Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor central

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor central

    Buenas! A idéia surgiu há alguns anos, qdo arriei uma carcaça de puma por cima de um cavalete que calçava um motor de maverick. Era só para guardar a carcaça enquanto davamos um trato no puma, mas com o passar dos dias aquela imagem do puma em cima do motor V8 foi mexendo com minha imaginação.

    Caber, cabe. Mas não seria nada simples, pois haveria necessidade de fazer um chassis novo e cortar toda a carroceria por dentro para caber o motorzão.

    Seria diversão garantida, principalmente para quem gosta de parafusos, como eu.

    Montei o puma de volta em cima do motor de fusca e fui embora. Deixei para lá.

    Esses dias vi uma dessas réplicas do Spider 550, com motor a ar. Motor central, caixa de fusca. Até achei uma idéia interessante, mas a imagem do V8 voltou a minha mente. Seria uma coisa impressionante, teria que ser fechado, pq do banco para trás tudo seria capô.

    Esses dias vi um vídeo de um cara que turbinou uma Hayabusa (motoca da Suzuki, eu acho). O maníaco filmou só o velocímetro, pq estava escuro, mas era uma coisa impressionte. Deixa ver se eu acho no youtube... tá aqui (
    www.youtube.com/watch?v=jcMyT9smP2w ) . É disso que eu estou falando, não de acelerações de 0 a 100, mas sim se 100 a 200 km/h. Coisa de assustar mesmo.
    Tenho vontade de construir um carro que assuste. Um que eu mesmo chegue a conclusão de que não dá para andar na rua.
    Seria legal, mesmo que tivesse que levar rebocado para a pista do aeroclube.

    Sempre achei que foi uma tremenda sacanagem dos engenheiros da puma não terem feito o carro de série ter um motor mais potente. Era um carro esportivo que tomava pau de uma caravan carregada!
    Que fosse um motor a ar melhorado, como alguns o eram, mas mesmos os com carburador 40 e comandos mais bravos não passavam dos 180 km/h.

    Sei lá. Por enquanto, no conversível, vou fuçar o que der no vw air cooled, mas o dia que arrumar uma carroceria fechada, acho que vou apelar. EHEHEH.

    Abraços a todos
    --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

  • #2
    Faz um motor central utilizando um VW ar msm!! como nas réplicas de Spider!!

    Fica Show!!

    Muda a suspensão dianteira e traseira pra duplo A com tubos, bem dimensionada vira um Porsche!!

    Se preciar de literatura pra fabricar uma suspensão duplo A eu posso te ajudar!

    Hehehe

    []'


    Lucas

    Comment


    • #3
      monta um 2300 turbo numa puma conversível
      que você já vai chegar a sua conclusão - ou quase

      "Um que eu mesmo chegue a conclusão de que não dá para andar na rua."
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

      Comment


      • #4
        Paulo ! Acredito que os Pumas de tempos atrás não andavam mais de 180Km/h por causa da gasolina que era muito ruim, rodar com taxa de 6,8: 1 ,7: 1 é de chorar, por causa do desperdício. Um litle devil, todo original por dentro,vira 69+85,5+W120+40x35+molas Opala vira mais do que isso com carburação adequada(dupla 34 ou superior). Em uma Puma que é bem mais leve e aerodinâmica é para passar de 180 com uma caixa 31x8. Tenho um golzinho a ar com um motor desses a álcool que bate nos 190km/h(deve ser 175/180 reais) e fica pulando no final da escala querendo mais e o gol é mais pesado e menos aerodinâmico que a Puma. Acho que o problema seria querer andar com a Puma de capota abaixada em que o arrasto seria bem maior do que em uma Puma fechada. Só sinto problemas se a pista tiver muita subida pois com só quatro marchas fica difícil ter um câmbio 100%, ou ele acelera demais e não têm final ou acelera menos, anda muito mas na subida a perda é considerável.
        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por paulofornari
          Buenas! A idéia surgiu há alguns anos, qdo arriei uma carcaça de puma por cima de um cavalete que calçava um motor de maverick. Era só para guardar a carcaça enquanto davamos um trato no puma, mas com o passar dos dias aquela imagem do puma em cima do motor V8 foi mexendo com minha imaginação.

          Caber, cabe. Mas não seria nada simples, pois haveria necessidade de fazer um chassis novo e cortar toda a carroceria por dentro para caber o motorzão.

          Seria diversão garantida, principalmente para quem gosta de parafusos, como eu.

          Montei o puma de volta em cima do motor de fusca e fui embora. Deixei para lá.

          Esses dias vi uma dessas réplicas do Spider 550, com motor a ar. Motor central, caixa de fusca. Até achei uma idéia interessante, mas a imagem do V8 voltou a minha mente. Seria uma coisa impressionante, teria que ser fechado, pq do banco para trás tudo seria capô.

          Esses dias vi um vídeo de um cara que turbinou uma Hayabusa (motoca da Suzuki, eu acho). O maníaco filmou só o velocímetro, pq estava escuro, mas era uma coisa impressionte. Deixa ver se eu acho no youtube... tá aqui (
          www.youtube.com/watch?v=jcMyT9smP2w ) . É disso que eu estou falando, não de acelerações de 0 a 100, mas sim se 100 a 200 km/h. Coisa de assustar mesmo.
          Tenho vontade de construir um carro que assuste. Um que eu mesmo chegue a conclusão de que não dá para andar na rua.
          Seria legal, mesmo que tivesse que levar rebocado para a pista do aeroclube.

          Sempre achei que foi uma tremenda sacanagem dos engenheiros da puma não terem feito o carro de série ter um motor mais potente. Era um carro esportivo que tomava pau de uma caravan carregada!
          Que fosse um motor a ar melhorado, como alguns o eram, mas mesmos os com carburador 40 e comandos mais bravos não passavam dos 180 km/h.

          Sei lá. Por enquanto, no conversível, vou fuçar o que der no vw air cooled, mas o dia que arrumar uma carroceria fechada, acho que vou apelar. EHEHEH.

          Abraços a todos
          Já que é pra apelar, poe um desses:
          http://www.justveedubs.com/turbo-buggy-engine.htm

          Quando erguerem o capô vão assustar mais com um desses do que com um V8.

          []'s

          Comment


          • #6
            Caracas! Impressionante o subaru.

            O motor vw a ar é uma pequena maravilha. Com as pouquíssimas alterações que fiz no meu motor standart (bobina maior, ignição eletrônica, acerto dos carburadores e regulagem de válvulas) o carro já ficou bem esperto. Ele vai a 110km/h em 3ª e bate nos 150Km/h em 4ª, com a capota aberta. Nunca lembro de fazer uma esticada com a capota levantada, para ver a diferença.

            Na conversível não dá para exagerar muito, ela não tem estrutura para muita potência, seria necessário soldar umas longarinas no chassis. A vontade de fazer um monstrinho fica para uma fechada. Como está meio difícil encontrar carrocerias a um preço viável, talvez termine fazendo uma bolha em formato de puma e montando em cima de uma estrutura tubular.

            A história da suspensão em duplo A (imagino que seja a mesma double wishbone dos gringos) me interessa muito. Se o pessoal tiver algum material sobre o assunto eu agradeceria. Dá para mandar no paulofornari@gmail.com, se for muito grande.

            Um motor com maior número de cilindros compensaria a falta de marchas do câmbio, pois a curva de torque seria mais plana.

            No início, qdo eu ainda não conhecia todo este lado da preparação de motores, minha idéia para fazer um puma andar mais era colocar toda a dianteira (motor, caixa, susp, agregado, semi eixos, etc.) de um santana 2.0 na traseira do puma. Quando comecei a estudar o assunto tropecei com o grupo e vi que poderia chegar nos mesmos 120 cv do AP com um wv aircooled.

            Só que naquela época 120 cv eram suficientes, hoje não mais. Aí tudo bem, dá para tirar 300 cv do vw, só que qdo eu chegar lá, já sei que não será suficiente. Isso é igual chocolate, nunca é o bastante.

            Abraços a todos.
            --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por paulofornari
              Caracas! Impressionante o subaru.

              O motor vw a ar é uma pequena maravilha. Com as pouquíssimas alterações que fiz no meu motor standart (bobina maior, ignição eletrônica, acerto dos carburadores e regulagem de válvulas) o carro já ficou bem esperto. Ele vai a 110km/h em 3ª e bate nos 150Km/h em 4ª, com a capota aberta. Nunca lembro de fazer uma esticada com a capota levantada, para ver a diferença.

              Na conversível não dá para exagerar muito, ela não tem estrutura para muita potência, seria necessário soldar umas longarinas no chassis. A vontade de fazer um monstrinho fica para uma fechada. Como está meio difícil encontrar carrocerias a um preço viável, talvez termine fazendo uma bolha em formato de puma e montando em cima de uma estrutura tubular.

              A história da suspensão em duplo A (imagino que seja a mesma double wishbone dos gringos) me interessa muito. Se o pessoal tiver algum material sobre o assunto eu agradeceria. Dá para mandar no paulofornari@gmail.com, se for muito grande.

              Um motor com maior número de cilindros compensaria a falta de marchas do câmbio, pois a curva de torque seria mais plana.

              No início, qdo eu ainda não conhecia todo este lado da preparação de motores, minha idéia para fazer um puma andar mais era colocar toda a dianteira (motor, caixa, susp, agregado, semi eixos, etc.) de um santana 2.0 na traseira do puma. Quando comecei a estudar o assunto tropecei com o grupo e vi que poderia chegar nos mesmos 120 cv do AP com um wv aircooled.

              Só que naquela época 120 cv eram suficientes, hoje não mais. Aí tudo bem, dá para tirar 300 cv do vw, só que qdo eu chegar lá, já sei que não será suficiente. Isso é igual chocolate, nunca é o bastante.

              Abraços a todos.
              Olá Paulo, veja este link.
              http://www.ricola.co.uk/wishbone.htm

              Tem esse outro em que a mudança é mais radical
              http://www.germanlook.com/Forums/showthread.php?t=6197

              []'s

              Comment


              • #8
                É sobre esse último fusca que eu estou falando. Viu só o que é aquilo?

                Esse saite GermanLook é muito interessante. O pessoal lá fora faz barbaridades com os carrinhos, seja com motores refrigerados a ar, seja com soluções anti convencionais.

                Pena que por aqui não se pode nem mudar a roda do carro sem ficar devendo para o guarda... Isso inibi nossa criatividade.

                A estrutura do fuscão V8 é interessantíssima. É uma opção bem interessante ao chassis de chapa dobrada do fusca e derivados. Durante a fabricação do chassis dá até para rebaixar os pontos de fixação da carroceria, para realçar o estilo "low rider" sem ter que deixar o motor arrastando no chão.

                Abraços
                --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por paulofornari
                  É sobre esse último fusca que eu estou falando. Viu só o que é aquilo?

                  Esse saite GermanLook é muito interessante. O pessoal lá fora faz barbaridades com os carrinhos, seja com motores refrigerados a ar, seja com soluções anti convencionais.

                  Pena que por aqui não se pode nem mudar a roda do carro sem ficar devendo para o guarda... Isso inibi nossa criatividade.

                  A estrutura do fuscão V8 é interessantíssima. É uma opção bem interessante ao chassis de chapa dobrada do fusca e derivados. Durante a fabricação do chassis dá até para rebaixar os pontos de fixação da carroceria, para realçar o estilo "low rider" sem ter que deixar o motor arrastando no chão.

                  Abraços

                  pois ´e foda......
                  td q faz aki é multa.
                  num pode nem ter um estilo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por paulofornari
                    Caracas! Impressionante o subaru.

                    O motor vw a ar é uma pequena maravilha. Com as pouquíssimas alterações que fiz no meu motor standart (bobina maior, ignição eletrônica, acerto dos carburadores e regulagem de válvulas) o carro já ficou bem esperto. Ele vai a 110km/h em 3ª e bate nos 150Km/h em 4ª, com a capota aberta. Nunca lembro de fazer uma esticada com a capota levantada, para ver a diferença.

                    Na conversível não dá para exagerar muito, ela não tem estrutura para muita potência, seria necessário soldar umas longarinas no chassis. A vontade de fazer um monstrinho fica para uma fechada. Como está meio difícil encontrar carrocerias a um preço viável, talvez termine fazendo uma bolha em formato de puma e montando em cima de uma estrutura tubular.

                    A história da suspensão em duplo A (imagino que seja a mesma double wishbone dos gringos) me interessa muito. Se o pessoal tiver algum material sobre o assunto eu agradeceria. Dá para mandar no paulofornari@gmail.com, se for muito grande.

                    Um motor com maior número de cilindros compensaria a falta de marchas do câmbio, pois a curva de torque seria mais plana.

                    No início, qdo eu ainda não conhecia todo este lado da preparação de motores, minha idéia para fazer um puma andar mais era colocar toda a dianteira (motor, caixa, susp, agregado, semi eixos, etc.) de um santana 2.0 na traseira do puma. Quando comecei a estudar o assunto tropecei com o grupo e vi que poderia chegar nos mesmos 120 cv do AP com um wv aircooled.

                    Só que naquela época 120 cv eram suficientes, hoje não mais. Aí tudo bem, dá para tirar 300 cv do vw, só que qdo eu chegar lá, já sei que não será suficiente. Isso é igual chocolate, nunca é o bastante.

                    Abraços a todos.

                    Para a epoca que foi creio que a puma desenvolveu bastante coisa( 1800 até 2200), incluisive tinha uma revista creio que 76 ou 77 que les já estavam testando turbo nos 1600 a ar ( eu tinha este teste ) em termos de hoje em dia aquilo é brincadeira de criança, mas mesmo assim um 1600 de epoca bem feito ( comando p2 / dupla 40 /cabeçote feito ) creio ainda dá pra andar no bolo..
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment

                    Working...
                    X