Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adaptacao do 4x100 no 4x130 - Como fazer?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Adaptacao do 4x100 no 4x130 - Como fazer?

    Oi,

    tenho umas rodas com furacao 4x100 e gostaria de colocá-las no meu fusca. Como é feita esta alteracao? Nao quero utilizar espacadores, quero fazer a furacao direto nos cubos.

    Tenho que mandar fazer os furos ou é possível encontrar os discos e campanas com a furacao já feita em lojas de Autopecas?

    E como eu sou curioso, vou mais além... Como se faz a alteracao para 5 furos, para rodas de Golf, Fox ou Polo ( eu nao sei qual é a medida ).

    Alguém já fez alguma destas alteracoes? Quem puder me ajudar, agradeco!!!
    __________________
    Gruβ,

    Edu,

    OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!
    schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
    ( em breve de volta a Santo André - SP ),

    Edkäfer,

    OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

  • #2
    Fala Edu!

    Basta levar os cubos e tambores ao torneiro e pedir pra fazer a furação de gol. Se o cara for dos bons provavelmente já terá o gabarito! Peça recomendação a alguém que use rodas de gol/GM no fusca e dê as caras lá! ;)

    Se for 5x100, ele vai furar e instalar parafusos prisioneiros. Fica muito bom! Sem falar que as rodas 5 furos são as mais bonitas!

    Comment


    • #3
      Valeu!!!

      Postado originalmente por Delriobr
      Fala Edu!

      Basta levar os cubos e tambores ao torneiro e pedir pra fazer a furação de gol. Se o cara for dos bons provavelmente já terá o gabarito! Peça recomendação a alguém que use rodas de gol/GM no fusca e dê as caras lá! ;)

      Se for 5x100, ele vai furar e instalar parafusos prisioneiros. Fica muito bom! Sem falar que as rodas 5 furos são as mais bonitas!
      Mas explica uma coisa.... no tambor de freio, por exemplo, os furos com rosca originais ficam sobre ums reforcos que ficam por dentro. Os furos novos sao feitos por cima destes reforcos tambem? ( tem que tampar com solda os furos originais ), ou sao feitos entre os furos originais? ( o tambor fica com 8 furos ).

      Creio que no caso de 5 furos tem que tampar tudo, certo?

      No caso de ter que tapar tudo, que solda se usa?, pois se nao me engano, os tambores e cubos sao de ferro fundido e geralmente solda em ferro fundido nunca fica 100% em termos de resistencia.

      Será que alguem teria foto para me explicar melhor? ( to veio e a cabeca dica meio lerda, sabe? he he he ).
      schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
      ( em breve de volta a Santo André - SP ),

      Edkäfer,

      OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Edu Käfer
        Mas explica uma coisa.... no tambor de freio, por exemplo, os furos com rosca originais ficam sobre ums reforcos que ficam por dentro. Os furos novos sao feitos por cima destes reforcos tambem? ( tem que tampar com solda os furos originais ), ou sao feitos entre os furos originais? ( o tambor fica com 8 furos ).

        Creio que no caso de 5 furos tem que tampar tudo, certo?

        No caso de ter que tapar tudo, que solda se usa?, pois se nao me engano, os tambores e cubos sao de ferro fundido e geralmente solda em ferro fundido nunca fica 100% em termos de resistencia.

        Será que alguem teria foto para me explicar melhor? ( to veio e a cabeca dica meio lerda, sabe? he he he ).
        os meus 4 furos, 4x100 esta em cima dos reforços.

        fica com 8 furos, o 4x100 em baixo do original.

        meu estepe é original
        só tenho que andar com os parafusos pra ele
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

        Comment


        • #5
          Exatamente, ficam com 8 furos. Aqui umas fotos pra vc entender.. apesar de que eu diminui o tamanho dos cubos para que coubessem dentro do disco do gol:




          Acho que no 5x100 não precisa tampar os outros furos não..

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Edu Käfer
            Mas explica uma coisa.... no tambor de freio, por exemplo, os furos com rosca originais ficam sobre ums reforcos que ficam por dentro. Os furos novos sao feitos por cima destes reforcos tambem? ( tem que tampar com solda os furos originais ), ou sao feitos entre os furos originais? ( o tambor fica com 8 furos ).

            Creio que no caso de 5 furos tem que tampar tudo, certo?

            No caso de ter que tapar tudo, que solda se usa?, pois se nao me engano, os tambores e cubos sao de ferro fundido e geralmente solda em ferro fundido nunca fica 100% em termos de resistencia.

            Será que alguem teria foto para me explicar melhor? ( to veio e a cabeca dica meio lerda, sabe? he he he ).


            E ai amigo... vamos ver se consigo te ajudar...

            Fiz uma furação 4x100 nos tambores do meu Fusca e procedi da seguinte maneira...
            Trabalho em uma industria mecanica, trouxe os tambores e conversando com dois colegas de trabalhos (um engenheiro de solda, e um caldeireiro experiente) resolvi encher os furos da furação 4x130 com solda e fazer nova furação... enchemos com Solda Mig - Arame cobreado ER-70S6, pois deduzimos que os tambores são em aço fundido... e não ferro fundido...

            Pré aquecemos os tambores antes de soldar, e deixei esfriar na cal (Cal de pintar parede mesmo) para que não endurecesse... o q não adiantou muito... pq ficou duro pra c@$$&t&...
            A furação 4x100 consiste em um Ø primitivo de 100mm e quatro furos Ø10,2mm (Ø do furo para rosca M12 x 1,5mm) equidistantes... não fiz com gabarito... fiz uma traçagem no divisor e marquei os pontos com punção.

            Bom... na hora de furar, foi osso... pq endureceu muito... e tava queimando o corte da broca... mas consegui furar tudo...
            na hora de passar os machos M12x1,5mm que foi um pesadelo....
            o primeiro tambor fiz numa boa... o segundo deu um trabalho do cão!!! até quebrei o 3º macho no ultimo furo... Tive que comprar outro jogo de machos... os dois ultimos tambores, pareciam que nem estavam furados, e q eu tava fazendo o furo com os machos... de tão apertados que estavam...

            morrendo de medo de quebrar outro macho no tambor, gastei quase 20 minuto em cada furo pra abrir as últimas roscas....

            pronto!!! depois pintei os tambores e montei as rodas....

            Comment


            • #7
              Amigos tenho um fusca com furação 4x100, ja tinha comprado assim os furos ficam no reforço e os foros antigo foram tapados com os parafusos cortados e fixados com um pingo de solda, tive proplemas de espanar as roscas novas, então coloquei prisioneiro e acho que é a melhor coisa não incomoda mais e fica eté mais facil de trocar os pneus, eu coloquei os da f100 mas acho que até os do chevete fica bom... espero ter colaborado um asbraço...

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por rmturchiello
                Amigos tenho um fusca com furação 4x100, ja tinha comprado assim os furos ficam no reforço e os foros antigo foram tapados com os parafusos cortados e fixados com um pingo de solda, tive proplemas de espanar as roscas novas, então coloquei prisioneiro e acho que é a melhor coisa não incomoda mais e fica eté mais facil de trocar os pneus, eu coloquei os da f100 mas acho que até os do chevete fica bom... espero ter colaborado um asbraço...
                Onde se compra estes parafusos prisioneiros de roda? Aqui tá osso pra achar.. já os parafusos para cubos furados é fácil, qualquer autopeças tem. Mas esse tal parafuso prisioneiro de roda...

                Comment


                • #9
                  Obrigado!!!!

                  Com as dicas de todos, agora fica mais fácil entender como fazer a adaptacao... Ah, um obrigado especial ao Delriobr pelas fotos e ao Beto¹³ pelo detalhamento técnico da adaptacao.

                  Eu vou levar tudo para um amigo que tem usinagem e fazer a furacao na fresa CNC. A máquina faz o servico praticamente sozinha e com precisao milesimal!!!

                  Além do que fica muito mais fácil utilizar rodas da linha GM/VW. Como eu prefiro usar rodas de ferro para nao chamar muito a atencao, eu fico com várias opcoes de modelos de roda à disposicao....

                  Se bem que umas rodinhas de ferro aro 15 cinco furos de Fox/Polo/Golf já tem de montao no mercado também........ Agora eu gostei da brincadeira, he he he....

                  Mas tem uma coisa.... ninguém teve problemas de a roda soltar, ou de trincas nos cubos por conta desta furacao? Dá para andar com o carro normal, da mesma forma que se andaria com o carro com a furacao original sem medo de ter um acidente?
                  schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                  ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                  Edkäfer,

                  OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Edu,
                    Esse seu amigo faz serviços de torno e fresa ou seria só na amizade?
                    Se ele fizer, por favor, me informe o preço, pois eu também estou querendo fazer isso na variant.
                    Também a respeito disso, ouvi dizer que dependendo da roda, tem que abrir o miolo dela pra caber nos vw's?
                    Abraço!

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Delriobr
                      Onde se compra estes parafusos prisioneiros de roda? Aqui tá osso pra achar.. já os parafusos para cubos furados é fácil, qualquer autopeças tem. Mas esse tal parafuso prisioneiro de roda...
                      Deve ser os mesmos cada região da um nome difente para cada peça rsrsrsr é o normal da roda do chevete, das F 1000 Jeep, tem um monte de carros que usa estes prisioneiros

                      Comment


                      • #12
                        Esse é pessoal....

                        Postado originalmente por rickfvb
                        Edu,
                        Esse seu amigo faz serviços de torno e fresa ou seria só na amizade?
                        Se ele fizer, por favor, me informe o preço, pois eu também estou querendo fazer isso na variant.
                        Também a respeito disso, ouvi dizer que dependendo da roda, tem que abrir o miolo dela pra caber nos vw's?
                        Abraço!
                        Aí fica difícil, pois vai ser um favor pessoal...... Como eu vou usar roda de ferro mesmo, nao vai ter que fazer mais nada!!!
                        schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                        ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                        Edkäfer,

                        OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                        Comment


                        • #13
                          Dizem (eu não conferi pra ter certeza) que os cubos traseiros da Variant II servem no Fusca. Legal é que esses cubos já são 4x100, e de repente dá pra colocá-los também na frente.

                          O osso é encontrá-los.

                          Abraços.

                          Comment


                          • #14
                            no meu fusca uso rodas 4x100, de aro 16" faz uns 8 anos,

                            meu mecânico fez os furos alinhados com os 4x130, onde a parede das campanas é mais grossa, reforçada.

                            ele tem o gabarito, e manteve as furações originais, para o estepe.

                            ficou muito seguro, não solta, não dá problemas de balanceamento, não espanou.

                            abraços

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por andersonzemis
                              no meu fusca uso rodas 4x100, de aro 16" faz uns 8 anos,

                              meu mecânico fez os furos alinhados com os 4x130, onde a parede das campanas é mais grossa, reforçada.

                              ele tem o gabarito, e manteve as furações originais, para o estepe.

                              ficou muito seguro, não solta, não dá problemas de balanceamento, não espanou.

                              abraços
                              Anderson, antes tudo, seja benvindo ao Cla....

                              Esta opcao de se fazer os furos adicionais no local do reforco do furo original eh a que a maioria do pessoal usa e eh a que eu vou fazer tambem... Fora a vantagem de poder se utilizar a roda original como estepe.

                              Agora, nao entendo porque ainda nao tiveram a ideia de se vender as campanas e disco ja com a furacao de 4x100. Seria muito pratico+++++
                              schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                              ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                              Edkäfer,

                              OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                              Comment

                              Working...
                              X