Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor roletado

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor roletado

    Ando pelo Fusca4ever a quase 2 anos e nunca vi comentários aqui sobre motores à ar montados em roletes em vez de bronzinas.
    Meu mecânico falou comigo dessa possibilidade, que ele já viu esse tipo de montagem em motor à ar, mas não soube dizer nada quanto a durabilidade.
    Alguem ai tem algum dica sobre o assunto?

  • #2
    Pelo pouco que já ouvi falar tbém , é que a durabilidade é bem menor do que os comuns ou seja com bronzinas, e o custo p/ retrabalhar o vira eo bloco são bem maiores...
    Fora isso não tenho mais nenhuma informação !!!!

    Fernando / German Look 74
    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

    Comment


    • #3
      Minha opinião.

      Esta idéia veio dentre outras idéias do fato de alguns motores Porsche terem sido roletados. Mas isto em alguns caso era mais em função de aspectos construtivos que de eficiência (espaço e dimensões das bielas utilizadas), em blocos que pareciam muito o dos nossos 1200!
      O rendimento mecânico de um mancal de deslizamento (bronzina lubrificada sob pressão), é maior que um mancal de roletes ou esferas (rolamentos).
      Se fosse melhor acredito que a Fórmula usaria...
      hehehe!!
      Só acho que poderia ser vantagem nos motores mais antigos onde os sistemas de lubrificação não fossem os mais eficientes. Hoje em dia com o que temos em mãos além dos óleos bem mais avançados não sei se chega a ser vantajoso.

      Se contudo falarmos da folga axial do mancal traseiro que teima em detonar a carcaça do motor neste ponto... até pode ser algo a ser pensado, mas no restante...
      Acho que não!
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #4
        Concordo plenamente com o Mestre Vader, se motores roletados fossem bons , já era utilizado em larga escala nas competições !!!!
        Fernando / German Look 74
        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

        Comment


        • #5
          O valor para se roletar um motor e absurdo, cerca de 5 anos atras falavasse a boca pequena que custaria algo em torno de 5.000,00.
          Essa tecnica e usada sim em larga escala na producao de motores de Motos por exemplo, onde o vira e roletado, mas com um custo infinitamente inferior.
          Na Formula 1 nao se usa pois cada etapa e um motor, entao sai mais barato um com mancais normais que roletados.

          Abracos
          Wagner Luis
          Last edited by wagnerls; 09-01-2008, 04:26 PM.
          BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
          INTERESSADOS MANDAR MP

          http://www.fastpowerperformance.com.br

          Comment


          • #6
            Obrigado pelas opiniões pessoal!

            Meu mecânico comentou de fazer um motor desses aproveitando uma carcaça fora de medida que tenho sobrando, e ele acha que o maior problema seria uma retífica capaz de fazer o serviço.
            Ele também comentou sobre o mancal traseiro, que a montagem em roletes acabaria com a folga axial, que ao meu ver é o maior problema do fusca (um motor meu e outro do meu pai se acabaram por folga no mancal traseiro mas o resto tava tudo OK).
            Esse mesmo mecânico quando monta motores a ar, as vezes faz um segundo furo na bronzina do mancal traseiro e outro na carcaça e coloca um segundo pino na bronzina e segundo as experiencias dele, aumenta um pouco a resistencia do conjunto em relação a folga axial.
            Caso eu monte esse motor, seria mais uma experiencia pra ele, seria meio que na amizade, e como eu iria utilizar uma carcaça condenada, acho q tenho pouco a perder.

            Por enquanto é só um estudo que estou fazendo.
            Last edited by JamesTKirk; 09-01-2008, 07:11 PM.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por wagnerls
              O valor para se roletar um motor e absurdo, cerca de 5 anos atras falavasse a boca pequena que custaria algo em torno de 5.000,00.
              Essa tecnica e usada sim em larga escala na producao de motores de Motos por exemplo, onde o vira e roletado, mas com um custo infinitamente inferior.
              Na Formula 1 nao se usa pois cada etapa e um motor, entao sai mais barato um com mancais normais que roletados.

              Abracos
              Wagner Luis
              Wagner, discordo que o custo seja impecílio na Fórmula 1...
              Se custo fosse impecílio,uma série de outras medidas não seriam adotadas na categoria.
              Vejo hoje em dia motores roletados em geral quando são dois tempos, por questões de dificuldade na lubrificação. Fora isto...
              Por curiosidade. Quais motos de competição 4 tempos são roletadas?
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Já pensei em rolamentos cônicos, carregados por mola taça para eliminar a maldita folga axial que se forma..
                Mas por hora é só uma idéia...
                Ominus Kaiser

                "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Master Vader
                  Wagner, discordo que o custo seja impecílio na Fórmula 1...
                  Se custo fosse impecílio,uma série de outras medidas não seriam adotadas na categoria.
                  Vejo hoje em dia motores roletados em geral quando são dois tempos, por questões de dificuldade na lubrificação. Fora isto...
                  Por curiosidade. Quais motos de competição 4 tempos são roletadas?
                  CITAR EU NÃO SABERIA Ó GRANDE MASTER VADER!!!

                  MAS O SEGUINTE: ATÉ ONDE EU SEI, E JÁ PESQUISEI, O MAIOR PROBLEMA DESSES MOTORES, ALÉM DE SEU CUSTO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO, É JUSTAMENTE A LUBRIFICAÇÃO. ALGUNS ARTIGOS QUE LI COLOCAM QUE A LUBRIFICAÇÃO E SEU DESGASTE NÃO ACONTECE DE MANEIRA IGUAL EM TODOS OS COMPONENTES, GERANDO VIBRAÇÕES, E CONSEQÜENTEMENTE MAIS DESGASTE, ETC E TALS... ENFIM... ALÉM DE QUE´SE TORNA UM MOTOR MUITO RUIDOSO.

                  TEMOS O MOTOR FORD ROCAM QUE É A PROVA DISSO... ELES POSSUEM COMANDO DE VÁLVULAS ROLETADOS... PARA ESTABELECER UM COMPARATIVO DO QUE PODERIA SER UM VIRA ROLETADO, SE INFORMEM DA MANUTENÇÃO QUE ELES DÃO...

                  AINDA, NÃO É POSSÍVEL RETÍFICA... SOMENTE TROCANDO E COLOCANDO NOVO, SALVO ENGANO.

                  Comment


                  • #10
                    Sem querer ser chato....

                    motor de formula 1, por forca de regulamento, é OBRIGADO a durar mais de uma corrida; tanto que quem troca motor antes do previsto é punido com a última posicao do grid. Com excecao dos materiais mais nobres e do ajuste mais fino, a arquitetura básica de um motor de formula 1 nao difere muito de um motor de rua, e também tem bronzinas.

                    Os roletes dos comandos roletados sao somente nos bracos de acionamento das válvulas, bem na área de contato com o came do comando. O comando em si vira sobre sobre mancais de deslizamento, em alguns casos, nem bronzina tem; o comando vira direto sobre o material do cabecote.

                    Em geral, as motos 4 tempos com mais de um cilindro tem rolamentos de esferas apenas nas pontas ( CB 450, por exemplo ). Os mancais internos sao bronzinas mesmo, igualzinho a motor automotivo. Rolamento de agulhas exige um vira desmontável, com pinos que se encaixam sob pressao, que se tornam ou eixo da biela, ou do mancal central. Quem já viu um vira de RD 350, ou de DT 180 / 200 sabe do que estou falando ( dá uma trabalheira danada para alinhar.. ).
                    schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                    ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                    Edkäfer,

                    OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                    Comment


                    • #11
                      o se dá trabalho... e RD tem um desgaste no comando lazarento, ainda mais quando andamos com o YPVS aberto direto... sem falar anéis e todo o resto... vc num pode andar em lenta e num pode andar enrolado o tempo todo...
                      é uma bost#$#%#$¨#!!!

                      mas enfim...

                      Comment


                      • #12
                        Boa Noite Amigo
                        Na decada de 1970 corriamos com estes Motores a Ar 1600 com Virabrequim ROLETADO (Alemão,não lembro a marca.Tinha um Grupo que fazia isto aqui no Brasil ,mais não aprovado como estes Importados)A grande vantagem destes virabrequins era a durabilidade.As bielas eram forjadas e já vinham colocadas,coisa que na epoca era dificil comprar aqui no Brasil,tudo isto com bomba de oleo dupla e carter seco radiadores na frente e nas laterais.Já vi um anuncio deste equipamento sendo vendido aqui no Brasil ,só que usado,isto deve fazer uns 2 anos.Depois disto não mais encontrei.
                        Um Abraço e Feliz Ano Novo para Todos
                        slick

                        Comment


                        • #13
                          Se Algum Companheiro ai De S Paulo, tiver oportunidade de falar com o Amador Pedro ou Pedro Balla entre Outros Nomes (Preparadores da Epoca da Divisão 3 Fuscas decada de 1970) ou o Ingo ,Guarana entre Outros(Pilotos desta epoca), estes poderiam nos ajudar nesta duvida das Marcas Virabrequins Roletados usados nos Vw ar 1600 .
                          Um abraço slick

                          Comment


                          • #14
                            esses mestres ae da divisão 3 tem muita coisa p/ ensinar hein !!!

                            já ouvi falar que eles usavam câmbio de 5 marchas nos fuscas !!!!

                            Fernando / German Look 74
                            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                            Comment


                            • #15
                              Tô sem saber ainda que motor 4 tempos de alto desempenho (motos ou carros) são roletados hoje!?
                              Sinceramente não me ocorre nenhum.
                              Tem algumas motos 4T que usam rolamentos no vira, mas são configurações antigas e longe de serem de altíssima performance.
                              E nas bielas?
                              Realmente não lembro!
                              Se alguém lembrar seria legal a gente rever alguns conceitos e avaliar os resultados que este motor tem hoje em dia.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment

                              Working...
                              X