Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Direção elétrica do C3

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Direção elétrica do C3

    E aí pessoal, me usei de "cobaia" pra adaptar a direção do citroen C3 no purga, muita gnt usa a caixa do monza ou do uno, vamos tentar complicar a vida ainda mais, comprei o conjunto de direção completo, com módulo controlador e tudo, agora resta saber certo como faz a ligação dos sensores, tenho os conectores que vão na ECU (módulo controlador).
    Se alguém tiver ou conseguir o esquema de ligação me passe por favor, só preciso saber as ligações dos dois conectores maiores (um com 5 e outro com 15 pinos).
    Por desencargo de conciência, pra que saibam vou usar suspensão duplo-A na frente!
    Vlw

    Segue as fotos dela aí:
















  • #2
    Re: Direção elétrica do C3

    Segue aí as fotos que consegui na internet:





    Sei que uma das principais ligações do conector maior é o do "pulso" que vai na roda, por ser uma direção progressiva ela precisa saber pela frequência de pulsos a velocidade que o carro está!

    Comment


    • #3
      Re: Direção elétrica do C3

      Postado originalmente por gugui miranda
      Segue aí as fotos que consegui na internet:





      Sei que uma das principais ligações do conector maior é o do "pulso" que vai na roda, por ser uma direção progressiva ela precisa saber pela frequência de pulsos a velocidade que o carro está!
      muito bem cara!
      Pode ser q essa seja soluçao definitiva para esse assunto q e tao discutido em todos os foruns!
      E outra coisa a gente so se da bem nas coisas se for metendo as caras!
      Quanto vc pagou nesse kit ?
      E a duplo vc consseguio com fusca ap?
      Relate q tenho certeza q esse topico va bombar
      abraço
      Pedro Avelino (o\_!_/o)
      -fusca amarelo ap 1.6 aro 17

      Comment


      • #4
        Re: Direção elétrica do C3

        Então Pedroavelino, to metendo a cara msm (sendo cobaia de mim mesmo ), já procurei o esquema de ligação até em francês e em inglês no google e não achei nada, to pensando em ir na consesionária já, pedir pros caras como é o circuito e tals!
        A "double wishbone" da frente vou eu mesmo fazer, tenho onde fazer e sei mecher em torno e solda.
        A suspensão traseira já tenho, uma da variant II que ja tenho faz uns 8 meses, ta inteirinha! Tenho também caixa do gol BX 8x31, homocinéticas, falta tempo pra fazer isso msm!
        Espero poder instalar isso com sucesso e ainda poder ajudar muitos aqui do F4E, ja me ajudaram mto!
        Vlw

        Comment


        • #5
          Re: Direção elétrica do C3

          Tinha esquecido de responder isso:, paguei 500 reais em tudo
          Isso é caro, normal ou barato?
          Vlw

          Comment


          • #6
            Re: Direção elétrica do C3

            Talvez se existir para o C3, eh o haynes manual, tem para quase todo carro.

            Ligaçao de injeçao eh mais simples encontrar, ate cambio auto... vou pesquisar.

            Comment


            • #7
              Re: Direção elétrica do C3

              Eh este manual

              http://www.halfords.com/webapp/wcs/s...egoryId_165616

              Agora so falta achar um free na rede... 4shared da vida...

              Comment


              • #8
                Re: Direção elétrica do C3

                Acho que achei

                http://philippe.boursin.perso.sfr.fr/pdgdira2.htm

                Comment


                • #9
                  Re: Direção elétrica do C3

                  Na pagina 11 diagrama eletrico completo

                  http://docs.google.com/viewer?a=v&q=...QdbBsCGY0VevoQ

                  Comment


                  • #10
                    Re: Direção elétrica do C3

                    Isso que eu gosto, os cara do fórum se empolgam junto pela causa!
                    Não tem coisa melhor!
                    Já ta morta a lebre agora!
                    Apesar de não ser muuuuito fácil entender as ligações, talvez seja possível ligar essa direção!
                    Vlw aí Museu, me ajudou muitíssimo!Obrigado
                    Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 09:19 PM.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Direção elétrica do C3

                      Bom pessoal, hoje desmontei a capa original do c3 que estava rebitado junto ao módulo,
                      Pra facilitar o manuseio, entendimento das ligações e tirar melhores fotos!
                      E tive problemas, a numeração do conector que usa 12 vias das 15 (maior conector, o que fica no módulo controlador, foto abaixo) é diferente da numeração do esquema da internet (a não ser que seja interpretado com a contagem segundo a flecha vermelha mostrada na foto), o da foto abaixo é meu módulo:



                      O da foto abaixo é o da internet:



                      Sei que tenho que ligar o sensor hall da velocidade do carro se não usar sistema ABS, que vai na caixa de câmbioe fornece a frequência do giro do eixo da caixa, porém fico em dúvida quanto à quantia de pulsos hall por distância percorrida, pelo que entendi: a cada metro percorido pelo carro o sensor manda 5 picos de pulso de onda hall, ou a cada volta no eixo quando instalado no C3 o sensor manda 8 pulsos por revolução!( para a adaptação preciso me basear na primeira informação, dos 5 pulsos por metro percorrido, isso se a minha interpretação estiver certa!, Dêem uma olhada no lik acima se possível, pra ver se não houve engano!)
                      Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 05:32 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Direção elétrica do C3

                        Mais "fotinhas" aí, se precisa analisar algo!









                        Comment


                        • #13
                          Re: Direção elétrica do C3

                          Aí esta parte da solução dos problemas, e que acho que vai ajudar muita gnt futuramente!



                          Vou ainda dar uma revisada e descobrir aonde ligar esses dois fios que estão faltando!
                          Os fios do sensor de velocidade é um dos que eu estou com certa dúvida se estão certos!
                          Vlw
                          Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 05:42 PM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Direção elétrica do C3

                            Pretendo usar Pneu 195 45 R15, sendo assim, a roda vai ter (15x2,54+19,5x0,45)=46,9 cm de diãmetro aproximadamente. A circunferência da roda é de 2x"pi"x46,9/2=147,34cm aprox.!
                            Com base nisso, se o C3 gera 5 pulsos por metro, então, por regra de três mesmo sabemos que devo ter (147,34x5)/100=7,367 pulsos por volta da roda, pretendo assim fazer uma rodafônica sem dente de posição, somente pra ler a velocidade no purca na taxa aproximada do C3, usando como sensor algum sensor hall como o da rodafônica do gol, foto abaixo:



                            Alguém acha que isso iria funcionar?
                            Como usarei o câmbio do BX (por causa da IRS), ainda estou pensando na opção do sensor de velocidade na caixa (o problema é que o da caixa não posso adulterar porque ele será útil para o velocimetro do painel do gol G3)
                            Vlw
                            Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 04:19 PM.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Direção elétrica do C3

                              Postado originalmente por gugui miranda
                              Pretendo usar Pneu 195 45 R15, sendo assim, a roda vai ter (15x2,54+19,5x0,45)=46,9 cm de diãmetro aproximadamente. A circunferência da roda é de 2x"pi"x46,9/2=147,34cm aprox.!
                              Com base nisso, se o C3 gera 5 pulsos por metro, então, por regra de três mesmo sabemos que devo ter (147,34x5)/100=7,367 pulsos por volta da roda, pretendo assim fazer uma rodafônica sem dente de posição, somente pra ler a velocidade no purca na taxa aproximada do C3, usando como sensor algum sensor hall como o da rodafônica do gol, foto abaixo:



                              Alguém acha que isso iria funcionar?
                              Como usarei o câmbio do BX (por causa da IRS), ainda estou pensando na opção do sensor de velocidade na caixa (o problema é que o da caixa não posso adulterar porque ele será útil para o velocimetro do painel do gol G3)
                              Vlw
                              heheheh q impolgaçao do povo forum! Estao de parabens.
                              Bem vc pagou 500 em tudo acho q tabom demais esse preço ai. Quando vc terminar tudo e botar as impreçoes ai tenho certeza q coloco uma no meu hehehe!
                              E quanto a suspensao duplo A seria legal vc fazer um topico com um tutorialzinho basico com imagens , tenho certeza q ia abrir a mente de muitos aqui e vc ia ficar conhecido como um heroi por essas duas façanhas!
                              Ha e naum esqeça de fazer um tutorial tambem da direçao eletrica!
                              Abrass!
                              Pedro Avelino (o\_!_/o)
                              -fusca amarelo ap 1.6 aro 17

                              Comment

                              Working...
                              X