Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Drive-by-wire DIY

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Drive-by-wire DIY

    Bom pessoal, conversando com o Rafael MO acabei decidindo abrir um tópico específico para o projeto do drive-by-wire (DBW, pra simplificar). Além do mais o tópico fica em uma sessão só restrita aos membros da comunidade (ao contrário da seção "Já Comecei").
    Como já coloquei algumas informações no meu tópico daquela seção, segue o link: http://forum.fusca4ever.com.br/showt...p?t=7878&page=
    Nesse link tem as primeiras fotos do módulo de controle, TBIs e do pedal. Tem um vídeo delas funcionando também, pra quem queira conferir.
    Falando em pedal, conforme prometido, seguem algumas fotos mais detalhadas dele pra debatermos sobre a melhor adaptação e instalação possível no carro.





    Estou com extrema dificuldade em encontrar os conectores para as TBIs e pro pedal. É dificílimo encontrar documentação técnica (datasheet) deles e nessa onda eu já acabei comprando duas vezes os conectores errados (cagada).
    Se alguém souber de algum desmanche ou algum outro jeito de encontrar, agradeço.

    Vamo aí! hehe! Abraços!
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Drive-by-wire DIY

    Tenta a TC conectores, meu velho!
    Joga no google que aparece o site deles. Eles tem conectores até pra ligar esse pedal na mãe, bote fé!
    2100 aspro

    Comment


    • #3
      Re: Drive-by-wire DIY

      http://www.youtube.com/watch?v=1wRRvqX2Hgo

      ao video....
      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

      Comment


      • #4
        Re: Drive-by-wire DIY

        Sobre o pedal eu acredito ser necessário retirar essa ponta de plastico com cara de Fiat e deixar a cara de fusca mesmo.





        Qual a necessidade do protoboard ao lado? Posteriormente terá uma caixa independente da injeção para comandar tudo? Considere o caso de usar uma injeção sem ciclo fechado por exemplo. É viável?
        CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
        GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

        Comment


        • #5
          Re: Drive-by-wire DIY

          projeto muito interessante mas fico boiando pq nao saco nada de eletronica mas to acompanhando!
          TORÇO PARA O EXITO!
          este pedal é o do uno?

          Comment


          • #6
            Re: Drive-by-wire DIY

            Postado originalmente por luismj
            Sobre o pedal eu acredito ser necessário retirar essa ponta de plastico com cara de Fiat e deixar a cara de fusca mesmo.





            Qual a necessidade do protoboard ao lado? Posteriormente terá uma caixa independente da injeção para comandar tudo? Considere o caso de usar uma injeção sem ciclo fechado por exemplo. É viável?
            Luis, valeu por ilustrar o tópico com as fotos e o vídeo do outro! Maravilha!

            Pode deixar que essa capinha de plástico é a primeira coisa que vai pro vinagre! hehehe!

            O protoboard só tá ali de alegre! hehe! Pra dizer que ele não serve pra nada, na verdade tem um circuito montado que simula o gerador de marcha lenta.
            O módulo é somente essa placa mostrada na foto mesmo. Vou usar a mega como módulo de injeção. Assim, eu pego uma saída de sensor de borboleta, do meu módulo, mando na entrada de TPS da mega. Já, a saída de controle de válvula de marcha lenta, da mega, eu mando pro meu módulo que, por sua vez, faz umas continhas ( ) e isso se converte em abertura das bocas das minhas TBIs.

            Como assim, injeção sem ciclo fechado? Você diz em relação ao controle de marcha lenta em malha fechada? Se for isso mesmo, acho que vou de malha aberta pra controle da marcha lenta (pelo menos no começo). Assim, a abertura das borboletas seria praticamente igual a um sistema com cabo.

            Mais pra frente, dá pra pensar em over rev (limitação de giro) pelo controle da abertura das bocas e etc... Mas prefiro mesmo o basicão: simplesmente um emulador de acelerador a cabo. O quanto você apertar o pedal é o quanto a boca vai abrir.

            Abraço!

            Comment


            • #7
              Re: Drive-by-wire DIY

              Postado originalmente por fabigode
              Pode deixar que essa capinha de plástico é a primeira coisa que vai pro vinagre! hehehe!
              Como assim, injeção sem ciclo fechado? Você diz em relação ao controle de marcha lenta em malha fechada? Se for isso mesmo, acho que vou de malha aberta pra controle da marcha lenta (pelo menos no começo). Assim, a abertura das borboletas seria praticamente igual a um sistema com cabo.
              Gostei....
              Era isso mesmo! Achei muito legal o sistema e confesso que fiquei com vontade de testar aqui.
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

              Comment


              • #8
                Re: Drive-by-wire DIY

                Aê fabigode!
                Show de bola esse tópico. Quero muito ver esse motor funcionando com essas TBis!

                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Re: Drive-by-wire DIY

                  Vai perguntando aí Kafinski, que agente vai ajudando todo mundo a acompanhar o tópico...

                  O pedal é do fiat strada.

                  Todo pedal de acelerador eletrônico tem pelo menos 2 sensores independentes (são potenciômetros), cada um com uma relação diferente de abertura da borboleta versus sinal do sensor. Por exemplo, com uma abertura de borboleta de 20 graus, um sensor fornece um sinal de 1,5v e outro 2,5v (números chutados). Na foto que mostra o conector, dá pra ver 6 pinos: 2 pinos são 5v (alimentação para cada sensor separado), 2 pinos são terra (separados também) e as 2 saídas dos potenciômetros.

                  Abraço!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Drive-by-wire DIY

                    Esqueci de falar que os 2 sensores são, obviamente, pra redundância: se algum sinal tiver zoado o outro assume. Mas nesses casos de discrepância entre sensores, tem que acender um alerta no painel pra indicar que tem problemas. Se o sistema desconfiar que os dois sensores não estão confiáveis (podem estar em curto ou com o cabo rompido mesmo) o sistema não abre as borboletas, somente as mantem em uma condição de marcha lenta rápida, o suficiente pro cara andar lentamente com o carro...

                    Abraço!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Drive-by-wire DIY

                      quero um pra mim!!!!!!!!
                      Fusca 1985 - iniciado

                      http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

                      Fortaleza - Ce

                      Comment


                      • #12
                        Re: Drive-by-wire DIY

                        Postado originalmente por fabigode
                        Bom pessoal, conversando com o Rafael MO acabei decidindo abrir um tópico específico para o projeto do drive-by-wire (DBW, pra simplificar). Além do mais o tópico fica em uma sessão só restrita aos membros da comunidade (ao contrário da seção "Já Comecei").
                        Como já coloquei algumas informações no meu tópico daquela seção, segue o link: http://forum.fusca4ever.com.br/showt...p?t=7878&page=
                        Nesse link tem as primeiras fotos do módulo de controle, TBIs e do pedal. Tem um vídeo delas funcionando também, pra quem queira conferir.
                        Falando em pedal, conforme prometido, seguem algumas fotos mais detalhadas dele pra debatermos sobre a melhor adaptação e instalação possível no carro.





                        Estou com extrema dificuldade em encontrar os conectores para as TBIs e pro pedal. É dificílimo encontrar documentação técnica (datasheet) deles e nessa onda eu já acabei comprando duas vezes os conectores errados (cagada).
                        Se alguém souber de algum desmanche ou algum outro jeito de encontrar, agradeço.

                        Vamo aí! hehe! Abraços!
                        Vc pode tentar em uma loja que tem uma boa variedade de conectores na Penha, Rua Belisário Pena, 627 - lj A Tel.: 3888-2827 / 3888-2836 / 2260-2730 / ID 23*51044 caso não tenha, me passe + especificações dos conectores que eu vejo em outros lugares para vc.
                        Abraços
                        Eduardo
                        Esse Fusquinha 'ta correndo muito !!!
                        Liga não, é Fusca by Fusca4ever!!!!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Drive-by-wire DIY

                          Fabigode,

                          Você sabe qual a marca do conector?

                          Se descobrir eu tento achar por aqui.
                          2276 FK8 .

                          Comment


                          • #14
                            Re: Drive-by-wire DIY

                            Procurei por este conector aqui nesse site, tentei achar algo do formato mas não dá para ter certeza de qual é o correto.

                            http://br.mouser.com/Interconnects/A...=175&P=1z0x3z4
                            2276 FK8 .

                            Comment


                            • #15
                              Re: Drive-by-wire DIY

                              Valeu Chenghir! Falei com o pessoal dessa loja e eles vendem os conectores da TC Chicotes, que o Filipe A já tinha indicado. Eles não vendem por aplicação (por exemplo, se eu falar que é o conector do pedal eletrônico da strada não adianta). No catálogo dessa TC tem o conector da borboleta eletrônica do Gol. É muito parecido com o das minhas TBIs, então acho que vou arriscar.
                              Agora o do pedal parece que não tem não. Continuo a procura!! hehe...

                              Luiz, o problema é realmente saber se o tamanho é o correto... complicado! O frete da mouser também é de lascar!! hehe!

                              Comment

                              Working...
                              X