Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

    Pensei em abrir esse tópico na Seção Insanidade mas por se tratar de AP resolvi abri-lo aqui mesmo.

    A carcaça original da ventoinha do radiador AP possui uma tampa na abertura indicada pela seta amarela.




    Essa tampa tem mais ou menos o aspecto esboçado no desenho abaixo, onde as "persianas" abrem e fecham livremente:




    Seu principio de funcionamento, presumo que seja assim:

    Quando o veículo está em movimento, numa boa velocidade, principalmente com o radiador colocado na frente, e a ventoinha parada, o fluxo de ar que atravessa a colméia do radiador abre as "persianas" assegurando uma grande área de fluxo de ar.

    Quando o veiculo está parado (ou no trânsito lento) e a ventoinha entra em funcionamento, as "persianas" se fecham. Isso assegura que o fluxo de ar atravesse obrigatoriamente a colméia do radiador. Se as "persianas" não existissem (ou forem removidas) uma grande quantidade de ar seria sugada pela ventoinha através da abertura mostrada pela seta amarela na 1ª fig e não atravessaria a colméia do radiador.

    O problema é que as carcaças paralelas não vem com esta tampa de persianas e esta tampa é praticamente impossível de se encontrar nas autopeças.

    Embora o meu veículo possua radiador atrás, praticamente tapado pelo encosto do banco traseiro e não apresente problemas de super aquecimento, pretendo tapar a abertura (mostrada pela seta amarela) com "contact" para ver se melhora a resposta do sistema quando a ventoinha entrar em funcionamento. Se der "zebra" é só arrancar o "contact".

    Obs: O veículo possui um pequeno defletor (especie de quebra vento) do lado direito, não mostrado nas fig, que direciona um pouco de ar para o radiador.

    Qualquer comentário, crítica, sugestão ou ainda me presentear com uma tampa original serão bem vindos.
    Arquivos Anexos
    Last edited by ricardo groetaers; 10-11-2011, 02:08 AM.

  • #2
    Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

    ricardo;
    não sairam as imagens..

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



    Comment


    • #3
      Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

      Vendo o post agora aqui do trabalho vejo que as imagens não aparecem. Elas foram anexadas ao post no momento da sua edição (06/11 03:35) e tudo foi conferido inclusive na reedição (03:38 ) que apenas colocou uma letra faltante no texto.

      O problema é que estando tudo conferido e certo acho que deletei as imagens originais do meu computador, vou conferir em casa, se for o caso, farei outras imagens.
      ---------------------------------------------------------------------
      Editando: +- 22:30h (horário de verão), em casa. Fiz o desenho novamente e quando abri o F4E para recolocar as figuras, surpresa...... elas estavam lá e não mexi em nada. Só se o problema é no IE9 (do Windows7) ou na rede corporativa do trabalho.

      obs: Desde segunda-feira o F4E estava inacessível do trabalho pois os filtros de reputação da web o associavam a malware e risco a rede corporativa. Isso acontece de vez em quando, depois some.
      ----------------------------------------------------------------
      Last edited by ricardo groetaers; 09-11-2011, 09:44 PM.

      Comment


      • #4
        Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

        Obs: Os links para as figuras são:
        http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=20692&stc=1&d=13204677 36

        http://www.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=20694&stc=1&d=13204700 28

        Como se pode ver elas estão armazenadas no F4E, mistério ........!
        -----------------------------------------------------------------------------------------------
        Agora, com o problema no post n°1 corrigido, os links acima não são mais válidos. Solicito desconsiderá-los. (10/11/2011 02:23 Hor. verão).
        ---------------------------------------------------------------------
        Last edited by ricardo groetaers; 10-11-2011, 01:22 AM.

        Comment


        • #5
          Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

          agora deu anexo inválido.. posta em um imageshack da vida ai pra gente ver essas imagens.. abraço .

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • #6
            Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

            RG eu entendi,vc até tinha me falado isso quando tu mostrou o triciculo.Outra coisa que deve ser levada em consideração é a valvula termostática e o sensor de temperatura.Essas duas peças tem variaçoes para alcool e gasolina(me parece que pra alcool é 88° e gasolnla é 82°).Sempre gostei de usar essas peças de motor a gasolina e com uma ventoinha super tufão pra eficiencia maxima e detalhe:um botão pra acionar o sistema caso de falha e quando a ventoinha esta ligada ,uma luz no painel se acende(sistema que copiei quando fui mecanico na copa gol turismo ) .Abraços
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

              Obs: Aqui do computador das "meninas" com XP-SP3 e IE-8 as imagens não aparecem e dá anexo inválido. No meu bom e velho XP-SP2 com IE-6-SP2 tudo normal. Vou tentar arrumar essa bagaça, malditas atualizações do sistema e do IE.

              Obs2: No Firefox e no Google Crome tambem não aparece nada.

              Obs3: 00:44 (horário de verão) quinta-feira 10/11/2011 , problema resolvido! Vou tomar um merecido lanche.
              Last edited by ricardo groetaers; 09-11-2011, 11:46 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                Fala Antonio,
                A termostática eu coloquei a tempo, o veículo veio sem ela, não lembro suas especificações. O sistema de botão alguns mecânicos colocavam nos antigos Passats. No meu caso dá para ouvir quando a ventoinha entra em funcionamento (o veículo é aberto). Tambem possui indicador de temperatura, se aquecer muito, se para o veículo e verifica.

                Uma coisa interessante seria colocar um reservatório de água com boia e uma lâmpada no painel que acende no caso do reservatório esvaziar. Sem agua no sistema o indicador de temperatura não funciona direito (ponteiro não "sobe") e o ventilador não liga. Um amigo "bateu" motor por causa disso (na serra de Campos do Jodão a noite). Mas isso seria um trabalho para o AC e foge um pouco ao escopo do tópico.

                Ainda não tive tempo de instalar a "gambiarra" do "contact" para ver como fica.

                Comment


                • #9
                  Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                  No caso Rg não seia uma boia e sim um manometro de pressão.Caso de baixa pressão indicaria pouca agua ou nenhuma no sitema.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                    Pô Antonio, não sofistica ............ simplifica. Podemos até amadurecer essa idéia depois para não desviar do assunto do tópico.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                      Coloquei a "gambiarra" do "contact" (seta amarela).

                      Opa! ...... como o baú ficou "grande"!



                      Fiz alguns testes com o veículo parado na garagem, estava chovendo e eu não estava afim de me molhar. O resultado pareceu estar dentro do esperado, isto é, o ventilador liga normalmente quando o motor atinge certa temperatura mas aparenta permanecer menor tempo ligado, o que significaria uma resposta mais rápida do sistema.

                      Ainda não fiz um teste de estrada para ver se a coisa realmente funciona, ou se não funciona e prejudica, ou se não fede nem cheira. Esperemos o tempo melhorar.

                      Uma imagem do defletor lateral que mencionei no primeiro post.


                      Agora sim, baú do tamanho normal .....
                      Arquivos Anexos
                      Last edited by ricardo groetaers; 28-11-2011, 06:29 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                        Fiz um teste andando a noite aqui por perto, tudo normal.
                        Fiz um teste de estrada, +- 220 Km ida e volta, tudo normal. Nesta viagem estava um tanto frio e chovendo, logo não é um teste definitivo.

                        Nos 2 testes acima pareceu-me (não tenho ainda certeza) que realmente o ventilador permanece funcionando por um tempo menor, como de fato era esperado.

                        Obs: Com o calor do radiador o contact ficou esticadinho, parecendo uma tampa original. Depois posto a foto.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tapar carcaça da ventoinha do radiador para melhor arrefecimento

                          Voltando ao tópico.

                          O contact esticou tanto com o calor que acabou rasgando (uma pequena fenda), coloquei outro, até agora não rasgou.

                          Já fiz algumas viagens (pequenas) neste verão e realmente o sistema funciona em termos do ventilador funcionar por um tempo menor e a temperatura do líquido de arrefecimento baixar mais rápido. Não constatei (até agora) ocorrência da temperatura subir rápido quando o ventilador não está em funcionamento.

                          Fica então a dica, quem não dispõe da peça original ("persianas") pode experimentar o contact.

                          Comment

                          Working...
                          X