Olá senhores, como estão?
É o seguinte: Após um passar bom tempo lendo sobre o sistema de lubrificação dos motores Porsche, especificamente sobre o arrefecimento dos cabeçotes, que é diferente do aircooled VW (nos Porsche o arrefecimento é a óleo), fiquei pensando em como fazer essa manobra insana no boxer da VW.
A idéia é fazer um motor capaz de utilizar taxas altíssimas para obter o máximo aproveitamento térmico, coisa de 14.1 no álcool, com a vantagem de evitar o superaquecimento e manter as câmaras de combustão em temperaturas mais amenas, proporcionando assim uma maior vida útil ao motor.
O procedimento consiste em utilizar um sistema de cárter-seco, porém, sem o tradicional reservatório, pois o objetivo é fazer o óleo que acabou de passar pelo(s) radiador(es), portanto mais frio, ir direto para os cabeçote através das tampas das válvulas de escapamento, pois este é o lugar mais quente das cabeças de cilindros.
E como ele voltaria ao cárter? É possível fazer este óleo percorrer através das capas dos tuchos, e a bomba de quatro engrenagens passaria a puxar o óleo no próprio cárter e não no reservatório.
Além da vantagem de eliminar o reservatório, que muitos colocam dentro do carro e fica aquele cheiro de óleo, existe vantagem prática significativa em relação ao cárter-seco para justificar a confecção de um sistema desses?
Outra dúvida é em relação aos cabeçotes, que devem ter suas aletas de ar fechadas, elas podem ser simplesmente soldadas ou é necessário fazer um trabalho mais refinado, como por exemplo envolver essas aletas com alguma espécie de carenagem, ou algo do tipo?
Vamos debater sobre este possível upgrade insano nos boxer VW.
Abraços.
É o seguinte: Após um passar bom tempo lendo sobre o sistema de lubrificação dos motores Porsche, especificamente sobre o arrefecimento dos cabeçotes, que é diferente do aircooled VW (nos Porsche o arrefecimento é a óleo), fiquei pensando em como fazer essa manobra insana no boxer da VW.
A idéia é fazer um motor capaz de utilizar taxas altíssimas para obter o máximo aproveitamento térmico, coisa de 14.1 no álcool, com a vantagem de evitar o superaquecimento e manter as câmaras de combustão em temperaturas mais amenas, proporcionando assim uma maior vida útil ao motor.
O procedimento consiste em utilizar um sistema de cárter-seco, porém, sem o tradicional reservatório, pois o objetivo é fazer o óleo que acabou de passar pelo(s) radiador(es), portanto mais frio, ir direto para os cabeçote através das tampas das válvulas de escapamento, pois este é o lugar mais quente das cabeças de cilindros.
E como ele voltaria ao cárter? É possível fazer este óleo percorrer através das capas dos tuchos, e a bomba de quatro engrenagens passaria a puxar o óleo no próprio cárter e não no reservatório.
Além da vantagem de eliminar o reservatório, que muitos colocam dentro do carro e fica aquele cheiro de óleo, existe vantagem prática significativa em relação ao cárter-seco para justificar a confecção de um sistema desses?
Outra dúvida é em relação aos cabeçotes, que devem ter suas aletas de ar fechadas, elas podem ser simplesmente soldadas ou é necessário fazer um trabalho mais refinado, como por exemplo envolver essas aletas com alguma espécie de carenagem, ou algo do tipo?
Vamos debater sobre este possível upgrade insano nos boxer VW.
Abraços.
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