Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Ar Ciclone

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Filtro de Ar Ciclone

    Um filtro de ar tipo ciclone apresentaria a vantagem da inexistência de qualquer tipo de elemento obstrutivo em relação ao tradicional de papel ou o esportivo.

    Aspiradores de pó modernos, que aspiram até "pó molhado" tambem usam esse tipo de filtro, não possuem "saco" de pano ou papel. Tratores, máquinas agrícolas, caminhões Volvo tambem o usam, em alguns casos como pré filtro.

    Há no Site de um fabricante de "carcaças" para filtro de ar automotivos, alguns modelos de ciclone, muito "simpáticos".
    Ver: http://www.tecnoarfiltros.com.br/ . Os produtos desse fabricante não são caros, por exemplo, uma carcaça de filtro de ar de Fusca completa, isto é, base + tampa + porca borboleta e arruela + abraçadeira com parafuso e porca + elemento filtrante sai por uns R$ 25,00 ao consumidor final.

    Nunca tive a oportunidade de ver um desses pessoalmente e no Site acima não há uma descrição mais profunda do artefato.

    Será que rola colocar um desses num motor automotivo? Será que daria conta do recado?
    Arquivos Anexos
    Last edited by ricardo groetaers; 25-06-2009, 09:09 PM.

  • #2
    Re: Filtro de Ar Ciclone

    Ricardo deja ver se entendi beim... entre no site e dei uma olhada.. vc acha que um de essos filtros modelo "Ciclone" pode ser melhor para nossos Fuscas? No caso eu tenho um 1300l e peloque eu vi no site e nas suas fotos o modelo CAC 1090 e beim similar ao meu...
    agora essos Filtros som "Sem Filtro"? é esso mesmo? como funcionaria..? agora.. por R$25,00 contos sera que vale a pena façer a experiencia..??

    Comment


    • #3
      Re: Filtro de Ar Ciclone

      eu nao entendi como funciona este filtro! me parece que é uma cuba e funciona por gravidade! o po desse o ar limpo entra no motor! algo assim!
      explique melhor se vçs puderem pra todos entenderem!
      e 25 pila acho que vale a experiencia! nao é nenhuma fortuna! mesmo valor de um filtro comum lavavel!

      Comment


      • #4
        Re: Filtro de Ar Ciclone

        Segundo a Tabela de Componentes existente no Site http://www.tecnoarfiltros.com.br/tab...es_tecnoar.htm , o modelo CAC1080 tem bocal de 64mm e o CAC1090 de 76mm, o que para colocá-los sobre um carburador de Fusca seria necessário uma "flange".

        Já o CAC1070 tem bocal de 51mm, caberia um pouco apertado em cima do carburador, mas acho que caberia. Entretanto não sei se é assim que se usa esses filtros, estou presumindo. Como disse nunca tive oportunidade de ver um pessoalmente.

        Quanto ao preço final de +-R$ 25,00 refiro-me ao FAC2211 (comum de Fusca com elemento de papel) que é o que eu uso (num AP 1.6), porem com uma "cumbuca" inox como tampa (vide figs).
        Arquivos Anexos
        Last edited by ricardo groetaers; 26-06-2009, 01:20 AM.

        Comment


        • #5
          Re: Filtro de Ar Ciclone

          Postado originalmente por Sebastian
          .......vc acha que um de essos filtros modelo "Ciclone" pode ser melhor para nossos Fuscas?
          .......essos Filtros som "Sem Filtro"? é esso mesmo? como funcionaria..?
          Normalmente os ciclones são usados como pré filtro para retirar do ar as partículas de poeira maiores e mais pesadas.

          Discutir se os modelos ciclone mostrados podem ser usados sozinhos (sem filtro adicional) em nossos motores ou não, é o objetivo do Tópico. É importante ressaltar que tem amigos do Forum que usam cornetas sem qualquer tipo de filtro e nesse caso o ciclone poderia ser uma opção.

          Esses modelos de ciclone mostrados (bem simples aparentemente) assim como outros mais sofisticados, multiciclônicos, (usados em aspiradores de pó modernos) não possuem elemento filtrante. Seu principio de funcionamento, a grosso modo, consiste em imprimir ao fluxo de ar um movimento de rotação em forma de um ciclone a uma velocidade elevada. As particulas de poeira são lançadas então para fora pela força centrífuga colidindo com as paredes do filtro e recolhidas num depósito na própria carcaça.
          Last edited by ricardo groetaers; 27-06-2009, 05:36 AM.

          Comment


          • #6
            Re: Filtro de Ar Ciclone

            Continuando.....

            Segue figs. dos componentes de um pre-filtro ciclone típico.

            Cabe observar que esse artefato não é uma "gambiarra engana trouxa" como alguns produtos vendidos no Mercado Livre e sim equipamento de série de tratores e máquinas agrícolas de marcas tradicionais como Massey Ferguson, Cater Pillar, Ford, Fiat etc.

            Consideremos que esses veículos trabalham em ambiente de elevada concentração de poeira, terra (abrasivos), constantemente. Nossos veículos rodam, na maioria dos casos, em vias urbanas ou estradas pavimentadas, onde a concentração de poeira abrasiva em suspensão no ar não é tão grande (a princípio).

            Desta forma, presumo razoavelmente, que o uso desse filtro (sozinho, sem filtro comum) pode ser viável. Acredito que colocar um dedinho de oleo em sua cuba, como nos antigos filtros de Fusca, melhoraria e retenção da poeira no depósito de pó. Esses filtros tambem não apresentam, a uma primeira vista, nenhuma obstrução ao fluxo de ar e poderiam melhorar, ainda que pouca coisa, o desempenho do motor.

            A maior dificuldade, entretanto, é encontrar quem vende isso numa cidade grande. Não tenho idéia do preço, mas suponho não ser nada absurdo.
            Arquivos Anexos

            Comment


            • #7
              Re: Filtro de Ar Ciclone

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Um filtro de ar tipo ciclone apresentaria a vantagem da inexistência de qualquer tipo de elemento obstrutivo em relação ao tradicional de papel ou o esportivo.

              Aspiradores de pó modernos, que aspiram até "pó molhado" tambem usam esse tipo de filtro, não possuem "saco" de pano ou papel. Tratores, máquinas agrícolas, caminhões Volvo tambem o usam, em alguns casos como pré filtro.

              Há no Site de um fabricante de "carcaças" para filtro de ar automotivos, alguns modelos de ciclone, muito "simpáticos".
              Ver: http://www.tecnoarfiltros.com.br/ . Os produtos desse fabricante não são caros, por exemplo, uma carcaça de filtro de ar de Fusca completa, isto é, base + tampa + porca borboleta e arruela + abraçadeira com parafuso e porca + elemento filtrante sai por uns R$ 25,00 ao consumidor final.

              Nunca tive a oportunidade de ver um desses pessoalmente e no Site acima não há uma descrição mais profunda do artefato.

              Será que rola colocar um desses num motor automotivo? Será que daria conta do recado?
              bom meus comentários sobre o produto.Excelente filtragem,mas para performace pode esquecer.No aspirador serve mesmo para que as sujeiras aspiradas não afetem as escovas,o coletor e os rolamentos do mesmo.Tanto que quando uso para as faxinas nos carros daqui de casa para uma performace melhor executo uma limpeza no filtro para que tenha bastante força pra sugar sujeira do carpete dos carros.No quesito economia de combustível,a captação de ar turbunto ajuda na mistura pulverizada do sistema de alimentação do veículo ,ocasionando uma melhora no consumo.Já fiz a experiencia de usar um filtro a oleo do fusca sem o oleo e a performace melhorou um pouco.Claro o uso é para estradas,não em regioes poeirentas.Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment

              Working...
              X