensores dentro do distribuidor, e com uma chave no painel vc seleciona qual o avanço que quer usar (ou se tiver comando do solenóide do gás, pode até ligar junto no mesmo conjunto.. ficando interessante). Vou tentar fazer uma chapinha dessa... e tentar acerta-la (sincronizando-a) com o resto do motor... se der certo posto os resultados. ;)
                      Juncker nada contra o solenóide... pelo contrário idéias são sempre bem vindas, mas por experiência própria algumas coisas mecânicas são muito mais dificeis de acertar que a eletrônica, e nesse ponto devemos utilizar o que é mais fácil (sem puxar o saco... mas só com o desenvolvimento da eletrônica que os carros conseguiram dar um salto tecnológico..)
                      []s
                      Fernando
                      Last edited by fmcwb; 26-06-2007, 08:55 AM.
                      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                      __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                      ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                      ______Em condições adversas, também posso vencer;
                      ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                      __Airton Senna
                      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por fmcwb
                        ... Juncker nada contra o solenóide... pelo contrário idéias são sempre bem vindas, mas por experiência própria algumas coisas mecânicas são muito mais dificeis de acertar que a eletrônica, e nesse ponto devemos utilizar o que é mais fácil (sem puxar o saco... mas só com o desenvolvimento da eletrônica que os carros conseguiram dar um salto tecnológico..) []s Fernando
                        Prezado Fernando,

                        Sou um ferrenho defensor da eletrônica há anos, digo até que o que breca a eletrônica é a mecânica, só pra "cutucar" o pessoal dessa igualmente fascinante área, a mecânica...

                        ... note porém que tanto a solução com uso de um cabo de "afogador" atuando na haste do avanço à vácuo ou, mais precisamente, na mesa do avanço à vácuo, como o da solenóide ou a da "polia" que vc mencionou, são soluções basicamente mecânicas, no máximo são soluções eletro-mecânicas. ;)

                        No caso da solenóide ela também entra automaticamente com a entrada do GNV, encontrada uma solenóide com curso suficiente, a limitação do avanço desejado pode ser feita com uma simples trava numa haste perfurada (semelhante ao ajuste de vazão da bomba de injeção das Solex32) batendo numa chapa a qual a haste atravessa.

                        Daí, neste "nosso" caso específico do avanço, soluções práticas, funcionais e talvez o mais importante, de custo extremamente baixo, se comparado à soluçãoes envolvendo puramente a eletrônica, teríamos um abismo de dificuldades...

                        [ ]'s
                        Last edited by Juncker; 28-06-2007, 11:07 PM.
                        Roberto Juncker

                        Comment


                        • #13
                          Esse sistema por cabo acho que funcionará perfeitamente tb, como outros já comentaram mas como sou mais antigo, já andei numa kawasaki 650 2 cilindros do início da década de setenta que tinha um avanço desse tipo para ligar a moto e depois a gente adiantava ele e funcionava legal até. Me parece que os Simca Chambord tinham algo parecido tb. Um afogador daqueles com travinhas tipo do Gol BX um cabo longo e resistente, pois é longa a distância entre o motor e o afogador. Cabo totalmente puxado por exemplo 20°, em descanso 10° ficaria barato e acho que funcionaria.
                          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                          VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                          Comment


                          • #14
                            Achei legal a idéia do cabo tb Roberto (não tinha lido), mas é que pensei na solução eletrônica, pois vc pode adiantar o ponto e ainda ter mais "fôlego" para usar o avanço da mesa do distribuidor via vacúo e via centrífugo.
                            O que pensei foi em não travar a mesa, e poder mesmo com gasolina ou GNV ainda atuar no avanço... a não ser que eu esteja enganado (isso é possível) se fizer esse avanço "manual" por solenóide ou cabo, acabamos perdendo a "mobilidade" da mesa... tem um detalhe que não pensei... se também não há necessidade da mesa "se mexer" com GNV, se é só avançar e pronto... mas imagino assim como a gasolina, há necessidade de avanço (pequeno talvez, mas precisa).
                            Vi a foto que postou do distribuidor no outro tópico e fiquei pensando em copiar e fazer algo parecido... tenho um distribuidor guardado para o outro motor, vou dar uma olhada nele de como adaptar....
                            To fazendo uma ignição assistida melhorada em relação a do Tonella, logo posto mais detalhes....
                            []s
                            Fernando.
                            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                            __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                            ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                            ______Em condições adversas, também posso vencer;
                            ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                            __Airton Senna
                            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por maurilio
                              Esse sistema por cabo acho que funcionará perfeitamente tb, como outros já comentaram mas como sou mais antigo, já andei numa kawasaki 650 2 cilindros do início da década de setenta que tinha um avanço desse tipo para ligar a moto e depois a gente adiantava ele e funcionava legal até. Me parece que os Simca Chambord tinham algo parecido tb. Um afogador daqueles com travinhas tipo do Gol BX um cabo longo e resistente, pois é longa a distância entre o motor e o afogador. Cabo totalmente puxado por exemplo 20°, em descanso 10° ficaria barato e acho que funcionaria.

                              Tinha umas gaiolas de corrida por aki que usavam este sistema pra ligar, creio que usavam a tx muito alta usavam alcool e os buras eram todos modificados internamente, o na hora de ligar o ponto era atrazado com este sistema, no gaz tb deve funcionar legal.
                              Abrços
                              Luby
                              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                              Rio de Janeiro - RJ

                              Comment

                              Working...
                              X