Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pressão positiva nos coletores

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pressão positiva nos coletores

    Lendo um topico bastante interessante em outro forum, vislumbrei dois fatos, um diretamente ligado ao Fusca (não exposto no contexto do forum) e outro à preparação de motores (fisica pura).
    1. Ao desenvolver altas velocidades, o fusca poderia criar uma leve zona de vácuo na parte traseira? Se sim, esta zona não prejudicaria a aspiração natural de ar do sistema de admissão do motor?
    2. Seria válido, criar um sistema de coleta de ar (um ram-air super very cold natural) que fizesse a compensação (pelo menos isso) da força que o motor faz para puxar o ar?

  • #2
    Isso é fato. Verifico isso no meu carro quando dirijo muito tempo em altas velocidades, acredito que qualquer um que tenha um fusca sem radiador de óleo extra e tenha um termometro de óleo para confirmar, passe por esse problema. A brasilia não tem esse problema uma vez que o ar entra pelas laterais.
    Quanto a fazer um sistema para facilitar a entrada do ar, acho válido sim, ja tentei usar aquele coletor de ar original do 1600S mas não adiantou nada, é mais de enfeite mesmo. O magoo já sugeriu adaptar a tampa do motor para ficar aberta em cima e eu estou pensando em fazer isso. Também pensei em fazer uma entrada de dentro do chiqueirinho direto para a ventuinha mas tenho medo de passar ruido também!
    Bom, essa é minha opinião

    Se possivel, passa o link pra gente poder dar uma olhada.

    Comment


    • #3
      Desculpe pela resposta mas nem me liguei que você estava falando sobre a admissão do motor e não de arrefecimento.
      Em altas velocidade pode haver uma ligeira diminuição da densidade do ar no cofre do motor já que em altas velocidades há tendencia da camada de ar "descolar" da traseira, e a menor quantidade de ar admitido sera sugada cada vez mais pela ventuinha conforme o aumento da velocidade.
      Uma solução que já vi em uma foto aqui no fórum era ligar a admissão dos carburadores em dois furos na carcaça da ventuinha através de dutos, um de cada lado. Dessa maneira, é possivel obtermos alguma pressão positiva no coletor, e é até possivel medi-la. E o melhor de tudo, essa pressão (provavelmente pequena) vai crescer junto com a rotação do motor.
      Bom, essa é minha opinião. Se o Mestre Vader quiser me corrigir, beleza! Nada como a opinião de um Engenheiro para sanar nossas duvidas.
      Last edited by JamesTKirk; 21-12-2006, 08:27 PM.

      Comment


      • #4
        Pois eh, achei estranha a 1a resposta.....hahahah!!
        Na segunda as coisas melhoraram bastante. Mas é fato fiísico se, conseguirmos qualquer pressão, mesmo que o bastante para anular as forças de sucção do motor, jah acho valido.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por FUSCA95
          Pois eh, achei estranha a 1a resposta.....hahahah!!
          Na segunda as coisas melhoraram bastante. Mas é fato fiísico se, conseguirmos qualquer pressão, mesmo que o bastante para anular as forças de sucção do motor, jah acho valido.
          A única restrição que vejo das saídas da ventoinha, é a queda da refrigeração, por diminuição da vazão para o arrefecimento do motor.

          []s,

          Master Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            Fala galera!
            Uma úvida, se usar o ar que sai da ventoinha, ele não viria aquecido?
            Porque se for, traria algusn prejuízos pro motor, como elevação da temperatura, mistura inadequada(pois a densidade do ar diminuiria, devido ao calor, admitindo menos moleculas de oxigenio)...
            Se estiver errado, corrijam!
            Abraço.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Rafael_MO
              Fala galera!
              Uma úvida, se usar o ar que sai da ventoinha, ele não viria aquecido?
              Porque se for, traria algusn prejuízos pro motor, como elevação da temperatura, mistura inadequada(pois a densidade do ar diminuiria, devido ao calor, admitindo menos moleculas de oxigenio)...
              Se estiver errado, corrijam!
              Abraço.
              O ar que sai pelos dutos da ventoinha não é aquecido, pois ainda não passou pelas superfícies aquecidas. Quando muito recebeu calor da capa da ventoinha, mas não é tão significativo quanto a efeitos de aquecimento do ar.

              []s,

              Master Vader.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Com certeza parte do ar que deveria arrefecer os cilindros vai passar a ser admitido pelos carburadores. Mas qual será % de ar que os carburadores irão admitir? Se formos comparar a área das bocas dos 2 carburadores com a da ventuinha e que a velocidade do ar na boca da ventuinha aparentemente é maior que no carburador .... Poderiamos dizer empiricamente que seria menos de 10%? Poderiamos até calcular o valor exato apenas medindo a vazão da ventuinha e comparando com calculos da vazào dos carburadores.

                Comment


                • #9
                  O puma puxa o ar por baixo. Tem uma abertura enorme entre a lata do motor, que no fusca assenta na carroceria, e o fundo da carcaça. Aquelas grades do capô só funcionam como entrada de ar como carro parado.

                  Eu não entendo nada de carroceria de fusca, meu negócio é fibra, mas deve haver um meio de fazer o ar entrar no cofre por baixo do carro. Assim nunca haveria queda de pressão atmosférica dentro do cofre.

                  Nos carros de corrida é feita uma entrada de ar para o habitáculo com uma mangueira (tipo daquelas de aspirador de pó). Dá para fazer algo parecido.

                  Abraços a todos e Feliz Natal.
                  --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

                  Comment


                  • #10
                    Vi a foto de um fusca amarelo aqui no fórum, todo desmontado, onde se colocou entradas de ar rente ao paralama traseiro. Ficou até bonito, mas deve dar um trabalho de funilaria...
                    Um incoveniente de entradas de ar por baixo, ao meu ver, é que numa enchente possa admitir agua para o motor.
                    Estou pensando a um bom tempo em colocar uma entrada de ar do chiqueirinho direto para o motor, mas não fiz ainda por medo de ruidos.
                    Uma solução que o Magoo (Demary) sugeriu foi adaptar a tampa do motor para fica com a parte de cima aberta; Acho a solução mais provavel de trazer melhores resultados.
                    Last edited by JamesTKirk; 23-12-2006, 12:11 PM.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por JamesTKirk
                      Vi a foto de um fusca aqui no fórum, todo desmontado, onde se colocou entradas de ar rente ao paralama traseiro.
                      Um incoveniente de entradas de ar por baixo, ao meu ver, é que numa enchente possa admitir agua para o motor.
                      Estou pensando a um bom tempo em colocar uma entrada de ar do chiqueirinho direto para o motor, mas não fiz ainda por medo de ruidos.
                      Pelo chiqueirinho realmente vai fazer uma barulheira animal. Você já andou de Brasília sem a tampa do motor (aquela interna)... Eu já... Não dá para fouvir o que alguém fala dentro do carro.

                      A tomada por baixo, realmente gera o problema de deixar o carro sensível a calço hidráulico (captação de águapela admissão).

                      A solução de abrir a tampa do motor na parte superior acaba sendo a mais simples e com bom resultado.
                      Concordo que poderia captar mais ar para ajudar no arrefecimento e na alimentação...

                      []s,

                      Master Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Pelo chiqueirinho eu pensei em uma pequena abertura de +- 10Cm de diâmetro ligada por um duto (tipo de caixa de som) até a boca da ventuinha; obvio que o ruido será reduzido, ainda mais pq tem o banco e a tampa no caminho, mas como ficará o ruido? Quase inaudível ou quase como se fosse uma Brasilia sem tampa?

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por JamesTKirk
                          Pelo chiqueirinho eu pensei em uma pequena abertura de +- 10Cm de diâmetro ligada por um duto (tipo de caixa de som) até a boca da ventuinha; obvio que o ruido será reduzido, ainda mais pq tem o banco e a tampa no caminho, mas como ficará o ruido? Quase inaudível ou quase como se fosse uma Brasilia sem tampa?

                          Eu arriscaria que não ficaria inaudível não... O fluxo da ventoinha do Fusca é grande pacas, daí o furo de 10cm de diÂmetro seria uma restrição ao fluxo de ar para a ventoinha, acho que deveria manter o diâmetro de captação da mesma (mais de 20cm), assim o ruído da ventoinha "chupando o ar" , vai ficar todo na cabine.

                          []s,

                          Master Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            Tenho em meus guardados uma simulação virtual de túnel de vento de um Fusca, lembro que tirei na net, mas não perguntem de onde, pq. não lembro!
                            Para tentar captar ar para melhor arrefecimento fiz no meu carro um spoiller tentando ser o mais discreto possível, funcionou e muito bem, sendo que meu motor 1600/turbo está atingindo normalmente 110ºC e pisando fundo oscila entre 115º e 120º, lembrando que não coloquei radiador externo e nem filtro somente a capela da Kombi com radiador deslocado.
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • #15
                              Quando eu disse 10Cm de diametro eu não quiz dizer que todo o ar que a ventuinha iria admitir viria desse furo e sim que esse furo facilitaria a admissão de uma parte do ar que o motor vai admitir. Ele seria um simples furo com um duto de frente para a entrada da ventuinha com o intuito de diminuir um pouco a captação de ruido, mas ela continuaria a puxar o ar do cofre do motor normalmente já que esse duto não seria "colado" na entrada da ventuinha.

                              Comment

                              Working...
                              X