Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca motor central

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fusca motor central

    Pessoal, estou vendendo meu fusca, esse aí da fotinha;

    O motivo é que estou pegando outro, um 63, salvando o pobre coitado que hoje ostenta um motor AP, que já está sendo retirado pra colocar meu 1800, que não vai com o 96 branco, fica aqui com o papai.

    Bom, esse 63, e´uma boa base, está ótimo de lata, já foi feito um trabalho de soldar todas as peças da lataria, eliminando debruns...

    Meu projeto é: rebaixar um pouco o teto, deixar a saia dianteira reta (como no porsche 356). mudar a janela e churrasqueiras para oval.

    Tava pensando em fazer um carro bem simples, sem sonzeira, nem muita frescura, esse branco já pirei bastante nesse sentido, e acabei concluindo que não tem nada a ver, pelo menos pra mim.

    Assim sendo, já pensava em nem ter bancos traseiros, e, pensando mais um pouco... e se colocasse o motor central?

    Vantagens: distribuição do peso, aproveito minha lata de gol a ar, daria até pra por um câmbio 5 marchas...

    Mas, tem que pensar bem nessa parada, pois como fazer pro ar ir pro motor? Aceito sugestões.

    Outra coisa: Acho que teria que fazer um chassi traseiro diferente, não? E o pedaço onde vai a numeração do chassi?

    Uma coisa que pensei foi em fazer uma "capa" pro motor não ficar direto na minha orelha, dentro do carro, estilo de ônibus, onde o motor fica ao lado do motorista...

    Me ajudem nas idéias, e nas opiniões a respeito, a hora de pensar nisso é agora que vou começar a mexer com calma.

    Enfim, gostaria de abrir o projeto com todos, fazer um fusca by F4E

    (aliás, essa configuração central seria ótima para usar o motor 6 cilindros, hein?)
    Last edited by Leonardo Goulart; 03-09-2009, 05:24 PM.

  • #2
    Re: Fusca motor central

    Fiz umas medições mais ou menos e parece que o motor avançaria uns 70 cm a partir do eixo traseiro pra frente. Acho que ficaria na posição do banco traseiro... parece bom, tem espaço pra uma manutenção e mexer os bancos... bom, mas tem que ver ainda a refrigeração...

    Comment


    • #3
      Re: Fusca motor central

      Leonardo,

      Projeto insano! Doideira mesmo!
      Quer uma dica? Se baseira nesse:
      http://www.youtube.com/watch?v=95QP3...er_profilepage
      É simplesmente um Fusca com motor central de Porsche, que sai 0km de uma concerrionária.. Bem raro!

      Sugiro pensar na regrigeração como a desse Fusca, as fendas laterais, ou então partir para algo mais estilo Porsche.

      Quanto ao cambio, tenta colocar um 5 marchas de AP, mas com isso, você terá que modificar a suspensão trazeira, pois esses cambios usam homocinéticas. E com o motor central, não sei se dá pra usar as IRS....Tudo isso deve ser bem pensado.

      Com o motor cental, a partir de suas medidas, o local com a numeração do chassis já tinha entrado na serra a tempos, né? Qualquer coisa, pense em passar essa numeração para outro local..Sei lá. Vê com algum despachante, pois tamanhas mudanças, provavelmente vão ser um saco para legalizá-las...

      Ah, outra dica, procure fotos de mecânica de porsche 550 spyder, que usam motor central também, dá pra tirar boas idéias. Se achar do 914 tb, vale a pena dar uma olhada!

      Abraço e boa sorte, amigo!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Fusca motor central

        Bem, Meu caro Leonardo,

        Não precisa ser motor de porsche, mas taí uma obra de arte com motor central... e várias soluções para isolar a cabine e conseguir as tomadas de ar corretamente.

        Abraço

        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=504
        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=505
        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=507
        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=509

        Comment


        • #5
          Re: Fusca motor central

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Leonardo,

          Projeto insano! Doideira mesmo!
          Quer uma dica? Se baseira nesse:
          http://www.youtube.com/watch?v=95QP3...er_profilepage
          É simplesmente um Fusca com motor central de Porsche, que sai 0km de uma concerrionária.. Bem raro!

          Sugiro pensar na regrigeração como a desse Fusca, as fendas laterais, ou então partir para algo mais estilo Porsche.

          Quanto ao cambio, tenta colocar um 5 marchas de AP, mas com isso, você terá que modificar a suspensão trazeira, pois esses cambios usam homocinéticas. E com o motor central, não sei se dá pra usar as IRS....Tudo isso deve ser bem pensado.

          Com o motor cental, a partir de suas medidas, o local com a numeração do chassis já tinha entrado na serra a tempos, né? Qualquer coisa, pense em passar essa numeração para outro local..Sei lá. Vê com algum despachante, pois tamanhas mudanças, provavelmente vão ser um saco para legalizá-las...

          Ah, outra dica, procure fotos de mecânica de porsche 550 spyder, que usam motor central também, dá pra tirar boas idéias. Se achar do 914 tb, vale a pena dar uma olhada!

          Abraço e boa sorte, amigo!


          Po, Rafael, que interessante esse vídeo. Achei bem boa a solução de fechar a traseira interna do carro, acho que vai ser assim mesmo... usar as entradinhas de ar da brasólia, bem interessante, me pareceu até que nem é aberto por baixo, o que me deixa mais tranquilo e fica mais fácil de estruturar... Talvez daí, fazer umas entradas de ar no assoalho mesmo, e não deixar totalmente aberto...

          Agora, o motor chega perto da numeração do chassi, mas acho que tem q cortar tudo fora, por causa da altura que fica o câmbio e o chassi, eles se ainham ao túnel central, então, acho que tem que emendar uma estrutura tubular a partir dos bancos da frente. Penso em soldar a numeração em outro lugar... Qto a legalizar, nem sei se é possível, acho q nem vou me alugar com isso, transfiro e pronto...

          Ainda vou pescar esses outros modelos que vc cita. Mas já me deu um ânimo esse vídeo, aliás, é bem nessa linha que pretendo deixar o carro, mais pra andar mesmo, sem muitos acessórios de conforto.

          Comment


          • #6
            Re: Fusca motor central

            Postado originalmente por celojr
            Bem, Meu caro Leonardo,

            Não precisa ser motor de porsche, mas taí uma obra de arte com motor central... e várias soluções para isolar a cabine e conseguir as tomadas de ar corretamente.

            Abraço

            http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=504
            http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=505
            http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=507
            http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=509
            Caraio! Esse tá caprichado, hein! Pena que não mostra por baixo, aí matava o meu problema!


            Bem interessante... A diferença é que esse fusca mais moderno é monobloco, mas dá pra ter muitas idéias... Acho que é assim:

            Corta o túnel e assoalho logo atrás dos bancos dianteiros;
            Faz o compartimento do motor em lata mesmo, soldando a carroceria, com estrutura, pra dar firmeza ao carro;
            entradas de ar laterais e motor "exposto" por baixo, como no original.

            acho que vou usar a capela do gol a ar que tá jogada lá na garagem...

            Hein, talvez de pra recortar a lata atrás do banco traseiro da brasília, não?
            Last edited by Leonardo Goulart; 03-09-2009, 08:08 PM.

            Comment


            • #7
              Re: Fusca motor central

              Postado originalmente por Leonardo Goulart
              Caraio! Esse tá caprichado, hein! Pena que não mostra por baixo, aí matava o meu problema!
              Pois é, nao tinha pensado nisso, e tem outra coisa quem também não entendo, Onde está a barra de direção dele?


              Abraço

              Comment


              • #8
                Re: Fusca motor central

                Postado originalmente por celojr
                Pois é, nao tinha pensado nisso, e tem outra coisa quem também não entendo, Onde está a barra de direção dele?


                Abraço
                iscondida! Hahahahahahah! Esse aí tem suspensão mc pherson nas 4, é outra história...

                Comment


                • #9
                  Re: Fusca motor central

                  Celão,

                  Que Fuscão Louco...Coisa linda mesmo! putz! Não tinha visto!
                  Insano!

                  Leonardo,
                  Se eu fosse fazer um Fusca com motor central, iria me inspirar no do vídeo que te mandei. Só que as entradas laterias desse que o Celão mostrou, tão lindas...Coloca elas levemente em ângulo e talz...massa demais!

                  A parte trazeira terá que ser toda tubular e muito bem pensada. Acho que compensa fazer emendada numa gaiola interna já, mais fácil de juntar tubo com tudo do que tubo com lataria do carro.

                  Esses 1303 não são monobloco. Tem chassis tb e tudo mais. Mcpherson na frente e IRS atrás.

                  Leonardo, tente usar IRS na trazeira, para evitar ter que projetar uma suspensão pro carro. Tem que copiar a posição do pivô do braço da IRS, pra colocá-lo, no mesmo lugar, na estrutura tubular trazeira.

                  Perguntei sobre a legalização após todas essas alterações..Acho que pra conseguir, vai ser bem custoso..

                  Projeto louco, gosto disso!

                  Abraço!
                  Last edited by Rafael_MO; 03-09-2009, 11:39 PM.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #10
                    Re: Fusca motor central

                    Essa é a "vitima". Repare que feio o motor ap pra fora.
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fusca motor central

                      Postado originalmente por Rafael_MO

                      Leonardo, tente usar IRS na trazeira, para evitar ter que projetar uma suspensão pro carro. Tem que copiar a posição do pivô do braço da IRS, pra colocá-lo, no mesmo lugar, na estrutura tubular trazeira.

                      Perguntei sobre a legalização após todas essas alterações..Acho que pra conseguir, vai ser bem custoso..

                      Projeto louco, gosto disso!

                      Abraço!
                      Pois então, estive conversando com meu latoeiro hoje, ele acha que consegue uma variant2 barata pra gente "cabritar" hahahahah. Quanto a documentação, ele tb disse q não é tão complicado, só tem que pedir a remarcação do chassi, e ele mesmo vai encaminhar isso...

                      Depois, vou ver se consigo um agregado de ap barato... Vamos ver no que dá, qquer coisa, vai 4 marchas mesmo.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fusca motor central

                        Postado originalmente por Leonardo Goulart
                        Pois então, estive conversando com meu latoeiro hoje, ele acha que consegue uma variant2 barata pra gente "cabritar" hahahahah. Quanto a documentação, ele tb disse q não é tão complicado, só tem que pedir a remarcação do chassi, e ele mesmo vai encaminhar isso...

                        Depois, vou ver se consigo um agregado de ap barato... Vamos ver no que dá, qquer coisa, vai 4 marchas mesmo.
                        Leonardo,

                        Bacana!
                        Eu sugiro não partir de agregado de AP, e simf azer uma estrutura tubular do zero(que já deverá ser feita de qualquer jeito) e nela ficar o cambio/motor e a suspensão trazeira.

                        Andar com um carro desse legalizado..vixi..deve ser louco demais!

                        Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fusca motor central

                          Putz,

                          Entrei no site desse Fusca que o Celojr postou....

                          O poso adaptou a carroceria do Fusca num Porsche boxster! Só isso.

                          Tiraram as latas do boxter, foram tirando "excessos de metal" da estrutura dele, até encaixar na carroceria do Fusca.... Que insano! pqp!!!

                          Leonardo,

                          Com base nessa informação, compensaria você buscar agregado de AP caso você pretenda usar a suspensão dianteira de algum VW com motor AP(com a parte de direção travada, para as suas rodas traeiras não tentarem fazer curva..hehehehe) e usar o cambio AP.

                          Na minha humilde opinião, acho esse tipo de adaptação "meia boca". Suspensão dianteira é suspensão dianteira, e suspensão trazeira é suspensão trazeira... Como dizem: "uma coisa é uma coisa....outra coisa é outra coisa"...hehehe

                          Eu partiria para uma estrutura trazeira tubular, que copiasse o devido posicionamento dos braços de uma Suspensão IRS e usá-las. O cambio é fácil de adaptar nessa estrutura tubular, logo, eu nem me preocuparia com agregado.

                          Abraço!

                          PS: Leonardo, dê uma olhada nas fotos desse link: http://www.bugster.at/_produktion/default.html
                          Mostra bem detalhado como o carro foi feito, a adaptação do monobloco(ou a parte de baixo dele) no Fusca. Dá para tirar boas idéias de reforços no chassis, berço do motor e etc. Pelo que vi, no Boxster, se retira o motor por baixo.
                          Last edited by Rafael_MO; 05-09-2009, 12:45 AM.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #14
                            Re: Fusca motor central

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Putz,

                            Entrei no site desse Fusca que o Celojr postou....

                            O poso adaptou a carroceria do Fusca num Porsche boxster! Só isso.

                            Tiraram as latas do boxter, foram tirando "excessos de metal" da estrutura dele, até encaixar na carroceria do Fusca.... Que insano! pqp!!!

                            Leonardo,

                            Com base nessa informação, compensaria você buscar agregado de AP caso você pretenda usar a suspensão dianteira de algum VW com motor AP(com a parte de direção travada, para as suas rodas traeiras não tentarem fazer curva..hehehehe) e usar o cambio AP.

                            Na minha humilde opinião, acho esse tipo de adaptação "meia boca". Suspensão dianteira é suspensão dianteira, e suspensão trazeira é suspensão trazeira... Como dizem: "uma coisa é uma coisa....outra coisa é outra coisa"...hehehe

                            Eu partiria para uma estrutura trazeira tubular, que copiasse o devido posicionamento dos braços de uma Suspensão IRS e usá-las. O cambio é fácil de adaptar nessa estrutura tubular, logo, eu nem me preocuparia com agregado.

                            Abraço!

                            PS: Leonardo, dê uma olhada nas fotos desse link: http://www.bugster.at/_produktion/default.html
                            Mostra bem detalhado como o carro foi feito, a adaptação do monobloco(ou a parte de baixo dele) no Fusca. Dá para tirar boas idéias de reforços no chassis, berço do motor e etc. Pelo que vi, no Boxster, se retira o motor por baixo.

                            Então, na realidade meu plano agora é comprar a variant 2 que o meu latoeiro vai tentar conseguir e usar toda a suspensão dela... na frente e atrás, fazendo uma estrutura tubular pra poder inverter a traseira... se achar um agregado ap barato, eu digo do câmbio até as rodas, mas não usar a suspensão.

                            Na verdade, preciso começar a enxergar as peças juntas, pra poder imaginar como fazer... Eu tenho aqui na empresa um chassi com câmbio e suspensão que se a variant não rolar, vai pra faca, hahahah.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Fusca motor central

                              Postado originalmente por Leonardo Goulart
                              Então, na realidade meu plano agora é comprar a variant 2 que o meu latoeiro vai tentar conseguir e usar toda a suspensão dela... na frente e atrás, fazendo uma estrutura tubular pra poder inverter a traseira... se achar um agregado ap barato, eu digo do câmbio até as rodas, mas não usar a suspensão.

                              Na verdade, preciso começar a enxergar as peças juntas, pra poder imaginar como fazer... Eu tenho aqui na empresa um chassi com câmbio e suspensão que se a variant não rolar, vai pra faca, hahahah.

                              Leonardo,

                              A idéia de usar toda a suspensão da Variant II é muito boa. Vai praticamente "fazer" o seu Fusca 1303(os do modelo gringo). Se for fazer, mande muitas fotos pra gente!

                              Isso de inverter a trazeira que vocÊ fala é só motor e cambio né? Pq se inverter a suspensão, acredito que não ficará bom.

                              De AP, acho que você precisa só do cambio e no máximo os semi-eixos com homocinéticas. E mais nada, o resto deve dar pra pegar de uam Variant. Talvez os semi-eixos de Variant dêm certo no cambio AP.

                              Para passar a suspensão da Variant pro Fusca, é interessante fazer um gabarito bem travado, antes de cortar a Variantola pra colocar na carroceria do Fusca. Assim, se tme certeza da perfeita geometria, na hora de soldar no Fusca!

                              A idéia é insana e muito boa! Show de bola!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment

                              Working...
                              X