Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aparelho Anti-Ferrugem Ox-Free! Será que funciona??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Aparelho Anti-Ferrugem Ox-Free! Será que funciona??

    Olá Pessoal! Fuçando no Mercado Livre, encontrei um aparelhinho Chamado Ox-Free, que promete inibir o avanço da ferrugem na lataria do carro, passando uma corrente pela lataria!
    É claro que o vendedor diz mil maravílhas do produto, mas resoví dar uma "googlada" para achar mais informações. Achei a página oficial do produto, que custa R$ 180,00, http://www.oxfree.com.br. Na página, o fabricante diz que vários institutos de pesquisa fizeram testes e "aprovaram tal aparelho! Inclusive o renomado IPT! Mas não achei este teste no site deles! Há também depoimentos de usuários aprovando-o também! Mas Esta busca também retornou uma matéria da 4 Rodas falando mal do produto! (http://quatrorodas.abril.com.br/auto...o_184819.shtml)
    Na Minha opinião, a explicação dada pelo fabricante é condizente com o que se sabe sobre corrzão na literatura científica, inclusive navios e plataformas usam algo parecido com isso para retardar o avanço da ferrugem. E pelo que ví na 4 rodas, o teste deles não foi muito rigoroso, pois há o fato da massa de ferro influir no resultado do teste! Ou seja, parece que para pedaços pequenos de lata isso não funciona! O teste que a 4 rodas deveria ter feito seria em 2 carros reais expostos a maresia por exemplo! Seria um teste bem mais confiável! Mas não quero entrar nos méritos das instituições que realizaram tais testes.
    Mas o que eu quero saber, é se alguém aqui do fórum usa ou usou este produto, e o que tem a dizer sobre ele?
    Valeu aí pessoal!!
    São João do Polêsine - RS
    4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

  • #2
    calegari este produto deve estar aqui no brasil uns 15 anos .Nunca vi alguém feliz com ele.Estudando a oxidação de materiais na faculdade ,no caso metais os tratamentos mais eficientes contra a ferrugem são :anodização,catodização,proteção por tintas e vernizes,óleo e graxa.O produto pode ser usado ,mas não confie nele a ponto de não aplicar de vez em quando um óleo na carroçaria e encerar o carro.abraços
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #3
      Pois é! Também achei que seria mágica demais conseguir ir contra a natureza deste jeito! Fazer passar apenas uma corrente na lataria não é suficiente para doar eletrons pro O2! Ele teria que ficar sim com excesso de elétrons, ou seja ficar carregado eletricamente! O que é meio difícil e perigoso! Mas eu sei que navios e plataformas marítmas usam algo parecido aliados às tradicionais técnicas anti-ferrugem químicas conhecidas. Além das acima citadas, tem também a galvanização!
      Alguém mais tem alguma opinião?
      São João do Polêsine - RS
      4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

      Comment


      • #4
        Pesquisando um pouco mais Achei algo que elucidou as minhas dúvidas

        Leiam este texto (em inglês) retirado da página Canadian Drive (http://www.canadiandriver.com/articles/jk/070221.htm)

        "...Another way of reducing rust is to fight it electrically. Remember how rust creates electrical power? What if we could reverse the power? That's the concept behind electronic rust prevention systems. This system uses capacitance by attaching plates to the body to create a negative charge on the vehicle's body. The negative charge counteracts the electrical charge of the rusting action, slowing rust formation.
        Other systems use cathodic protection, which is the real name of the technique these companies are trying to sell. This method of using a sacrificial cathode has been used with success to protect against corrosion on many structures and systems including sea-going ships, buried pipelines, and even reinforced concrete. The system produces a reverse charge in the component or structure to slow or prevent the rust action from taking place on the body and use up the cathode material instead. There's a catch however.
        To create an electrical current, there must be a complete electrical circuit. In boats, the water forms one part of the circuit. In buildings, the ground forms one part of the circuit. Cars however, are not immersed in water or buried in the ground. If there was a good return path through water or dirt, this concept might work, but it doesn't have one. Another problem is that to create a charge over the complete vehicle body, the electronic rust prevention systems would have to use enough electricity from the vehicle's battery that it would keep draining the battery so your vehicle wouldn't start.
        Would I recommend electronic rust prevention? No. I would save my money and apply it to keeping the vehicle clean. Rust occurs mostly where dirt and debris collect in recesses in the vehicle body. This area dries out slowly, so rust has a prime environment to occur. Wash under the vehicle thoroughly, inside front fenders and along trim to flush dirt out of corners. A clean vehicle dries quicker and dry vehicles rust very slowly.
        Jim Kerr is a master automotive mechanic and teaches automotive technology. He has been writing automotive articles for fifteen years for newspapers and magazines in Canada and the United States, and is a member of the Automotive Journalist's Association of Canada (AJAC)."


        Muito Interessante! Realmente, como eu havia dito antes, navios e plataformas usam um sistema parecido, que é a catodização em sí, mas eles funcionam pois estão na água!!!! Carros não andam na água! Portanto não há como funcionar pois não há um eletrólito de sacrifício! O Negócio mesmo é manter o carro limpo, encerado e engraxado! Evitando que o oxigênio e a umidade entrem em contato com o metal! Outra coisa interessnte é que Jim Kerr não recomenda este aparelho! Ele prefere gastar o dinheiro na limpeza do carro! Ele é mestre em mecânica automotiva e deve saber o que está falando! Prefiro acreditar nele do que nos vendedores! Hehehehe!
        É isso aí pessoal!
        São João do Polêsine - RS
        4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

        Comment


        • #5
          Pcf

          Meu caro:Se o problema for proteger o veículo de ferrugens superficiais sugiro usar o PCF (Primer Convertedor de Ferrugem) que é um excelente produto e promove um maior tempo de "proteção a ferrugem".Esclarecendo, o produto estanca a invasão da ferrugem e deve ser usado rigorosamente obedecendo o modo de uso do produto. Fiz alguns teste com este produto alguns anos atrás e constatei que se o usuário do produto não obedecer rigorosamente o que diz no frasquinho o produto não terá o efeito desejado.Para vocês terem uma ideia do que estou dizendo vou a uma experiência própria minha.Eu tinha uma TL 72 que estava parada a anos no tempo e estava repleta de ferrugem. Para testar o produto passei o mesmo na calha de chuva direita do veículo obedcendo o que diz o frasquinho e na outra calha passei de qualquer jeito, somente limpando o local e com uma demão.Pois bem. O veículo ainda durou mais um ano pegando chuva e sol. A calha que apliquei o produto de qualquer jeito não durou muito tempo. A outra calhinha que antes da aplicação estava toda comida permaneceu do mesmo jeito INTEGRALMENTE.Eu aprovei o produto.

          Comment


          • #6
            Esse Convertedor é interessante e funciona bem sim! Mas vc sabia que este produto converte a ferrugem vermelha em ferrugem preta? É!!!
            A Ferrugem vermelha é danosa porque quando o oxigênio reage com o ferro formando o óxido, esta molécula aumenta de tamanho, quebrando a estrutura molecular do sólido ocasionando em um esfarelamento, deixando a superfície porosa! Assim este tipo de ferrugem sempre avança, pois sempre haverá espaço para moléculas de oxigênio atingirem o ferro ainda não oxidado! O Convertedor transforma a ferrugem vermelha em ferugem preta, que não possui o efeito de esfarelamento, pois a estrutura molecular não aumenta de tamnho, assim como outros óxidos (óxidos de cobre, zinco, alumínio, etc.) e também não deixando as moléculas de oxigênio chegarem mais fundo! Desta forma a ferrugem preta atua semelhantemente ao processo Galvanização!
            Por isso a importância de seguir bem as instruções! Se a aplicação for bem feita, não haverá espaço para as moléculas de oxigênio atigirem o metal!
            Feito!
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

            Comment


            • #7
              quem inventou isso, deveria ser PRESO, assim como quem apóia tal produto.

              funciona tanto quanto "TERRA VIRTUAL", assim como aqueles comprimidos "SEPARADORES DE MOLÉCULAS" de ar e gasolina.

              só no Brasil mesmo quem inventa isso continua livre na rua

              Comment


              • #8
                Po James.
                O papo estava interessante e atrativo. Sinto-me até meio mal por não ter nenhuma sugestão, porém não será por isso que darei uma criticada desse nível. Se Fores criticar dessa forma, ao menos fundamente tal posicionamento. Tem muito produto no mercado que eu acho que não funciona e só por achar é que eu não vou sair falando mal sem nunca nem ter usado nem conhecer ninguem que o tenha usado. Desculpe se parecer estar sendo até maio pesado em meu comentário, mas, assim como foi de sua parte, só estou expondo meu ponto de vista. Se você tiver algum caso real ou provas do não funcionamento do produto, basta relatar e, assim você poderá criticar à vontade.

                Comment


                • #9
                  Pelo que sei a Proteção catotica funciona bem é em navios e plataformas este do anuncio do ML é duvidoso.
                  Abrços
                  Luby
                  http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                  Rio de Janeiro - RJ

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por jamesbond
                    quem inventou isso, deveria ser PRESO, assim como quem apóia tal produto.

                    funciona tanto quanto "TERRA VIRTUAL", assim como aqueles comprimidos "SEPARADORES DE MOLÉCULAS" de ar e gasolina.

                    só no Brasil mesmo quem inventa isso continua livre na rua
                    Evite comentários deste tipo, ao menos sem fundamentação.

                    Repare: o processo é utilizado com sucesso em outras aplicações. Desta maneira, somente o uso em veículos automotores não seria recomendado devido aos resultados que são obtidos. Sendo assim, o produto funciona, não de maneira ideal como funciona em outras aplicações.

                    Sendo assim, dose os comentários, por favor.

                    Para manter o nível e a saúde das discussões que temos aqui.

                    Atenciosamente,

                    J.R.

                    Comment


                    • #11
                      Vocês leram o post de número 4????? Que péssima mania que o pessoal tem de falar antes de ler as coizas!
                      O James está certo! Isso é uma enganação e a prova está lá escrita no post de numero 4! Lá há um link que reforça o que eu disse!!! E no primeiro post tem um outro teste que a 4 Rodas fez. Tudo bem que o teste que a 4 Rodas fez não é muito ortodoxo, mas nos posts seguintes as dúvidas se esclareceram! A Catodização só funciona quando se está imerso em um eletrólito, que no caso dos navios e plataformas é a água salgada! Mas ela só protege o que está em baixo d'água! Acima d'água volta a valer os métodos tradicionais que conhecemos!
                      Esse aparelho só funciona em carros que andam em baixo d'água, como aquele do James Bond e aquele que os Suiços inventaram e deu na TV outro dia!
                      Portanto não comprem! É dinheiro colocado fora!
                      Querem mais provas? Procurem sobre ferrugem ("rust" em inglês) na wikipedia (eu sei que a wikipédia é um péssimo referencial, mas para começar dá) lá há muitos esclarecimentos e principais formas de se combater a ferrugem
                      E por favor parem de postar sem ler os tópicos primeiro!
                      Sinceramente me desculpem se ofendí alguém! Com certeza foi sem intenção de fazê-lo! Desculpe-me novamente!
                      Abraços a todos!
                      São João do Polêsine - RS
                      4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                      Comment


                      • #12
                        glcallegari, o que você fez é excelente, debatendo, expondo suas idéias, não ofendeu ninguém, simplesmente demonstrou, sob a sua ótica e a de estudos mais aprofundados, que tal produto não funciona. Ok. Louvável.

                        Vc não chamou ninguém de estelionatário, nem que seja por via indireta.

                        Debater, informar, estudar foi o que vc fez, e com argumentos. É assim que eu aprendo neste fórum, graças a pessoas como você.

                        É interessante para a saúde do fórum que não utilizemos determinadas expressões de maneira séria. "O inventor deveria ser preso" é uma alegação muito séria. O que temos que fazer é comunicar a autoridade competente para a fiscalização de um produto como este, o qual se bobear tem registro no INPI. Cautela em nossos comentários é sempre interessante.

                        Mas não foi a você o 'toque', capice??? :mrgreen:

                        Abraço e continue engrandecendo o fórum!

                        Comment


                        • #13
                          Valeu Bento! Obrigado pela força!
                          "Io capisco" que o toque não foi para mim! Hhehehe!
                          Relamente a expressão do nossso amigo James foi um pouco forte!
                          Mas é compreensível, visto a quantidade de falcatruas que vimos todos os dias na TV! Ele simplesmente deixou extravazar aquele sentimento de raiva que nos toma de vez em quando quando sabemos que mais uma falcatrua ficou impune!
                          Mas realmente você tem razão Bento! Cautela nunca é demais!
                          Saudações a todos!
                          São João do Polêsine - RS
                          4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                          Comment


                          • #14
                            eu tenho um amigo que comprou esse ox-free mas nem mesmo ele sabe dizer se funciona pois o carro dele é zero km e ele acha que só vai saber se funciona daqui a alguns anos

                            Comment


                            • #15
                              Pelos argumentos citados acima, eu creio que não funciona!
                              São João do Polêsine - RS
                              4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                              Comment

                              Working...
                              X