Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

    O assunto começou meio que de paraquedas no Tópico "Qual óleo colocar!!????"

    Postado originalmente por ludicrous
    Eu já usei uma gama de óleos diferentes no BX. Atualmente estou testando o Shell Hellix HX5 15W50. Na partida a frio é muito bom, enche instantaneamente, nada de ruídos metálicos. Mas a quente ... se fico preso em engarrafamento por mais de 20 minutos, qualquer coisa abaixo de 900rpm na lenta e a luz de óleo ameaça a acender.

    Apesar disso, achei que o consumo do Gol está melhor que nunca com ele e é por isso que o estou mantendo. Também é o óleo que o deixa mais solto em velocidade de cruzeiro na estrada. Parece que esse problema de baixa pressão de óleo a quente é comum nos boxer em geral, então não esquento muito, apesar de a luzinhe de óleo me incomodar quando se manifesta.
    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Coloquei esse oleo agora e observo o caso da luz do oleo acender com motor quente em marcha lenta. Mas com o oleo anterior tambem estava acontecendo, o que me fez trocar a cebolinha do oleo para testar. Ainda estou analisando. Motor não apresenta perda de desempenho ou outro sinal de desgaste acentuado.

    Obs: O motor é um MD (AP antigo)
    Postado originalmente por ludicrous
    Nos anos 80, meu velho teve um Voyage com motor MD e isso começou a acontecer com ele do jeito que você descreve. Um dia a pressão de óleo zerou na garagem ainda na primeira partida. Como o carro ia ser vendido daí a um tempo, trocamos apenas os casquilhos fixos e móveis (sem retífica e sem sequer tirar o motor, por baixo mesmo) e ele rodou mais de 20 mil km depois disso, apesar de a compressão já estar muito baixa nos finalmentes. O carro foi vendido assim e não tivemos notícias de falha por parte do novo proprietário kkkk.
    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Opa! Valeu a informação. Vou analisar com calma. Abrirei um tópico se for necessário, para não fugir ao assunto deste tópico (oleo).
    A cebolinha nova que foi colocada era da marca Marflex. O problema ficou mais acentuado. Regulei a marcha lenta deixando-a um tanto rápida, melhorou o problema mas não resolveu. Já estava ficando estressado.

    Comprei uma cebolinha da marca 3-RHO (caixa vermelha) específica para aquele motor de acordo com o catálogo disponível no site da empresa, e a coloquei no motor.

    Aparentemente o problema acabou, será?

    Conclusão: Antes de entrar em desespero verifique se o motor apresenta sintoma condizente com o que mostra um instrumento.

    Comentem a vontade.
    Last edited by ricardo groetaers; 28-11-2011, 10:07 PM.

  • #2
    Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

    Concordo Ricardo, os instrumentos ou determinadas peças as vezes falham e marcam errado...
    Abrços
    Luby
    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

    Rio de Janeiro - RJ

    Comment


    • #3
      Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

      sensores de oleo não confio,confio no manometro .Se a luz funcionasse perfeita eu não teria destruido um motor por falta de lubrificação.Agora com o manometro eu só atocho o pé se a pressão estiver acima de 2 bar.a temperatura tb é importante e oleo fino pro dia a dia abandonei.No fusca no max e o que eu to usando é o 20w40s.Potencia se tira do motor,não vai ser o oleo que vai fazer a diferença.Mesmo não havendo necessidade por serr um motor original,uma bomba mais forte RG melhora os tuchos hidraulicos,deixando o motor mais silencioso.abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

      Comment


      • #4
        Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

        vou aproveitar este topico.

        Como podemos testar se o sensor do oleo está ok?

        Quando viro a ignição a luz do oleo acende e depois da partida se apaga e nunca mais acende quando o motor em funcionamento.

        Como se testa o sensor e a luz no painel?

        estou pensando e colocar alguns manometros mas não queria um conjunto de manometros.

        Pensei em um RPM que possui dentro pressão de oleo e temperatura de oleo.


        será que presta?
        Last edited by Jacques; 03-12-2011, 12:26 PM.
        Abraços,

        Jacques

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

        Comment


        • #5
          Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

          manual da vw diz que na lenta deve ser maior que 0,5 bar e a 35oo rpm 2 bar,mas pra algo mais nervoso sugiro pressão acima de 2,5 bar,algo facil de se conseguir com a bomba de 26mm.Abraços
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

          Comment


          • #6
            Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

            To pegando alguns casos aqui desse jeito, principalmente em motores ap.
            Depois que o óleo esquenta, perde pressão. Pior que nunca se sabe a solução certa, começa trocar tudo, põe outro óleo, filtro, cebolinha, vira uma bagunça.
            O fusca é normal ele rodar com pressão baixa, mas AP é 2 kg na baixa e 5 kg na alta.

            Comment


            • #7
              Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

              Ontem (sexta-feira) fiz uma viagem a Vassouras (+- uns 220 Km ida e volta) e em nenhum momento a luz do oleo acendeu.

              [TH3]R3TIFIC4DOR* , segundo o manual os motores MD (BR, BS e MD270) o interruptor de pressão do oleo abre com 0,3 a 0,6 atm. A pressão do oleo com oleo SAE30 a 2.000 rpm e a temperatura do oleo a 80°C deve ser no mínimo 2,8 atm. A folga radial entre os dentes (bomba de oleo) que se engrenam, medida entre a lateral (flanco) deles de ser entre 0,05 e 0,20 mm. A folga axial entre a lateral das engrenagens e a carcaça (tampa) da bomba de oleo deve ser no máximo 0,15mm. O comprimento da mola da válvula de sobrepressão do oleo (fica na tampa da bomba) deve ser de 39 mm quando comprimida com uma carga de 7,2 a 8,8 Kgf. Não tenho os dados para os APs (propriamente ditos).

              Esse caso da luz do oleo acender em marcha lenta com o motor quente, pode não ser nada de errado, mas que perturba, perturba.
              Last edited by ricardo groetaers; 04-12-2011, 12:38 AM.

              Comment


              • #8
                Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                Nos motores a ar, os principais responsáveis pela baixa pressão em lenta com o motor quente, são os tuchos folgados demais nos seus alojamentos. Em geral as retíficas se preocupam apenas com os mancais do virabrequim e carcaça, deixando de verificar itens que são fundamentais nesse motor.
                Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                Comment


                • #9
                  Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                  up

                  Postado originalmente por Jacques
                  vou aproveitar este topico.

                  Como podemos testar se o sensor do oleo está ok?

                  Quando viro a ignição a luz do oleo acende e depois da partida se apaga e nunca mais acende quando o motor em funcionamento.

                  Como se testa o sensor e a luz no painel?

                  estou pensando e colocar alguns manometros mas não queria um conjunto de manometros.

                  Pensei em um RPM que possui dentro pressão de oleo e temperatura de oleo.


                  será que presta?
                  Abraços,

                  Jacques

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                  Comment


                  • #10
                    Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                    Geralmente o motor do Gol em especial, depois de certo tempo tem o mau hábito de acender a luz de óleo, pelo simples motivo de a ventoinha dele ser de baixa capacidade de atuação, que por afinar o oleo a luz acende
                    esse sistema de ventilação foi desenvolvido para funcionar com eficacia com o veículo em movimento, então, se ficar parado por pelo menos uns 40min com certeza a luz do óleo vai acender.
                    recomendo colocar um interruptor de qualidade e em paralelo um manometro, que só ele pra poder fazer um controle mais preciso.

                    nos motores traseiros o sistema é por turbina de alta produção, então não chega a subir a temperatura como no Gol, pois foi projetado para trabalhar sem ventilação pelo movimento do veículo.
                    Anor Mecânico

                    Reparação Automotiva
                    Instalação de Acessórios
                    Personalização de Motores
                    Adaptação de Equipamentos
                    Especializado em Antigos e VW ar

                    Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                    Comment


                    • #11
                      Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                      Postado originalmente por Jacques
                      up
                      quero um desse pra mim tbm
                      Anor Mecânico

                      Reparação Automotiva
                      Instalação de Acessórios
                      Personalização de Motores
                      Adaptação de Equipamentos
                      Especializado em Antigos e VW ar

                      Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                      e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        ......
                        Comprei uma cebolinha da marca 3-RHO (caixa vermelha) específica para aquele motor de acordo com o catálogo disponível no site daquela empresa, e a coloquei no motor. Aparentemente o problema acabou, será?...
                        Obs: Até agora o problema nunca mais aconteceu.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                          a marca é a mesma que produz pra o original, e de reposição, recomendo, não uso de outro fabricante.
                          instalei uns dias atras uma da marca NAPA, e me dei mal, era o interruptor de freio, na primeira pisada no freio beleza, depois ficava todo aceso, e não tinha quem fizesse apagar a lus de freio, depois que coloquei 3RHO, acabou meu problema !!!
                          Last edited by Anor; 23-12-2011, 04:25 PM.
                          Anor Mecânico

                          Reparação Automotiva
                          Instalação de Acessórios
                          Personalização de Motores
                          Adaptação de Equipamentos
                          Especializado em Antigos e VW ar

                          Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                          e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                          Comment


                          • #14
                            Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                            A título de informação:

                            Troquei o oleo agora, usei a mesma marca e tipo anterior (Shell Hellix HX5 15W50). O problema da luz do oleo acender nunca mais aconteceu. Isso confirma que o problema era mesmo a marca da cebolinha.

                            MARFLEX -> Tô Fora!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Luz do oleo acendendo na lenta com motor aquecido

                              Confirmo hoje o que foi escrito no post anterior, a cebolinha ainda está lá e "no problem".

                              Comment

                              Working...
                              X