Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aliviar volante - SIM ou NAO?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

    Postado originalmente por luiz
    Vou dar minha opinião,

    Sempre andei com um 1.6 a gasolina comandinho de kombi e trabalho nos cabeçotes. O carro sempre andou bem com um torque considerável somente perdendo na retomada mas eu acho que é mais por causa da diferença grande entre 3ª e 4ª. O volante sempre foi aliviado e muito coisa de mais de 3 kilos.

    Quando montei o 1.8 resolvi deixar o volante porque montei o motor pensando em torque então aumentei o vira e usei um comando VZ.
    O carro ficou uma delicia (quando anda) porque ele ficou com uma força cavalar e o motor parado sobe de giro igual moto.

    Fazendo uma análise dos 1.0 que já tive, acho que todos eles devem ser montados com o volante o mais leve possível, a maioria não tem torque nenhum e na retomada geralemnte é aquele martirio.

    Para um 1300 original acho que vc deve ter um certo comedimento, mas em outros casos, aproveite e alivie o volante sim.
    Luiz,

    Blz?

    Meu volante está com 4,6kg e fiquei meio desconfiado de montá-lo e não ficar bom!

    Estou montando 1300 com comandinho e trabalho nos cabeçotes. (01 solex 30)

    Vc acha que seu volante pesa menos que esse meu?

    Abraço!
    Butantã - São Paulo - SP

    Comment


    • #17
      Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

      Postado originalmente por luiz
      Celso,

      Eu sou conservador, uso um VZ15 mas dá um torque muito bom.
      Esse comando dá um lift de valvula muito alto .435" e é usado em off-road.
      Uso um vira de 78,4 da Lepe, bielas I-beam que eu comprei na CIP1.
      Estava usando uma megasquirt, mas devido a problemas de tempo resolvi abondonar por enquanto e partir para os carburadores.
      Antes da minha Mega queimar, eu andei uns 300 kilometros com o carro e ficou sensacional a receita.


      Vamos ver agora com os carburadores.
      Perfeito, minha próxima configuração de motor será parecida, mas com o
      vira de 82mm e o VZ 25. Os solex 40 são ótimos, depois de acertados
      para o motor, funcionam de forma lisa e em altas rotações enchem o
      motor que é uma beleza. Abraços.
      Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

      Comment


      • #18
        Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

        Postado originalmente por bob_8
        eu sinto um pouco de falta de toque no gol, mas o motor com volante mto aliviado fica mais aspero, é dificil andar com ele devagar em terceira bem na lentinha quado vc pisa ele não reage nessa rotação, quando pega motor mais cheio ai o bicho puxa mesmo e se ve que o volante aliviado é bom. mas pra dar rolê é muito ruim mesmo com motor original.

        Olá Bob, pode ser que seja outra coisa, pois o meu como já falei foi aliviado
        em 2kg e, por exemplo, saio de quebra molas em 3ª pouca coisa acima
        da lenta e mesmo assim consigo uma resposta rápida na retomada, ainda uso os solex 40 com difusores de 30mm, o que teoricamente deveria afetar a resposta em baixa.
        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

        Comment


        • #19
          Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

          Postado originalmente por Rafinha
          Luiz,

          Blz?

          Meu volante está com 4,6kg e fiquei meio desconfiado de montá-lo e não ficar bom!

          Estou montando 1300 com comandinho e trabalho nos cabeçotes. (01 solex 30)

          Vc acha que seu volante pesa menos que esse meu?

          Abraço!
          Olá Rafinha, você é o mesmo que estava no encontro com o bloco do motor no porta malas do carro?

          Não sei te dizer exatamente quando você deveria retirar de peso do volante, mas acho que aliviar sempre trás algum beneficio. O fato do seu carro ser 1300 não vejo muito problema já que pelo jeito vai ser bem fortinho.
          2276 FK8 .

          Comment


          • #20
            Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

            Valew fera...é por isso que eu gosto desse fórum
            COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

            Comment


            • #21
              Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

              Postado originalmente por Celso Soares
              Perfeito, minha próxima configuração de motor será parecida, mas com o
              vira de 82mm e o VZ 25. Os solex 40 são ótimos, depois de acertados
              para o motor, funcionam de forma lisa e em altas rotações enchem o
              motor que é uma beleza. Abraços.
              O seu vai ficar nervoso.
              Como eu costumo dizer para o pessoal, vai arrastar caminhão freado.
              2276 FK8 .

              Comment


              • #22
                Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                Postado originalmente por luiz
                Olá Rafinha, você é o mesmo que estava no encontro com o bloco do motor no porta malas do carro?

                Não sei te dizer exatamente quando você deveria retirar de peso do volante, mas acho que aliviar sempre trás algum beneficio. O fato do seu carro ser 1300 não vejo muito problema já que pelo jeito vai ser bem fortinho.
                Opa Luiz!

                Era eu mesmo que estava no encontro de plastimóvel e com o motor do fusca no porta malas!

                Devido ao fato que vou precisar do carro no trânsito pesado de São Paulo, não vou mais montar comandão e dupla carburação!

                Vou partir para uma montagem "semi-original" com 01 solex e comando bem modesto!


                Abraço
                Butantã - São Paulo - SP

                Comment


                • #23
                  Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                  Postado originalmente por Rafinha
                  Opa Luiz!

                  Era eu mesmo que estava no encontro de plastimóvel e com o motor do fusca no porta malas!

                  Devido ao fato que vou precisar do carro no trânsito pesado de São Paulo, não vou mais montar comandão e dupla carburação!

                  Vou partir para uma montagem "semi-original" com 01 solex e comando bem modesto!


                  Abraço
                  Rafinha, vai rodar com gasolina? Porque se for rodar com alcool não tem jeito, tem que colocar a dupla mesmo para ficar bom.
                  Não sei qual comando vai usar mas aproveita que está aberto dá um tratinho nos dutos do cabeçote usa umas valvulas de opala.
                  Eu acho montar um 1300 fortinho ainda mais com carinha de original.
                  2276 FK8 .

                  Comment


                  • #24
                    Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                    Postado originalmente por luiz
                    Rafinha, vai rodar com gasolina? Porque se for rodar com alcool não tem jeito, tem que colocar a dupla mesmo para ficar bom.
                    Não sei qual comando vai usar mas aproveita que está aberto dá um tratinho nos dutos do cabeçote usa umas valvulas de opala.
                    Eu acho montar um 1300 fortinho ainda mais com carinha de original.
                    Luiz, meus cabeçotes estão com válvulas da kombi e vou rodar na gasolina!

                    Agora estou precisando do carro, e não poderei montar nada "fuçado" pois pra andar no trânsito pesado fica desconfortável!

                    Outra coisa, estou saindo de casa e a grana disponível será para mobília!
                    Butantã - São Paulo - SP

                    Comment


                    • #25
                      Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                      Postado originalmente por Celso Soares
                      O conjunto virabrequim/volante/platô é colocado numa máquina que o faz
                      girar numa determinada rotação, sensores especiais indicam o quanto
                      o conjunto está desequilibrado e mostram os locais onde se deve retirar
                      material para equilibrar o conjunto. Então, o operador da máquina retira
                      com uma furadeira, material destes pontos para corrigir o desbalanceamento.

                      Achei um vídeo mostrando o serviço.

                      http://www.youtube.com/watch?v=t4qG4lnj8GY
                      alguem conhece alguma empresa que faz esse serviço de balanceamento em curitiba

                      Comment


                      • #26
                        Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                        Hoje na tornearia onde trabalho aliviei ao maximo um volante de fusca na verdade era de uma variant

                        ele possui 10mm de parede deixei com 8 fatiando o volante e diminui no diametro respeitando o limite de proteçao para ele nao degolar hehehe

                        nao pesei ainda mais ficou bem leve a pergunta que quero fazer a todos
                        sera que so fatiando pode desbalanciar o voalnte tb ?
                        pois fiz por igual parece estar bem perfeito

                        abraço

                        Comment


                        • #27
                          Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                          Postado originalmente por Fusca Ap
                          Hoje na tornearia onde trabalho aliviei ao maximo um volante de fusca na verdade era de uma variant

                          ele possui 10mm de parede deixei com 8 fatiando o volante e diminui no diametro respeitando o limite de proteçao para ele nao degolar hehehe

                          nao pesei ainda mais ficou bem leve a pergunta que quero fazer a todos
                          sera que so fatiando pode desbalanciar o voalnte tb ?
                          pois fiz por igual parece estar bem perfeito

                          abraço
                          Sem duvidas tem que balancear, é arriscar arregaçar o virabrequim com um volante frouxo, qdo solta arregaça tudo os furos dos pinos que travam o volante.

                          Comment


                          • #28
                            Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                            Postado originalmente por bob_8
                            Sem duvidas tem que balancear, é arriscar arregaçar o virabrequim com um volante frouxo, qdo solta arregaça tudo os furos dos pinos que travam o volante.

                            Onde voce balanciou o seu quando voce aliviou o volante ?
                            aqui nao se acha quem faça isso

                            Comment


                            • #29
                              Tira uns 10% qye é só alegria
                              Abrços
                              Luby
                              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                              Rio de Janeiro - RJ

                              Comment

                              Working...
                              X