Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Spray de óleo no pistão!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Spray de óleo no pistão!

    Olá galera, tudo bom?
    Como todo entusiasta de motor já deve ter ouvido falar do motor GM ECOTEC, que vem em muitos carros novos da GM, dentre eles o Cobalt SS, HHR, entre outros.
    O que masi chama atenção nesse motor é a tecnologia empregada nele, e o que masi se destaca é a refrigeração dos pistões via sprai de óleo neles, logicamente na parte de baixo.
    Lembrei disso ontem, após ler outro tópico daqui falando sobre motores Pauter, E cheguei ate aqui:
    http://www.pauter.com/oiling.htm
    Agora me digam, só esses dois "sulcos" na biela conseguem gerar spray de óleo na parte de baixo dos pistões? Esse óleo seria o que fica em excesso entre a biela e sua bronzina?(se sim, então furar as bronzinas teriam masi uam utilidade)?
    Há reamente muita vantagem quantoa durabilidade e/ou desempenho do motor?
    Desde já, obrigado pela atenção!
    Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    interessante!
    so fazer uns frisos na biela?!

    concerteza o vader tera uma resposta exata, afinal trabalha na GM!!!

    Flw
    WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

    Comment


    • #3
      Issae Matheus, vamos esperar!
      Acho interessante isso da refrigeração do pistão, pelo menos se ganha em durabilidade!
      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        interessanteeee emm

        vaderrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr helppppppppppp



        hehehehe

        Comment


        • #5
          Pô aproveitando a passagem dá uma olhada nisso aqui http://www.pauter.com/super_pro.htm, tem os tuchos com rolamentos, fora as peças que são diferentes e talvez sejam bem mais robustas....
          []s
          Fernando.
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
          __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
          ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
          ______Em condições adversas, também posso vencer;
          ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
          __Airton Senna
          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Rafael_MO
            Olá galera, tudo bom?
            Como todo entusiasta de motor já deve ter ouvido falar do motor GM ECOTEC, que vem em muitos carros novos da GM, dentre eles o Cobalt SS, HHR, entre outros.
            O que masi chama atenção nesse motor é a tecnologia empregada nele, e o que masi se destaca é a refrigeração dos pistões via sprai de óleo neles, logicamente na parte de baixo.
            Lembrei disso ontem, após ler outro tópico daqui falando sobre motores Pauter, E cheguei ate aqui:
            http://www.pauter.com/oiling.htm
            Agora me digam, só esses dois "sulcos" na biela conseguem gerar spray de óleo na parte de baixo dos pistões? Esse óleo seria o que fica em excesso entre a biela e sua bronzina?(se sim, então furar as bronzinas teriam masi uam utilidade)?
            Há reamente muita vantagem quantoa durabilidade e/ou desempenho do motor?
            Desde já, obrigado pela atenção!
            Abraço!

            Devemos lembrar das bielas montadas no vira.
            Nesta condição, os dois sulcos se tornam narealidade dois furos, pois se encontram com a lateral dos colos.
            O óleo entre a bronzina e o colo do virabrequim está pressurizado, portanto ao encontrar uma saída (o furo resultante do sulco), gera um spray nadireção da parte inferior do pistão.
            Como está na lateral da biela, seu posicionamneto melhpora também a lubrificação do pino de pistão.
            Alguns motores usam sistema um pouco diferente nabiela, fazendo se um furo na mesma apontado para a parte inferior do pistão, preferencialmente na região que o pistão fica mais aquecido (região da válvula de escape).
            Quanto ao furo das bronzinas, fica claro quetambém na refrigeração/lubrificação dos pistões ela ajuda (e muito).
            Para se fazer um sulco destesdevemos ter cuidado, pois o exagero em sua dimensão acabacm a pressão de lubrificação, "matando" o filme de óleoe na bronzina da biela, além de diminuir avelocidade do spray de óleo para o pistão, ou seja: se exagerarmos no furo, o pistão não receberá o benefício e a biela ainda sofrerá as consequencias.


            []s,

            Master Vader.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Master Vader
              Devemos lembrar das bielas montadas no vira.
              Nesta condição, os dois sulcos se tornam narealidade dois furos, pois se encontram com a lateral dos colos.
              O óleo entre a bronzina e o colo do virabrequim está pressurizado, portanto ao encontrar uma saída (o furo resultante do sulco), gera um spray nadireção da parte inferior do pistão.
              Como está na lateral da biela, seu posicionamneto melhpora também a lubrificação do pino de pistão.
              Alguns motores usam sistema um pouco diferente nabiela, fazendo se um furo na mesma apontado para a parte inferior do pistão, preferencialmente na região que o pistão fica mais aquecido (região da válvula de escape).
              Quanto ao furo das bronzinas, fica claro quetambém na refrigeração/lubrificação dos pistões ela ajuda (e muito).
              Para se fazer um sulco destesdevemos ter cuidado, pois o exagero em sua dimensão acabacm a pressão de lubrificação, "matando" o filme de óleoe na bronzina da biela, além de diminuir avelocidade do spray de óleo para o pistão, ou seja: se exagerarmos no furo, o pistão não receberá o benefício e a biela ainda sofrerá as consequencias.


              []s,

              Master Vader.
              Mas Vader,
              A nível de experimentação, você acha que um duro, igual os que a pauter fez, de cerca de 0,5mm de raio já é o suficiente? Lembrando que esse furo que falo nada mais é do que "metade de um cilindro".
              Ah, isso de resfriar os pistões na parte onde aquece mais, a da valvula de escape, é para eliminar os "pontos quentes" que geram "batida de pino"?
              Abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Fala galera, beleza?
                Então, tava vendo um vídeo no Youtube, sobre o motor Zetec Rocam, da Ford. olhem:
                http://www.youtube.com/watch?v=QOtiL...eature=related
                Quando começa a mostrar a lubrificação, mostra-se uns "bicos injetores" que mandam um spray de óleo para a parte e baixo do pistão.
                Mas não entendi o posicionamento desses "bicos"...Acho que eles ficam paralelos ao virabrequim.
                Essa idéia poderia ser bacana, pois evitaria o efeito ditado pelo Vader(Falta de pressão no óleo nas bronzinas). Qualquer coisa, faz-se esses bicos com uma válvula(uma esfera de metal e uma mola), para que só comessem a "mandar spray" quando o motor estiver com uam pressão X de óleo, não abaixando a pressão do sistema!
                Abraço!
                Last edited by Rafael_MO; 21-09-2011, 03:20 PM.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment

                Working...
                X