Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Celo,

    Valeu pelas dicas!
    Só para confirmar, uma dúvida sobre a ligação da sbobinas. A bobila do lado direito do carro(olhando ele de trás) é ligado nas duas velas dos cilindros desse mesmo lado, certo?

    Quanto ao seu outro projeto,inusitado, mas coisas para outro tópico!

    Abraço!
    Não, não, Rafael...

    Lembra aí... isso já foi motivo de muito debate no outro tópico da TBI monoponto...
    • Bobina A - cilindros 1 e 3 (à direita)
    • Bobina B - cilindros 2 e 4 (à esquerda)
    O jeito que tive para decorar essa sequência foi: bobina A cilindros impares, bobina B cilindros pares.

    Denominei aleatoriamente de bobina A a da direita pois um de seus cabos de vela saia próximo ao cilindro 1 e a outra de bobina B, pelo mesmo motivo, só que próximo ao cilindro 2.

    Dica técnica do Bugtec.

    Abraço.

    Comment


    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Celo,

      tewm como medir o diâmetro daquela polia da GM que vc tentou colocar pra mim?

      Abraço!
      MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
      Ignition: COP(Coil On Plug)
      AFR controller: JAW Wideband
      Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

      Comment


      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Postado originalmente por bugtec
        Celo,

        tewm como medir o diâmetro daquela polia da GM que vc tentou colocar pra mim?

        Abraço!
        Owps, Bug

        Desculpe, estou com a trena no carro desde aquele dia que tentei medir com o paquímetro mas confesso que esqueci, vejo isso hoje procê, sem falta!!

        abraço

        Comment


        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Postado originalmente por celojr
          Não, não, Rafael...

          Lembra aí... isso já foi motivo de muito debate no outro tópico da TBI monoponto...
          • Bobina A - cilindros 1 e 3 (à direita)
          • Bobina B - cilindros 2 e 4 (à esquerda)
          O jeito que tive para decorar essa sequência foi: bobina A cilindros impares, bobina B cilindros pares.

          Denominei aleatoriamente de bobina A a da direita pois um de seus cabos de vela saia próximo ao cilindro 1 e a outra de bobina B, pelo mesmo motivo, só que próximo ao cilindro 2.

          Dica técnica do Bugtec.

          Abraço.
          Celão,

          Valeu pelos esclarecimentos!

          Tava quebrando a cabeça nisso pois nas fotos do teu motor, não vi direito os cabos indo de uma lado pro outro do motor.

          Abraço!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celão,

            Valeu pelos esclarecimentos!

            Tava quebrando a cabeça nisso pois nas fotos do teu motor, não vi direito os cabos indo de uma lado pro outro do motor.

            Abraço!
            Fala Rafael...

            Disfarcei bem os cabos hein? um passa pela frente da capela e o outro passa por tras.

            Tentei montar a IE e o motor com o mínimo de fios e cabos aparentes justamente para instigar as pessoas quando elas parassem para olhar... só não imaginei que vc também fosse se atrapalhar... foi mal aí.

            Abraço.

            Comment


            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Postado originalmente por bugtec
              Celo,

              tewm como medir o diâmetro daquela polia da GM que vc tentou colocar pra mim?

              Abraço!
              Te mandei uma MP hj, ela tem 16 cm de diâmetro.

              Abraço

              Comment


              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Postado originalmente por celojr
                Te mandei uma MP hj, ela tem 16 cm de diâmetro.

                Abraço
                Celojr,

                Vi o vídeo do seu carro em ação!
                Achei ele bem liso em acelerações, porém acho que o fato dele estar sem desempenho em alta está ligado a falta de avanço em rotações mais altas.
                Veja que em baixa ele está muito bom e mesmo aumentando-se de forma significativa a vazão de combustível (com bico maior) ele não apresentou segundo o que comentou ganho tão expressivo.
                Eu tentaria (apesar de não saber como ficou a montagem da roda fônica), adiantá-la em relação ao virabrequim, ou mudar levemente a posição do sensor de rotação.
                Faço isto constantemente em motores originalmente equipados com roda fônica, quando quero jogar todo o mapa de ignição para baixo ou para cima.
                Se for simples na sua montagem, eu faria umteste mudando o avanço 5 graus (mais avançado) e fazendo um teste.
                Pela suavidade de funcionamento e forma como subiu de giro sem engasgos,me parece mesmo ser avanço.
                Você saberia dizer que avanço ele apresenta em marcha lenta e a 5000 rpm ambos sem carga e mantendo rotação constante?
                Quem sabe por aí dá para ter uma idéia.
                Outro ponto interessante seria a adoção de um hallmeter, pois aí conseguiria-se ter uma noção mais precisa se a mistura está em ordem!

                Boa sorte, e mais uma vez parabéns pelo sistema ACARAJÉTECH! hehe!
                Acho que de gambiarra não tem nada heheh!
                Tá muito bem elaborado e sem dúvida é um processo a ser seguido por quem gosta da idéia de motor injetado.
                Limpo, simples, tecnológico,eficiente e relativamente barato!
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Postado originalmente por celojr
                  Te mandei uma MP hj, ela tem 16 cm de diâmetro.

                  Abraço
                  Valeu chefe!!!
                  Vou ver se consigo usa-la ou se parto para a da SportSystem.

                  Abraço!
                  MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                  Ignition: COP(Coil On Plug)
                  AFR controller: JAW Wideband
                  Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                  Comment


                  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    Postado originalmente por Master Vader
                    Celojr,

                    Vi o vídeo do seu carro em ação!
                    Achei ele bem liso em acelerações, porém acho que o fato dele estar sem desempenho em alta está ligado a falta de avanço em rotações mais altas.
                    Veja que em baixa ele está muito bom e mesmo aumentando-se de forma significativa a vazão de combustível (com bico maior) ele não apresentou segundo o que comentou ganho tão expressivo.
                    Eu tentaria (apesar de não saber como ficou a montagem da roda fônica), adiantá-la em relação ao virabrequim, ou mudar levemente a posição do sensor de rotação.
                    Faço isto constantemente em motores originalmente equipados com roda fônica, quando quero jogar todo o mapa de ignição para baixo ou para cima.
                    Se for simples na sua montagem, eu faria umteste mudando o avanço 5 graus (mais avançado) e fazendo um teste.
                    Pela suavidade de funcionamento e forma como subiu de giro sem engasgos,me parece mesmo ser avanço.
                    Você saberia dizer que avanço ele apresenta em marcha lenta e a 5000 rpm ambos sem carga e mantendo rotação constante?
                    Quem sabe por aí dá para ter uma idéia.
                    Outro ponto interessante seria a adoção de um hallmeter, pois aí conseguiria-se ter uma noção mais precisa se a mistura está em ordem!

                    Boa sorte, e mais uma vez parabéns pelo sistema ACARAJÉTECH! hehe!
                    Acho que de gambiarra não tem nada heheh!
                    Tá muito bem elaborado e sem dúvida é um processo a ser seguido por quem gosta da idéia de motor injetado.
                    Limpo, simples, tecnológico,eficiente e relativamente barato!
                    Caro Master,

                    Obrigado pelos elogios ao sistema acarajétech... hehehe... muito bacana mesmo, também achei o resultado bem legal.

                    Então, após várias idas e vindas com rodas fônicas, aqui no meu conjunto ela acabou ficando soldada a polia mesmo, mas dá perfeitamente para modificar a posição do sensor de rotação para adiantar o ponto, ele, que inicialmente, quando trabalhava com comando de válvula original, estava posicionado sobre o 15º dente, após a mudança para o comando w120 FedMogul, passou a ficar posicionado no 22º dente, ainda tem alguma folga de mobilidade, o suficiente para avançá-lo mais dois ou três dentes, o que daria mais ou menos os cinco graus que você citou.

                    Infelizmente, meu caro Mestre, esse seu pobre Padawan é apenas um curioso que não faz a menor idéia de como saber qual o avanço nas duas situações que você perguntou, e ainda estou sem contagiros (não é desculpa, mesmo que tivesse não saberia te responder), que será uma das próximas aquisições para o Verruga, juntamente com o Hallmeter, temperatura e pressão do óleo e talvez um amperímetro, preciso somente de um respiro financeiro...

                    Mas mesmo assim vamos em frente, a idéia básica do projeto é essa mesmo, procurar montar algo bom e simples, que não traga em seu bojo maiores dificuldades teoóricas, para, dessa forma, poder ser reproduzido por pessoas com poucos conhecimentos de mecânica, como é o meu caso. E ainda poder dar pau em muito carro mais muderno na cidade... isso... não tem preço.


                    Grande abraço pra ti

                    Comment


                    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Postado originalmente por bugtec
                      Valeu chefe!!!
                      Vou ver se consigo usa-la ou se parto para a da SportSystem.

                      Abraço!


                      Precisando é só chamar...

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        Celo,

                        o que o Vader citou, vc medir o ponto do carro em lenta e em 5000RPM, pode ser feito com uma pistola de ponto. Lembrando que com sistema de centela perdida a pistola faz a leitura 2x o valor real. Ex: se der 20°PMS na lenta, realmente estará com 10º.

                        Abraço!
                        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                        Ignition: COP(Coil On Plug)
                        AFR controller: JAW Wideband
                        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                        Comment


                        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          Postado originalmente por bugtec
                          Celo,

                          o que o Vader citou, vc medir o ponto do carro em lenta e em 5000RPM, pode ser feito com uma pistola de ponto. Lembrando que com sistema de centela perdida a pistola faz a leitura 2x o valor real. Ex: se der 20°PMS na lenta, realmente estará com 10º.

                          Abraço!
                          Hmmmmm!!!!

                          Saquei, por coincidência, hj ao comentar com meu mecânico sobre adiantar o sensor de rotação em alguns graus, ele comentou que era bom verificar o ponto certinho antes, só que teremos que providenciar ma pistola de ponto antes, pois pisaram na dele e parece que ela estragou, assim que tivermos uma tento ver isso, só não garanto que vou conseguir...

                          Mais uma vez, obrigado pelas dicas

                          Abraço.

                          Comment


                          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Postado originalmente por celojr

                            Precisando é só chamar...
                            Abs.
                            Lá vem eu chamando.

                            Celo, dá uma olhada pra mim quantos cm tem nesta parte interna, neste lugar dos dois dentes faltantes.

                            Penso que esta RF casa-se certinho com a polia EMPI, que está aqui em minhas mãos no momento, nela o diâmetro borda a borda é de 14,5cm. Esta medida que vc citou de 16 cm é na parte externa(dente a dente) né?
                            Tenho que dar um jeito, colocar esta polia EMPI com uma RF qualquer já que a RF da SportSystem custa CR$250 , senão meu motor não ronca tão cedo.
                            Tô postando este mesmo pedido lá no tópico da polia EMPI com RF.
                            Abraço!
                            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                            Ignition: COP(Coil On Plug)
                            AFR controller: JAW Wideband
                            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                            Comment


                            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              Postado originalmente por bugtec
                              Lá vem eu chamando.

                              Celo, dá uma olhada pra mim quantos cm tem nesta parte interna, neste lugar dos dois dentes faltantes.

                              Penso que esta RF casa-se certinho com a polia EMPI, que está aqui em minhas mãos no momento, nela o diâmetro borda a borda é de 14,5cm. Esta medida que vc citou de 16 cm é na parte externa(dente a dente) né?
                              Tenho que dar um jeito, colocar esta polia EMPI com uma RF qualquer já que a RF da SportSystem custa CR$250 , senão meu motor não ronca tão cedo.
                              Tô postando este mesmo pedido lá no tópico da polia EMPI com RF.
                              Abraço!
                              Pois então Bug,

                              Vou checar isso para vc, sem problemas, essa minha está empenada, senão te mandava ela na boa, mas empenada, não sei se tera alguma utilidade.

                              Só agora a noite que ví o post desse tópico, e fiquei pensando... se você ainda tiver a polia original e não quiser fazer muitas experiências com a polia EMPI (mais nobre, com certeza), em última análise, para fazer seu motor roncar logo, enquanto espera por algo de melhor utilização com a polia EMPI, enxerta uma roda fônica qualquer, de uno, da GM, de tempra, qualquer uma que tenhas a mão, usando a polia original mesmo, por solda ou parafuso... daí você não fica sem o carro e ganha tempo para pensar nas possibilidades de uso de sua polia EMPI.

                              De uma forma ou de outra, a RF da Sportsystem está fora de cogitação, muito cara para algo que já provamos ser perfeitamente possível de ser feito de formas muito mas baratas.

                              Gde abraço.

                              PS: vou tentar fazer essa medição amanhã mesmo.

                              Comment


                              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                                Bug,

                                Não deu ainda para ver o diâmetro interno da RF, o pessoal lá na oficina está dando uma arrumada geral nela e está tudo de cabeça para baixo, um emaranhado de peças que só vendo, etremos que esperar um cadinho até eles arrumarem tudo, mas dessa vez não esqueci não viu?

                                abraço.

                                Comment

                                Working...
                                X