Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

    Caros amigos,

    Uma idéia me ocorreu recentemente e conversando sobre ela com Master Vader em outro tópico, comecei a amadurecê-la e pensar que não é tão inviável assim.

    A fim de não iniciar um debate paralelo sobre o assunto em outro tópico de forma a desvirtuá-lo, e, para não perder a idéia e nem o que já foi preliminarmente tratado sobre ela, resolvi abrir esse tópico para melhor debatermos mais sobre, digamos, a idéia pouco convencional que tive.

    O caso é o seguinte, minha idéia é utilizar duas TBI's monoponto para injetar o fusca, através de coletores para carburação dupla e flanges para as TBI's. A central a ser utilizada seria do tipo semisequêncial ou banco a banco...

    Vejam o que já foi conversado sobre essa central:
    Postado originalmente por Master Vader
    A ordem de injeção em injeções sequenciais (1 bico injeta por vez) e semi sequenciais *2 bicos injetam por vez) em motores 4 cilindros, pouco importa numa modificação deste tipo.
    Basta ver qual é a ordem de injeção/ignição do motor doador, chamá-la de A-B-C-D, não importando se ela é 1-3-4-2, 1-2-4-3, 1-4-3-2, ou 1-2-3-4, de motores em linha, boxers ou em V, e atribuir o ABCD na sequencia normal do Fusca.
    Ou seja faremos a transformação do A-B-C-D em 1-4-3-2, assim:
    O bico que injetava no cilindro A, deverá ser montado no cilindro 1 do Fusca
    O bico que injetava no cilindro B, deverá ser montado no cilindro 4 do Fusca
    O bico que injetava no cilindro C, deverá ser montado no cilindro 3 do Fusca
    O bico que injetava no cilindro D, deverá ser montado no cilindro 2 do Fusca,

    A ordem ficará correta.

    Isto também vale para bobinas de ignição Wasted spark (dois cilindros com centelha simultânea).
    Postado originalmente por celojr
    Exatamente,

    Foi assim que fiz, seguindo a orientação do Bugtec na minha injeção monoponto, bobina A - cilindros 1 e 3 , bobina B - cilindros 2 e 4... Para facilitar a memorização, no caso das bobinas wasted spark, para a sequência de detonação do fusca, bobina A cilindros impares, bobina B cilindros pares...

    Agora, para variar, me vem mais uma idéia para a seção insanidade do forum... é a respeito das injeções semisequências, onde dois bicos injetam por vez, Master,você poderia detalhar melhor o funcionamento desse tipo de injeção?

    O que estou pensando é em utilizar duas TBI's monoponto, idênticas como se fosse uma dupla carburação, mas o uso de centrais programáveis encarece a modificação, no caso de centrais de injeções semisequências, é possível eliminar um fio de cada lado, conectando aos bicos injetores apenas um fio, de forma a ficar a mesma sequência A-B, porém ao invés de injetar dois bicos por vez, injetaria apenas um...Quais carros utilizam essa central semisequêncial? Seria possível esse tipo de preparação? Meu pensamento está correto ou estaria eu mais uma vez viajando na maionese?

    Abraços.
    Postado originalmente por Master Vader
    OS GM Mult point antes de se tornarem flex 8 válvulas desde o Corsa 1.0MPFI sáo todos semisequenciais usando a mesma lógica da ignição wasted spark.
    Os veículos 16 válvulas costumam ter sensores de fase no comando e aí costumam ser sequenciais . Já as primeiras injeções, bem como algumas Multi point digitais Bosch usadas na VW (como nos Golf MI) são simultâneas, com todos os bicos injetando ao mesmo tempo.

    A sua idéia de dois trotles era a que eu ia utilizar no meu motor, mas acabei migrando para a praticidade e montei corpos duplos e fuel tech.
    Com isso temos algumas possibilidades que podem ser estabelecidas:
    1. Existem ECUs multipoint que injetam nos quatro bicos simultaneamente.
    2. E existem ECUs que injetam em bicos casados dois a dois, seguindo a lógica das bobinas wasted spark.
    Dessa forma, acredito ser possível casar a centerlha da bobina wasted spark com a ECU banco a banco, como nos modelos citados acima.

    Seria viagem demais?
    Last edited by celojr; 11-08-2009, 11:51 AM.

  • #2
    Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

    Senhores

    Uma outra idéia que me surgiu agora seria utilizar um repetidor de pulso no lugar da central semisequêncial, não sei bem como ele funciona, se alguém tiver alguma idéia de seu funcionamento, será benvinda...




    Fonte:http://www.xpeedshop.com.br/shop.php...epartment=0015

    Dessa forma pode-se utilizar a central monoponto mesmo, facilitando muito a parte de ligação elétrica... a questão é que eu não sei se ele faz o bico suplementar trabalhar simultaneamente ao principal ou logo após a injeção do bico principal... e acredito que essa seja uma informação importante nesse caso.

    É ou não é uma idéia insana... resta saber se dará certo.

    Abraços.

    Comment


    • #3
      Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

      Postado originalmente por celojr
      Senhores

      Uma outra idéia que me surgiu agora seria utilizar um repetidor de pulso no lugar da central semisequêncial, não sei bem como ele funciona, se alguém tiver alguma idéia de seu funcionamento, será benvinda...




      Fonte:http://www.xpeedshop.com.br/shop.php...epartment=0015

      Dessa forma pode-se utilizar a central monoponto mesmo, facilitando muito a parte de ligação elétrica... a questão é que eu não sei se ele faz o bico suplementar trabalhar simultaneamente ao principal ou logo após a injeção do bico principal... e acredito que essa seja uma informação importante nesse caso.

      É ou não é uma idéia insana... resta saber se dará certo.

      Abraços.


      Eu ACHO (não tenho certeza) que repete o sinal tal e qual e simultaneamente

      Comment


      • #4
        Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

        Celojr,

        Também acho que o repetidor de pulsos funciona com repetições de maneira simultâneas.

        Acredito que, se esse fato for confirmado, ele pode sim ser usado no seu projeto de duas TBis monoponto!

        Tenta entrar em contato com a Beast Racing, e veja sobre isso. Procure o site deles, talvez tem até o manual do equipamento.

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

          Tentarei entrar em contato com eles sim, já vi no site, não tem manual nao, vou mandar um e-mail pra eles.

          abraços

          Comment


          • #6
            Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

            Repete o sinal simultâneamente.
            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
            Ignition: COP(Coil On Plug)
            AFR controller: JAW Wideband
            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

            Comment


            • #7
              Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

              Pois é...

              Estou achando que o caminho para essa dupla TBI é utilizar a central semisequencial mesmo, acredito que terá um aproveitamento melhor do combustível, afinal, como a Injeção monoponto que estou utilizando atualmente ficou muito econômico, não queria perder tanto assim nessa parte.

              Com a repetição simultânea do sinal, acredito que haverá desperdício desnecessário de combustível, funcionará como uma dupla carburação melhorada e não é esse o objetivo, quero ganhos em desempenho, sem dúvida, senão nem tinha posto o w120, mas, atualmente, quero também um melhor aproveitamento do combustível, estou gostando do carro econômico.

              Vou continuar procurando uma central semisequencial... agora nem tenho tanta pressa assim, o Verruga já está nas solto nas ruas... posso ver tudo com calma.

              Abraço

              Comment


              • #8
                Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                Postado originalmente por celojr
                Pois é...

                Estou achando que o caminho para essa dupla TBI é utilizar a central semisequencial mesmo, acredito que terá um aproveitamento melhor do combustível, afinal, como a Injeção monoponto que estou utilizando atualmente ficou muito econômico, não queria perder tanto assim nessa parte.

                Com a repetição simultânea do sinal, acredito que haverá desperdício desnecessário de combustível, funcionará como uma dupla carburação melhorada e não é esse o objetivo, quero ganhos em desempenho, sem dúvida, senão nem tinha posto o w120, mas, atualmente, quero também um melhor aproveitamento do combustível, estou gostando do carro econômico.

                Vou continuar procurando uma central semisequencial... agora nem tenho tanta pressa assim, o Verruga já está nas solto nas ruas... posso ver tudo com calma.

                Abraço
                Celojr,

                Sinceramente? Acho que partir para injeção semi-sequencial seria mais complicado do que se parece.
                Digo isso pois esse tipo de sistema trabalha com bicos completamente diferentes dos quais você pretende usar(de monoponto), podendo assim não acioná-los corretamente, ou queimar algo. Talvez, haja a necessidade de ter que usar um "peak and hold" e a brincadeira vai sair cara e complicada.

                Acredito que o repetidor de pulso seja mais viável, e acredito que não terá tanta perda na economia. Digo isso pois seu carro provavelmente esteja trabalhando com uma mistura levemente pobre. Rodando com duas tbis monoponto com os bicos pequenos(talvez os originais, e não o jegão do bico de Monza a álcool), gerando a vazão certa para cada lado do motor, sem desperdício desnecessário de combustível.

                Há sistemas de injeção que trabalham injetando combustível em duas bancadas. Na primeira injetada, um cilindro estará admitindo, e o outro com a válvula fechada, logo o combustível irá se evaporar pelo calor da válvula de admissão.Logo após isso, outra bancada estará injetando e logo após, retorna a primeira, injetando combustível no cilindro que só agora estará em admissão( e o outro, que começou na admissão, estará com a válvula de admissão fechada). Pra que isso? Pois a evaporação do combustível gera ganho na economia (e até levemente na performance) já que a mistura ar combustível estará misturada de maneira melhor( gasolina em forma de gás, e não de micro-gotículas).

                Ou seja, colocando duas tbis funcionando de maneira simultânea, estaremos trabalhando como o sistema acima, só que sem o "intervalo" no tempo de injeção. Isso pode, com bicos pequenos(talvez os do uno 1.0) gerar uma quantidade boa de combustível(mais perto da necessária para o motor) vaporizado, além de uma redução da temperatura do cabeçote.

                Resumindo, acho que não terá uma perda de economia de combustível tão grande quanto se pensa. Talvez seja o caso de testar esse setup que esou dizendo, com repetidor de pulso, antes de querer ir para o próximo. Vai que os resultados(principalmente custo/benefício) sejam favoráveis a ponto de não dar margem para um sistema mais complexo(com injeção semi-sequencial, por exemplo)?

                Abraço! :tumbsup:
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,

                  Sinceramente? Acho que partir para injeção semi-sequencial seria mais complicado do que se parece.
                  Digo isso pois esse tipo de sistema trabalha com bicos completamente diferentes dos quais você pretende usar(de monoponto), podendo assim não acioná-los corretamente, ou queimar algo. Talvez, haja a necessidade de ter que usar um "peak and hold" e a brincadeira vai sair cara e complicada.

                  Acredito que o repetidor de pulso seja mais viável, e acredito que não terá tanta perda na economia. Digo isso pois seu carro provavelmente esteja trabalhando com uma mistura levemente pobre. Rodando com duas tbis monoponto com os bicos pequenos(talvez os originais, e não o jegão do bico de Monza a álcool), gerando a vazão certa para cada lado do motor, sem desperdício desnecessário de combustível.

                  Há sistemas de injeção que trabalham injetando combustível em duas bancadas. Na primeira injetada, um cilindro estará admitindo, e o outro com a válvula fechada, logo o combustível irá se evaporar pelo calor da válvula de admissão.Logo após isso, outra bancada estará injetando e logo após, retorna a primeira, injetando combustível no cilindro que só agora estará em admissão( e o outro, que começou na admissão, estará com a válvula de admissão fechada). Pra que isso? Pois a evaporação do combustível gera ganho na economia (e até levemente na performance) já que a mistura ar combustível estará misturada de maneira melhor( gasolina em forma de gás, e não de micro-gotículas).

                  Ou seja, colocando duas tbis funcionando de maneira simultânea, estaremos trabalhando como o sistema acima, só que sem o "intervalo" no tempo de injeção. Isso pode, com bicos pequenos(talvez os do uno 1.0) gerar uma quantidade boa de combustível(mais perto da necessária para o motor) vaporizado, além de uma redução da temperatura do cabeçote.

                  Resumindo, acho que não terá uma perda de economia de combustível tão grande quanto se pensa. Talvez seja o caso de testar esse setup que esou dizendo, com repetidor de pulso, antes de querer ir para o próximo. Vai que os resultados(principalmente custo/benefício) sejam favoráveis a ponto de não dar margem para um sistema mais complexo(com injeção semi-sequencial, por exemplo)?

                  Abraço! :tumbsup:
                  Diga aí, meu velho...

                  Nada como conversar com gente do ramo, não sabia de nada disso que você disse, mais uma aula com a clareza e didática que lhe são peculiares para esse pobre padawan e suas idéias loucas.

                  entendí tudo que vc disse... pelo menos acho que sim... quer dizer que não é desvantajoso, como eu pensava, que os dois bicos injetem simultaneamente... sendo vantajoso até... a gasolina vaporizada que sobra durante a admissão do outro lado do motor é reaproveitada depois na volta da admissão pro mesmo lado e ainda contribui para diminuir a temperatura do cabeçote é? e eunestava pensando que era exatamente o contrário... duro se meter com o que não se sabe... ainda bem que tenho vocês todos daqui do forum pra me ajudar... senão já tinha feito melda por aqui...

                  Saquei o pulo do gato do bico menor, teoricamente temos 800 cc de cada lado do motor, um bico projetado para um carro de 1000 cc resolveria e um projetado para um carro de 2000 cc seria um exagero.

                  Bom, então é o seguinte, fica faltando apenas os coletores da dupla, pois a TBI do uno EP ainda está comigo... e, é claro, o repetidor de pulso... Além de bolar um acionamento legal para as duas TBI's.

                  Considerando suas ponderações sober os sensores da sua TBI de yamaha, acho que dá pra colocar a TBI do uno EP sem maioers problemas e utilizar a leitura dos sensores da outra TBI, já que o puso será repetido simultameamente tal e qual o original, ou não?

                  Já mandei uma mensagem pra eles solicitando mais informações sobre o produto.

                  Vamo ver no que vai dar...

                  Abraço
                  Last edited by celojr; 25-08-2009, 11:20 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                    Postado originalmente por Leonardo Goulart
                    Eu ACHO (não tenho certeza) que repete o sinal tal e qual e simultaneamente

                    repete simultaneamente, tal qual os módulos Peak and Hold da Fuel tech outros repetidores de pulso de bico.
                    No caso os Peak and hold da Fuel tech, permitem inclusive o uso de bicos de baixa impedância se for o caso!

                    Outro ponto a destacar... As primeiras injeções eletrônicas Multi point não eram sequnciais, ou seja todos os bicos injetavam simultaneamente. Num 4 cilindros ocorrem 2 injeções por volta, porém como o cilindro queima combustível a cada 4 voltas, ele na verdade recebe 4 "golfadas de combustível"... em função da rotação e do fluxo de ar, o combustível não chega a ficar acumulado e condensado nas paredes logo antes da válvula de admissão, até mesmo pelos bicos gerarem um spray de combustível e a região estar aquecida, portanto fica uma atmosfera ar combustível relativam,ente homogênea a em suspensão pronta para ser admitida.

                    Como são 4 "golfadas", os bicos devem ser menores que num sistema sequencial real (que só dá uma golfada para cada cilindro) e/ou pulsos menores...

                    No seu caso eu trocaria os bicos por bicos multi point apenas... com o repetidor de bicos...
                    4 bicos de um motor 1000cm3 numa configuração semi sequencial (injetam dois a dois), como os do corsa MPFI 1.o devem dar conta do recado, pois passariam a injetar simultaneamente...

                    Boa sorte!
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #11
                      Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                      Postado originalmente por Master Vader
                      ...
                      4 bicos de um motor 1000cm3 numa configuração semi sequencial (injetam dois a dois), como os do corsa MPFI 1.o devem dar conta do recado, pois passariam a injetar simultaneamente...

                      Boa sorte!
                      Então, Master, entendí...

                      Mas o problema é que a idéia original envolve o uso de duas TBI's monoponto, as quais já tenho, para utilizar quatro bicos, teria que modificar completamente o desenho do projeto e envolveriam muitas mudanças, como o uso do coletor de kombi injetada ou aquelas TBI com flauta dupla da SportSystem, o que encareceria por demais a idéia, tornando-a impraticável para o meu orçamento no momento...

                      Concordo também com o Rafael, quando ele demonstra preocupação ao utilizar uma central multiponto com bicos monoponto, pode ser que não de muito certo realmente e queime os bicos, acho que nem vale lá muito a pena tentar algo nesse sentido.

                      Dessa forma, só me resta o repetidor de pulso, que é um acessório até barato no frigir dos ovos, ou partir para soluções mais caras como módulos programáveis e aí esbarro em outra limitação minha, além do rpeço, que é como programá-los? não estou muito afeito a utilizar a metodologia tentativa e erro, não neste momento... já fiquei muit tempo sem o carro, preciso de um tempo para me acostumar com a idéia de pará-lo de novo.

                      Na verdade, nem sei se estou inventando moda demais, mas gostaria de um sistema que ficasse como ficou a monoponto que uso atualmente, simples, barato e eficaz.

                      Gde Abraço

                      Comment


                      • #12
                        Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                        Postado originalmente por celojr
                        Então, Master, entendí...

                        Mas o problema é que a idéia original envolve o uso de duas TBI's monoponto, as quais já tenho, para utilizar quatro bicos, teria que modificar completamente o desenho do projeto e envolveriam muitas mudanças, como o uso do coletor de kombi injetada ou aquelas TBI com flauta dupla da SportSystem, o que encareceria por demais a idéia, tornando-a impraticável para o meu orçamento no momento...

                        Concordo também com o Rafael, quando ele demonstra preocupação ao utilizar uma central multiponto com bicos monoponto, pode ser que não de muito certo realmente e queime os bicos, acho que nem vale lá muito a pena tentar algo nesse sentido.

                        Dessa forma, só me resta o repetidor de pulso, que é um acessório até barato no frigir dos ovos, ou partir para soluções mais caras como módulos programáveis e aí esbarro em outra limitação minha, além do rpeço, que é como programá-los? não estou muito afeito a utilizar a metodologia tentativa e erro, não neste momento... já fiquei muit tempo sem o carro, preciso de um tempo para me acostumar com a idéia de pará-lo de novo.

                        Na verdade, nem sei se estou inventando moda demais, mas gostaria de um sistema que ficasse como ficou a monoponto que uso atualmente, simples, barato e eficaz.

                        Gde Abraço
                        Os single points usavam bicos de baixa impedância e alimentados por 5 Volts
                        Já as multi points por bicos de alta impedância e 12 Volts.
                        Isto na grande maioria dos casos.

                        Quando ligamos bicos de baixa impedância num modulo Multi point, antes de quimarmos os bicos, queimamos o módulo (a saída do bico), pois ele fica sobrecarregado devido à corrente drenada pelo bico de baixa impedância.
                        Assim na grande maioria dos casos, o calcanhar de aquiles é o módulo M.I. com bicos Single.
                        Uma saída é utilizar resistores em série com estes bicos. Ele terá a função de limitar a corrente pois a impedância total será maior, bem como a tensão excedente que no caso é de 7 Volts (12 do Módulo menos os 5 necessários para o bico), ficarão no resistor.

                        Na média os bicos de baixa impedância tem 5 ohms medidos com o multímetro (escala de resistências mais baixa) e os de alta impedância 15 ohms na média.
                        Assim podemos dizer que (usando a lei de Ohm... V=R*I), que a corrente formecida por uma central MPFI em cada saída é de:

                        I=V/R, portanto: I=12/15 = 0,8 A (Ampéres),

                        Na Single Point teremos:

                        I=5/5 = 1 A

                        Assim a corrente necessária em média para o bico single point é ligeiramente superior 1A contra 0,8A .
                        Desta forma como não é absurdamente mais alta, e estamos trabalhando com valores médios, podemos admitir que o Módulo MPFI pode fornecer 1A em cada saída.
                        Assim poderemos calcular o resistor em série a ser colocado com cada bico Single point.

                        O módulo fornece 12 Volts, o bico single precisa de 5, portanto 7 Volts ficarão no resistor.
                        A corrente pelo que vimos será de 1A , assim o resistor a ser ligado em série deve ser seguindo a mesma Lei de Ohm:

                        R=V/I, ou R = 7/1 = 7ohms…
                        Na prática temos resistores de 6,8 ohms e de 7,5 ohms (valores comerciais).
                        Qualquer um deles dará bom resultado, sem comprometer a vida útil do módulo e sem aquecer o bico injetor.

                        Outro aspecto importante:

                        A potência que este resistor deve dissipar...
                        Como ele terá uma corrente de 1A circulando e possui resistência de 7 ohms, pela expressão da potência elétrica em conjunto mcom a lie de ohm, teremos:

                        P=V*I, ou seja Potência dissipada é igual ao produto da tensão elétrica pela corrente circulante num dipolo (componente) e pela Lei de ohm: V=R*I, substituindo uma na outra teremos:

                        P=(R*I)*I , ou simplesmente P=R*I²

                        Assim teremos:

                        P=6,8 *1² = 6,8 Watts.

                        Na prática utilizamos um fator de segurança de pelo menos 2 pois o resistor ficará numa região geralmente aquecida (motor), portanto com pouca tendência a trocar calor, assim um resistor de 15 Watts de dissipação será suficiente.

                        Monte portanto os bicos de single point sem necessitar de repetidores ou Peak and Holds com resistores de 6,8ohms x 15Watts.

                        O ideal é medir a impedância (resistência no nosso caso) dos bicos que serão utilizados, resistência do bico single point utilizado e refazer os cálculos com os valores exatos e não os médios como fiz a título de ilustração.

                        Veja a figura anexa... fiz agora... com certeza bem mais barato que o repetidor, e funciona muito bem!

                        Boa sorte...
                        Arquivos Anexos
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #13
                          Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                          Eita, Mestre...

                          Quem diriam que depois de velho ia ter que voltar a estudar eletricidade...hehehe... mexe com o que está quieto.

                          Precisei ler três vezes o post para entender a Lei de Ohm...

                          Em resumo, é para montar o circuito duplo com toda a parte de central e chicote Multipoint e encaixar o resistor 6,8ohms x 15Watts antes do bico, no fio positivo... entendí certo? desculpe, mas tem mais de 20 anos que não estudo física...

                          Somente uma dúvida, considerando que na prática somente existem resistores de 6,8 ohms e de 7,5 ohms (se não for um, será o outro, pouquíssimas opções), não seria filigrana demais calcular a impedância exata do bico? Essa impedância medida seria muito diferente da média? Traria grandes consequêncas ao conjunto módulo/bico/motor?

                          A não ser que esse cálculo interfira negativamente na escolha do resistor, fiz uma rápida simulação com uma resistência hipotética de 6 ohm no bico, o resultado da impedância deu uma dízima, 0,83333 - 0,84A arredondando, o que gera uma potência dissipada de 4,79808, com o fator de proteção 2 ficamos com um resultado de 9,59616, nesse caso seria um resistor de 6,8 ohm X 10 Watts?

                          De qualquer forma, o de 15 watts não daria uma proteção maior? Somente seria importante a escolha de outro resistor caso a resistência no bico seja menor que 5 ohm, pois aí o resistor teria que ter mais de 15 watts.

                          A essa altura já estou com nó na cabeça... entendí tudo certinho?

                          Grande abraço.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                            Bem lembrado Vader!

                            Inclusive no Manual da MegaSquirt existe uma parte dedicada à resistência dos injetores, com direito a uma calculadorazinha que já traz o resultado do resistor a ser usado no injetor, vale a pena dar uma olhada: http://www.megamanual.com/v22manual/minj.htm#injresist
                            Tem outra, o resistor só aquece mais na hora de abrir o bico mesmo, por causa do pico de corrente, depois de aberto o funcionamento fica mais tranquilo.
                            Os Peak and Holds comerciais, como o nome já diz só seguram o pico de corrente na hora de abrir o bico, tanto que nas suas especificações citam Peak marca "fulano de tal" 1A/0,5A...4A/1A...isto nada mais é a corrente na hora de abrir o bico e corrente pós bico aberto.
                            Na hora da escolha da resistência dê preferência as que bem em algum carro, pois alguns até tem dissipador de calor em alumínio, como mostra a foto no manual da Mega.
                            Abraço!
                            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                            Ignition: COP(Coil On Plug)
                            AFR controller: JAW Wideband
                            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Injeção eletrônica dupla utiliznado TBI's monoponto e central semisequêncial

                              Postado originalmente por celojr
                              Eita, Mestre...

                              Quem diriam que depois de velho ia ter que voltar a estudar eletricidade...hehehe... mexe com o que está quieto.

                              Precisei ler três vezes o post para entender a Lei de Ohm...

                              Em resumo, é para montar o circuito duplo com toda a parte de central e chicote Multipoint e encaixar o resistor 6,8ohms x 15Watts antes do bico, no fio positivo... entendí certo? desculpe, mas tem mais de 20 anos que não estudo física...

                              Somente uma dúvida, considerando que na prática somente existem resistores de 6,8 ohms e de 7,5 ohms (se não for um, será o outro, pouquíssimas opções), não seria filigrana demais calcular a impedância exata do bico? Essa impedância medida seria muito diferente da média? Traria grandes consequêncas ao conjunto módulo/bico/motor?

                              A não ser que esse cálculo interfira negativamente na escolha do resistor, fiz uma rápida simulação com uma resistência hipotética de 6 ohm no bico, o resultado da impedância deu uma dízima, 0,83333 - 0,84A arredondando, o que gera uma potência dissipada de 4,79808, com o fator de proteção 2 ficamos com um resultado de 9,59616, nesse caso seria um resistor de 6,8 ohm X 10 Watts?

                              De qualquer forma, o de 15 watts não daria uma proteção maior? Somente seria importante a escolha de outro resistor caso a resistência no bico seja menor que 5 ohm, pois aí o resistor teria que ter mais de 15 watts.

                              A essa altura já estou com nó na cabeça... entendí tudo certinho?

                              Grande abraço.
                              Celo,
                              meça a impedância no bico com o multímetro, pois a gama de resistências encontradas comercialmente nos injetores vai de 1.2ohm até 16ohm. O valor que o Vader colocou é somente ilustrativo.

                              Abraço!
                              MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                              Ignition: COP(Coil On Plug)
                              AFR controller: JAW Wideband
                              Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                              Comment

                              Working...
                              X