Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gerador de energia eletrica

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Gerador de energia eletrica

    Opa! Não sei se essa é a seção certa sobre o assunto.

    Estou querendo fazer um gerador eletrico com um motor VW-ar para carregar uma bateria comum e manter meus PCs ligados. Quero utilizar 2 baterias, para quando uma descarregar a outra já está carregada e ai é só mudar com uma chave. Tenho o aparelho que muda a corrente de continua para alternada e com isso ligo o meu Nobreak em uma das baterias, e quando a bateria descarregar o Nobreak vai avisar ativando a sua bateria interna e apitando, em seguida é só trocar para a outra bateria que está tudo certo. Posso até fazer a troca na base de chaves liga e desliga. Lógico que o motor não ficará ligado o dia inteiro pois só pretendo fazer uso quando uma das 2 baterias estiverem totalmente gasta.

    Como o alternador não precisa de muita rotação para carregar a bateria (creio eu que 1500 RPM já sejam o suficiente) estou pensando em fazer um motor 1300 com comando VW 2AG e super taxado, algo em torno de 17:1. As camaras serão hemisfericas e utilizarei carburação dupla.

    Pretendo fazer o motor trabalhar entre 700 a 100 RPM e colocar uma multiplicação mair no alternador para assim gerar mais energia em baixas rotação.

    Como a rotação vai ser muito baixa creio que não precisarei me preocupar com a taxa elevada (estudo até por mais taxa).

    Quanto ao escape pretendo fazer uma saida bem abafada e um cano longo com a saida para o alto (como se fosse uma chaminé) assim aproveitarei o torque que o motor ganhará e ele trabalhará silencioso.

    O que acham da minha idéia, devo acrescentar ou tirar algo?

    Sugestões são bem vindas.
    Last edited by bolo; 03-09-2009, 02:26 PM.
    Fusca4ever

    E também Puma4ever!! ;)

    Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

  • #2
    Re: Gerador de energia eletrica

    mas qual o motivo da taxa tao alta? nao pode ser uma taxa original nao?
    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

    Comment


    • #3
      Re: Gerador de energia eletrica

      deixa ver se entendi!
      vç quer montar um motr de fusca so pra carregar baterias e fazer tipo um no break!
      cara sinceramente acho isso uma loucuratotal se é isso mesmo! nao vejo sentido! pelo menos por aqui nao tem falta de luz tao seguida que compenseo investimento desses!
      e se quer fazer um gerador de energia! eu usaria um motor menor e mais barato! um motor de moto um pequeno motor tempos! coisa assim!
      mas faz ai um catavento pra carregar as baterias!hhehehehe!! mais economico e nao poluente!

      Comment


      • #4
        Re: Gerador de energia eletrica

        Bolo,

        Que dá pra usar um motor de fusca para fazer um gerador, até dá, mas será que compensa?

        Compra um geradorzinho a gasolina ou diesel e pronto.

        Eu, sinceramente, não esquentaria a mufa com isso.

        De qualquer forma, boa sorte com sua empreitada.

        Abraço

        Comment


        • #5
          Re: Gerador de energia eletrica

          O Gerador não vai funcionar como um nobreak e sim como gerador mesmo, ele vai carregar as baterias e vou utilizar um inversor para jogar a energia para o nobreak que já tenho e assim utilizar os PCs. Uma bateria de 50 Ah alimenta um PC que consome em media 300w com monitor durante 2 horas. O gerador (motor) não vai ficar ligado o dia inteiro, muito pelo contrário, só será ligado para carregar uma das baterias.

          Já pensei em diversas formas de geradores, inclusive a heolica, mas o problema é que onde moro não venta muito e para uma turbina heolica gerar 100w tem que ter um diametro de giro acima de 1m o que já torna perigoso pois aerogeradores precisam não só de velocidades mas tambem de freios para uma eventual ventania, a segurança no projeto é o mais importante.

          Como pretendo utilizar alcool e uma taxa elevadissíma não haverá muita poluição, estava pensando até em criar uma caixa para captação de todas as impurezas da exaustão como se fosse um filtro de um aspirador de pó assim não sairia a impureza para o meio ambiente.

          Já pensei em um motor pequeno e até de moto, mas como entendo mais de motores VW-ar foi a minha primeira opção.

          Se o gasto que tenho com conta de luz cair pela metade já estou no lucro.
          Fusca4ever

          E também Puma4ever!! ;)

          Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

          Comment


          • #6
            Re: Gerador de energia eletrica

            Postado originalmente por bolo
            O Gerador não vai funcionar como um nobreak e sim como gerador mesmo, ele vai carregar as baterias e vou utilizar um inversor para jogar a energia para o nobreak que já tenho e assim utilizar os PCs. Uma bateria de 50 Ah alimenta um PC que consome em media 300w com monitor durante 2 horas. O gerador (motor) não vai ficar ligado o dia inteiro, muito pelo contrário, só será ligado para carregar uma das baterias.

            Já pensei em diversas formas de geradores, inclusive a heolica, mas o problema é que onde moro não venta muito e para uma turbina heolica gerar 100w tem que ter um diametro de giro acima de 1m o que já torna perigoso pois aerogeradores precisam não só de velocidades mas tambem de freios para uma eventual ventania, a segurança no projeto é o mais importante.

            Como pretendo utilizar alcool e uma taxa elevadissíma não haverá muita poluição, estava pensando até em criar uma caixa para captação de todas as impurezas da exaustão como se fosse um filtro de um aspirador de pó assim não sairia a impureza para o meio ambiente.

            Já pensei em um motor pequeno e até de moto, mas como entendo mais de motores VW-ar foi a minha primeira opção.

            Se o gasto que tenho com conta de luz cair pela metade já estou no lucro.
            1) Nem sempre taxa alta gera baixas emissões.
            2) taxa muito alta 17:1 ou mais como já disse em várias outras oportunidades pode gerar perda por redução do rendimento mecânico.
            3) Numa cilindrada mais baixa, uma taxa tão alta é implacável, existindo a possibilidade real de calço hidráulico numa eventual falha de vedação de uma agulha de carburador. ou mesmo numa partida forado ideal.
            4) Para chegar à taxa de 17:1 num 1300 o volume da câmara será de aproximadamente 20cm3, ou seja menos da metade do volume daquele copinho de café descartável!! Portanto muito fácil de se estrapolar este volume gerando um calço hidráulico. Os próprios diafragmas de aceleração rápida dos carburadores devem ser preferncialmente desligados nestes casos!
            5) Taxas assim altas irão obrigar a avanços mais baixos.
            6) Rotações tão baixas não permitirão você aproveitar o rendimento disponível do cabeçote original, que ocorre ao redor das 2000 a 2500rpm!
            7) Para reduzir emissões verdadeiramente existe a obrigatoriedade do uso de um catalizador e de mistura o mais próxima da estequiométrica. Taxa alta aumenta a emissão de NOx de forma significativa!
            Taxa alta (exageradamente) não combina de forma alguma com mistura estequiométrica, daí aparece um paradoxo para se tentar chegar à uma condição realmente ecológica!


            Acho um desperdício usar um VW a ar como gerador,mas caso seja esta a opção em função de praticidade ou disponibilidade eu usaria a seguinte configuração.

            Minha idéia a respeito disso
            Motor 1300cm3 a gasolina com taxa de compressão entre 6,8:1 (original) a 8:1.
            Carburador simples H30PIC
            Comando da Kombi injetada (116).
            Escape original do fusca catalizado (Itamar), com sensor de oxigênio ligado a monitorado via mili voltímetro.
            Operar em rotação de 2000 a 2500 rpm por ser a melhor faixa de funcionamento do mesmo com esta configuração e também ser aquela onde o rendimento volumétrico é próximo do máximo.
            Ajustar o avanço em aproximadamente 10 a 12 graus iniciais e ao redor de 25 graus na rotação sugerida.
            Ajustar a giclagem de combustível de modo que o sensor de oxigênio indique o mais próximo possível de 477mVolts, pois esta é a tensão de Lambda =1 (estequiométrica).
            Esta configuração deve ser a mais eficiente e menos poluidora.
            Com álcool existirá um consumo específico maior e a necessidade de carburação dupla.
            Se isto não for problema, use os dois buras com álcool e será ainda mais ecológico!

            Sem dúvida um caso de Insanidade... hehehe!!!
            Com o motor girando a 2500rpm 1300 a gasolina devemos ter uma potência máxima disponível de 20 a 25cv, porém como a potência a ser utilizada virá via alternador original do motor, devemos ver sua capacidade real.
            25cv equivalem a 18400 Watts ou 18,4 KW, porém o alternador do Fusca em geral fornece corrente máxima de 35A a 12 volts (na verdade 14 volts aproximadamente), isto dá uma potência de 14*35 = 490 Watts
            Aí é que existe o abismo técnico da adaptação, pois teremos um motor com capacidade de gerar 18,4KW (e bem mais se trabalhar em rotação mais elevada) com um alternador para apenas 0,49KW, ou seja aproveitaremos apenas 2,7% (no máximo) de toda a energia que esta configuração de motor pode oferecer!
            Este é o preço!

            O ideal seria um motor de potência um pouco superior a 490W (um pouco maior é lógico para ter uma reserva), por exemplo de 1 cv que equivale a 736Watts, ou usar um gerador elétrico diferente acoplado no virabrequim do motor de Fusca, aí sim para ter uma pequena usina elétrica capaz de alimentar muito mais que um PC.
            Afinal 18,4KW é a potência de aproximadamente 4 chuveiros elétricos funcionando simultaneamente, ou seja muito mais do que toda a energia necessária numa casa.

            Pense bem e boa sorte.
            Estamos aqui para ajudar no que for necessário e estiver a nosso alcance independente de sua decisão.
            Last edited by Master Vader; 04-09-2009, 08:46 AM.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #7
              Re: Gerador de energia eletrica

              Creio que algo assim seja muito mais próximo da sua necessidade:

              http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-110220-v-_JM


              Lá na faculdade eles compravam geradores assim pro curso de preparação de motores. Enchiam a cabeça do pistão e ralavam o comando, dando um pouquinho mais de taxa e funcionavam no alcool. Tem sempre a opçao do diesel tb.

              Comment


              • #8
                Re: Gerador de energia eletrica

                Postado originalmente por realenemy
                Creio que algo assim seja muito mais próximo da sua necessidade:

                http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-110220-v-_JM


                Lá na faculdade eles compravam geradores assim pro curso de preparação de motores. Enchiam a cabeça do pistão e ralavam o comando, dando um pouquinho mais de taxa e funcionavam no alcool. Tem sempre a opçao do diesel tb.
                Então, foi exatamente isso que sugerí.

                Abraço

                Comment


                • #9
                  Re: Gerador de energia eletrica

                  Postado originalmente por Master Vader
                  1) Nem sempre taxa alta gera baixas emissões.
                  2) taxa muito alta 17:1 ou mais como já disse em várias outras oportunidades pode gerar perda por redução do rendimento mecânico.
                  3) Numa cilindrada mais baixa, uma taxa tão alta é implacável, existindo a possibilidade real de calço hidráulico numa eventual falha de vedação de uma agulha de carburador. ou mesmo numa partida forado ideal.
                  4) Para chegar à taxa de 17:1 num 1300 o volume da câmara será de aproximadamente 20cm3, ou seja menos da metade do volume daquele copinho de café descartável!! Portanto muito fácil de se estrapolar este volume gerando um calço hidráulico. Os próprios diafragmas de aceleração rápida dos carburadores devem ser preferncialmente desligados nestes casos!
                  5) Taxas assim altas irão obrigar a avanços mais baixos.
                  6) Rotações tão baixas não permitirão você aproveitar o rendimento disponível do cabeçote original, que ocorre ao redor das 2000 a 2500rpm!
                  7) Para reduzir emissões verdadeiramente existe a obrigatoriedade do uso de um catalizador e de mistura o mais próxima da estequiométrica. Taxa alta aumenta a emissão de NOx de forma significativa!
                  Taxa alta (exageradamente) não combina de forma alguma com mistura estequiométrica, daí aparece um paradoxo para se tentar chegar à uma condição realmente ecológica!


                  Acho um desperdício usar um VW a ar como gerador,mas caso seja esta a opção em função de praticidade ou disponibilidade eu usaria a seguinte configuração.

                  Minha idéia a respeito disso
                  Motor 1300cm3 a gasolina com taxa de compressão entre 6,8:1 (original) a 8:1.
                  Carburador simples H30PIC
                  Comando da Kombi injetada (116).
                  Escape original do fusca catalizado (Itamar), com sensor de oxigênio ligado a monitorado via mili voltímetro.
                  Operar em rotação de 2000 a 2500 rpm por ser a melhor faixa de funcionamento do mesmo com esta configuração e também ser aquela onde o rendimento volumétrico é próximo do máximo.
                  Ajustar o avanço em aproximadamente 10 a 12 graus iniciais e ao redor de 25 graus na rotação sugerida.
                  Ajustar a giclagem de combustível de modo que o sensor de oxigênio indique o mais próximo possível de 477mVolts, pois esta é a tensão de Lambda =1 (estequiométrica).
                  Esta configuração deve ser a mais eficiente e menos poluidora.
                  Com álcool existirá um consumo específico maior e a necessidade de carburação dupla.
                  Se isto não for problema, use os dois buras com álcool e será ainda mais ecológico!

                  Sem dúvida um caso de Insanidade... hehehe!!!
                  Com o motor girando a 2500rpm 1300 a gasolina devemos ter uma potência máxima disponível de 20 a 25cv, porém como a potência a ser utilizada virá via alternador original do motor, devemos ver sua capacidade real.
                  25cv equivalem a 18400 Watts ou 18,4 KW, porém o alternador do Fusca em geral fornece corrente máxima de 35A a 12 volts (na verdade 14 volts aproximadamente), isto dá uma potência de 14*35 = 490 Watts
                  Aí é que existe o abismo técnico da adaptação, pois teremos um motor com capacidade de gerar 18,4KW (e bem mais se trabalhar em rotação mais elevada) com um alternador para apenas 0,49KW, ou seja aproveitaremos apenas 2,7% (no máximo) de toda a energia que esta configuração de motor pode oferecer!
                  Este é o preço!

                  O ideal seria um motor de potência um pouco superior a 490W (um pouco maior é lógico para ter uma reserva), por exemplo de 1 cv que equivale a 736Watts, ou usar um gerador elétrico diferente acoplado no virabrequim do motor de Fusca, aí sim para ter uma pequena usina elétrica capaz de alimentar muito mais que um PC.
                  Afinal 18,4KW é a potência de aproximadamente 4 chuveiros elétricos funcionando simultaneamente, ou seja muito mais do que toda a energia necessária numa casa.

                  Pense bem e boa sorte.
                  Estamos aqui para ajudar no que for necessário e estiver a nosso alcance independente de sua decisão.
                  Bom pretendo descartar a alta taxa, mas como ele vai trabalhar com alcool creio que 12:1 é viavel não?

                  A pricipio não pretendo fazer o motor girar a 2000 RPM pois vou utilizar uma multiplicação maior entre a polia do motor e gerador.

                  Pretendo fazer o motor operar a 600 RPM para carregar as baterias, lógico que não será baterias pequenas de 50Ah. O alternador pretendo utilizar um de vectra de 120Ah e uma multiplicação de 3:1 ou seja, o alteranador vai trabalhar de 1800 a 2000 RPM.

                  Como exemplo geradores eolicos domesticos utilizam multiplicação de velocidade de até 5:1 ou seja a turbina girando a 500 rpm vão ser 2000 RPM no gerador. Já em geradores de campo (onde só uma pá tem quase 50 metros) a multiplicação deve ser até maior. Se ele gerar de 3 a 5 Cv a 600 RPM (não tenho noção da potencia gerada nessa rotação) e empurrar a uma multiplicação de 3:1 um alternador de Vectra de 120 Ah ou 1680w (2,3 Cv) já estará ótimo

                  A alimentação estou pensando em fazer injetada com megasquirt, e um injetor em cada cilindro.

                  A vantagem desse gerador é que ele produzirá energia rápido carregando ou não baterias.

                  Agora se o gasto de combustivel na lenta for proximo da eficiência volumetrica maxima não vai ter mais sentido o projeto com o motor VW-ar, terei que guarda-lo em minhas gavetas... ou pensar em outro motor.
                  Fusca4ever

                  E também Puma4ever!! ;)

                  Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

                  Comment

                  Working...
                  X