Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aspiração forçada

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Aspiração forçada

    Amigos,

    Estou entrand oagora no mundo dos VW a ar, e digo que estou fascinado com as coisa que podemos fazer com o besouro! Eu planejo comprar meu carro e persoalizá-lo, fazer "experimentações" e invencionismos que tanto vejo aqui no fórum! Não sei de algum carro da atualidade que nos proporcione tanta liberdade.

    Bom, eu tenho pensado: O que aconteceria se o ar que entra no carburador fosse forçado por uma bomba? quero dizer, se aumentássemos a vazão de entrada de ar através de um fluxo?Um compressor de aspirador de ar já consegue fazer uma baita depleção e gera um recalque razoável.A mistura ficaria mais rica? Seria bom,ruim?

    Penso também em um sitema de troca térmica(resfriamento) do ar que enra no carburador através da passagem do ar entre um sistema de placas, onde o ar passa dentro das placas que estão em dentro de um receptácul ocom água corrente? (Ou vice versa)... [ Segue imagem descritiva, onde 1 e 2 são entrada e saída de ar, respectivamente, e 3 e 4 entrada e saída de água]

    Tenho algumas idéias malucas assim, até dá vontade de terminar a faculdade e Eng. Química e virar Eng. mecânico.

    O que acham?

  • #2
    Re: Aspiração forçada

    Isso se chama supercharging (sobrealimentação), uma das formas é o turbocharging. O aparato que resfria o ar se chama intercooler. Se ele utiliza água, é chamado de watercooler. Se usa gelo, chamam de icecooler.

    Comment


    • #3
      Re: Aspiração forçada

      Postado originalmente por Hanniel
      Amigos,

      Estou entrand oagora no mundo dos VW a ar, e digo que estou fascinado com as coisa que podemos fazer com o besouro! Eu planejo comprar meu carro e persoalizá-lo, fazer "experimentações" e invencionismos que tanto vejo aqui no fórum! Não sei de algum carro da atualidade que nos proporcione tanta liberdade.

      Bom, eu tenho pensado: O que aconteceria se o ar que entra no carburador fosse forçado por uma bomba? quero dizer, se aumentássemos a vazão de entrada de ar através de um fluxo?Um compressor de aspirador de ar já consegue fazer uma baita depleção e gera um recalque razoável.A mistura ficaria mais rica? Seria bom,ruim?

      Penso também em um sitema de troca térmica(resfriamento) do ar que enra no carburador através da passagem do ar entre um sistema de placas, onde o ar passa dentro das placas que estão em dentro de um receptácul ocom água corrente? (Ou vice versa)... [ Segue imagem descritiva, onde 1 e 2 são entrada e saída de ar, respectivamente, e 3 e 4 entrada e saída de água]

      Tenho algumas idéias malucas assim, até dá vontade de terminar a faculdade e Eng. Química e virar Eng. mecânico.

      O que acham?



      hanniel;

      tudo isso ai que vc pensou... ja inventaram antes de vc .. rsrsrsr
      que pena.. mas a ideia é boa .. kkkk

      agora só uma dica...

      ja que vc faz faculdade e está muito na fase das teorias... vc ta fazendo confusão com vazão e pressão , e tambem quando disse mistura rica...

      mistura rica : + combustivel e - ar alimentando as camaras.

      mistura pobre : - combustivel e + ar alimentando as camaras.

      abraço...

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #4
        Re: Aspiração forçada

        Entendo...então de nada adianta aumentar a VAZÃO (com um simultâneo aumento de PRESSÃO) para os carburadores, se não for injetado mais combustível certo?

        Quero dizer... Um carburador regulado aspira tanto ar quanto necessário para efetuar a queima da quantidade de combustível injetada (sei lá se uso esse termo,mas acho que vocês estão me entendendo) ... Então de nada adianta aspirar mais ar, pois haverá ar em excesso em relação ao combustível...logo de nada adiantaria,certo?

        Se sim, como funcionam os sistemas de blower? Ele aumenta também a quantidade de combustível injetado?

        Obrigado por ajudar um iniciante entusiasta!

        Comment


        • #5
          Re: Aspiração forçada

          Postado originalmente por Hanniel
          Entendo...então de nada adianta aumentar a VAZÃO (com um simultâneo aumento de PRESSÃO) para os carburadores, se não for injetado mais combustível certo?

          Quero dizer... Um carburador regulado aspira tanto ar quanto necessário para efetuar a queima da quantidade de combustível injetada (sei lá se uso esse termo,mas acho que vocês estão me entendendo) ... Então de nada adianta aspirar mais ar, pois haverá ar em excesso em relação ao combustível...logo de nada adiantaria,certo?

          Se sim, como funcionam os sistemas de blower? Ele aumenta também a quantidade de combustível injetado?

          Obrigado por ajudar um iniciante entusiasta!
          Hanniel,

          Quanto mais ar se força a passar pelo carburador, mais combustível também será admitido.
          Isto é o que se faz ao montar um turbo, ou um supercharger (blower, compressor G, etc) pressurizando ar na entrada do carburador.
          Como o carburador funciona com um venturi, o qual gera uma depressão relativa, ou seja uma queda de pressão em sua garganta em relação à pressão de entrada, a qual é a mesma da cuba do carburador onde se encontra o combustível, na teoria, quanto mais ar (em massa, pelo aumento da pressão e consequentemente sua densidade aumentando), mais combustível será arrastado pela depressão na garganta do venturi.
          isto é válido na teoria e em pressões de superalimentação não muito elevadas, pois para mudanças muito altas na densidade do ar, chegaremos aolimite de vazão de combustível do carburador e daí em diante a mistura irá empobrecer até o ponto onde não mais será possível alimentar corretamente o motor.
          Quando isto ocorre, circuitos suplementares de alimentação devem ser pensados.
          Modificações nos carburadores, como válvulas de máxima, gicleurs suplementares, bicos injetores ligados a módulos suplementares, etc.
          Aí sim a mistura continuará como a sempre desejamos, ou seja sempre levemente rica quando queremos desempenho máximo.
          Quanto mais rica?
          AO redor de 10 a 20% mais rica que a estequiométrica.
          Como sua área é química, fica fácil para você.
          Num motor infelizmente nunca temos homogeneidade perfeita da mistura, assim numa mistura estequiométrica, parte do ar e parte do combustível não reagem e acabam sendo eliminados sem a devida reação de queima.
          Desta forma a idéia de mistura mais rica é de utilizar este oxigênio virtualmente em excesso para queimar este combustível a mais.
          Isto funciona muito bem e na prática conseguimos ganhos substanciais de potência e torque com este leve enriquecimento de mistura.
          Se avaliarmos do ponto de vista ecológico, aí sim devemos ter ela estequiométrica, pois os conversores catalíticos ou seja os catalizadores, trabalham numa janela de relação ar/combustível muito estreita, Lambda relativo entre 0,99 e 1,01 aproximadamente.
          e seja bem vindo a família Vw a ar
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            Re: Aspiração forçada

            Seja bem vindo meu caro hanniel.

            Realmente, tudo que vc citou já foi inventado, mas não sei se entendí certo sua idéia, seria forçar o ar para dentro do carburador com uma bomba elétrica ao invés de utilizar um blower?

            Acho que teriamos problemas de sincronia com a rotação do motor... mas sei lá né... em se tratando de aircooled, as vezes acho que o céu é o limite.

            Abraço

            Comment


            • #7
              Re: Aspiração forçada

              Só tenho a dizer Bem vindo Hanniel, e "PERCA" lendo bastante, ou melhor ganhe com isso, antes de dar alguns foras como esse. rsrsrsrs.

              Comment


              • #8
                Re: Aspiração forçada

                Bem vindo "garoto-sonhador" !!!!! rsrsrsrsr
                Last edited by juliocezar.lee; 13-04-2010, 08:39 PM.
                SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                Comment


                • #9
                  Re: Aspiração forçada

                  bem vindo amigo,aqui é um lugar de estudos e saber.Se envolva,pergunte e opine.Teste o que vc aprendeu aqui e seu fusca vai virar uma verdadeira maquina.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #10
                    Re: Aspiração forçada

                    Postado originalmente por fernando ferro
                    Só tenho a dizer Bem vindo Hanniel, e "PERCA" lendo bastante, ou melhor ganhe com isso, antes de dar alguns foras como esse. rsrsrsrs.
                    Pq fora amigão? Juro que não entendi...

                    Se minha pergunta foi iniciante demais, humildimente me desculpo e e retrato perante quem se sentiu ofendido acerca de minha total inexperiência, contudo a mesma não deve ser confundida, sob hipótese alguma com uma atitude bizonha.

                    Peço licensa para parafrasear,o grande Falcão... "A BESTEIRA É A BASE DA SABEDORIA"

                    Amplexos, Fernando
                    Last edited by Master Vader; 15-04-2010, 08:45 PM.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Aspiração forçada

                      Postado originalmente por Hanniel
                      Pq fora amigão? Juro que não entendi...

                      Se minha pergunta foi iniciante demais, humildimente me desculpo e e retrato perante quem se sentiu ofendido acerca de minha total inexperiência, contudo a mesma não deve ser confundida, sob hipótese alguma com uma atitude bizonha.

                      Peço licensa para parafrasear,o grande Falcão... "A BESTEIRA É A BASE DA SABEDORIA"

                      Amplexos, Fernando

                      E obrigado a Todos que responderam.É por isso que adoro o F4E.
                      Hail to !
                      Entendo sua inexperiência ou talvez uma ingenuidade da sua parte não conhecer alguns brinquedos como trubocompressor, Blower, intercooler etc.
                      isso é normal, ninguém nasce sabendo tudo.

                      Só disse que foi um fora, por que têm milhares de tópicos no F4E com preparação citando o fenomeno ""empurrar ar no carburador" e "resfriar o ar da admissão".

                      Simplesmente estão lá e não é nescessário abrir novo tópico toda vez que alguem tiver uma dúvida, basta primeiro procurar e ler.

                      Não sou moderador mas me acho no direito de opinar sobre tópicos desnescessários.

                      Sem ofenças.

                      abraço e seja mais uma vez bem vindo.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Aspiração forçada

                        Postado originalmente por Hanniel
                        Pq fora amigão? Juro que não entendi...

                        Se minha pergunta foi iniciante demais, humildimente me desculpo e e retrato perante quem se sentiu ofendido acerca de minha total inexperiência, contudo a mesma não deve ser confundida, sob hipótese alguma com uma atitude bizonha.

                        Peço licensa para parafrasear,o grande Falcão... "A BESTEIRA É A BASE DA SABEDORIA"

                        Amplexos, Fernando

                        Com base na sua citação "A BESTEIRA É A BASE DA SABEDORIA"
                        na mesma linha digo:
                        A necessidade é a mãe da criatividade e da invenção!

                        Um dia alguém pensou na roda...
                        A ele batemos palmas.
                        Um dia alguém pensou no automóvel...
                        A ele batemos palmas.
                        Um dia alguém pensou no Fusca a ele batemos palmas.

                        Para cada necessidade, uma nova criação, uma nova invenção.
                        Umas funcionam, outras não, outras já foram criadas, mas nem por isto se perde o mérito da reflexão.

                        Um dia alguém pensou na indução forçada de ar e postou um tópico aqui!
                        A ele bato palmas, pois externou sua idéia, suas dúvidas e as dividiu conosco.
                        Com a Fusca 4 ever que tem a idéia não de elitizar as idéias, mas sim de democratizar o conhecimento sobre o Fusca.
                        Sempre foi assim, desde o Orkut...
                        Não tenha medo de externar suas idéias ou dúvidas.
                        Sempre serão muito bem vindas.

                        Logicamente que algumas idéias já foram amplamente debatidas aqui, assim na medida do possível veja se já existe algo sobre o assunto.
                        Contudo não o recrimino, afinal aqui existem tópicos cujo tema é muito mal redigido.
                        Imagine só um tópico com o título Ajuda!
                        Do que trata?
                        E com certeza existem muitos outros deste tipo.
                        Assim não se acanhe em perguntar, opinar e expor suas idéias.
                        Mais uma vez seja muito bem vindo.

                        às suas idéias... Bato palmas.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #13
                          Re: Aspiração forçada

                          Apoiado...

                          Comment


                          • #14
                            Re: Aspiração forçada

                            bem vindo haniel , tambem gosto das ideias , umas minhas , outras nao , a coragem de tentar realizar essas ideias , torna-las viaveis e que difere quem faz de quem somente teoriza , admiro quem tenta , ja quebrei muito a cara tentando fazer coisas que os outros nao acreditavam , espero que fique a vontade pra dar "cabecada" pois o lugar e aqui mesmo.

                            se colocar meu nome na procura verá as minhas cabecadas , umas que uso , e outras que nao funcionaram .

                            qualquer coisa , grita ai.
                            Last edited by fabricio.vergetti; 08-05-2010, 10:31 AM.
                            black hot metal

                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                            Comment


                            • #15
                              Re: Aspiração forçada

                              Postado originalmente por fabricio.vergetti
                              bem vindo haniel , tambem gosto das ideias , umas minhas , outras nao , a coragem de tentar realizar essas ideias , torna-las viaveis e que difere quem faz de quem somente teoriza , admiro quem tenta , ja quebrei muito a cara tentando fazer coisas que os outros nao acreditavam , espero que fique a vontade pra dar "cabecada" pois o lugar e aqui mesmo.

                              se colocar meu nome na procura verá as minhas cabecadas , umas que uso , e outras que nao funcionaram .

                              qualquer coisa , grita ai.
                              hehehe

                              Nem me fale em cabeçadas...

                              Comment

                              Working...
                              X