Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

    Sem limites de orçamento. Qual seria a maneira correta de adaptar um cabeçote 1600 na camisa 1300? Há possibilidade? Idéias são bem vindas.

  • #2
    Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

    ja vi comentarios de encher de solda as laterais, e ai reabrir o furo no tamanho da camisa 1600, querendo as retificas fazem, pq elas soldam cabeçotes pra restaurar, mas elas quererem que é o problemas, talvez um torneiro que tenha a solda faça, torneiros em geral sao mais doidoes e fazem o que se paga pra fazer e foda-se pra la, ja vi falar em fazer anilhas de metal pra ficar em volta, acho que as anilhas poderiam ate ser pontilhadas com solda no cabeçote, ai no caso a parte plana no cabeçote e a ponta da camisa tem que estar perfeitos pois só ali que ocorera vedaçao, e eu tb tava pensando agora no seguinte, rebaixar o meio do cabeçote 1600 no tamanho do cilindro 1300, ia ficar tipo um encaixe razinho como se fosse um cabeçote seis aletas com cilindro para cabeçote de oito aletas, foda que ficara uma parte de cilindro sem contato com cabeçote, e o cabeçote por ter as aletas transfere o calor, eu tentaria a solda, ficaria um serviço melhor em termos de vedaçao, bom é o que ja ouvi falar do assunto, fora isso vc pode modificar pra cacete os cabeçotes 1300 , usando uma mini retifica, essas de mao, ai seria uma trabalheira , mas daraia resultado proximo do cabeçote dupla entrada, essa alternativa é boa pra aprender fazer dutos, e tal,da pra matar dois coelhos duma vez só, aproxima um entrada simples de um entrada dupla e aprender refazer dutos, abraço
    Anderson A.M. da Silva

    Comment


    • #3
      Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

      Desde o dia 10 deste mês estou "namorando" este tópico e baseado nos resultados que obtive com meu trabalho nos cabeçotes digo que só vale a pena investir tanto nesta adaptação se ela for coroada com um uma borboleta em cada entrada do cabeçote, seja carburação ou injeção.
      A restrição que ocorre no cabeçote de entrada simples também ocorre nos coletores para dupla carburação original.
      De resto, o cabeçote de entrada simple pode ser trabalhado e igualar o fluxo do cabeçote de 2 entradas para configuração de até 2 borboletas de 35mm.
      Escrevendo isso, acaba de me ocorrer que há outras possibilidades que justificariam adaptação de cabeçotes de entrada dupla nos 1300...
      Injeção eletrônica com dutos individuais, plenum e 1 borboleta grande ou carburador de dois estágios progressivo.

      Comment


      • #4
        Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

        Pois é. Fico pensando em uma flange em aço, com algum retrabalho do cabeçote pra ela vestir justinha. Tenho medo que a diferença de aço/aluminio vá dar alguma zica, mas se pensar que a camisa é de aço e o cabeçote é de alumínio.. pode ser que role.

        Comment


        • #5
          Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

          O problema é que mesmo no cabeçote de 1300 original o topo das camisas já fica "livre" junto as válvulas, sem acento completo no alumínio, gerando pontos quentes, principalmente junto a válvula de descarga.
          Minha primeira idéia de preparo mantendo a cilindrada de 1300 era essa de adaptar oa cabeçotes de dupla entrada, mas como eu iria usar dupla de solex 32 mesmo tal vantagem se perderia nos coletores.
          A melhor saída para levar este projeto adiante é usar cabeçotes de 6 aletas e fazer rebaixos para abrigar os cilindros de 1300.
          Conversando com Master Vader ouvi que 2mm de área de acento (contato entre a face do cabeçote e o topo do cilindro) seriam suficierntes para uma vedação satisfatória, mas como postei acima, ficaria uma boa seção do topo dos cilindros "voando", sem contato com o cabeçote e propiciando a formação de pontos quentes. Daí a necessidade de depósito de solda no interior das câmaras, junto as válvulas.
          A pouca distância das cabeças das válvulas para as paredes das câmaras não ajuda na lavagem dos cilindros, mas acho que propciaria menos problemas que as bordas dos cilindro "voando" junto as válvulas.

          Comment


          • #6
            Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

            azeitona o que vc tem a dizer em relaçao ao uma outra mistura pouco comun, kit 1600 e cabeçote 1500, de cara a taxa ja fica num patamar legal, nao lembro agora exato, mas acho q é 7,9, algo assim, entao dispensa rebaixos, dizem que fica bem torcudo se por comando de kombi mais ainda, e consequentemente bem economico, mas pela sua esperiencia no arombo de cabeçote entrada simpls, será que o de 1500 arombado pegaria legal no kit 1600? ainda mais que tem vavulas igual de 1600, no caso da carbura simples c acha que vale a pena gastar tempo no retrabalho? pq to pensando nisso ai, em cidade pequena rebaixo é um alnce tao chato de fazer, ainda tem que ver depois se nao vai dar problema com vareta, que to pensando em meter um cabeçote de 1500 num kit 1600 ultima medida e ficar feliz com a economia e desenpenho normal, ou se derepente com uma dupla o fluxo melhorar lançar ate um w100, sem falar que cabeçote1300 e1500 aki é mais desvalorizado
            Anderson A.M. da Silva

            Comment


            • #7
              Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

              Postado originalmente por andersonfist
              azeitona o que vc tem a dizer em relaçao ao uma outra mistura pouco comun, kit 1600 e cabeçote 1500, de cara a taxa ja fica num patamar legal, nao lembro agora exato, mas acho q é 7,9, algo assim, entao dispensa rebaixos, dizem que fica bem torcudo se por comando de kombi mais ainda, e consequentemente bem economico, mas pela sua esperiencia no arombo de cabeçote entrada simpls, será que o de 1500 arombado pegaria legal no kit 1600? ainda mais que tem vavulas igual de 1600, no caso da carbura simples c acha que vale a pena gastar tempo no retrabalho? pq to pensando nisso ai, em cidade pequena rebaixo é um alnce tao chato de fazer, ainda tem que ver depois se nao vai dar problema com vareta, que to pensando em meter um cabeçote de 1500 num kit 1600 ultima medida e ficar feliz com a economia e desenpenho normal, ou se derepente com uma dupla o fluxo melhorar lançar ate um w100, sem falar que cabeçote1300 e1500 aki é mais desvalorizado
              Se você quer torque e economia, esta é uma boa solução sim, mas eu acho que isso iria demandar um câmbio 8X31 e um coletor especial + um Weber miniogressivo para gerar resultados top neste sentido.
              Quanto a desempenho, se for para rodar com até 2 carburadores solex 32/34, não haverá diferença de desempenho entre cabeçotes de dupla entrada e entrada simples retrabalhado, até pelo fato de efetivamente AMBOS trabalharem com entrada simples quando usam carburação original simples ou dupla.
              A diferença é que em um isso se dá no próprio cabeçote e no outro nos coletores de admissão. Mas vale ressaltar, os cabeçotes a que me refiro são os de entradas simples RETRABALHADOS.
              No meu caso, o carro se comporta como um 1300 normal, só que ao invés de enforcar aos 4200 RPM ele gira até os 6200, gerando assim mais de 70 CV (estimativa).
              Andei com o carro dos meus primos na serra (justamente um 1500 com Kit 1600 e carburação simples) e o carro parece um trator, respondendo com brutalida em baixos giros, mas isso desaparece apartir de uns 3000 giros.
              O meu 1300 tinha por objetivo aprersentar um desempenho superior aos 1.0 modernos em toda faixa de potencia e para isso eu nã precisava de mais torque em baixa que um 1300 já possui.
              Para falar a verdade, um 1300 original já tem mais força que um 1.0 entre 1000 e 2000 RPM, só que daí para frente... Era isso que eu queria e graças a Deus consegui resolver sem ter de abrir mão de nada.
              Meu motor ficou com no mínimo o mesmo torque que um 1300 original e depois, a medida que o giro sobe, ele supera até um 1600 original.

              Comment


              • #8
                Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                entao entendi bem o que vc explicou e muito obrigado, mas vamo tentar evoluir o assunto(obs: só estou tratando aki desse assunto pois creio que comentar sobre o meu projeto é um bom comparativo para o amigo que penso por cabeça dupla entrada em 1300, creio que tanto minha ideia quando o projeto realizado de vc azeitona possa ajudar o amigo que criou o topico a fazer consideraçoes mais exatas e decidir melhor), minha ideia de montar o motor 1500 com kit 1600 é que consigo assim criar a taxa desejada sem rebaixos, e se quiser ir aumentando aos poukinhos a taxa pode ir escolhendo kit 1600 ate a ultima medida, é uma maneira de se taxar o motor sem precisar chorar em retifica, pelo menos aki todos se negaram, só um torneiro se interessou a fazer, mas quando a esmola é demais... nao acredito que ele tenha a maquina pra fazer o serviço bem feito, entao essa questao de cabeçote 1500 e kit 1600 eu vejo como uma otima medida para quem quer motor original economico com algum folego, mesmo que pouco, agora a evoluçao que busca para esse projeto é se ele aceitaria por exemplo um w100,e o que seria necessario para tal, se jogar apenas a dupla carburaçao nos cabeçotes apenas lixadas ja daria pra girar e aproveitar a faixa util do comando, ou se seria necessario muito retrabalho nos dutos, quando o chico biela apresentou essa preparaçao ele deixou o relato que que o 1500 com kit 1600 montado por ele, tinha perfumarias nos dutos, e camaras, polimento, quebra de quinas e tal, e atingia 150 de final lentamente, mas 100 110 atingia bem pelo que entendi alem de ser torcudo e economico, e o que eu desejo nao é passar de 110 120, é chegar rapido a 100 e segurar bem, o problema das preparaçoes é achar esse ponto mediano, com comando original ela chega a lento as velocidades mais altas mas é fotinho de baixo e tal, com comando mais forte ele chega a 1500 e passa , mas ja cai o consumo, ja mando a rotaçao de pontencia pra um numero mais alto, entao pra anda e para de transito ja num é a mesma coisa, eu to olhando essas misturas de peças pra cair nessa preparaçao intermediaria hipotetica.

                e pelos calculos que fiz evitando pagar para fazer rebaixos e demais retrabalhos, e evitando de pagar a montagem do motor, eu compro o torquimetro, a dremel, cachimbos, e fico com ferramental pra mexer em motor por muito tempo, entao ta ai minha ideia de fugir da retifica, ao mesmo tempo modificar o motor, e joga-lo numa preparaçao intermediaria, pois nem na parati da familia faço mais 120 por puro e simples medo, estrada eu nao acho que seja lugar de fazer mais que isso, entao configura-se ai o novo tema para o filme missao impossivel, tan ti tan ti tan tin tan tin tan tan tan, pararan..... pararan...... pararan.... hauauahauahuaha
                Anderson A.M. da Silva

                Comment


                • #9
                  Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                  Para usar um W100 os cabeçotes terão de receber realmente um trato nos dutos.
                  Uma boa opção de comando seria o TSC-10 que normalmente o pessoal usa para turbo, mas que propcia uma curva de torque bem mais plana sem limitar o final da faixa de rotação.
                  Quanto a taxa, os pistões sobremedida são acertados para manter a taxa quase inalterada a medida que vem as sobremedidas 0.25, 0.50, 0.75...
                  O ideal para elevar mais um pouco a taxa seria o uso de pistões "cabeçudos", possibilitando até alguma margem para trabalho das câmaras.

                  Edit:

                  Seguem o link de um debate ocorrido a algum tempo atrás sobre alimentação (carburação) em que postei meus pontos de vista sobre a adoção de um único carburador de corpo duplo e outro de um usuário aqui do fórum que instalou um TLDZ em seu motor a ar.
                  Acho que a melhor relação custo/ benefício para rodar no álcool é a dupla de solex 32, mas para gasolina vejo um miniprogressivo instalado em um coletor como o do desenho que postei na ocasião uma opção válida para conscilhar consumo e desempenho.

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...letor+azeitona

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4585
                  .
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by azeitona; 22-02-2010, 08:09 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                    pois é azeitona, eu penso num coletor no mesmo formato que o seu para evitar o contra fluxo, mas essa lance da carburaçao acho que vou tentar testar mesmo , tenho a dupla e o simples, apesar de que eu queria evitar ter que reformar os dois para fazer testes mas creio que será interessante, ou coisa que gostaria de incluir no pensamento desse topico é o seguinte, todo dizem que um motor 1300 é mais economico que um 1500 e que um 1600, desde que vc saiba que esta pisando num 1300 e respeite isso, e eu li no seu topico que vc tava fazendo 9km/l no alcool, ou seja, mesmo preparado o 1300 continua com bom consumo, entao parece que um 1300 com cabeçote bem mexido como o seu, se pisar leve deve gastar bem pouco, e pela leveza dos pistoes a capacidade de ganhar giro dele pode acabar sendo ate maior, ou seja pistoes 1300, ate ums 1500 std, deve ter essa capacidade interessante, um outro usuario ate fez um 1500 com w100 e dupla no cabeçote de entrada simples, mas nao relatou o consumo, mas disse que o desempenho tava bom, ahhh. ele tirou a ponto da guia de valvula do duto, aumentando assim o fluxo, mas o que quero concluir é que um 1500 por exemplo que tem uma cilindrada mediana, com cabeçote mexido, um tcs-10 por exemplo, uma boa taxa e tal, deve ficar economico quando pisado de leve, e andando pouco é claro, mas quando exigido deve ter uma ganho de rotaçao bem interessante, pelo menos na teoria acho que ta ai uma alternativa mediana de preparaçao, toruqe em baixa pelo comando, certa capacidade de giro, por causa do cabeçte que seria trabalhado para liberar o giro mas nao demais, será que é uma ideia interessante? brigado por compartilhar suas experiencias
                    Anderson A.M. da Silva

                    Comment


                    • #11
                      Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                      Se você deseja tudo de bom, ou seja, conciliar bom desempenho e economia, o caminho passa por escolher entre dupla de solex 32 ou um carburador de corpo duplo.
                      Os carburadores solex PCI e PCIs deixam a desejar, até por conta de não serem muito melhores que uma bomba de flit ou uma pistola de pintura de baixa pressão...
                      A grande sacada do carburador de corpo duplo é poder acertar o primeiro estágio (que no caso do miniprogressivo tem aproximadamente o tamanho do Solex 30) de modo a obter economia, deixando a cargo do segundo estágio o suplemento de combustível necessário a potência máxima.
                      No meu caso, eu relatei aqueles valores de consumo sem acerto algum, ou seja, apenas joguei a dupla de solex 32 no lugar, acertei a lenta + ou – e saí andando...
                      Com um acerto melhorado depois melhorei mais ainda mais estes valores, mediante uma redução de potência sensível, mas compensável com a adição de um pouco de gasolina para aceleradas eventuais.
                      Com um acerto meticuloso (o qual está difícil achar tempo para fazer...) posso recuperar muito do desempenho e quem sabe até melhorar ainda mais o consumo.
                      O acertar do carburador de corpo duplo como citei acima é fácil e eu mesmo já fiz por 3 ocasiões em meu outro carro, um Passat que rodou com Miniprogressivo (carburador original para AP 1.6), Weber 460 Hi-performance (carburador do XR3 1.6 CHT) e com 3E 25/29 (de Opala 6 cilindros).
                      Citei / recomendei o Miniprogressivo devido ao baixo custo, facilidade/ e grande número de possibilidades de acerto e grande disponibilidade no mercado de carburadores novos ou usados, mas se você já possui uma dupla carburação a mão não vai gastar mais de R$ 80,00 de peças para deixa-los como novos, a não ser que eles apresentem problemas de corrosão.
                      Então, pretende rodar no álcool ou na gasolina?

                      Comment


                      • #12
                        Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                        vou rodar na gasolina o alcool aki é muito caro, jaz fiz calculos, memso quando o preço esta bom ele ainda está caro, e pela questao da taxa, pois ja estou com dificuldades de fazer o minimo para atingir uma taxa boa pra gasolina, imagina pro alcool que precisa de um trabalho a mais, mas a questao da carburaçao é o que menos me preocupa e for o caso recupero a dupla e pronto, minha preocupaçao mais é a conbinaçao cabeçote, comando, cilindrada, de forma a obter a economia e algum desempenho, digo algum desempenho pois gostaria de reduzir o tempo de 0 a 100, a final mesmo se der 140 eu numca vou atingila em rua, em carros modernos minha velocidade de cruzeiro é no maximo 110, 120 quando quero ultrapassar mesmo, mas um 0 a 100 legal da pra dar akela brincada em farois, e o bom torque da pra ter uma constancia boa na estrada, o bom consumo entao é coisa divina, mas esclareço, nao espero pisar fundo e ter economia, quero pisar leve ter economia, e pisar fundo e ter mais gasto de gasolina, isso é tranquilo, mais uma vez brigadao
                        Anderson A.M. da Silva

                        Comment


                        • #13
                          Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                          Então meu caro, Kit 1600 com pistões "cabeçodos" + tcs-10 + cabeçotes do 1500 retrabalhados + dupla solex 32 com venturis de 22 e canetas retrabalhadas.
                          Se tudo for acertado direito eu creio que o 0 a 100 pode ficar na casa dos 11 segundos ou até menos.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                            Azeitona, vc não acha que pela trabalheira de abrir o motor, não merece um par de cabeçote dupla entrada?

                            Comment


                            • #15
                              Re: Cabeçote entrada dupla no 1300. Como?

                              entao realenemy, só dando um pitcao antes do azeitona, no caso cabeçote de fluxo maior seria pra girar o maximo possivel, que nao é a ideia, pois no caso o fato de usar um de entrada simples um pouco mexido seria girar ate certo ponto, ter muito torque e dessa forma economia pelo torque e certo desempenho pelo giro, se a ideia fosse buscar so potencia o ideial era um duplaentrada retrabalhado, com coletores retrabalhados angulos de valvula e tudo mais que o pessoal faz, mas i o carro so se mostra em altas velocidades e o consumo num fica muito bom nem segurando o pá, podemos observar isso comprando o carro do azeitona que ta fazendo uma media muito legal e do tifuka, nao lembro direito o nick, que fez os trabalhos pra desempenho e no topico dele vc observe que tem a frase, " o carro ta mais de pista que rua", pois ja ta ultrapassando os limites pra andar no rua e o consumo ta bem alto, mas anda igual o capeta tb
                              Anderson A.M. da Silva

                              Comment

                              Working...
                              X