Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

    Eu tenho um besorinho 86 branco 1.600 carburação simples, sou apaixonado por ele e meus pais costumam dizer que dou mais atenção ao carro do que à eles. Bem, isso não vem ao caso, sou novato aqui e já vou pedir ajuda.
    Como citi anteriormente eu adoro o "Meu Filho", é assim que o chamo, o problema é que por mais que eu o adore, eu ainda não terminei de pagalo, meu pai me financiou, e eu sobrevivo de estagio, logo tenho pouco dinheiro para investir, esta semana comprei um jogo de tapetes em aluminio(carbono) cintetico e um kit de farois ange, dps posto as fotos, e estou querendo alterar o painel, mas sem trocar os manometros, velocimetro e combustivel, porem tenho muito pouco dinheiro e decidir eu mesmo fazer. Então vou comprar 5 LEDS UV, ou é pouco?, fazer um adesivo e por sobre a tampa com as marcaçoes originais, a duvida é: Quais cores eu ponho na marcaçao para que reaja com a luz UV? pensei em por duas cores, uma para a numeração e outra para marcação, com fundo branco,
    Feliz ano novo para todos!
    Desde já muito grato pela atenção.

    Recife, 31 de Dezembro de 2010
    Last edited by Thiago Torreiro; 31-12-2010, 12:10 PM.
    Thiago Torreiro
    86 Branco, Meu Filho!


  • #2
    Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

    Cara, minha sugestão é pra vc não gastar grana com isso, ainda mais se tá com a grana curta... mas gosto é gosto.

    Já coloquei leds UV no meu painel. Eles são muito fracos. Usei 5 leds uv no velocímetro e a iluminação não chegou no ponteiro. Depois mudei pra leds azuis e ficou muito melhor. O led azul também excita as tintas que acendem com luz UV, então é um bônus a mais.

    Qualquer tinta "luminosa" (fluorescente) ou tintas "glow in dark" (fosforescentes, que tem um tom esverdeado quando iluminadas normalmente) reagem a luz UV. Eu pintei meu ponteiro original com tinta acrílica laranja fluorescente, da marca Acrilex, vendida em lojas de artesanato em potinhos de uns 30ml que custam uns R$ 3.

    Vc também precisa limar a parte redonda da cabeça dos leds, para que ele perca a capacidade de focar a luz e espalhe de forma uniforme a iluminação. Depois passe uma lixa 200 no led todo pra ficar "difusa" a luz.

    Também vai precisar de resistores - imagino que vc saiba disso - e tem diversas formas de ligar os resistores (um por led ou um por conjunto de leds, dependendo de como vc pretende ligar os mesmos - em série ou em paralelo).

    Qualquer coisa, disponha.
    Feliz 2011.
    Ernesto
    Localização: Rio de Janeiro - RJ
    Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

    Comment


    • #3
      Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

      Um.... Massa, então estes leds UV são propaganda enganosa,ne? ainda bem que nao comprei, embora sejam baratos. Limar que você fala é lichar deichando reto ou quase? ou é so para passar uma licha de leve? e 5 leds azul da? ou é pouco? os numeros, se eu fizer no corel um outro painel com cores vermelha,por exemplo, com impreçao de adesivo nao acende,ne? mas já da uma vida?

      Desde já mito grato pela atenção.

      Recife, 31 de Dezembro de 2010
      Thiago Torreiro
      86 Branco, Meu Filho!

      Comment


      • #4
        Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

        Limar é com uma lima, pra desgastar material mesmo, deixar reto. Lixar é co lixa, pra dar acabamento na superfície. 5 leds azuis fica muito forte, passei a usar 3 depois pq 5 incomdava. O led uv nao é enganação, só é mais fraco que o azul.

        O fundo branco nao vai ficar muito legal nem com uv nem com azul. Principalmente usando a lata original. Pra usar fundo branco tem que ser com as letras vazadas, sinceramente é mais ácil comprar o kit prontp no ml que tentar fazer. MS se vc quiser fazer, vai precisar de um disco de acrilico fino no diametro do velocimetro e na cor que vc quiser o grafismo. Aí vc desenha no corel o grafismo, manda cortar num plotter em vinil branco grosso (vazando) e cola o vinyl sobre sua placa de acrílico. Pra fazer em série vc pode imprimir sobre o acrilico com silk screen, mas pra fazer apenas um nao compensa o custo da tela de silk.
        Localização: Rio de Janeiro - RJ
        Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

        Comment


        • #5
          Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

          Se eu fosse vc, deixaria o velocimetro original, iluminado por leds de alto vrilho verdes. Simples boa visualização, bonito e nao descaracteriza o visual do carro.
          Guarde seu dinheiro pra mexer no que importa: MOTOR
          Localização: Rio de Janeiro - RJ
          Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

          Comment


          • #6
            Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

            Valeu, aicho que vou fazer isto mesmo, ate porque vou ter que faze serviço no freio esta semana, pois ele ta puchando para a direita e brecando a traseira direita qundo freio com mais força.
            Entao eu ponho 3 LEDs verdes, limados e lichados, e pinto o ponteiro, ne?
            Desde já, muito grato.


            Recife, 31 de Dezembro de 2010
            Thiago Torreiro
            86 Branco, Meu Filho!

            Comment


            • #7
              Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

              Cara,

              seguinte, o LED UV não sei como fica, no meu pus 6 LEDs de alto brilho vermelhos no velocímetro e 4 no marcador. Achei bacana!

              Não alterei nada no meu velocímetro e no marcador de combustível troquei o ponteiro por um vermelho. No mais apenas abri e pus os LEDs.

              Não lembro o valor dos resistores q usei acho que foi de 560 ohm ou de 460 ohm, coloque um próximo de 400 ohm assim o LED vai receber uns 35mA o máximo eh 50mA.

              Lembre tbm de q para o ponteiro ficar bacana ele tem q ser da cor do LED, caso não seja eh melhor vc pintar (senão ele ficará escuro).

              Fiz um esquema da ligação:

              Foi mal pela gambiarra, fiz no paint.

              Fotos dele pronto:




              Last edited by VAN-1976; 31-12-2010, 02:05 PM.
              IVAN BH

              Comment


              • #8
                Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                Pow, vicou muito bom cara, obrigado mesmo e as fotos me ajudaram a ter ideia do resultaddo final e o ponteiro eu pinto de vermelho ou "tinta acrílica laranja fluorescente, da marca Acrilex" como o Ernestro disse, sera que ela reage com o led vermelho? era perfeito!
                Desde já muito grato pela atenção

                Recife, 31 de Dezembro de 2010
                Thiago Torreiro
                86 Branco, Meu Filho!

                Comment


                • #9
                  Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                  A tinta fluorescente é só pra led UV ou azul. Qualquer outra cor vc tem que pintar o ponteiro ou da cor do led ou branco. O amigo Van deve ter pintado o dele de vermelho; O Van não deve ter lixado a cabeça do LED, por isso talvez ele tenha usado 6. O led emite luz em um foco com ângulo aproximado de 30 graus, é bem fechado, se não limar a cabeça deles (pra ficar reta) vc vai precisar de mais leds. Aliás, Van, seu painel ficou muito bom!

                  Outra coisa: dependendo da cor do led vc vai ter uma sensação de intensidade luminosa diferente. O olho no escuro é mais sensível ao verde, então os leds verdes parecem mais claros do que os leds azuis, por exemplo;

                  De qualquer forma fica a dica: não mude o grafismo do seu painel, até porque seu fusca, sendo 86 já tem um painel bem legal (aquele quadrado com as luzes espia separadas). Coloque as luzes todas pra funcionar direito, inclusive a luz espia do sistema de freios... Escolha a cor do led e seja feliz!

                  abraço
                  Localização: Rio de Janeiro - RJ
                  Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                  Comment


                  • #10
                    Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                    Postado originalmente por Thiago Torreiro
                    Valeu, aicho que vou fazer isto mesmo, ate porque vou ter que faze serviço no freio esta semana, pois ele ta puchando para a direita e brecando a traseira direita qundo freio com mais força.
                    Entao eu ponho 3 LEDs verdes, limados e lichados, e pinto o ponteiro, ne?
                    Desde já, muito grato.


                    Recife, 31 de Dezembro de 2010
                    Cara olá!!! Pelo amor de DEUS veja o quanto antes este teu freio....neste Natal sofrí um grave acidente com o meu besouro por causa de anomalia nos freios!!! Veja lá em meu tópico " O Coração do Speed......." no standart place.....primeiro revise bem todo teu sistema de freio.....andar ele pode andar de qualquer jeito(no bom sentido da expressão)mas pra parar ,ele terá que ter a excelência do serviço de frenagens e segurança em geral!!!
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                      Brigadão gente, e o freio eu reso para que sejá so regulage, fica ai as ideias do painel, vou fazer verde ou azul porque o som é azul e aluz da tapetaria tambem, ai talvez fique melho azul, mais muito obrigado pela ajuda, principalmente pela dica de como abrir o foco do led.
                      Desde já muito grato.

                      Recife, 31 de dezembro de 2010
                      Thiago Torreiro
                      86 Branco, Meu Filho!

                      Comment


                      • #12
                        Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                        Postado originalmente por Ernesto
                        A tinta fluorescente é só pra led UV ou azul. Qualquer outra cor vc tem que pintar o ponteiro ou da cor do led ou branco. O amigo Van deve ter pintado o dele de vermelho; O Van não deve ter lixado a cabeça do LED, por isso talvez ele tenha usado 6. O led emite luz em um foco com ângulo aproximado de 30 graus, é bem fechado, se não limar a cabeça deles (pra ficar reta) vc vai precisar de mais leds. Aliás, Van, seu painel ficou muito bom!

                        Outra coisa: dependendo da cor do led vc vai ter uma sensação de intensidade luminosa diferente. O olho no escuro é mais sensível ao verde, então os leds verdes parecem mais claros do que os leds azuis, por exemplo;

                        De qualquer forma fica a dica: não mude o grafismo do seu painel, até porque seu fusca, sendo 86 já tem um painel bem legal (aquele quadrado com as luzes espia separadas). Coloque as luzes todas pra funcionar direito, inclusive a luz espia do sistema de freios... Escolha a cor do led e seja feliz!

                        abraço
                        Ernesto,
                        limei os LEDs sim, pus 6 pq não tinha idéia de como iria ficar, daí pensei em 6! Sobre o ponteiro, tive sorte, ele jah era vermelho.

                        Vale apena lembrar tbm q caso a parte interna do velocímetro esteja fosca ou enferrujada é bom pintar com tinta "cromo" ou colar adesivo cromado (isso ajuda tbm).

                        flw.
                        IVAN BH

                        Comment


                        • #13
                          Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                          Eu só dei um polimento interno e passei verniz pra não ficar fosco de novo.
                          Localização: Rio de Janeiro - RJ
                          Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

                          Comment


                          • #14
                            Re: Alterando o painel de meu filho em casa! Ajuda!

                            Um, bem lembrado mais o meu filho é 86 ai as laterais e o fundo é preto, nem tem muita solução mas esta bem lipinho e ai eu ja vou aproveitar para dar u grau na pessa toda.É eu nunca abri um velocimetro nao é complicado nao ,né? E a outra coisa é se o ponteiro sai so com a bola da base ou solta so o pininho branco?
                            Thiago Torreiro
                            86 Branco, Meu Filho!

                            Comment

                            Working...
                            X