Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

    Ola pessoal
    Estou com uma idéia e gostaria de saber a opinião dos experts.
    A idéia é deslocar o radiador de óleo original que fica na frente do fluxo de ar que vai para o 3º e 4º cilindro , para outro lugar ( para lama ou para choque ),continuando a utilizar a capela sem radiador deslocado
    fazendo o óleo circular utilizando uma flange para radiador deslocado adaptada para mangueiras(construndo com isso uma saida e entrada de óleo para o motor) e adptando tambem o radiador original para mangueiras.
    Utilizaria uma bomba 30 mm para aumentar a pressão (bomba sem circulação externa pois o oleo sairia pela carcaça e retornaria pela carcaça no local do radiador original )
    montando o cirquito da seguinte forma: Oléo saindo atravez da flange para radiador deslocado adaptado para mangueira, passando por filtro com a devida flange, depois radiador original deslocado , e retorno ao motor
    Fica a pergunta: alguêm ja pensou nisso , sera que melhoraria a refrigeração ? pois deixaria o 3º e 4º cilindros desobistruidos e ainda aproveitaria todo o fluxo de ar da ventoinha apenas para as camisas sem perca como acontece no caso com a utilização da capela de radiador deslocado que direciona parte do ar que iria para os cilindros para o radiador.
    Gostariada opinião dos Senhores mais experientes. Se não houver nenhum fato concreto negativo nesse sistema, que possa ser obeservado pelos mais experientes do forum , vou servir de cobaia e experimentar
    Por Favor me avizem se eu estiver louco e ainda não me dei conta!!!!

  • #2
    Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

    So funcionaria com radiador GRANDE com ventoinha ELETRICA, caso contrario vc vai fritar seu motor. Mesmo assim acho que ela ficaria ligada boa parte do tempo.

    O que poderia fazer eh acrescentar em serie um outro radiador na frente para servir de apoio e quando em deslocmaento ele aliviaria a vida da ventoinha.

    Eu particularmente nao gosto de "varal" de magueiras indo e voltando ate a frente.

    Comment


    • #3
      Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

      Aproveitando o tópico, já pensei um dia desses em pegar um esguicho de para-brisa e colocar atrás do motor, seria um reservatório de uns 3 litros e o esguicho virado pra ventonhia

      Se eu precisar forçar muito o motor, apenas ligo o esguicho e é claro, fico monitorando a temperatura dele

      Alguém já tentou isso? Como foi?
      Gurgel X12TR - 1980

      Comment


      • #4
        Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

        Postado originalmente por rodrigorinox
        Ola pessoal
        Estou com uma idéia e gostaria de saber a opinião dos experts.
        A idéia é deslocar o radiador de óleo original que fica na frente do fluxo de ar que vai para o 3º e 4º cilindro , para outro lugar ( para lama ou para choque ),continuando a utilizar a capela sem radiador deslocado
        fazendo o óleo circular utilizando uma flange para radiador deslocado adaptada para mangueiras(construndo com isso uma saida e entrada de óleo para o motor) e adptando tambem o radiador original para mangueiras.
        Utilizaria uma bomba 30 mm para aumentar a pressão (bomba sem circulação externa pois o oleo sairia pela carcaça e retornaria pela carcaça no local do radiador original )
        montando o cirquito da seguinte forma: Oléo saindo atravez da flange para radiador deslocado adaptado para mangueira, passando por filtro com a devida flange, depois radiador original deslocado , e retorno ao motor
        Fica a pergunta: alguêm ja pensou nisso , sera que melhoraria a refrigeração ? pois deixaria o 3º e 4º cilindros desobistruidos e ainda aproveitaria todo o fluxo de ar da ventoinha apenas para as camisas sem perca como acontece no caso com a utilização da capela de radiador deslocado que direciona parte do ar que iria para os cilindros para o radiador.
        Gostariada opinião dos Senhores mais experientes. Se não houver nenhum fato concreto negativo nesse sistema, que possa ser obeservado pelos mais experientes do forum , vou servir de cobaia e experimentar
        Por Favor me avizem se eu estiver louco e ainda não me dei conta!!!!
        Alguns fuscas speed usavam esse sistema, o óleo era refrigerado por um radiador grande que ficava na frente, a Empi também fabrica kits com essa configuração.

        Veja um desses kits:

        http://www.fuscanet.com/radiador-externo-p-100.html

        No catálogo da Empi informa que é para competição. Para um uso normal
        seria necessário providenciar uma ventilação forçada, como o Museu falou.
        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

        Comment


        • #5
          Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

          Postado originalmente por Celso Soares
          Alguns fuscas speed usavam esse sistema, o óleo era refrigerado por um radiador grande que ficava na frente, a Empi também fabrica kits com essa configuração.

          Veja um desses kits:

          http://www.fuscanet.com/radiador-externo-p-100.html

          No catálogo da Empi informa que é para competição. Para um uso normal
          seria necessário providenciar uma ventilação forçada, como o Museu falou.
          Gostei do quite é o preço ta bom,nunca comprei deles vem certinho ?
          la fala que tem uma tampa da bomba com saidas,aproveitaria a original?

          pessoal concordo com vs , a respeito da ventoinha, e confesso que não tinha pençado nessa configuração de refrigeração forçada ;como utilizo o carro diariamente para ir para o trabalho ,e o trajeto é apenas rodovia ,imaginei o radiador la bonitão tomando vento o tempo inteiro,mas não da pra ter um carro de uso diario que não pode pegar transito né.
          Toda essa ideia surgiu por que estou querendo colocar um comando 296 na minha brasilia 1600 dupla carburação 80 preta , que ganhei do meu veio a pouco tempo; e na verdade a grana e meio curta ; mas to achando melhor partir pra algo mais certo , do que ficar inventando moda.
          Pessoal me ajudem: se ue colocar uma bomba de sirculação externa com um radiador, deixando a capela original com o radiador no lugar ( capela sem radiador deslocado ) sera que a refrigeração da conta ?
          Tambem preciso de uma outra ajudinha , estou pençando em eu mesmo fazer a troca do comando (não sou mecanico, mas concerto tudo que quebra nos meus vw ar (tenho um fusca 74 1300 branco que fiz o trampo na flauta do solex 30 e a brasa preta ) mecanico so mexe se eu ficar junto , ai aprendo e não levo mais rsrsrs.
          pessoal sei que tenho que verificar a folga da engrenagem do comando né ,mas vou comprar do marcelinho parts que ja vem com a engrenagem,então a duvida é : vejo qual é a minha e peço iqual ?
          o motor não ta novo , mas não ta batendo, nem fumando e tem
          uma folguinha axial , A pergunta é o que eu teria que verificar,ou inevitavelmente que mandar na retifica pra poder colocar o comando ?
          Galera ajudai ?
          abraço a todos e obrigado pela força
          Ganhei uns HP fiquei feliz , Sabe ficava me perguntando por que não tenho HP
          Last edited by rodrigorinox; 16-11-2010, 11:35 AM.

          Comment


          • #6
            Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

            O Chico Biela usa ou ja usou algo parecido com oque vc quer fazer, só que ele usou um radiador de oleo grande( ar condicionado/geladeira ou de algo similar ) e instalou na frente da entrada de ar da ventuinha do motor, da uma olhada no fotolog dele que tem as fotos lá
            http://chicobiela.nafoto.net/arch200...006-10-15.html.
            Abrços
            Luby
            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

            Rio de Janeiro - RJ

            Comment


            • #7
              Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

              Postado originalmente por lubisomem01
              O Chico Biela usa ou ja usou algo parecido com oque vc quer fazer, só que ele usou um radiador de oleo grande( ar condicionado/geladeira ou de algo similar ) e instalou na frente da entrada de ar da ventuinha do motor, da uma olhada no fotolog dele que tem as fotos lá
              http://chicobiela.nafoto.net/arch200...006-10-15.html.
              Este kit do fuscanet postado acima é exatamente para isso!

              Comprei achando seria para instalar ao lado do câmbio, mas o propósito dele é ser instalado na boca da ventoinha.

              Claro que dá pra usar ao lado do câmbio, mas terei que montar um suportezinho bacana e prender no chassis. Coisa simples.

              Pelo preço compensa muito!

              Vem com radiador, suporte do filtro de óleo, adaptador pra saída de óleo no lugar do radiador e as mangueiras/abraçadeiras.

              Coisa fina! ;)

              Comment


              • #8
                Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                Postado originalmente por rodrigorinox
                Gostei do quite é o preço ta bom,nunca comprei deles vem certinho ?
                la fala que tem uma tampa da bomba com saidas,aproveitaria a original?

                pessoal concordo com vs , a respeito da ventoinha, e confesso que não tinha pençado nessa configuração de refrigeração forçada ;como utilizo o carro diariamente para ir para o trabalho ,e o trajeto é apenas rodovia ,imaginei o radiador la bonitão tomando vento o tempo inteiro,mas não da pra ter um carro de uso diario que não pode pegar transito né.
                Toda essa ideia surgiu por que estou querendo colocar um comando 296 na minha brasilia 1600 dupla carburação 80 preta , que ganhei do meu veio a pouco tempo; e na verdade a grana e meio curta ; mas to achando melhor partir pra algo mais certo , do que ficar inventando moda.
                Pessoal me ajudem: se ue colocar uma bomba de sirculação externa com um radiador, deixando a capela original com o radiador no lugar ( capela sem radiador deslocado ) sera que a refrigeração da conta ?
                Tambem preciso de uma outra ajudinha , estou pençando em eu mesmo fazer a troca do comando (não sou mecanico, mas concerto tudo que quebra nos meus vw ar (tenho um fusca 74 1300 branco que fiz o trampo na flauta do solex 30 e a brasa preta ) mecanico so mexe se eu ficar junto , ai aprendo e não levo mais rsrsrs.
                pessoal sei que tenho que verificar a folga da engrenagem do comando né ,mas vou comprar do marcelinho parts que ja vem com a engrenagem,então a duvida é : vejo qual é a minha e peço iqual ?
                o motor não ta novo , mas não ta batendo, nem fumando e tem
                uma folguinha axial , A pergunta é o que eu teria que verificar,ou inevitavelmente que mandar na retifica pra poder colocar o comando ?
                Galera ajudai ?
                abraço a todos e obrigado pela força
                Ganhei uns HP fiquei feliz , Sabe ficava me perguntando por que não tenho HP
                Olá Rodrigo,
                Para se usar um comando de 296º seria conveniente ter uma carburação mais generosa, pelo menos uma dupla solex 40, também seria necessário um retrabalho de cabeçote para que o comando funcione com todo o seu
                potencial. Se você não pretende mexer muito no motor use um de 276º
                ou no máximo um de 284º. Uma regra básica para se preparar um motor,
                é que ele esteja com poucos quilômetros rodados e sem folgas, ou então que passe por um recondicionamento. O primeiro passo para se melhorar a refirgeração é justamente o uso da carcaça da ventoinha (capela) com o radiador deslocado, é indispensável. A engrenagem você escolhe após a retifica da carcaça ser feita, de acordo com a folga encontrada. Caso não se faça nenhum serviço de retífica coloca-se uma engrenagem com a mesma medida.Um abraço.
                Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                Comment


                • #9
                  Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                  Postado originalmente por Celso Soares
                  Olá Rodrigo,
                  Para se usar um comando de 296º seria conveniente ter uma carburação mais generosa, pelo menos uma dupla solex 40, também seria necessário um retrabalho de cabeçote para que o comando funcione com todo o seu
                  potencial. Se você não pretende mexer muito no motor use um de 276º
                  ou no máximo um de 284º. Uma regra básica para se preparar um motor,
                  é que ele esteja com poucos quilômetros rodados e sem folgas, ou então que passe por um recondicionamento. O primeiro passo para se melhorar a refirgeração é justamente o uso da carcaça da ventoinha (capela) com o radiador deslocado, é indispensável. A engrenagem você escolhe após a retifica da carcaça ser feita, de acordo com a folga encontrada. Caso não se faça nenhum serviço de retífica coloca-se uma engrenagem com a mesma medida.Um abraço.
                  valeu celso pelas informaçãoes.A respeito da carburação To pençando em usar as solex 32 retrabalhada ( flauta e venturi suplementar ) ,por enquanto ;Tbm to procurando um par de solex 40. So mais uma pergunta o enquadramento do comando e feito como no original utilisando as marcas da engrenagem ?
                  Last edited by rodrigorinox; 17-11-2010, 08:17 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                    Postado originalmente por Delriobr
                    Este kit do fuscanet postado acima é exatamente para isso!

                    Comprei achando seria para instalar ao lado do câmbio, mas o propósito dele é ser instalado na boca da ventoinha.

                    Claro que dá pra usar ao lado do câmbio, mas terei que montar um suportezinho bacana e prender no chassis. Coisa simples.

                    Pelo preço compensa muito!

                    Vem com radiador, suporte do filtro de óleo, adaptador pra saída de óleo no lugar do radiador e as mangueiras/abraçadeiras.

                    Coisa fina! ;)
                    vc Já instalou ? As peças são de boa qualidade ?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                      Postado originalmente por lubisomem01
                      O Chico Biela usa ou ja usou algo parecido com oque vc quer fazer, só que ele usou um radiador de oleo grande( ar condicionado/geladeira ou de algo similar ) e instalou na frente da entrada de ar da ventuinha do motor, da uma olhada no fotolog dele que tem as fotos lá
                      http://chicobiela.nafoto.net/arch200...06-10-15.html.
                      Valeu pela dica.
                      Dizem que esse cara manja muito de motor ar; tbm e o ´rei das modificações

                      Comment


                      • #12
                        Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                        Postado originalmente por rodrigorinox
                        vc Já instalou ? As peças são de boa qualidade ?
                        Ainda não instalei mas as peças são de boa qualidade!

                        A mangueira que vem no kit provavelmente vai ficar curta, mas eu não vou usar mesmo.

                        Um detalhe: o radiador vem pintado de preto. Apesar de preferir assim, nas fotos ele aparece em alumínio. É mais bonito né..

                        Comment


                        • #13
                          Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                          Postado originalmente por Delriobr
                          Ainda não instalei mas as peças são de boa qualidade!

                          A mangueira que vem no kit provavelmente vai ficar curta, mas eu não vou usar mesmo.

                          Um detalhe: o radiador vem pintado de preto. Apesar de preferir assim, nas fotos ele aparece em alumínio. É mais bonito né..
                          verdade de aluminio e mais bonito e acho que dissipa melhor o calor
                          me diz uma coisa vc comprou direto no site ; me parece que tem um representante no sul se não me engano acho que se chama luis?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                            Comprei com o Luis. Tem o Luis e o Anderson. Pode negociar que é tranquilo. Tem muita gente comprando e eu compro direto, desde janeiro.. :P

                            Faz a lista e pede orçamento por email. Vai na fé! ;)

                            Comment


                            • #15
                              Re: Refrigeração do motor, o que achão desta ideia?

                              Postado originalmente por rodrigorinox
                              Gostei do quite é o preço ta bom,nunca comprei deles vem certinho ?
                              la fala que tem uma tampa da bomba com saidas,aproveitaria a original?

                              pessoal concordo com vs , a respeito da ventoinha, e confesso que não tinha pençado nessa configuração de refrigeração forçada ;como utilizo o carro diariamente para ir para o trabalho ,e o trajeto é apenas rodovia ,imaginei o radiador la bonitão tomando vento o tempo inteiro,mas não da pra ter um carro de uso diario que não pode pegar transito né.
                              Toda essa ideia surgiu por que estou querendo colocar um comando 296 na minha brasilia 1600 dupla carburação 80 preta , que ganhei do meu veio a pouco tempo; e na verdade a grana e meio curta ; mas to achando melhor partir pra algo mais certo , do que ficar inventando moda.
                              Pessoal me ajudem: se ue colocar uma bomba de sirculação externa com um radiador, deixando a capela original com o radiador no lugar ( capela sem radiador deslocado ) sera que a refrigeração da conta ?
                              Tambem preciso de uma outra ajudinha , estou pençando em eu mesmo fazer a troca do comando (não sou mecanico, mas concerto tudo que quebra nos meus vw ar (tenho um fusca 74 1300 branco que fiz o trampo na flauta do solex 30 e a brasa preta ) mecanico so mexe se eu ficar junto , ai aprendo e não levo mais rsrsrs.
                              pessoal sei que tenho que verificar a folga da engrenagem do comando né ,mas vou comprar do marcelinho parts que ja vem com a engrenagem,então a duvida é : vejo qual é a minha e peço iqual ?
                              o motor não ta novo , mas não ta batendo, nem fumando e tem
                              uma folguinha axial , A pergunta é o que eu teria que verificar,ou inevitavelmente que mandar na retifica pra poder colocar o comando ?
                              Galera ajudai ?
                              abraço a todos e obrigado pela força
                              Ganhei uns HP fiquei feliz , Sabe ficava me perguntando por que não tenho HP
                              A idéia ter o radiador deslocado é para refrigerar melhor os cilindros 3 e 4, pois o ar passa primeiro pelo radiador para depois resfriar esses cilindros, ou seja vai ar quente neles.
                              Tem alguns tutoriais aqui explicando sobre a instalação desses radiadores deslocados, utilizando apenas as flanges e capelas originais dos motores 1300 álcool e 1600 gas/alc fabricados depois de 80. Nessa instalação aproveita o próprio radiador.
                              Outra opção é utilizar radiador de alumínio e flange que saiu nos Fuscas modelo exportação, confira nesse link:
                              http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7059

                              Abs

                              Comment

                              Working...
                              X