Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa de direção do Opala no Fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Caixa de direção do Opala no Fusca

    Prezados colegas,

    Alguém já pensou em instalar a caixa de direção do Opala no Fusca? Eu acho esta caixa interessante pois fica muito mais fácil de adaptar do que as caixas do tipo pinhão e cremalheira. Basicamente seria montar um suporte para ela no quadro da suspensão, em uma posição muito próxima da original. Como o peso na dianteira do Opala é muito maior do que a do Fusca, certamente esta direção vai ficar bem leve. Se for hidráilica então...

    Irei postar algumas fotos para estimular a imaginação de vocês.

    Um abraço,

    Marcos Durães.
    Arquivos Anexos
    Last edited by MARCOS DURÃES; 01-04-2009, 02:58 PM.

  • #2
    Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

    no tempo que trabalhei em mecanica! eu tambem tinha essa idea porque achei que seria mais pratico! que uma pinhao cremalheira!
    mas sera que nao vai ficar com muitas voltas na direção! pela relaçao!
    vç ta estudando pra colocar esse sistema no teu carro! seria interessante!
    estou de olho no topico!!

    Comment


    • #3
      Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

      Postado originalmente por kafinski
      no tempo que trabalhei em mecanica! eu tambem tinha essa idea porque achei que seria mais pratico! que uma pinhao cremalheira!
      mas sera que nao vai ficar com muitas voltas na direção! pela relaçao!
      vç ta estudando pra colocar esse sistema no teu carro! seria interessante!
      estou de olho no topico!!
      Prezado Kafinki,

      Bem que eu gostaria, mas infelizmente eu ainda não tenho o meu fusquinha... só estou expondo algumas idéias para um projeto futuro, em um Fusca, é claro.
      Alguém poderia nos informar o número de voltas do volante do Fusca, para compararmos com a do Opala?

      Comment


      • #4
        Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

        Segue abaixo um link onde é mostrado a adaptação de uma caixa de direção hidráulica de Opala em um Gurgel Carajás. Foi feito um suporte na suspensão dianteira para a fixação da mesma. No Fusca deve ser bem parecido.

        http://gurgelguerreiro.com.br/portal...dex.php?cat=27

        Comment


        • #5
          Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

          Hmmmmm, assim, na minha opinião, acho que não fica ruim, porém não ficaria melhor do que a caixa original do fusca bem novinha. Porque, a caixa do fusca é bem rápida, vc pensa e o carro vai pro lado que vc quer, e quando nova, é ótima, não é nada pesada e muito precisa.

          Mudar a caixa, só (tavez) para mais firmeza em uma velocidade beeem alta (acima de 160).

          Hidráulica, principalmente a do opala, tb não acho bom, vai ficar leve em excesso, tipo passarinheiro mesmo, e, mesmo no opala, em altas velocidades já fica muito leve, pois ela não é progressiva.


          Mas, sei lá, eu estou conjecturando, às vezes todo mundo picha uma idéia, e qdo vc executa, fica ótima...

          Comment


          • #6
            Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

            Postado originalmente por Leonardo Goulart
            Hmmmmm, assim, na minha opinião, acho que não fica ruim, porém não ficaria melhor do que a caixa original do fusca bem novinha. Porque, a caixa do fusca é bem rápida, vc pensa e o carro vai pro lado que vc quer, e quando nova, é ótima, não é nada pesada e muito precisa.

            Mudar a caixa, só (tavez) para mais firmeza em uma velocidade beeem alta (acima de 160).

            Hidráulica, principalmente a do opala, tb não acho bom, vai ficar leve em excesso, tipo passarinheiro mesmo, e, mesmo no opala, em altas velocidades já fica muito leve, pois ela não é progressiva.


            Mas, sei lá, eu estou conjecturando, às vezes todo mundo picha uma idéia, e qdo vc executa, fica ótima...
            Rapaz... estamos aqui para isto mesmo! Não há nada mais saudável do que ficarmos aqui pensando em alternativas, e toda opinião (com excessão das ofensivas - que não foi o seu caso) são bem vindas. Pensei na caixa do Opala por ela aparentemente ser mais fácil de adaptar do que a de pinhão e cremalheira. É claro que esta trabalheira toda se aplica somente quando o objetivo é deixarmos a direção mais leve ao instalamos pneus dianteios com medida superior a 175 mm. Qualquer coisa diferente disto, a boa e velha caixa de direção dá conta do recado.
            Last edited by MARCOS DURÃES; 02-04-2009, 04:23 PM.

            Comment


            • #7
              Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

              Acho que da pra fazer sim, sem muitos mistérios, só tem que averiguar a questão das voltas e hidráulica no fusca não há necessidade...acho que a questão mesmo seria só adaptar o braço pitman e fazer um suporte que pelo que eu vi é fácil, mas o braço é facinho, nada que uma solda bem feita não resolva...

              Comment


              • #8
                Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                Então,

                A caixa de direção do fusca, novinha, realmente é muito boa, só que depois vai ficando folgada, folgada... por algum tempo até dá para fazer umas regulagens e ajustá-la, mas vai ficando mais dificil a cada regulagem feita...

                Eu to pensando em por uma de monza, quando der, conforme um tópico daqui fica excelente... e sai mais barato que uma nova de fusca.

                Abs.

                Comment


                • #9
                  Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                  Essa do monza, tb tenho vontade de fazer um dia... Mas, olha, eu comprei uma de fusca nova, há uns dois anos, acho que era trw, lacrada, não tem nem como por graxa... até hoje está perfeita. E vira jóia.

                  É que a agilidade da caixa do fusca é impressionante...

                  Agora, não sei se é implicância, mas a do opala acho muito ruinzona, assim, imprecisa... Mas pode ser que eu só tenha visto umas que já eram ruins, daí não dá pra se basear na minha opinião... até porque eu estou elogiando um monte a do fusca, mas se vc pegar uma meio véia, é uma bela porcaria tb...

                  Ah, eu uso pneus 185/60/15 na minha dianteira... acho que para aros maiores e larguras bem maiores, tem q trocar a caixa mesmo.




                  ps: Ai que chique, esse foi meu post no. 100, agora virei membro... e orgulhoso de participar do melhor fórum que há!
                  Last edited by Leonardo Goulart; 03-04-2009, 11:35 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                    Nas minhas férias vou fazer algumas reformas no meu fusca 1977 e entre elas vai ser a substituição da caixa de direção. Eu vi o tópico da adaptação da caixa de direção do monza no fusca, até fiquei com vontande de dar início no projeto mas por falta de informações vou substituir a minha caixa. O que vocês me dizem a respeito da caixa de direção remanufaturada? Aqui na minha cidade a caixa remanufaturada está custando R$ 70,00 a base de troca e a nova está custando R$ 270,00. Acho que vou optar pela remanufaturada.
                    MarceloFusqueta

                    Comment


                    • #11
                      Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                      Postado originalmente por FUSQUETA
                      Nas minhas férias vou fazer algumas reformas no meu fusca 1977 e entre elas vai ser a substituição da caixa de direção. Eu vi o tópico da adaptação da caixa de direção do monza no fusca, até fiquei com vontande de dar início no projeto mas por falta de informações vou substituir a minha caixa. O que vocês me dizem a respeito da caixa de direção remanufaturada? Aqui na minha cidade a caixa remanufaturada está custando R$ 70,00 a base de troca e a nova está custando R$ 270,00. Acho que vou optar pela remanufaturada.

                      Olha, eu recomendo a nova, como eu disse, tenho há dois anos e está perfeita... As remanufaturadas não aguentam muito, mas, de repente, vc poe remanufaturada agora e substitui depois...

                      Comment


                      • #12
                        Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                        Vai de nova parcelada mesmo, as remanufaturadas e recondicionadas são uma b#st*, ainda mais se vc usa pneus radiais. Coloca uma nova e terá tranquilidade por um bom tempo. Não se esqueça que mesmo nova vc terá que regular a folga também, senão detona a caixa nova,blz.
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • #13
                          Re: Caixa de direção do Opala no Fusca

                          Concordo com os amigos Leonardo e Maurilio, sarta fora de remanufaturadas, vai de nova ou mantem a sua, pode ser que vc tenha que trocar tantas remanufaturadas que fica mais barato uma nova.

                          Se eu abortar o projeto da caixa do monza (pela trabalheira que dá em relação a colocar uma de fusca mesmo), só vou de nova mesmo, essas remanufaturadas, sei não... tem cara de dor de cabeça (o barato que sai caro).

                          Abs.

                          Comment

                          Working...
                          X