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Motor de moto!

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  • Motor de moto!

    Pessoal,
    esses dias fiquei pensando em que loucura fazer em um Fusca... alguém já colocou um motor de moto em um??? Já que há motores com muito mais potência e torque que os nossos motor boxer original....

  • #2
    Re: Motor de moto!

    Postado originalmente por Encore
    Pessoal,
    esses dias fiquei pensando em que loucura fazer em um Fusca... alguém já colocou um motor de moto em um??? Já que há motores com muito mais potência e torque que os nossos motor boxer original....
    na realidade essa não é uma concepção tão antiga assim cara...

    na Europa, já existem minicoopers correndo com motores de motos honda 750 (agüenta pau demais) em circuitos ovais... ams é ridículo ver um carro com barulho de 7 galo...

    o problema é que, por serem moteres de alta rotação, o conjunto de transmissão fica quase impossível de adequar... tipo, embreagem? Queima mesmo quando o motor chega a girar em torno de 24-17.000 RPM...

    tem tanta coisa a ser dita... mas fico por aki...

    abrax e seja bem vindo ao F4E!

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    • #3
      Re: Motor de moto!

      O motor teria que ser obrigatoriamente de uma moto grande e pesada, considere que embora o motor tenha muita potencia (e torque?) ele traciona um veículo bem mais leve que um carro. Será que seus componentes aguentariam ?

      A maioria (salvo raras exceções) integram o cambio e a embreagem ao motor. O conjunto do cambio e semi-eixos do Fusca não poderiam ser utilizados. Um novo sistema de diferencial deveria ser adquirido ou contruido.

      A refrigeração a ar do motor de moto é passiva, o veiculo precisa estar em movimento e o motor exposto ao fluxo de ar, coisa dificil de se conseguir com o motor confinado num "cofre". Considere que do motor de moto só sai um único eixo girante que se liga a uma corrente, correia dentada ou cardã que leva o movimento a roda traseira. Aonde se ligaria uma ventoinha para arrefecimento?

      Até onde eu saiba não se "encontra" motor de moto "grande" com a mesma facilidade que um motor de carro.

      Logo, portanto, por isso, por conseguinte, por conseqüência, esqueça! A menos que alguém tenha um trunfo guardado na manga.

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      • #4
        Re: Motor de moto!

        Então,
        não pensei na parte lojistica e na parte da adaptação.
        Estava lendo a ficha técnica da moto V-Storm (acho que é da Suzuki). O seu motor é de 1000cc, mas a potência e torque é superior a um carro 1.4 a 1.6 moderno. E em números, bem superior a uma VW 1300 e 1600, pelo menos.
        Tenho planos bem futuros em montar um Fusca mais forte....todo alterado, inclusive..e andei olhando a possibilidade de comprar motores e tal... vejo que um motor novo VW 1600 a ar é mais caro que um Subaru 1.8 16v, por exemplo... de repente um motor de moto não seja tão difícil ou tão mais caro quanto um 1600 a ar novo. Não garanto pq nem olhei.
        A vantagem - pelo menos eu acho - que o motor da moto caberia no cofre do motor do Fusca sem grandes alterações na carroceria.

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        • #5
          Re: Motor de moto!

          R$ 43.732,00* DL 1000 V-STROM

          Motor4 tempos, 2 cilindros V-Twin 90º, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquidaCilindrada996 ccDiâmetro x Curso98,0 X 66,0 mmTaxa de Compressão11,3:1Transmissão6 velocidadesSistema de TransmissãoCorrenteSistema de LubrificaçãoCárter ÚmidoAlimentaçãoInjeção eletrônicaTipo de IgniçãoEletrônica DigitalSistema de PartidaElétricaComprimento Total2.295 mmLargura Total910 mmAltura Total1.395 mmEntre Eixos1.535 mmVão Livre165 mmAltura do Assento840 mmPeso Seco208 kgSuspensão DianteiraTelescópica de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustávelSuspensão TraseiraBalança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manualFreio DianteiroDuplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulicoFreio TraseiroDisco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulicoPneu Dianteiro110/80 R19M/C 59H, sem câmaraPneu Traseiro150/70 R17M/C 69H, sem câmaraTanque22 litrosÓleo do Motor2,90 litros (com troca de filtro)Potência Máxima98 HP a 7.600 RPMTorque Máximo10,3 kgf.m a 6.400 RPMCorescinza, preta e azul
          * Obs.: Frete não incluso. Os preços em Reais estão sujeitos a alteração sem prévio aviso.
          Negritei os itens importantes só para ilustrar.

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          • #6
            Re: Motor de moto!

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            O motor teria que ser obrigatoriamente de uma moto grande e pesada, considere que embora o motor tenha muita potencia (e torque?) ele traciona um veículo bem mais leve que um carro. Será que seus componentes aguentariam ?

            A maioria (salvo raras exceções) integram o cambio e a embreagem ao motor. O conjunto do cambio e semi-eixos do Fusca não poderiam ser utilizados. Um novo sistema de diferencial deveria ser adquirido ou contruido.

            A refrigeração a ar do motor de moto é passiva, o veiculo precisa estar em movimento e o motor exposto ao fluxo de ar, coisa dificil de se conseguir com o motor confinado num "cofre". Considere que do motor de moto só sai um único eixo girante que se liga a uma corrente, correia dentada ou cardã que leva o movimento a roda traseira. Aonde se ligaria uma ventoinha para arrefecimento?

            Até onde eu saiba não se "encontra" motor de moto "grande" com a mesma facilidade que um motor de carro.

            Logo, portanto, por isso, por conseguinte, por conseqüência, esqueça! A menos que alguém tenha um trunfo guardado na manga.
            Grande Groetaers...

            eu imagino que nesse caso seria não só a adaptação do motor,como também da transmissão. Nada impede que seja fixada uma engrenagem para transformar a transmissão desse motor em cardã, o que já viabilizaria, por exemplo, pensar num diferencial para a transmissão às rodas. Em relação à posição do motor, na reportagem que vi, os cooper usam motor na frente, o que já viabiliza a utilização desse motor com radiador de água e ventoinhas elétricas, por exemplo.

            Isso talvez seja o de menos se imaginarmos a utilização de peças de transmissão de carros, ou ainda, que sejam peças de motos. No primeiro caso, quanto tempo duraria uma embreagem utilizada para arrancar sempre a 3-4.000 RPM tendo em vista a faixa de torque X rotação dos motores de moto? No segundo caso, que moto carrega quase 1ton. sempre? Arrancar carregado na subida? Platô e disco? vixi....

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            • #7
              Re: Motor de moto!

              O torque dessa moto jamais sera maior q os de um carro 1,4 e 1,6

              por exemplo o Peugeot 206 1.4L Flex

              "O Peugeot 206 1.4L Flex proporciona uma agradável dirigibilidade, com torque e respostas rápidas quando você mais precisa. Ele é equipado com um motor que rende até 82cv (álcool) que proporciona mais agilidade e segurança nas ultrapassagens e retomadas aos 12,85 mkgf de torque disponíveis em baixas rotações (3.250 rpm)."

              moto citada x peugeot
              torque: 10.3 @ 6400rpm x 12,8 @ 3250rpm

              potencia: 98cv @ 7600rpm x 82cv @ 5250rpm

              imagina o torque e potencia dessa moto em baixas rotações??
              Realmente arrancar com esse motor de moto ia ser um sacrificio heuahea
              1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

              Comment


              • #8
                Re: Motor de moto!

                mas com 2 motores de R1 ja fica mais divertido!!

                só que aí são 2 motores de 180.00 HP @ 12500 RPM, 11kgfm @ 10500rpm e trabalhando sempre em giro altissimo


                http://www.youtube.com/watch?v=cbIZarCRgtY
                http://www.youtube.com/watch?v=_BEeQ...eature=related

                http://www.youtube.com/watch?v=GYu_hOfRfII
                1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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                • #9
                  Re: Motor de moto!

                  Tem uma loja aqui em São Paulo que vende motores de fusca 1600 0km a 12.000. Se motor de subaro for mais barato que isso me passo o local q eu vo compra um. Detalhe que eles fazem o motor original igual do manual, se vc quiser eles tb sobem a cavalagem pra 250, mas só 1600. São especializados

                  Comment


                  • #10
                    Re: Motor de moto!

                    Quanto ao torque, o que vale realmente é o torque na roda, e este depende fundamentalmente da relação total das marchas além do torque do motor.

                    Em geral motor 4 Tempos aspirado chega no máximo a 11kgf.m por litro de cilindrada.
                    Assim podemos dizer que o torque específico máximo é desta ordem de grandeza.
                    A potência é o produto da Rotação pelo torque (em unidades coerentes), assim quanto maior a rotação do motor maior será a potência.
                    O torque na potência máxima varia de 80 a 90% do torque máximo, assim:
                    Um motor 1000cm3 pode ter 11kgf.m de torque máximo.
                    Portanto pode ter 9kgf.m de torque na rotação máxima (considerando que chegue a 90% do torque – típico de motores bravos como os de motos esportivas).
                    Se as rotações de torque e potência forem:
                    Torque 7000 rpm e Potência 10000rpm, teremos:
                    Potência máxima: P=10000*9,9/716,2 = 138cv!
                    Teremos portanto a mesma potência de um AP 2000cm3 porém em rotações maiores e menor torque, contudo como as rotações envolvidas serão bem maiores, deveremos ter reduções de diferencial (ou de todas as marchas), para adequar este motor ao veículo.
                    Quando aumentamos a redução, aumentamos o torque na roda na mesma proporção, e como o que gera aceleração é o torque na roda (e não no motor), poderemos sim ter torque elevado!

                    Uma analogia rápida e simplificada:
                    a) AP 2000
                    125cv de potência a 5200rpm
                    18kgf.m de torque a 3000rpm

                    b) Motor de moto
                    138cv de potência a 10000 rpm
                    11 kgf.m de toruqe a 7000 rpm

                    Se utilizamos uma relação 31x8 (3,875) para este veículo com motor AP 2000, o motor de moto acima deveria ter uma relação final de 3,875 * (10000/5200) = 7,45:1
                    Assim se em ambos tivermos uma relação de ultima marcha de 0,88:1 (original da 4ª marcha do Fusca, o torque na roda será:

                    a) Motor AP 2000cm3 = 18*3,875*0,88 = 61,4 kgf.m (na velocidade máxima)
                    b) Motor de moto de 138 cv = 9,9*7,54*0,88 = 65,7 kgf.m (na velocidade máxima)

                    Ou seja um motor de menor torque (11 contra 18 do AP), gera maior torque na roda!!!

                    Tudo vai depender das relações da transmissão, peso do veículo e acelerações esperadas!

                    Sem dúvida uma idéia válida...cara porém válida!
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #11
                      Re: Motor de moto!

                      caras, sem técnica alguma, só na imaginação: pense chegar num fuca flutuando válvula com um motorzão de hayabusa... a tá tá tá tá tá tá tá.... huahuahuahuahua (altas onomatopéias....) huahuahuahuahua

                      Comment


                      • #12
                        Re: Motor de moto!

                        Aqui em Ctba o meu amigo comprou esse motor de Subaru pra colocar na Brasília dele por 5 mil. Veio a caixa de câmbio do carro tb, mas não descobri se estão incluso nesse preço.

                        P.S.: tô falando do 1.8 16v aspirado!
                        Last edited by Encore; 12-08-2008, 12:58 AM.

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                        • #13
                          Re: Motor de moto!

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Quanto ao torque, o que vale realmente é o torque na roda, e este depende fundamentalmente da relação total das marchas além do torque do motor.

                          Em geral motor 4 Tempos aspirado chega no máximo a 11kgf.m por litro de cilindrada.
                          Assim podemos dizer que o torque específico máximo é desta ordem de grandeza.
                          A potência é o produto da Rotação pelo torque (em unidades coerentes), assim quanto maior a rotação do motor maior será a potência.
                          O torque na potência máxima varia de 80 a 90% do torque máximo, assim:
                          Um motor 1000cm3 pode ter 11kgf.m de torque máximo.
                          Portanto pode ter 9kgf.m de torque na rotação máxima (considerando que chegue a 90% do torque – típico de motores bravos como os de motos esportivas).
                          Se as rotações de torque e potência forem:
                          Torque 7000 rpm e Potência 10000rpm, teremos:
                          Potência máxima: P=10000*9,9/716,2 = 138cv!
                          Teremos portanto a mesma potência de um AP 2000cm3 porém em rotações maiores e menor torque, contudo como as rotações envolvidas serão bem maiores, deveremos ter reduções de diferencial (ou de todas as marchas), para adequar este motor ao veículo.
                          Quando aumentamos a redução, aumentamos o torque na roda na mesma proporção, e como o que gera aceleração é o torque na roda (e não no motor), poderemos sim ter torque elevado!

                          Uma analogia rápida e simplificada:
                          a) AP 2000
                          125cv de potência a 5200rpm
                          18kgf.m de torque a 3000rpm

                          b) Motor de moto
                          138cv de potência a 10000 rpm
                          11 kgf.m de toruqe a 7000 rpm

                          Se utilizamos uma relação 31x8 (3,875) para este veículo com motor AP 2000, o motor de moto acima deveria ter uma relação final de 3,875 * (10000/5200) = 7,45:1
                          Assim se em ambos tivermos uma relação de ultima marcha de 0,88:1 (original da 4ª marcha do Fusca, o torque na roda será:

                          a) Motor AP 2000cm3 = 18*3,875*0,88 = 61,4 kgf.m (na velocidade máxima)
                          b) Motor de moto de 138 cv = 9,9*7,54*0,88 = 65,7 kgf.m (na velocidade máxima)

                          Ou seja um motor de menor torque (11 contra 18 do AP), gera maior torque na roda!!!

                          Tudo vai depender das relações da transmissão, peso do veículo e acelerações esperadas!

                          Sem dúvida uma idéia válida...cara porém válida!

                          Então, bem lembrado no final...alguns ficaram meio indignados com a minha idéia..rsrs Mas só fiquei pensando na viabilidade... só citei a V-Storm pq com ela que tive a idéia...mas como disse um forista acima.... imagine com um motor da Hayabusa!? Tem insatisfeito que ainda turbina!

                          Vader, vendo as simulações que vc passou... de uma potência relativamente alta e um torque relativo mas em alta rotação, lembrei-me do motor Honda VTi que tinha 160cv e míseros 16,5 Kgfm de torque a 6mil e poucas rotações.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Motor de moto!

                            Postado originalmente por Encore
                            Então, bem lembrado no final...alguns ficaram meio indignados com a minha idéia..rsrs Mas só fiquei pensando na viabilidade... só citei a V-Storm pq com ela que tive a idéia...mas como disse um forista acima.... imagine com um motor da Hayabusa!? Tem insatisfeito que ainda turbina!

                            Vader, vendo as simulações que vc passou... de uma potência relativamente alta e um torque relativo mas em alta rotação, lembrei-me do motor Honda VTi que tinha 160cv e míseros 16,5 Kgfm de torque a 6mil e poucas rotações.

                            Com base neste seu exemplo (de um belo motor original). 16,5kgf.m num 1600cm3 (1,6 litro). teremos 16,5/1,6 = 10,3125 kgf.m/litro, um pouco abaixo dos 11kgf.m/litro de torque específico (nos aspirados) que eu comentei!
                            Last edited by Master Vader; 12-08-2008, 10:53 AM.
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW
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                            • #15
                              Re: Motor de moto!

                              Caramba motor de subaro a 5k ? Barato heim, mas acho que tinha coisa pra fazer no motor ne.

                              Agora motor de moto no fusca talvez entre no mérito de um outro tópico que fala de - peso + tecnologia = economia. Pelo visto, geraria uma boa potencia tb. Mas um motor desses precisaria ter no minimo uns 50k no porquinho imagino.

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