Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Capela "bombada"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Capela "bombada"

    Pode ate parecer idiotice mas e se fizer um duto direcionado ao cilindro 3 uma ventoinha compacta acionada acima de 70º ? !!

    Interessante

    Associado a manta termica nos escapes para nao perder o trabalho pela bengala que passa lambendo os cilindros...

    No caso da Brasilia pode ate fazer um duto aproveitando a entrada de ar do lado do motorista e canalizar para a ventoinha "extra".

    Pode parecer loucura mas sao os pequenos detalhes somados que faz a diferença.

  • #2
    Re: Capela "bombada"

    Não sei se entendi o espirito da coisa, mais a flange do radiador de oleo deslocado não resolve esse problema ?

    Comment


    • #3
      Re: Capela "bombada"

      Postado originalmente por bifox
      Não sei se entendi o espirito da coisa, mais a flange do radiador de oleo deslocado não resolve esse problema ?
      Atenua, nao resolve.

      Comment


      • #4
        Re: Capela "bombada"

        Postado originalmente por Museu
        Pode ate parecer idiotice mas e se fizer um duto direcionado ao cilindro 3 uma ventoinha compacta acionada acima de 70º ? !!

        Interessante

        Associado a manta termica nos escapes para nao perder o trabalho pela bengala que passa lambendo os cilindros...

        No caso da Brasilia pode ate fazer um duto aproveitando a entrada de ar do lado do motorista e canalizar para a ventoinha "extra".

        Pode parecer loucura mas sao os pequenos detalhes somados que faz a diferença.
        Museu,
        Acho que tudo, nessa seção, é válido! E sua idéia me parece muito boa mesmo!
        Agora, adicionar ventinha não sei se seria a melhor opção. Talvez tirando o radiador origina e botando um externo com ventoinha elétrica disprada pela MegSquirt seja uma opção mais plauvível. Digo isso pois, assim, usando capela "normal", não teríamos a fonte de calor(radiador) alí perto(no caso da capela d ekombi, o rdiador fica do lado de onde passa o ar que vai para os cilindros #3 e #4). Assim, puxando mangueiras saindo do blco(onde originalmente ficaria o rdidor de óleo) e colocando ele do lado do cambo, talvez, com uma ventoinha, seja a melhor opção. Ou, aproveita essa idéia do duto nas entradas de ar da brasília e joga o vento pro radiador externo.

        Acho que o grande problema da refrigeranção do fusca é a Falta de simetria do sistema. A ventoinha fica muit operto dos cilindros #1 e #2, e afastada dos #3 e #4. Repare em porsche 911, ou nos motores dos 550Spyder(os motores 4-CAM) a ventoinha fica no meio, e não "mais para o lado". Na capela do fusca, como o caminho do ar para os cilindros #3 e #4 é maior, acaba havendo "perda de carga"(pressão) do fluxo de ar, o que prejudica um pouco refrigeração. Para quem não vai usar bomba de combustível ou distribuidor, dá pra "inventar moda" haahahaha.

        Forte abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Capela "bombada"

          Postado originalmente por Museu
          Atenua, nao resolve.
          acho que resolve sim amigo.
          porém uma ventoinha auxiliar é sempre bem vinda. Mais se for fazer um sistema, faça para todos os cilindros
          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

          Comment


          • #6
            Re: Capela "bombada"

            Tem uma ventoinha elétrica no Fuscanet, é dupla e parece ter encaixe nas latas do motor, do lado esquerdo deve ser preciso retirar o radiador de óleo original e adaptar um externo e deslocar o alternador também, ficando simétrico, se alguém conhece ou já viu, poste referências pra "nóis"!!!

            http://www.fuscanet.com/turbinas-enf...er-p-1072.html
            Arquivos Anexos
            Last edited by geraldo alves; 12-09-2010, 12:57 PM. Razão: mudar informação
            GERALDO ALVES
            BELO HORIZONTE/MG
            AIR COOLED 4EVER

            Comment


            • #7
              Re: Capela "bombada"

              Only to dragster!
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

              Comment


              • #8
                Re: Capela "bombada"

                Postado originalmente por luismj
                Only to dragster!
                Only, can not be adapted?
                Last edited by geraldo alves; 12-09-2010, 02:12 PM. Razão: cor da fonte
                GERALDO ALVES
                BELO HORIZONTE/MG
                AIR COOLED 4EVER

                Comment


                • #9
                  Re: Capela "bombada"

                  Interessante, mas teria que mexer em muita coisa.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Capela "bombada"

                    Postado originalmente por geraldo alves
                    Only, can not be adapted?
                    Pode sim, porem não aguenta muito tempo... eles a utilizam em carros de arrancada desliga, arranca, liga, desliga o carro.
                    Os de circuito por exemplo, já tem tocadas por correia! A mais eficiente é com a ventoinha deitada no type 4 por exemplo.
                    CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                    GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                    Comment


                    • #11
                      Re: Capela "bombada"

                      Postado originalmente por luismj
                      Pode sim, porem não aguenta muito tempo... eles a utilizam em carros de arrancada desliga, arranca, liga, desliga o carro.
                      Os de circuito por exemplo, já tem tocadas por correia! A mais eficiente é com a ventoinha deitada no type 4 por exemplo.
                      Tens razão, MJ. Esse tipo de ventoinha para uso constante pode ter problema de ruido excessivo também.
                      Last edited by geraldo alves; 12-09-2010, 04:08 PM. Razão: correção
                      GERALDO ALVES
                      BELO HORIZONTE/MG
                      AIR COOLED 4EVER

                      Comment


                      • #12
                        Re: Capela "bombada"

                        Aí algumas imagens dos motores 4-cam para inspirar o pessoal:


                        http://www.flickr.com/photos/jmitch911/3498776710/#/
                        Uma miniatura(1::


                        Aqui parece ser um tópico da galera discutindo sobre um kit da SCAT de refrigeração desse tipo(nem sabia que a SCAT fzia disso). Olhem:
                        http://www.cal-look.com/forum/cal-lo...rsche-fan-kit/

                        Se eu tivesse grana e tempo, bolaria um sistema desses!
                        Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Capela "bombada"

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Aí algumas imagens dos motores 4-cam para inspirar o pessoal:


                          http://www.flickr.com/photos/jmitch911/3498776710/#/
                          Uma miniatura(1::


                          Aqui parece ser um tópico da galera discutindo sobre um kit da SCAT de refrigeração desse tipo(nem sabia que a SCAT fzia disso). Olhem:
                          http://www.cal-look.com/forum/cal-lo...rsche-fan-kit/

                          Se eu tivesse grana e tempo, bolaria um sistema desses!
                          Abraço!
                          Mais ou menos isso _MO? Essa foto é de um fusca mexicano.
                          Arquivos Anexos
                          GERALDO ALVES
                          BELO HORIZONTE/MG
                          AIR COOLED 4EVER

                          Comment


                          • #14
                            Re: Capela "bombada"

                            pensei muito sobre essas ventoinhas eletricas para dragster eu possuo algo parecido em uma extrusora que tenho na empresa elas se ligam atravez dos sensores que mandam informação pro painel que fazem a ligação da mesma! não teria como bolar uma forma de utilizar elas como auxiliares? ao atingir uma temperatura?

                            Comment


                            • #15
                              Re: Capela "bombada"

                              Postado originalmente por geraldo alves
                              Mais ou menos isso _MO? Essa foto é de um fusca mexicano.
                              Geraldo,
                              Bacana essa capela que você postou. Achei que não tivessem capelas para fusca com o dínamo no meio. Interessante mesmo! E parece ser uma boa capela.

                              No site que postei no post de cima mostra uma capela desses Porche 4-cam(não sei se é a capela original) por dentro:


                              Achei interessante que ela mostra bem que separa, usando a estrutura interna, metade do fluxo para cada lado do motor. Muito massa!
                              A ventoinha é dupla, com ose fosse duas de Fusca acopladas, claro que devem ter outras dimensões...

                              E aí, alguém se habilita?

                              Abraço.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment

                              Working...
                              X