Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projeto "F4E Dark Boxer 6"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    Bom, uma idéia que postei no tópico do boxer 8 cilindros acabou gerando uma boa repercussão, portanto resolvi abrir este tópico, por sugestão do xará Marcelo (celojr).

    A idéia é iniciar discussãos para um projeto de um boxer 6 cilindros, como aquele que vende no Perú, perdido num tópico por aqui, lembro que depois que vi aquilo fiquei pensando que podemos fazer um desses, se eles podem, nós também podemos! O motor deles é usado em mineradoras, e é fabricado por eles.

    O que pensei é fazermos um projeto "open source" aqui dentro do fórum somente, teríamos que contar com a confiança de cada um que participasse do projeto, montar uma equipe comprometida, onde cada um com seus talentos, capacidades e conhecimentos pudesse fazer uma parte e juntarmos o todo.

    Já vi isso funcionar em outros fóruns, no fórum americano RDC por exemplo tem um cara que fez algo parecido, aliás, está fazendo, um tipo de "truggy" comunitário, inclusive ele liberou o desenho 3d da estrutura tubular e outras coisas atpe agora.
    Outro exemplo é o novo Uirapuru, carro esporte brasileiro, redesign do Brasinca GT Uirapuru dos anos 60, a coisa começou no orkut e andou bem, não sei em que pé está mas virou até alvo de reportagem e chamaram bastante atenção.

    Se fizermos uma coisa organizada, focada e comprometida, creio que pode funcionar.
    Eu por exemplo, tenho oficina de usinagem disponível, faço projetos 3d ... no Rhinoceros por enquanto, mas já iniciando no Solid Works, perfeito pra projetos mecânicos, além do mais to com um motor de Subaru totalmente desmontado, que pode servir de inspiração!

    Criar um motor com peças de mercado, com boa margem de preparação, enfim, tenho certeza que muitos tem muitas idéias boas (que já surgiram no tópico do 8 cil.) e podem contribuir.

    O que me dizem!?

  • #2
    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

    AAeehh!!!

    Só para que as informações já adquiridas não se percam:
    Postado originalmente por fusca_74
    Vc tem usinagem? Faz o seguinte:

    - Bloco: Em chapas de aço SAE 1020 de 1 polegada, sendque nos cilindros são sobrepostas;

    -Virabrequim: Do opala seis canecos;

    - Camisas e pistões: do 1600;

    - sistema de acionamento do comando: Fusca;

    - Comando de válvulas: A ser desenvolvido;

    - Cabeçote: Fudeu. Este tem que pensar muito em como fazer. Talvez fazer um cabeçote para cada cilindro, cortando os originais ao meio.

    Loucura, loucura....

    Sds,

    Cristiano, the mad.
    Postado originalmente por celojr
    Fala Xará...

    Isso sem contar com os curiosos de boa vontade... como eu...

    Olha o projeto começando a ser desenhado aí gente!!!!

    Sugiro a abertura de um tópico específico para os debates e sugestões para o motor F4E DArk Boxer Air Coolled MPFi.

    Cabeçotes: Opala seis canecos dividido ao meio...

    Comando: Idem item anterior, somente que coom o comando do opala seis canecos...

    Vai ficar do mal...

    Abs
    Marcelo. Embarcando em mais essa loucura
    Postado originalmente por felipedmori
    cabeçotes algo desse tipo

    http://www.scatvw.com/CH_Split.htm









    ou parte p/ um joguinho desses do 911
    http://cgi.ebay.com/ebaymotors/porsc...Q5fAccessories



    Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    ...
    Vou abrir um tópico então, pra começarmos a discussão! Ah... xará, vou usar o nome que você sugeriu, mas desse jeito: "F4E Dark Boxer 6" !
    Gostei muito do nome, pra mim já pode separa a champanhe para batizá-lo...

    Abs.

    Comment


    • #3
      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

      adorei o projeto, podem contar comigo para o que for preciso.

      acompanharei e ajudarei no projeto sim.


      boa sorte a nós todos.



      abraço!
      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
      miura 1979...................60% loading
      fusca 1977...................aguardando na fila
      sp2 1973.....................aguardando na fila
      Puma 1971...................aguardando na fila
      bianco 1977.................aguardando na fila
      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

      Comment


      • #4
        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

        e quanto o sistema de alimentação?

        seria injeção eletronica? ou vai partir pra carburador do 911?
        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
        miura 1979...................60% loading
        fusca 1977...................aguardando na fila
        sp2 1973.....................aguardando na fila
        Puma 1971...................aguardando na fila
        bianco 1977.................aguardando na fila
        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

        Comment


        • #5
          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

          dahora o projeto hem.... de conhecimento tecnico nessa parte eu n tenho nada mesmo... o mais dificil seria o desenvolvimento da carcaça, cabeçotes e tal.... c bem que a ideia de cortar ao meio seria interessante xD

          Comment


          • #6
            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

            Hmmm, interessante os cabeçotes... será que dá pra fazer a partir dos originais? Dividi-los em dois?

            Seria interessante conseguir o maior no. possível de imagens de motores porsche 6 cil...

            Dependendo, eu bem que me animava a montar 1... Não com as próprias mãos, mas ir fazendo... sei lá.
            Last edited by Leonardo Goulart; 28-07-2009, 05:22 PM.

            Comment


            • #7
              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

              mesmo pq os cabeçotes originais ficariam bem mais acessiveis do que um ''joguinho'' de porche ehueheue

              Comment


              • #8
                Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                Penso que dá pra fazer, mas sem carcaça bipartida (com a montagem do vira "por baixo") comando nos cabeçotes.
                Já imaginei até resfriar a água...hehehe...mais aí é uma outra outra história.
                Seis cilndros...isso me dá idéia más...hehehe
                Os cabeçotes nem seriam tanto problema...rsrsrs.
                Ominus Kaiser

                "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

                Comment


                • #9
                  Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                  ou quem sabe um motor derivado das ferrari com 2 bielas juntas da para montar ate um 8 ou 12 cilindros

                  Comment


                  • #10
                    Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                    Pessoal,

                    O problema de usar c abeçotes originais, é que eles tem a saída dos gases de escape pelas paterais. Se colocarmos mais um pistão, as saídas dos gases de escape do cilindro do meio ficaria prejudicada, e precisaria de adaptações tipo as do motor 8cil Jamaro, as quais não achei muito interessantes...O melhor seria fazer uns, ou partir para cabeçotes como os motores VW Tipo 4, cuja saída do escape sai dos cabeçotes por baixo do motor(mas claro, nesse motor, os balancins são mais espassados e tudo mais...). Daí iríamos precisar de comandos com cames mais afastados...

                    Logo, sugiro cabeçotes feitos em alumínio, comando no cabeçote movido por corrente(como nos motores de 911), com saída de escape por baixo. Talvez, refrigerados a óleo...quem sabe?

                    O bloco, eu iria de alumínio, talvez com chapas de aço no reforço lateral. Se for todo de aço, acho que ficaria muito complicado. O sistema de lubrificação, pode-se fazer internamente, com tubos de cobre, conexões boas e tudo mais, para levar o óleo da bomba para os mancais.

                    Pistões e camisas, acho que de motor VW aircooled mesmo, para ficar mais acessível. Bomba de óleo, idem.

                    Radiador e refrigeração tem que ser todo re-visto. Talvez com controle mais eficiente da temperatura do óleo.

                    E o grande X... Virabrequim!!! Eu não iria de opala. Longo e pesado demais. Já ouvi falar de vira "montável", com mancais roletados(biela e do bloco). O Vader já comentou sobre a eficiencia de rolamentos em mancais não ser muito superiores(ou até levemente inferiores) do que mancais fixos(com bronzina e lubrificação a óleo). Mas a idéia de partir de chapas de aço cortadas e usinadas com extrema precisão, montadas e alinhadas com mais precisão ainda, pode ser uma boa alternativa, mesmo que talvez, muito cara. Ou podemos entrar em contato com a Lepe e pedir logo uma porrada, aqui pro fórum! hehehehe

                    E aí, o que acham?

                    Abraço a todos.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #11
                      Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                      Sobre a alimentação, poderia ser old school, 6 solex 32 eheheheheheheh. E um vira de VR6 eehehehehhehe. Será que nao rola ou até de blazer V6.

                      Sds,

                      Cristiano.
                      Cristiano A. C. Zank

                      (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                      |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                      (o\_!_/o) 68 - Jepo
                      PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                      http://fuscami16.blogspot.com
                      Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                      Comment


                      • #12
                        Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                        meu deus gurizada!! vçs sao muito foda!!
                        poh!! pode contar comigo! nao tenho muito conhecimento tecnico!! mas estou ai pro que precisarem!! vontade nao me falta!

                        viva o darkside!!!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                          galera, quanto ao radiador ou radiores de óleo, , estes poderão ser externos como a gente já utiliza nos nossos fusca.

                          quanto a refrigeração eu tenho uma idéia que pode funcionar melhor do que a refrigeração tradicional dos fuscas.

                          minha idéia é fazer uma capela feita em fibra de vidro, conforme modelo em anexo, e colocar no topo dela uma ventoinha como as das fotos anexadas, sendo que ela, ,a ventoinha eletrica, ,ficaria deitada, ventilando o motor todo e seus seis cilindros.

                          o alternador do fusca poderá ser usado sem problemas desde que instalado no suporte dele mesmo e ligado através da correia do virabrequim.

                          na foto o alternador fica acoplado na ventuinha (ventuinha do porsche).

                          o que vcs acham? viável?
                          Arquivos Anexos
                          saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                          miura 1979...................60% loading
                          fusca 1977...................aguardando na fila
                          sp2 1973.....................aguardando na fila
                          Puma 1971...................aguardando na fila
                          bianco 1977.................aguardando na fila
                          projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                          Comment


                          • #14
                            Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                            Comece estudando os viras de 6 cilindros que tem por aí, sem preconceitos. Se adiantando, eu creio que o de Ranger/Taurus é o mais simpático, pois é bem pequenininho. De quebra eu já olhararia o que tem de cabeçote 3 cilindros por aí (Chevrolet V6, Ranger/Taurus, Geo Metro/Suzuki Swift 1.0,etc). Com o vira e os cabeçotes no solid vc já pode começar a estudar a geometria geral do motor, pois o espaçamento entre mancais e bielas vai ditar o que vai dar pra usar de camisa.

                            Lembre-se que é um negocio que nunca vai valer a pena, apenas pela realização. Não me leve a mal, sou fã incondicional de projetos que não valem a pena... sou louco pra fazer um carro urbano monoposto todo em alumínio e fibra, com motor de moto, supereconomico... mas ainda não deu. De qualquer forma, meu amigo tá adaptando um motor de Taurus V6 num Lada, então já da pra se divertir.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Projeto "F4E Dark Boxer 6"

                              Fusca_74,

                              Belas dicas! Acho que um vira de VR6 ficaria o bixo nesse motor! O complicado é o precinho....

                              Realenemy,

                              Com certeza, não é um projeto que valha a pena pelo que iremos gastar, ou pelo trabalho que teremos. Mas com certeza, pela diversão de estar fazendo e de ver rodando! Sou fã desse tipo de insanidade também!

                              Acredito que o ideal é usar Cabeçotes do memso motor que o Virabrequim. digo isso pois assim respeitamos a distancia entre uma câmra de combustão à outra, facilitando nosso serviço. Isso se o projeto aproveitar cabeçotes de outro motor, caso tenhamos que fazer novos, daí o céu é o limite! hehehe

                              Abraço!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment

                              Working...
                              X