Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração de óleo nos cabeçotes

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Refrigeração de óleo nos cabeçotes

    Olá senhores, como estão?

    É o seguinte: Após um passar bom tempo lendo sobre o sistema de lubrificação dos motores Porsche, especificamente sobre o arrefecimento dos cabeçotes, que é diferente do aircooled VW (nos Porsche o arrefecimento é a óleo), fiquei pensando em como fazer essa manobra insana no boxer da VW.

    A idéia é fazer um motor capaz de utilizar taxas altíssimas para obter o máximo aproveitamento térmico, coisa de 14.1 no álcool, com a vantagem de evitar o superaquecimento e manter as câmaras de combustão em temperaturas mais amenas, proporcionando assim uma maior vida útil ao motor.

    O procedimento consiste em utilizar um sistema de cárter-seco, porém, sem o tradicional reservatório, pois o objetivo é fazer o óleo que acabou de passar pelo(s) radiador(es), portanto mais frio, ir direto para os cabeçote através das tampas das válvulas de escapamento, pois este é o lugar mais quente das cabeças de cilindros.

    E como ele voltaria ao cárter? É possível fazer este óleo percorrer através das capas dos tuchos, e a bomba de quatro engrenagens passaria a puxar o óleo no próprio cárter e não no reservatório.

    Além da vantagem de eliminar o reservatório, que muitos colocam dentro do carro e fica aquele cheiro de óleo, existe vantagem prática significativa em relação ao cárter-seco para justificar a confecção de um sistema desses?

    Outra dúvida é em relação aos cabeçotes, que devem ter suas aletas de ar fechadas, elas podem ser simplesmente soldadas ou é necessário fazer um trabalho mais refinado, como por exemplo envolver essas aletas com alguma espécie de carenagem, ou algo do tipo?

    Vamos debater sobre este possível upgrade insano nos boxer VW.

    Abraços.

  • #2
    Acredito que seja possivel sim, derrepente ja foi ate feito.

    Att.


    Lucas M. Andrade
    Ex-fusca 1300L 1978.

    Comment


    • #3
      Creio já ter visto nos eua cabeçote de fusca refrigerado a agua.
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #4
        Interessante....

        tua idéia nao é de toda insana, nao.....

        talvez haja algum problema de vazamento nas tampas, ou nas capas das varetas devido ao volume de óleo que passará a circular, mas nada que nao seja contornável.

        Quanto as aletas, se for para o oleo entrar pela tampa das válvulas, nao precisa fazer nada.
        schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
        ( em breve de volta a Santo André - SP ),

        Edkäfer,

        OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

        Comment


        • #5
          Realmente isso não é tão insano assim, menos ainda uma novidade, já que na Divisão 3 se fazia isso.

          Mas a minha dúvida é o porque de todos utilizarem o cárter seco em detrimento desse sistema, mesmo nos casos em que dinheiro não é problema.

          Vazamentos? Muito complicado pra instalar? Não compensa o trabalho que dá pra instalar? O que impede a utilização desse sistema em corridas e arrancadas, deixando de lado o regulamento?

          Ah, esses cabeçotes refrierados a água eu já vi no Canadá, não eram pro boxer watercooled que a VW fabricava, e sim uma adaptação pro Type 1 e que contava com um kit de camisas próprias também. Isso também me deixa na dúvida, pois parece ser bom, com a vantagem de eliminar a capela e o ventilador, além de que a água é um trocador de calor mais eficiente que o ar.

          Tudo isso acrescenta interrogaões na minha cabeça: Por que isso não é comum no mundo da preparação dos Fuscas, mas não só aqui no Brasil, e sim também nos EUA, em que o know how para os VW a ar são tão acessíveis?

          Abraços.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por F. Augusto
            Realmente isso não é tão insano assim, menos ainda uma novidade, já que na Divisão 3 se fazia isso.

            Mas a minha dúvida é o porque de todos utilizarem o cárter seco em detrimento desse sistema, mesmo nos casos em que dinheiro não é problema.

            Vazamentos? Muito complicado pra instalar? Não compensa o trabalho que dá pra instalar? O que impede a utilização desse sistema em corridas e arrancadas, deixando de lado o regulamento?

            Ah, esses cabeçotes refrierados a água eu já vi no Canadá, não eram pro boxer watercooled que a VW fabricava, e sim uma adaptação pro Type 1 e que contava com um kit de camisas próprias também. Isso também me deixa na dúvida, pois parece ser bom, com a vantagem de eliminar a capela e o ventilador, além de que a água é um trocador de calor mais eficiente que o ar.

            Tudo isso acrescenta interrogaões na minha cabeça: Por que isso não é comum no mundo da preparação dos Fuscas, mas não só aqui no Brasil, e sim também nos EUA, em que o know how para os VW a ar são tão acessíveis?

            Abraços.
            acho que tenho uma ma noticia pra vcs , quem vai refrigerar as camisas no caso da refrigeracao ser toda mudada pra oleo: , quando usava a capela do gol a ar com o agravante da polia pequena mesmo com um radiador de 700 ml , quase perdi meu motor, as camisas esquentam demais e dilatam alem do normal deixando passar o oleo pelos aneis , ai fumaca que so o carro da dengue.acho que nao e posivel tirar a turbina de refrigeracao , a nao ser em carros de corrida curta.

            mas estou acompanhando. dezejo sorte
            black hot metal

            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

            Comment


            • #7
              Pessoal!
              Acredito que dá sim pra fazer o sistema de refrigeração a óleo.
              Eu optaria por fechar as aletas do cabeçote, colocando a entrada de óleo em cima do cabeçote, e a saíra por baixo. Usando uma válvula termostática,que libere o fluxo de óleo pro cabeçote acima de uma temperatura desejada(como ocorro na refrigeração líquida de vários motores). E em baixo do cabeçote, na saída, ligava na bomba de carter seco que "puxa o óleo". claro, criando umd esvio do óleo que entra pro motor, e é barrado pela valvula termostática(a baixas temperaturas), indo esse para a entrada da bomba....

              Bem lembrado o que o amigo acima falou. Quanto as camisas, acho que podemos manter a capela. ou em casos estremos, refrigerar elas também(nesse caso, acho que não seria recomendável o uso do óleo, pra não eprder suas propriedades por causa de temperaturas mais elevadas.....

              O que acham?
              Abraço!

              PS: Quanto a refrigeração líquida, o pessoal lembra do motor do Gurgel BR800? Acredito que dele dá pra se tirar boas idéias quanto a refrigeração líquida para o nosso flat4!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                gostei do assunto.Mas falando de equipes de competição,quando escolhem o motor vw a ar é porque o orçamento é limitado e a vontade de estar pilotando é grande.Mas aí esbarra nas limitaçoes do motor.O projeto desse motor é de uma simplicidade que não deixa a desejar.motores por aí caindo aos pedaços e funcionando.Só o boxer da vw consegue essa façanha.ERntão começa a extrair potencia e resultado:a temperatura faz as peças chegarem ao ponto de fusão.Veja um exemplo escort com o opala yelow black letal.extraiu-se tudo que podia do 6cil e chegou uma hora que teve que mudar de projeto.Colocou um v8.Adoro competiçoes de fusca,mas se a vontade de correr mais for maior que o motor,é melhor e mais barato torcar de categoria do que destruir motores.Mas continuem debatendo,é interessante o assunto.Um abraço
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #9
                  Em primeiríssimo lugar, meus sinceros agradecimentos a todos que participaram até agora do meu tópico.

                  Fabricio, concordo plenamente com você, as aletas dos cilindros devem ser bem refrigeradas, caso contrário, fazer um sistema que as faça torrar é como jogar dinheiro na fogueira e dançar em cima. Porém, a idéia é fazer este sistema de lubrificação a óleo apenas nos cabeçotes, mantendo a capela para a refrigeração a ar dos cilindros, mas caso eu queira ir mais além futuramente, é possível que eu arrume um meio de adaptar as camisas para refrigeração a água (o Gurgel me serve de inspiração) e aí sim eliminar a capela. O motor ia ficar no estilo drag racing, baixinho...

                  Rafael_MO, eu também acredito que com a refrigeração de óleo seja possível fechar as aletas dos cabeçotes, porém, creio também que não trará prejuízos caso elas continuem abertas, pois o óleo vai entrar por cima. E a idéia da válvula termostática é legal. E sobre o óleo perder suas características lubrificantes em temperaturas demasiadamente altas com a ausência da capela, concordo também, mas aí eu acho que pensando ainda mais além, seja possível fazer um radiador a partir de um aparelho de ar condicionado doméstico (bem maiores que os de automóveis) equipado com uma serpentina para gelar sua tubulação. O problema nisso evitar que o óleo fique frio demais, mas aí é possível contornar esse problema com um sensor de temperatura que faça essa serpentina desligar quando esta ficar muito gelada.

                  Sobre as camisas, acredito que seja possível fazê-las artesanalmente, pois alguns experts usam pistões enormes de moto ou de Opala no Fusca com as camisas feitas a partir de camisas de motores a água antigos, fazendo até mesmo as aletas de ar nelas. Quem sabe umas camisas para refrigeração líquida não caiam bem né. Fodz é que vai dar um trabalho do cão. Mas fazer o que né, tudo pelo prazer...

                  Abraços.
                  Last edited by F. Augusto; 22-02-2008, 01:53 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Tenho um amigo que é preparador de motores a ar a mais de 30 anos, ele utilizou muito um sistema parecido com a proposta do tópico, quando o óleo voltava do radiador ele dividia em 4 ramificções e cada uma ia pra cima de uma das valvulas de admição, entravam por furos feitos na tampa de valvula eos furoseram vedados com orings de borracha, segundo ele funciona bem, o óleo retorna para o carter pelas capas de tucho.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Refrigeração de óleo nos cabeçotes

                      Postado originalmente por rmturchiello
                      Tenho um amigo que é preparador de motores a ar a mais de 30 anos, ele utilizou muito um sistema parecido com a proposta do tópico, quando o óleo voltava do radiador ele dividia em 4 ramificções e cada uma ia pra cima de uma das valvulas de admição, entravam por furos feitos na tampa de valvula eos furoseram vedados com orings de borracha, segundo ele funciona bem, o óleo retorna para o carter pelas capas de tucho.
                      Nao sei porque mas eu gosto dos posts antigos, este estava exatamente na ultima pagina.

                      Veja que soluçao interessante, o retorno do oleo "frio" pelas tampas ajudando o resfriamento dos cabeçotes.

                      E como ficaria o retorno da bomba, um simples tampao ???

                      Comment


                      • #12
                        Re: Refrigeração de óleo nos cabeçotes

                        Esta vc merece Wagner...


                        Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                        VW Fusca 1986 2.2
                        Megasquirt V2.2
                        Radiador de oleo Flex´o´Lite
                        Modulo Iginição MSD
                        Discos Powerbrakes

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                        Comment


                        • #13
                          Re: Refrigeração de óleo nos cabeçotes

                          O assunto eh interessante vai.



                          Ainda bem que nao recebi o pa de ouro !!!!

                          Menção maxima !!!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Refrigeração de óleo nos cabeçotes

                            essa de platina é nova..

                            Do it yourself !

                            Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                            VW BRASILIA 1.600 AR.
                            Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                            Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                            Comment


                            • #15
                              Re: Refrigeração de óleo nos cabeçotes

                              Menção Honrosa!
                              Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                              VW Fusca 1986 2.2
                              Megasquirt V2.2
                              Radiador de oleo Flex´o´Lite
                              Modulo Iginição MSD
                              Discos Powerbrakes

                              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                              Comment

                              Working...
                              X