Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

    Postado originalmente por azeitona
    Fiquei "ruminando" umas idéias e me veio uma...
    Solenóide potente e compatível com o sistema 12v disponível tem as de automático de arranque (que eu creio serem suficientes para cursar e girar o varão...) e a potência que falta para acionar o cilindro mestre da embreagem hidráulica pode ser gerada pelo vácuo do motor.
    Sistemas pneumáticos com linhas muito longas e volumosas gerariam histerese. Já sistemas hidráulicos com fluidos de baixa viscosidade, como os sistemas de freio automotivo, geram respostas sigelas e prescisas (mais compatíveis com a necessidade em questão)
    todos os comandos nesta proposta seriam por solenódes de automatico de arranque, mas o retorno poderia ser por molas associadas a retens/ gatilhos acionadas por solenóides pequenas (pequenas e de baixa potência!).
    O acionamento controlado da embreagem para as largadas, digo saídas , poderia ser feito por outro cilindro mestre montado no pedal original de embreagem e alimentado pelo mesmo reservatório de fluido.
    Para cargas de platôs amenas, o hidrovácuo no cilindro mestre do pedal pode ser dispensado, reduzindo custos.
    Para embreagens muito pesadas a proposta acima fica comprometida para não dizer inviável.
    Azeitona,

    Muitíssimo bem lembrado, estava me esquecendo da largada, digo saída.... hehehehe
    É algo a se pensar, pois a embreagem tem que controlar bem a "queimada" de embreagem nessas situações... talvez ficar no estado de rampa...sei lá.
    Podemos fazer algo tipo o que ocorre em carros automáticos. Botar um sensor de pressão do fluido do freio ligada a central. Assim, conforme você tá pisado no freio, a embreagem é acionada(independente da marcha). Assim, saída de sinal, seria tirar levemente o pé do freio, como se faz nos carros automático. Conforme a pressão na linha de freio decresce, a embreagem vai se acoplando melhor, e o carro anda

    O sistema de solenóides de controle, acredito que é o que o nosso amigo fabigode postou. Com solenóide tipo "abre/fecha" dá pra fazer o alívio progressivo da pressão do fluido, fazendo com que a embreagem volte a posição normal, vagarozamente. Daí, basta controlar a solenóide para saber o quão vagaroso vai ser o acoplamento embreagem/volante.

    E aí, o que acham? Mais palpites/idéias?

    Abaço!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #32
      Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

      amigos no site da kahena achei essas fotos de peças da caixa de cambio, trambulador, engrenagens e caixa de embreagem.

      o duro que não tem como saber como monta e como funciona...
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #33
        Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

        Meus caros

        encontrei na internet uma animação de como funciona um cambio sequencial.

        derrepende isso pode nos inspirar para o desenvolvimento de uma adaptação no cambio do fusca:

        será que é possivel?

        aqui vai o link http://carros.hsw.uol.com.br/cambio-sequencial1.htm

        Comment


        • #34
          Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

          Pessoal

          A revista HotVW deste mes mostra uma materia sobre como adaptar um cambio sequencial da MSE em um fusca.
          http://www.msebg.com/images/photo2.jpg

          Se eu lembrar este final de semana, escaneio e coloco aqui.

          É animal...





          http://www.msebg.com/index.html

          Abraço

          Odair
          Last edited by Odair Teixeira; 28-08-2009, 05:13 PM.
          Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
          VW Fusca 1986 2.2
          Megasquirt V2.2
          Radiador de oleo Flex´o´Lite
          Modulo Iginição MSD
          Discos Powerbrakes

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

          Comment


          • #35
            Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

            Postado originalmente por Odair Teixeira
            Pessoal

            A revista HotVW deste mes mostra uma materia sobre como adaptar um cambio sequencial da MSE em um fusca.
            http://www.msebg.com/images/photo2.jpg

            Se eu lembrar este final de semana, escaneio e coloco aqui.

            É animal...





            http://www.msebg.com/index.html

            Abraço

            Odair
            O duro é andar com essa alavanca gigante...não é muito estetico.

            e ainda por cima é bem caro essa alavanca...

            Particularmente prefiro esquentar e ferver minha cabeça e achar uma solução com solenoides do que gastar uma fortuna com esse tipo de alavanca.

            mas aqui no forum tudo é bem vindo e as ideias se tranformam...

            insanidade é insanidade!!!

            Comment


            • #36
              Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

              Se vc der uma olhada, além da alavanca " gigante" eles tb tem a alavanca com o desenho tradicional.

              Este sistema é desenhado para substituir o padrão "H" pelo sistema sequencial. Eu já pilotei um carro com cambio sequencial e te falo: É o bicho!!

              >Well,
              >The complete system is $1500
              >- The shifter alone is $673.11
              >- The rods are $149.95
              >- and the T1 housing is $399.00
              >Shifter+rods+housing cost $1222.06.. São 1220 US$ ou R$ 2200 no cambio de hj. É caro, mas t
              em gente que paga o dobro disto num jogo de rodas..

              O sistema não é só a alavanca e sim no dispositivo completo que vai acoplado na caixa e que transforma o movimento sequencial no movimento de troca das marchas na caixa de cambio. Não é tao simples qto parece.
              Esta é uma solução para quem pratica arrancadas e para quem quer um canhão para rodar de vez em quando e não quer perder uma arrancada com uma 2da marcha que ñ quer entrar, entende?

              Sds

              Odair
              Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
              VW Fusca 1986 2.2
              Megasquirt V2.2
              Radiador de oleo Flex´o´Lite
              Modulo Iginição MSD
              Discos Powerbrakes

              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

              Comment


              • #37
                Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                amigos te onde sei me corrijam se estiver errado!
                esta alavanca é usada em carros de arrancada! é nao é bem um sistema sequencial pelo menos o que entendo por sequencial tipos carros de rally e indy
                (tipo aumenta marchas puxando pra tras e reduz colocando pra frente a alavanca)
                essa alavanca ela é pra engate rapido! ela engata a primeira colocando pra frente a segunda puxando pra tras a terceira colocando pra frente de novo! sem a necessidade de mudar possição lateral! so pra frente e pra tras! a ré puxa pra cima!
                mas este sistema so tem pra carros tres marchas pelo menos ate onde sei!
                entao enviavel pra nossos fuscas! nao vejo vantagens nessa alavanca pra uso de rua!
                acredito que um cambio sequencial no estilo rally! sim teriamos engates rapidos aliado a prazer ao dirigir e comodidade!
                mas ta dificil! heheheheheheh!
                acho que o sistema deve ser meio eletrico hidraulico! mas acho que primeiro temos que nos preocupar com o sistema do cambio sequencial! dai depois partimos pra embreagem! minha humilde opiniao!
                alguem sabe como funciona aquele sistema das kahena!!! vamos explorar ele melhor!!

                Comment


                • #38
                  Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                  Postado originalmente por Odair Teixeira
                  Pessoal

                  A revista HotVW deste mes mostra uma materia sobre como adaptar um cambio sequencial da MSE em um fusca.
                  http://www.msebg.com/images/photo2.jpg

                  Se eu lembrar este final de semana, escaneio e coloco aqui.

                  É animal...





                  http://www.msebg.com/index.html

                  Abraço

                  Odair
                  Odair,
                  Me tira só uma dúvida. Esse sistema que aparece na Hot VW usa o pedal de embreagem ou "aboliu" ele?
                  Não deu pra ver direito isso nas fotos..

                  Abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #39
                    Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                    Postado originalmente por kafinski
                    amigos te onde sei me corrijam se estiver errado!
                    esta alavanca é usada em carros de arrancada! é nao é bem um sistema sequencial pelo menos o que entendo por sequencial tipos carros de rally e indy
                    (tipo aumenta marchas puxando pra tras e reduz colocando pra frente a alavanca)
                    essa alavanca ela é pra engate rapido! ela engata a primeira colocando pra frente a segunda puxando pra tras a terceira colocando pra frente de novo! sem a necessidade de mudar possição lateral! so pra frente e pra tras! a ré puxa pra cima!
                    mas este sistema so tem pra carros tres marchas pelo menos ate onde sei!
                    entao enviavel pra nossos fuscas! nao vejo vantagens nessa alavanca pra uso de rua!
                    acredito que um cambio sequencial no estilo rally! sim teriamos engates rapidos aliado a prazer ao dirigir e comodidade!
                    mas ta dificil! heheheheheheh!
                    acho que o sistema deve ser meio eletrico hidraulico! mas acho que primeiro temos que nos preocupar com o sistema do cambio sequencial! dai depois partimos pra embreagem! minha humilde opiniao!
                    alguem sabe como funciona aquele sistema das kahena!!! vamos explorar ele melhor!!
                    Pessoal, voltando naquela idéia (ou só uma citação do fernando ferro, acho) sobre o uso de cabos para posicionar a alavanca de câmbio, será que não seria possível mesmo? Teríamos dois conjuntos, compostos por um motor + caixa de redução (tipo de máquina de vidro elétrico) e cabinhos de aço, os quais ficariam responsáveis um pelo movimento no eixo x da alavanca (para a esquerda ou direita) e outro do eixo y (para frente e trás). Isso tudo no câmbio H mesmo, sem doideira de câmbio sequencial.
                    Acho que essa idéia tendeu mais pra de jirico, do que de gênio!! Hauhauha!! Muita acochambração e pouca confiabilidade, mas talvez algum de vocês aproveite pra alguma coisa. Segue desenho:


                    Viagem demais, não? Mas a idéia do acionamento da embreagem hidráulica acho que presta!!
                    Abraços viajantes (tô de mudança amanhã pro Rio)
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #40
                      Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                      esse tipo de alavanca é utilizada em carros com cambio por acionamento com varões como os opala, dodge,etc.

                      no brasil tem um cara que vende essa alavanca por 350,00 reais.

                      eu mesmo já tinha pensado em usar isso no fusca, ,mas para funcionar no fusca, teria que fazer como na foto que nosso amigo postou.

                      fazer uma nova tampa para o cambio do fusca que vedasse e travasse o cambio inutilizando o trambulador original e deixasse os garfos a mostra para a união dos varões nos mesmos para a ligação nessa alavanca.

                      porém, é como o kafinski disse, o cambio não seria sequencial, seria uma alavanca de engate rápido in-line.

                      mandei um email para uma fabrica de peças da moto amazonas, eles me responderam que fazem o cambio e trambulador apenas para o uso em motos, para aplicação em carros seria inviável pois são agregados ao cambio peças que o inutilizam para o uso em carros.

                      pedi pra que eles me mandassem o esquema mecanico de funcionamento dos cambios da amazonas, porém, não me responderam.
                      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                      miura 1979...................60% loading
                      fusca 1977...................aguardando na fila
                      sp2 1973.....................aguardando na fila
                      Puma 1971...................aguardando na fila
                      bianco 1977.................aguardando na fila
                      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                      Comment


                      • #41
                        Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                        Celo

                        Segue a materia escaneada abaixo

                        De acordo com a matéria, o cambio permanece com as 4 marchas in line e não há mudança no cambio.

                        O segredo nao está na alavanca e sim no que eles chamam de " Nose Cone" ou algo como nariz conico que vai na caixa de cambio. Ainda de acordo com a materia, não há necessidade de modificações na caixa de cambio.



                        http://odairstx.pictiger.com/images/18504118/


                        http://odairstx.pictiger.com/images/18504113/

                        Saludos

                        Odair
                        Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                        VW Fusca 1986 2.2
                        Megasquirt V2.2
                        Radiador de oleo Flex´o´Lite
                        Modulo Iginição MSD
                        Discos Powerbrakes

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                        Comment


                        • #42
                          Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                          Odair,

                          Então esse sistema não "retira" o pedal da embreagem? ele continua lá, precisando ser acionado a cada troca de marcha, certo?

                          Abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #43
                            Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Odair,

                            Então esse sistema não "retira" o pedal da embreagem? ele continua lá, precisando ser acionado a cada troca de marcha, certo?

                            Abraço!
                            Isso mesmo Rafael, continua com pedal de embreagem.
                            Só muda a "posição" das marchas (para frente e para trás).

                            Comment


                            • #44
                              Re: Idéia de Jirico, OU de Gênio ?

                              Postado originalmente por Odair Teixeira
                              Celo

                              Segue a materia escaneada abaixo

                              De acordo com a matéria, o cambio permanece com as 4 marchas in line e não há mudança no cambio.

                              O segredo nao está na alavanca e sim no que eles chamam de " Nose Cone" ou algo como nariz conico que vai na caixa de cambio. Ainda de acordo com a materia, não há necessidade de modificações na caixa de cambio.
                              ...
                              Saludos

                              Odair
                              Fala Odair,

                              Ficou bem interessante, apesar de não chegar a ser sequencial...

                              Mas é um caso a se pensar.

                              Abraço

                              Comment

                              Working...
                              X