Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

    Amigos eu uso pneu 15 no meu fusca.Mas acho que ele não proporciona muita estabilidade ao carro nas curvas.Gostaria de me ajudassem a escolher o melhor modelo de pneu e de roda para o meu carro.Que tipo de pneu e roda seriam os ideais para que ele rodasse em asfalto com mais segurança? Obrigado pela ajuda de todos vocês.

  • #2
    Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

    Postado originalmente por Clayfusq
    Amigos eu uso pneu 15 no meu fusca.Mas acho que ele não proporciona muita estabilidade ao carro nas curvas.Gostaria de me ajudassem a escolher o melhor modelo de pneu e de roda para o meu carro.Que tipo de pneu e roda seriam os ideais para que ele rodasse em asfalto com mais segurança? Obrigado pela ajuda de todos vocês.
    Eu gosto da seguinte combinação: as quatro rodas de 6" aro 14 e pneus 185/70/14
    Prefiro eses pneus de perfil relativamente alto porque ajuda com a buraqueira das nossas ruas e estradas. Fazem um bom conjunto com a suspensão VW original, são pneus facilmente encontráveis no mercado de marcas consagradas e a bons preços. Isso significa não ter que desembolsar uma pequena fortuna quando precisar trocar, pode andar sempre de sapatinhos novos como convém. Facilita também na hora do rodízio.

    Minha preferência é pelos GoodYear GPS3 Sport, porque são garantidos e têm uma excelente relação custo-benefício (mas não são pneus econômicos - o que significa na verdade, economia de borracha durante a fabricação).

    Cuidado porque tem loja picareta por aí atraindo os incautos com preço baixo e entregando pneus enganosos com aparência de novos. Se não estivesse atento, eu teria caído num golpe desses uma vez.

    Mas obviamente que tem muitas outras lojas honestas - eu prefiro a Dpaschoal porque já sou conhecido lá, sou bem tratado e sempre consigo uns descontos.

    Comment


    • #3
      Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

      Amigo Sabjr você sabe se preciso mexer na suspensão caso eu coloque essas rodas? O carro fica normal ou fica muito baixo? Melhora a estabilidade nas curvas? Um abraço.

      Comment


      • #4
        Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

        Postado originalmente por Clayfusq
        Amigo Sabjr você sabe se preciso mexer na suspensão caso eu coloque essas rodas? O carro fica normal ou fica muito baixo? Melhora a estabilidade nas curvas? Um abraço.
        Vai muito de gosto
        Eu usava rodas aro 14 e pneus 185/70 nelas e o 1300 era muito gostoso tanto de curva quanto para rodar, cantava pneu até na troca para segunda (eu tinha comando da kombi moderna porem no 1300).
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • #5
          Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

          Postado originalmente por Clayfusq
          Amigo Sabjr você sabe se preciso mexer na suspensão caso eu coloque essas rodas? O carro fica normal ou fica muito baixo? Melhora a estabilidade nas curvas? Um abraço.
          Não precisa mexer em nada, só na furação da panela se as rodas forem de 5 furos.

          Aqui a imagem da roda que eu tinha no 1300, esse era o meu carro na epoca, e nunca foi mexido nem em suspensão e nem em furação.
          Arquivos Anexos
          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

          Comment


          • #6
            Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

            Postado originalmente por Clayfusq
            Amigo Sabjr você sabe se preciso mexer na suspensão caso eu coloque essas rodas? O carro fica normal ou fica muito baixo? Melhora a estabilidade nas curvas? Um abraço.
            Conforme o amigo 1300l confirmou em mensagem anterior, se seu carro tem 4 furos ele usava rodas originas ou aftermarket de 14"" e provavelmente não precisa alterar nada, pois essas rodas são ideais para a medida 185/70 R14.
            Entretanto eu não sei quantas versões diferentes de rodas a VW lançou nos seus veículos originalmente, porisso se quiser conferir verifique o diâmetro e a largura do aro das rodas.
            Para aquela medida que recomendei a roda deve ter um diâmetro de 14 polegadas e largura mínima 4,5 e máxima de 6 polegadas.

            Se sua roda for de 5 furos existem adaptadores para 4 furos - não conheço a técnica de furação das panelas, mas deve ser um serviço mais complexo que usar adaptadores.
            Se sua roda for de 4 furos, ela é original na furação 4x130. Como praticamente não são mais fabricadas rodas nesse padrão, se quiser optar por rodas novas você pode usar adaptadores (para furação 4x100 por exemplo) e usar rodas em liga leve modernas, com grande possibilidade de escolha entre modelos e diâmetros.

            Com os adaptadores precisa ter dois cuidados:

            1- Existem adaptadores ou espaçadores por aí que podem colocar sua vida em risco! São adaptadores estruturalmente frágeis ou feitos com ligas de baixa qualidade. Se um adaptador desses resolve quebrar em alta velocidade, a roda sai voando e você fica só com três! é muito pior que furar um pneu. Porisso máxima atenção em que está comprando. A foto abaixo é de um espaçador quebrado (não é de fusca) onde claramente nota-se a fina espessura de material próximo às furações.
            Na dúvida, é melhor ficar com as originais de ferro ou de liga-leve, sem espaçadores:



            2- Os adaptadores vão mudar o offset das rodas, isto é, sua roda vai ficar mais para fora que as originais (ou mais para dentro, dependendo da roda). Se ficar só um pouco mais para fora eu até considero uma vantagem porque isso aumenta a estabildade.

            Mas se ficar muito para fora tem duas desvantages: uma que pode pegar nos paralamas e outra que aumenta os braços de alavanca forçando os componentes da suspensão.
            Porisso é importante na hora da escolha de uma roda diferente das originais, a observação do offset adequado. Para entender melhor observe o diagrama abaixo:



            Particularmente minhas rodas estavam muito "cansadas" e como não encontrei substitutas à altura preferi instalar rodas novas de desenho moderno. Porisso comprei espaçadores no eBay - no anúncio afirmavam serem feitas de alumínio billet.
            Mesmo que não seja, de qualquer forma observa-se que são muito bem feitos e têm uma ótima espessura nas áreas críticas e material de boa qualidade - é praticamente impossível que esses adaptadores quebrem - mesmo no caso de um impacto muito forte as rodas devem quebrar antes:



            Para comprar as rodas, fiz uma pesquisa na internet e comprei na autopeças clube.. Paguei a vista com desconto, preço bom, entregaram tudo direitinho:



            Agora, se você quiser usar combinações diferentes vai depender do seu gosto. Como disse antes, escolhi as 185/70/R14 devido à irregularidade dos asfaltos das nossas cidades. Mesmo nos bairros ditos "nobres", essa nobreza com certeza não está no asfalto e um pneu de perfil mais alto oferece um colchão de ar maior o que confere maior proteção às rodas e aos componentes da suspensão.

            Indepedente de qual conjunto pneu/roda você decida escolher, ele deve atender à seguinte exigência do Detran:

            O pneu escolhido deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais.

            Eu não sei qual o critério do Detran no caso dos Fuscas, porque eles saíram de fábrica com diferentes alturas totais. Eu duvido que eles tenham uma tabela de especificação para cada ano.

            Partindo desse princípio, fiz uma tabela com combinações que talvez não criem problemas na inspeção, mas não garanto, usei apenas as referências que encontrei. É recomendável fazer uma consulta ao Detran antes de decidir por uma combinação mais exótica. Segue a tabela abaixo:



            Um abraço
            Arquivos Anexos
            Last edited by sabjr; 16-04-2012, 07:17 PM. Razão: Links quebrados

            Comment


            • #7
              Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

              Os links da mensagem anterior estavam quebrados. Hospedei as imagens em outros servidores.
              Se não conseguirem visualizar, por favor me avisem

              Aproveito para adicionar uma informação que considero relevante: Esses espaçadores da foto abaixo, eu jamais usaria.
              Notem que os furos são decentralizados, o que demonstra falta de cuidado na execução.
              Além disso cria uma dificuldade a mais para conseguir um balanceamento correto - se conseguir.
              E também não gosto desses espaçadores que têm uma área de contato com a roda menor que a área de contato com os cubos - a roda pode não ficar bem apoiada e sabe-se lá, talvez até empenar, o fato é que não foi planejada para trabalhar apoiada dessa maneira.

              Last edited by sabjr; 16-04-2012, 08:05 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                Muitíssimo boa expicação! Parabéns!
                Rodas para Volkswagen ar (moderno 4 furos) tiveram:
                A tradicional 15x4,5
                A "de brasília" 14x5 (seis furos de refrigeração)
                A de SP2 14x5,5 (8 furos de refrigeração)
                Fora as paralelas da Mangels 15x5,5 (com vários miolos, desde os iguais ao Fusca 4 furos, miolo Fusca "mexicano", ou Porsche para alguns, miolo cinco furos, todos com tala 5,5).
                Uso Mangels 15x5,5 mexicano 4 furos com pneus 195/65R15 no Fusca e Mangels 5 furos com pneus 185R15 (da Traffic) na traseira da Kombi. Emferrujam. Nada comparável às Fumagalli originais que, depois de 15 anos (na frente da Kombi), estão como novas...
                Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                Comment


                • #9
                  Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                  Postado originalmente por Madai
                  Muitíssimo boa expicação! Parabéns!
                  Rodas para Volkswagen ar (moderno 4 furos) tiveram:
                  A tradicional 15x4,5
                  A "de brasília" 14x5 (seis furos de refrigeração)
                  A de SP2 14x5,5 (8 furos de refrigeração)
                  Fora as paralelas da Mangels 15x5,5 (com vários miolos, desde os iguais ao Fusca 4 furos, miolo Fusca "mexicano", ou Porsche para alguns, miolo cinco furos, todos com tala 5,5).
                  Uso Mangels 15x5,5 mexicano 4 furos com pneus 195/65R15 no Fusca e Mangels 5 furos com pneus 185R15 (da Traffic) na traseira da Kombi. Emferrujam. Nada comparável às Fumagalli originais que, depois de 15 anos (na frente da Kombi), estão como novas...
                  Grato pelo elogio.
                  Eu gosto muito da combinação das rodas de aço em fuscas, especialmente as Mangels e claro, as caras Fumagalli. As originais com calotas cromadas também são difíceis de superar em termos de harmonização com o conjunto.
                  Além de de bonitas são extremamente seguras, não quebram, fáceis de consertar e - no caso das originais - baratas.

                  Na época que estava pesquisando, fiquei tentado a comprar um jogo de Mangels cromadas (de 14" se não me engano), mas na simulação que fiz na Puma, no PhotoShop não achei que harmonizou bem.
                  Diante da dificuldade de encontrar rodas de liga leve na furação 4x130 novas, fiquei praticamente com a única de opção de escolha entre rodas modernas.

                  Um abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                    Obrigado sabjr pelo trabalho de responder com detalhes minha dúvida.Ontem eu fui viajar com ele e fiz as curvas sem problemas.Acho que vou manter as rodas originais mesmo.Mas vou pintá-las de preto novamente por gosto muito de rodas pretas.Um abraço.Veja a foto dele:
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                      Obrigado sabjr pelo trabalho de responder com detalhes minha dúvida.Ontem eu fui viajar com ele e fiz as curvas sem problemas.Acho que vou manter as rodas originais mesmo.Mas vou pintá-las de preto novamente porque gosto muito de rodas pretas.Vou guardar um dinheirinho para deixar ele bem arrumadinho.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                        Postado originalmente por Clayfusq
                        Obrigado sabjr pelo trabalho de responder com detalhes minha dúvida.Ontem eu fui viajar com ele e fiz as curvas sem problemas.Acho que vou manter as rodas originais mesmo.Mas vou pintá-las de preto novamente por gosto muito de rodas pretas.Um abraço.Veja a foto dele:
                        Aparentemente são rodas de 15". Em minha opinião, essas rodas com aquelas calotas cromadas abauladas oferecem uma das melhores estéticas para o fusca.

                        Minha única restrição em mantê-las, seria se elas tivessem menos de 5 polegadas de largura (tala), porque ficariam restritas àqueles pneus mais fininhos, que não oferecem muita segurança.

                        Mas se elas têm 5 polegadas (ou pouco mais), os pneus 185/65/R15 ou 175/65/R15 são excelentes opções.

                        Um abraço

                        Comment


                        • #13
                          Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                          Eu uso no meu fusca 77 as rodas de brasilia originais e os pneus michelin XHAS 175/80 - 14. Sei q sao um pouco altos mas dão uma boa aparencia, semelhante aos originais, mas tem um comportamento muuuuuito melhor, e tem uma durabilidade e robustês incomparáveis. Aguentam absurdamente bem a buraqueira. Os da frente já tem + de 40000 e não chegaram nem na metade, os de tras uns 30000 e tbm nem na metade. Foram caros mas compensou. Hoje se encontra só o modelo XM1. E meu fusca é um 1600 dupla carburação e comando 276.
                          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                          Comment


                          • #14
                            Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                            Postado originalmente por DanielRS
                            Eu uso no meu fusca 77 as rodas de brasilia originais e os pneus michelin XHAS 175/80 - 14. Sei q sao um pouco altos mas dão uma boa aparencia, semelhante aos originais, mas tem um comportamento muuuuuito melhor, e tem uma durabilidade e robustês incomparáveis. Aguentam absurdamente bem a buraqueira. Os da frente já tem + de 40000 e não chegaram nem na metade, os de tras uns 30000 e tbm nem na metade. Foram caros mas compensou. Hoje se encontra só o modelo XM1. E meu fusca é um 1600 dupla carburação e comando 276.
                            Bem lembrado, ignorei completamente os pneus de perfil 80. Inclusive um amigo que morava num sítio, usava no Fusca dele uns ótimos pneus desses com desenho militar na traseira
                            Segue abaixo o complemento, com as opções dentro das normas:



                            Last edited by sabjr; 19-04-2012, 12:51 PM.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Quais pneus e rodas usar no meu fusca 1300?

                              Amigo e aqueles alargadores de rodas funcionam bem?

                              Comment

                              Working...
                              X