Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Twin Spark

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Twin Spark

    Achei isso no forúm do Megasquirt Brasil.
    http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000374358

    É uma dissertação de mestrado de engenharia mecânica.Não tive tempo de ler direitinho, mas parece ser muito interessante.

    Segue o resumo do documento:
    Os motores de combustão interna têm sido a principal fonte geradora de trabalho mecânico, especialmente em veículos automotores e sua quantidade tem se expandido de forma exponencial desde sua invenção, no século XIX. Os efeitos deste crescimento podem ser observados pelo aumento do consumo mundial de petróleo e da concentração de gases tóxicos na atmosfera, principalmente nas grandes cidades. Por este motivo, foi desenvolvido o presente trabalho, que tem por objetivo quantificar as melhorias no desempenho e economia de combustível obtidas em um motor automobilístico através do uso de um sistema de ignição dupla. Os ensaios foram realizados usando um motor VW refrigerado a ar e com dupla carburação (1.6 l de cilindrada e taxa de compressão 7,2:1) alimentado com álcool etílico hidratado. Foram feitas análises comparativas com ensaios em plena carga e em cargas parciais (0,8 e 0,9 atm de pressão absoluta no coletor de admissão) a 2000, 3000 and 4000 rpm de forma a evidenciar as vantagens e desvantagens do sistema com ignição dupla. O sistema de ignição dupla foi projetado de modo que as centelhas nas duas velas de cada cilindro ocorressem simultaneamente e que fosse possível o controle dos tempos de ignição. Os resultados obtidos indicam uma melhoria no desempenho para todas as condições de operação, com regimes de carga parcial em que os ganhos superaram os 20% em torque e potência e 15% no consumo específico de combustível.

  • #2
    Re: Twin Spark

    Muito interessante a peça.
    Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos quanto à viabilidade de utilização de duas velas em motores de rua, pois vi que eles utilizaram um motor a álcool, com taxa de 7,2:1, para evitar detonação, mas achei essa taxa muito baixa.
    Como os alfa romeu utilizam esse sistema há algum tempo, acredito que a adaptação desse sistema seria interessante, afinal os testes realizados apresentaram bons resultados.
    Acredito também, que seria possível utilizar bobinas individuais, semelhantes às utilizadas no marea.
    Brasília - DF

    Comment


    • #3
      Re: Twin Spark

      No thesamba tinha um povo falando sobre isso, mas eram carros de performance, se procurar lá acha umas fotos!

      Comment


      • #4
        Re: Twin Spark

        Postado originalmente por RPM
        Muito interessante a peça.
        Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos quanto à viabilidade de utilização de duas velas em motores de rua, pois vi que eles utilizaram um motor a álcool, com taxa de 7,2:1, para evitar detonação, mas achei essa taxa muito baixa.
        Como os alfa romeu utilizam esse sistema há algum tempo, acredito que a adaptação desse sistema seria interessante, afinal os testes realizados apresentaram bons resultados.
        Acredito também, que seria possível utilizar bobinas individuais, semelhantes às utilizadas no marea.
        No fusca deve ficar uma maravilha, mas o engraçado é que o marea com suas 5 bobinas e toda sua modernidade é um baita beberrão...
        vai entender...

        Comment


        • #5
          Re: Twin Spark

          o honda fit tb é twin spark
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

          Comment


          • #6
            Re: Twin Spark

            Postado originalmente por Schmit
            No fusca deve ficar uma maravilha, mas o engraçado é que o marea com suas 5 bobinas e toda sua modernidade é um baita beberrão...
            vai entender...
            Realmente, ele é beberrão mesmo.

            Mas me lembro de um eclipse que o cara utilizou aquelas bobinas individuais, sem cabo de vela, e o carro era bem forte, não sei se eram iguais às dpo marea, mas eram bem parecidas.
            Last edited by RPM; 07-10-2009, 01:02 PM.
            Brasília - DF

            Comment


            • #7
              Re: Twin Spark

              Já vi num post aqui que tratava de motor vw em aviação esperimental a colocação de velas duplas num cabeçote de fusca.
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

              Comment


              • #8
                Re: Twin Spark

                Segundo o texto foi apenas colocada uma vela a mais em cada cilindro, onde ambas centelham ao mesmo tempo. Não há detalhes acerca da posição relativa entre essas velas. Dependendo dessa posição podemos ter 2 pontos distintos de inicio da queima da mistura, o que em determinadas condições (de rotação elevada ou altas cargas em baixas rotações por ex.) pode haver 2 ondas de choque que se encontram, produzindo efeito semelhante a uma auto-ignição (como por depósitos de carvão incandescentes) produzindo o que chamamos de "batida de pino". Talvez por isso a taxa de compressão usada foi muito baixa em relação a octanagem do combustível usado (álcool).

                Sei lá, mas superar os 20% de ganho em torque e potência e 15% no consumo, acho um pouco otimista.

                Comment


                • #9
                  Re: Twin Spark

                  Postado originalmente por Gump-GTI
                  o honda fit tb é twin spark
                  Honda fit não é twin spark. Ele usa o esquema de WASTED SPARK! Que nada mais é que uma bobina por cilindro, tal qual o marea, audi, alguns new beetles e golfs!
                  Só!

                  Twin spark de fábrica é o alfa 145, se não me engano. Que tem o emblemazinho na mala T. SPARK! HEhehehe
                  2100 aspro

                  Comment


                  • #10
                    Re: Twin Spark

                    Postado originalmente por FILIPE A
                    Honda fit não é twin spark. Ele usa o esquema de WASTED SPARK! Que nada mais é que uma bobina por cilindro, tal qual o marea, audi, alguns new beetles e golfs!
                    Só!

                    Twin spark de fábrica é o alfa 145, se não me engano. Que tem o emblemazinho na mala T. SPARK! HEhehehe


                    COoorreto seu felipe! é isso mesmo.
                    1300L STD , branco 1979
                    Agora dupla solex 32!
                    Um dia a força vem!

                    Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

                    Campinas-sp

                    Comment


                    • #11
                      Re: Twin Spark

                      E eu tenho uma ranger 2.3 a gasolina que tb é com 2 velas por cilindro. Interessante que é o mesmo motor do maverick, gostei muito desse motor. Achava q ranger 4 cil devia ser xoxa, mas não é não. Tem um torque muito bom, e o consumo é na faixa 8km/l de gasolina na cidade, pisando leve.

                      Comment

                      Working...
                      X