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Indice de Mach-by Master Vader

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  • #16
    Re: Indice de Mach-by Master Vader

    Postado originalmente por gugui miranda
    Resolvi cadastrar todos os comandos da linha W,TCS e FK da engle para VW boxer aircooled no novo programa, pra facilitar na hora de saber o lift do comando.
    Segue o link do programa reestruturado:

    http://www.4shared.com/file/P7OfDCeb...ACH_engle.html
    Vlw
    Opa amigo!

    Ótima calculadora... de fácil uso e bem pratica!

    Abraço.
    Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

    Comment


    • #17
      Re: Indice de Mach-by Master Vader

      Segue ai o link do meu programa:
      http://www.4shared.com/file/-3AT33T3...Mach_v226.html

      Para o cálculo da válvula de escape, eu me baseie em alguma informação que tinha aqui no fórum, onde o diâmetro dela era uma porcentagem do diâmetro da de admissão...
      Algo do tipo. Só relendo novamente o algoritmo para confirmar.

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      • #18
        Re: Indice de Mach-by Master Vader

        Fico muito legal o estrutural do seu programa, facil e simples de usar, e ainda por cima eficiente...
        Acho que com o que vc fez da pra quase abandonar o meu!
        Faz tudo o que o meu programa faz e mais um pouco!!!

        Comment


        • #19
          Re: Indice de Mach-by Master Vader

          Vlw!

          O que mata mesmo é a limitação gráfica do pascal.
          O ideal seria fazer um parecido com o simulador de preparações do Vader. Que já tivesse algumas opções de diâmetro de cilindros, de curso de vira-brequim, diâmetro de válvulas mais usados... como você fez com os comandos.
          Assim usuários novatos não precisariam ficar procurando essas informações.

          E principalmente, que desse para modificar apenas uma variável, sem ter que ficar reescrevendo todas as outras novamente para recalcular o índice...

          Mas, como eu não sei fazer mágica no excel, nem conheço outra linguagem de programação... o velho pascal ainda quebra um bom galho

          Comment


          • #20
            Re: Indice de Mach-by Master Vader

            Sem duvida o bom e velho pascal deixa a desejar na parte grafica...
            Bem que alguem do forum podia manjar de Java pra fazer um programa com uma cara melhor, mas acho que seria futilidade, ambos os programas postado aqui resolvem o problema de ficar digitando valor por valor na calculadora!
            Ta comodo demais pro meu gosto ja!
            sdgfkjhakjadf

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            • #21
              Re: Indice de Mach-by Master Vader

              Postado originalmente por gugui miranda
              ambos os programas postado aqui resolvem o problema de ficar digitando valor por valor na calculadora!
              Ta comodo demais pro meu gosto ja!
              sdgfkjhakjadf
              hehehehhe
              Eu fiz as contas umas três vezes na calculadora... ai na quarta, cansei e fui fazer esse programa

              Comment


              • #22
                Re: Indice de Mach-by Master Vader

                Postado originalmente por gugui miranda
                Bem que alguem do forum podia manjar de Java pra fazer um programa com uma cara melhor, mas acho que seria futilidade
                Eu estou aprendendo Java na facul! agora nas férias, vou estudar com calma este assunto e posso fazer um programinha...

                Muito show os programas aê, ótima iniciativa pessoal!!
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • #23
                  Re: Indice de Mach-by Master Vader

                  Oi Galera,
                  Tenho apenas uma crítica à fazer.
                  O programa não está levando em consideração a influência da temperatura e da pressão/depressão no coletor de admissão. A velocidade do som não se influencia pela pressão, mas se eleva com o aumento da temperatura.
                  Faz uma baita diferença nos resultados, tendo em vista que nossos motores irradiam muito calor.
                  Aliás essa é a mesma crítica que faço a planilha de preparação do Mestre Vader, na parte do cálculo dos comprimentos dos tubos individuais. Também gera uma diferença boa.
                  Podem comentar!
                  Abraços,
                  Last edited by RickRock; 05-12-2010, 11:03 PM.
                  No final tudo dá certo!
                  Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                  Comment


                  • #24
                    Re: Indice de Mach-by Master Vader

                    Postado originalmente por RickRock
                    Oi Galera,
                    Tenho apenas uma crítica à fazer.
                    O programa não está levando em consideração a influência da temperatura e da pressão/depressão no coletor de admissão. A velocidade do som não se influencia pela pressão, mas se eleva com o aumento da temperatura.
                    Faz uma baita diferença nos resultados, tendo em vista que nossos motores irradiam muito calor.
                    Rick,
                    Eu reli o começo do tópico e pude perceber que a variável "a" é velocidade do som na temperatura de entrada.
                    Por tanto, já deve está considerando o valor em uma temperatura média de trabalho dos nosso motores...

                    Comment


                    • #25
                      Re: Indice de Mach-by Master Vader

                      338 m/s =velocidade do som a temperatura de 18 oC.
                      No final tudo dá certo!
                      Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

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                      • #26
                        Re: Indice de Mach-by Master Vader

                        Postado originalmente por RickRock
                        338 m/s =velocidade do som a temperatura de 18 oC.
                        Desculpa cara, eu não sabia disso...

                        Dei uma pesquisada agora sobre isso.
                        Achei umas equações lineares da velocidade do som variando em função da temperatura. Mas nenhuma bateu com esse valor que você passou (para 338m/s dava 10 oC)...

                        Qual fórmula você usou para chegar a esse resultado?
                        E qual seria uma temperatura média ideal para usarmos?

                        Comment


                        • #27
                          Re: Indice de Mach-by Master Vader

                          http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/on...ido/sonido.htm

                          Nesse link podes ver a influencia da temperatura na velocidade do som, e também nas diversas composições de gases.

                          A informação citada anteriormente eu tirei de um livro que li no passado:

                          THE SCIENTIFIC DESIGN OF EXHAUST AND INTAKE SYSTEMS
                          autor:
                          Philip H. Smith, A.M.I Mech.E. e John C. Morrison
                          Editora: Robert Bentley, Inc.
                          Edição de 1962
                          Capítulo 3

                          Enfim, dá para concluir que a velocidade do som é muito influenciada pela temperatura.

                          No passado medi com o termometro do multimetro a temperatura dentro dos coletores (pelo acesso do vácuo) e encontrei temperaturas na faixa de 29 graus, com a temperatura no cofre do motor na casa dos 55 graus.
                          Entendi que a mistura abaixo dos difusores reduzia a temperatura nos coletores. Mas se voce considerar um setup injetado com os bicos posicionados próximo aos cabeçotes a coisa muda de figura. Nossos motores tem o desempenho muito afetado pela temperatura, não só ambiente quanto do cofre do motor em si. Quem gosta de acelerar forte os Fukas e derivados sabe o que estou querendo dizer: É impressionante como o comportamento do carro muda depois de um "couro". Principalmente os preparados. Já tive oportunidade de medir a temperatura dos quatro cilindros ao mesmo tempo (no cabeçote). Pra começar o terceiro cilindro tem uma variação para mais da ordem de 19 a 20%. Vejo muita gente se preocupar com isso, e deslocar o radiador para equalizar essas temperaturas. Mas em compensação, vi diferenças de temperatura superiores a 50% devido a uma pequena desregulagem no parafuso de mistura (webers duplos, um corpo por cilindro) ou entopimento nos gicleurs.
                          No final das contas mais vale um monocarburado bem acertado do que um dupla desacertado. (só para polemizar
                          No final tudo dá certo!
                          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                          Comment


                          • #28
                            Re: Indice de Mach-by Master Vader

                            Postado originalmente por RickRock
                            http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/on...ido/sonido.htm

                            Nesse link podes ver a influencia da temperatura na velocidade do som, e também nas diversas composições de gases.

                            A informação citada anteriormente eu tirei de um livro que li no passado:

                            THE SCIENTIFIC DESIGN OF EXHAUST AND INTAKE SYSTEMS
                            autor:
                            Philip H. Smith, A.M.I Mech.E. e John C. Morrison
                            Editora: Robert Bentley, Inc.
                            Edição de 1962
                            Capítulo 3

                            Enfim, dá para concluir que a velocidade do som é muito influenciada pela temperatura.

                            No passado medi com o termometro do multimetro a temperatura dentro dos coletores (pelo acesso do vácuo) e encontrei temperaturas na faixa de 29 graus, com a temperatura no cofre do motor na casa dos 55 graus.
                            Entendi que a mistura abaixo dos difusores reduzia a temperatura nos coletores. Mas se voce considerar um setup injetado com os bicos posicionados próximo aos cabeçotes a coisa muda de figura. Nossos motores tem o desempenho muito afetado pela temperatura, não só ambiente quanto do cofre do motor em si. Quem gosta de acelerar forte os Fukas e derivados sabe o que estou querendo dizer: É impressionante como o comportamento do carro muda depois de um "couro". Principalmente os preparados. Já tive oportunidade de medir a temperatura dos quatro cilindros ao mesmo tempo (no cabeçote). Pra começar o terceiro cilindro tem uma variação para mais da ordem de 19 a 20%. Vejo muita gente se preocupar com isso, e deslocar o radiador para equalizar essas temperaturas. Mas em compensação, vi diferenças de temperatura superiores a 50% devido a uma pequena desregulagem no parafuso de mistura (webers duplos, um corpo por cilindro) ou entopimento nos gicleurs.
                            No final das contas mais vale um monocarburado bem acertado do que um dupla desacertado. (só para polemizar
                            Pior que é verdade...rsrsrs

                            Comment


                            • #29
                              Re: Indice de Mach-by Master Vader

                              Eai Galera, fiz essa tabela ai calculando o indice de mach e a Rotação critica, ta bem fácil de entende, pelo que eu vi não tem nenhum erro, mas por favor corrijam pra ver se ta certo mesmo

                              http://www.4shared.com/file/m08SFaF5...e_de_Mach.html

                              até mais

                              Comment


                              • #30
                                Re: Indice de Mach-by Master Vader

                                ...
                                D O U G L A S
                                Brasilia 1974 - "Marrom"

                                São Miguel do Oeste - SC
                                ++++++++++++++++++++
                                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                                ++++++++++++++++++++

                                RUMO AOS 1000 POSTS,
                                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

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