Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dedão Cúbico - Polegada Vader (D3)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dedão Cúbico - Polegada Vader (D3)

    Outro dia tava eu pensando nos motores que a gente tanto fala, nas melhores receitas de preparação, nos limites que podem ser impostos aos componentes, ao uso que faremos do nosso carro, e cheguei a conclusão que uma das melhores preparações que podemos fazer, é um veneno leve com ganho significativo de rotação útil, mantendo a carburação solex 32. Esta receita usa um Engle W110, escape dimensionado (com abafador), e praticamente mais nada em relação de peças especiais. Com esta receita, chega-se na faixa de 100 a 115 cv dependendo muito do capricho de cada um, ficando na planilha o valor de 108cv considerando-se a cilindrada std do 1600cm3 (1584,6cm3 exatos).
    Desta forma pensando com meus botões...
    Porque a potência do motor, nesta condição arbitrada pelo “xarope” que vos escreve, não tem exatamente o mesmo valor numérico de sua cilindrada numa unidade desenvolvida para este fim?
    Assim fiquei pensando...
    Se um motor gera nestas condições 108cv, poderia ser chamado simplesmente de motor 108, onde já saberíamos a cilindrada e sua potência...
    Legal né!!!

    Assim , considerei a cilindrada original deste motor de 1584,6cm3 e a potência de 108cv , chegando ao fator 14,62202..., que é uma fator de correlação entre um volume e outro; um na medida em cm3 e o outro que estamos desenvolvendo.
    Como se trata de volume, se tirarmos a sua raiz cúbica, teremos a relação entre o cm e sua unidade fundamental, que é: 14,62202^0,333 = 2,44532... ou simplificando 2,445cm a esta nova medida de 2,445cm dei o nome de “Polegada Vader”, ou carinhosamente de “Dedão”.
    Assim um “Dedão” tem 2,445cm, ou 24,45mm
    Se convertermos as medidas do motor 1600cm3 para o nosso amigo Dedão, teremos:
    D = Pistão 85,5mm / 24,45 = 3,497 Dedões;
    S = Curso do Vira 69mm / 24,45 = 2,822 Dedões,
    Aí a cilindrada para um 4 cilindros fica: D*D*S*3,1416,
    Ou: 3,497*3,497*2,822*3,1416 = 108 Dedões Cúbicos.

    Isto mostra que chegamos ao mesmo lugar da constante logo acima encontrada de 14,622...

    Assim se tivermos a curiosidade de saber a potência possível com um veneno leve de um motor VW a ar (também vale para os outros de uma forma geral),basta dividir sua cilindrada em cm3 pelo número 14,622 e teremos a cilindrada em Dedões cúbicos, assim como a potência estimada para esta preparação básica.

    Exemplo:

    Qual a cilindrada em Dedões Cúbicos e a potência de um Motor 1800cm3 com preparação básica (Engle W110, dois solex 32 escape 4x1, a álcool, etc) .
    Solução:
    1800 / 14,622 = 123

    Portanto teremos um motor de 123 Dedões Cúbicos e 123 cv.

    Esta brincadeira com os números mostra a idéia que os americanos tinham ao dizer que não existem substitutos para polegadas cúbicas, pois um motor americano com uma preparação leve, tem a cilindrada e a potência com números muito próximos, ou seja um motor 302 pol3 com alguma preparação, chega facilmente aos 302cv, e assim sucessivamente. Hoje o maior motor da GM americana é o 572pol3 (9373cm3), já sai de fábrica com mais de 620 a 640cv...
    Se transformarmos a medida de polegadas cúbicas em Dedões cúbicos, teremos:
    572*16,387/14,622, teremos que este motor de 572 pol3 tem 641 Dedões cúbicos, mostrando que sua potência é coerente...
    Se os americanos fizessem parte do lado negro teriam utilizado o Dedão Cúbico em detrimento da medida inglesa...

    “Só pra esclarecer, o fator que eu utilizei na transformação do motor 572 (16, 387), é a medida da polegada inglesa em cm (2,54) elevada ao cubo. Daí fiz a relação entre polegadas inglesas e polegadas Vader (Dedões - D), chegando ao mesmo valor para potência e cilindrada 640 D3 - 640 cv...”

    Assim fica valendo a partir de Hoje o Dedão Cúbico como minha medida oficial, ficando sua sigla D3.
    Agora deixa eu ver qual é a medida do meu dedo só por curiosidade...
    PQP... meu polegar tem exatos 2,445cm medidos com o micrômetro...
    Caramba... Se eu tivesse nascido Rei na Inglaterra medieval, o dedão Cúbico certamente seria unidade oficial...

    Coincidência...
    Imaginação...
    Loucura...
    Ou somente mais um conto do Lado Negro...

    Pensem ... Reflitam...

    HEHEHEHE!!!!

    []s,

    Master Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    shausaushashashashashasashuah
    Vamos tirar o Brasil do sistema métrico de medidas, para o sitema Vader de medidas!!!!
    sahsahsuahsassasha
    Muito curioso essa relação Vader. VOu tentar isso pro caror do meu irmão.
    Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      hehehehe...pow vader, seu polegar é pequeno heim...hehehe...o meu dedão então equivale a quase dois dedões do seu...hehehehhe
      "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
      Juan Manoel Fangio.

      Comment


      • #4
        show de bola..

        INSANO..

        lado negrooo

        Comment


        • #5
          Piração interessante hehehe... gostei mesmo.... e tudo com embasamento matemático esse é o Vader que conhecemos.
          []s
          Fernando.
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
          __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
          ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
          ______Em condições adversas, também posso vencer;
          ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
          __Airton Senna
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

          Comment


          • #6
            hauhauhuahauhauha

            Nossa Vader agora vc se superou!!!!!!!

            to cascando aqui, mas show de bola a explicação e o melhro é q funciona hehehehe

            abraços
            O homem tem 3 fases na vida:

            1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
            2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
            3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

            Comment

            Working...
            X