Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

    olá galera.

    Por estes dias tive uma ideia na cabeça e fiquei intrigado, pois pacere ser uma idéia plausível.

    Seria possivel fabricar um supercharger (compressor) centrífugo, apartir de uma turbina T2 por exemplo?

    Pois bolei uma solução:

    Desmontar uma turbina de modo que utilizemos só o compressor (parte FRIA) onde retirariamos a hélice da parte quente e colocariamos no lugar uma polia, de preferencia dentada.

    Ai esta polia iria ser girada e ter seu giro multiplicado por outras polias até chegar ao Volante do motor.

    Como a maioria das turbina trabalham em torno de 150.000 RPM e nosso fusca gira em torno de 5000 rpm, cada volta completa do vira teria que gerar 30 voltas na polia da turbina.

    Bom fiz um desenho no paint mesmo pra ilustrar.

    VERMELHO É O VOLANTE DO MOTOR
    VERDE È POLIA MENOR NO MESMO EIXO DA POLIA AMARELA MAIOR QUE DARÁ O GIRO NA POLIA DA TURBINA.

    juntamente com as imagens de uma turbina, e de um compressor vortec.

    ajudem a desenvolver essa minha ídeia, deem opiniões.

    Pois tenho ima pior que essa

    rsrsrsrs

    abraço
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

    Postado originalmente por fernando ferro
    olá galera.

    Por estes dias tive uma ideia na cabeça e fiquei intrigado, pois pacere ser uma idéia plausível.

    Seria possivel fabricar um supercharger (compressor) centrífugo, apartir de uma turbina T2 por exemplo?

    Pois bolei uma solução:

    Desmontar uma turbina de modo que utilizemos só o compressor (parte FRIA) onde retirariamos a hélice da parte quente e colocariamos no lugar uma polia, de preferencia dentada.

    Ai esta polia iria ser girada e ter seu giro multiplicado por outras polias até chegar ao Volante do motor.

    Como a maioria das turbina trabalham em torno de 150.000 RPM e nosso fusca gira em torno de 5000 rpm, cada volta completa do vira teria que gerar 30 voltas na polia da turbina.

    Bom fiz um desenho no paint mesmo pra ilustrar.

    VERMELHO É O VOLANTE DO MOTOR
    VERDE È POLIA MENOR NO MESMO EIXO DA POLIA AMARELA MAIOR QUE DARÁ O GIRO NA POLIA DA TURBINA.

    juntamente com as imagens de uma turbina, e de um compressor vortec.

    ajudem a desenvolver essa minha ídeia, deem opiniões.

    Pois tenho ima pior que essa

    rsrsrsrs

    abraço
    Acredito que o eixo da turbina seja muito fragio para se colocar uma polia , pois teria que trabalhar com a correia esticada (obvio) forçando o eixo e o mancal da turbina para um lado apenas, desgastando o mancal rapidamente.

    O que poderia ser feito ,desenvolver um fuso com mancais de rolamento que tranmitiriam a rotação para turbina.
    Abraços

    Alexandre

    Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



    Comment


    • #3
      Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

      foi primeira coisa que pensei tambem!! deve forçar demais o eixo!! e acho que nao compensa!! da pra encontrar super charger de fiesta por ai! a um preço rasoavel!

      Comment


      • #4
        Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

        Postado originalmente por kafinski
        foi primeira coisa que pensei tambem!! deve forçar demais o eixo!! e acho que nao compensa!! da pra encontrar super charger de fiesta por ai! a um preço rasoavel!
        é que o do fiesta é pra carro 1.0 e além do mais é menos eficiente do que um centrifugo

        Comment


        • #5
          Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

          O eixo e o mancal nao aguentam torque. Se vc olhar com atenção, os procharger e as paxton todas tem um conjunto de engrenagens, de multiplicação, nunca é tocado direto no eito da turbina. Pelo preço de fazer um e a chance de não dar certo, é mais prático comprar um pro charger.

          http://www.procharger.com/

          Que tal um F4?

          Comment


          • #6
            Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

            Outro canal é instalar um 4-53, provavelmente o caminho mais barato.

            Comment


            • #7
              Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

              retirei algumas fotos do tópico do forum ratvolks que eu também participo.

              falam sobre o funcionamento do compressor judson, aqueles antigos usados para motores de fusca 1200.

              é um projeto bem simples, aparentemente, e deve funcionar bem, ainda mais se fizer um maior do queo original para motores de maior cilindrada.

              talvez ajude.

              abraços.
              Arquivos Anexos
              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
              miura 1979...................60% loading
              fusca 1977...................aguardando na fila
              sp2 1973.....................aguardando na fila
              Puma 1971...................aguardando na fila
              bianco 1977.................aguardando na fila
              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

              Comment


              • #8
                Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                mais uma fotinhas...
                Arquivos Anexos
                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                miura 1979...................60% loading
                fusca 1977...................aguardando na fila
                sp2 1973.....................aguardando na fila
                Puma 1971...................aguardando na fila
                bianco 1977.................aguardando na fila
                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                Comment


                • #9
                  Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                  Postado originalmente por realenemy
                  Outro canal é instalar um 4-53, provavelmente o caminho mais barato.
                  Acho muito pesado, e a eficiencia é menor comparado com o centrifugo, além do que um mortor 1600 4 cil , num dá conta de um compressor projetado pra V8.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                    Postado originalmente por realenemy
                    O eixo e o mancal nao aguentam torque. Se vc olhar com atenção, os procharger e as paxton todas tem um conjunto de engrenagens, de multiplicação, nunca é tocado direto no eito da turbina. Pelo preço de fazer um e a chance de não dar certo, é mais prático comprar um pro charger.

                    http://www.procharger.com/

                    Que tal um F4?
                    jà que com correias o mancal de desgastaria, quetal trabalharmos com engrenagens, é só adaptar uma no volante do motor, e uma menor no eixo quente da turbina. pronto.

                    e ai, será que agora dá, acho que não né, só foi uma idéia.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                      Postado originalmente por fernando ferro
                      olá galera.

                      Por estes dias tive uma ideia na cabeça e fiquei intrigado, pois pacere ser uma idéia plausível.

                      Seria possivel fabricar um supercharger (compressor) centrífugo, apartir de uma turbina T2 por exemplo?

                      Pois bolei uma solução:

                      Desmontar uma turbina de modo que utilizemos só o compressor (parte FRIA) onde retirariamos a hélice da parte quente e colocariamos no lugar uma polia, de preferencia dentada.

                      Ai esta polia iria ser girada e ter seu giro multiplicado por outras polias até chegar ao Volante do motor.

                      Como a maioria das turbina trabalham em torno de 150.000 RPM e nosso fusca gira em torno de 5000 rpm, cada volta completa do vira teria que gerar 30 voltas na polia da turbina.

                      Bom fiz um desenho no paint mesmo pra ilustrar.

                      VERMELHO É O VOLANTE DO MOTOR
                      VERDE È POLIA MENOR NO MESMO EIXO DA POLIA AMARELA MAIOR QUE DARÁ O GIRO NA POLIA DA TURBINA.

                      juntamente com as imagens de uma turbina, e de um compressor vortec.

                      ajudem a desenvolver essa minha ídeia, deem opiniões.

                      Pois tenho ima pior que essa

                      rsrsrsrs

                      abraço
                      E se substituirmos a polia amarela por uma engrenagem, ai colocar uma outra engrenagem no eixo da turbina, e acoplar?

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                        MAS como vc acha que seria estas engregagens pois se rodar a "seco" vai estourar pelo atrito....abrç

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                          Fernando, o 4-53 era um motor Detroit diesel da GM de 4 cilindros em linha, provavelmente o menor que rodou no Brasil. Existem menores, mas nao sei dizer se a gente acha por aqui. Repare como ele é montado na lateral do motor.



                          Aqui uma foto que eu tinha visto a muito tempo atrás, um montado num passat:





                          E aqui um fusca com um (eu sei que existem bem mais, mas não achei outras fotos):



                          Nas duas aplicações o carburador tá antes do blower, não gosto muito da ideia, acho que pressurizar a boca dos carburadores ou injeção mais interessante.

                          Vejo que vc está questionando a eficienca do blower, mas qual a aplicacao que vc tá buscando? Vai montar um carro de 8 segundos no quarto de milha? Creio que sem cabeçotes Pauter retrabalhados, corpos de aceleração duplos, injeção eletronica, paralamas de fibra, suspensão travada, essa "menor eficiencia" não vai fazer absolutamente nenhuma diferença pra vc.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                            Concordo com o realenemy quanto à qual aplicação será feita.

                            Mas acho que esse tópico é um belo exercício de criatividade.

                            Eu optaria por fazer a relação multiplicadora com engrenagens mesmo(uma boa oficina de tornearia que tenha bons equipamentos é capaz de fazer engrenagens bem satisfatórias). Dá pra fazer uma carcaça das engrenagens com chapas de alumínio, talvez de uma polegada acopladas com parafusos(como a carcaça dos nossos motores, que é bi-partida) colocando rolamentos nos mancais.

                            Lubrificação? Como é pra carro mexido, pode usar a linha externa de óleo, este levado por amngueiras da bomba até o compressor.

                            Como a maior engrenagem, na relação multiplicadora, será acoplada à polia, ela receberá o maior torque. O torque será transmitido à engrenagem menor por uma força do dente da engrenagem maior no menor. E esse causa uma reação (Lei de Açao e Reação). Como a engrenaem menor tem um raio menor, essa força recebida na engrenagem gerará um torque menor,no eixo do rotor do compressor, que comparado com o torque da outra engrenagem. É o princípio inverso de um redutor.

                            Acho que a idéia é válida. Se você tiver como realizá-la e testá-la, porque não? Mas é uma brincadeira que pode sair caro....

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Fabricando Um Supercharger Centrifugo Caseiro??

                              O Rafael tá bem pontual na questão. Precisaria fazer uma alojamento bem fixo em algum lugar do cofre/carcaça do motor, pois é ele quem vai aguentar a tensão da correia. Na engrenagem que vai a polia, fazer mancais que aguentem essa tensão. Não sei exatamente como os pro charger são, mas desconfio que sejam fechados e inundado com óleo dentro dessa carcaça. Pra mim, nada menos do que mancais roletados para essas engrenagens. Tem que calcular a relação de multiplicação entre as engrenagens para que dê a pressão certa, mas tb tem que acertar na geometria do rotor, pra que ele funcione bem na maior banda de rotação possivel, sem aquela parada do turbo surge. A construção em si não é tão complicada, o custo tá no desenvolvimento, não é o tipo da coisa que se acerta na 1a vez. Aí, caimos no custo, que provavelmente vai superar pegar o cartão de crédito e encomendar um prontinho da gringa e que funciona...

                              Comment

                              Working...
                              X