Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Balanceamento

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Balanceamento

    Ontem "aprendi" um pequeno detalhe que nunca atentei para ele. Já estava ficando enfurecido de tanto balancear rodas e quando trafegava em rodovias ou vias expressas sempre havia uma pequena vibraçãozinha nas rodas em velocidades altas. Já estava ficando craque nisso, e de dentro do carro em movimento ja identificava a roda (mais) problemática. Era tiro e queda, batata, na mosca etc.

    Na Cidade Maravilhosa sempre se dá uma(s) porrada(s) involuntária(s) nos buracos (são muitos) e isso causa um pequeno empeno, seja no aro como tambem no "centro" da roda. Esse empeno é imperceptível com a roda parada.

    Na máquina de balanceamento o conjunto roda-pneu é "dependurado" no eixo da máquina e a distribuição de massas é corrigida pelos pesos colocados. Ora, nessas condições até uma roda oval ou quadrada ficará perfeitamente balanceada, mas com a roda no chão é outro caso.

    Logo, recomendo, girar a roda na máquina com a mão (tampa de proteção levantada) e observar se há empeno ou desvio significativo (radial e axial). Isso é percebido a olho nú com a roda rodando na máquina. Caso afirmativo, substituir a roda. Balancear roda empenada, amassada ou desalinhada é perda de tempo, dinheiro e cabelo.

    Até o próximo buraco.
    Last edited by ricardo groetaers; 24-07-2008, 06:34 PM.

  • #2
    Re: Balanceamento

    concordo o ruim é o $$$ p/ trocar de roda hein !!! mas hoje reformar uma roda sae +/- R$ 25,00 a R$ 30,00 cada...mas claro dependendo do "amassadinho" só uma nova mesmo....
    Fernando / German Look 74
    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

    Comment


    • #3
      Re: Balanceamento

      Grande Sedan74Turbo,

      No meu caso eu uso roda de aço estampado, numa pancada forte o máximo que pode acontecer é a deformação dela. Nas rodas de liga leve, o buraco é (ou era) mais embaixo.

      Posso estar um tanto "desactualizado", mas não sei se as ligas das rodas de liga leve foram padronizadas, antigamente cada "fabricante" usava a liga que bem entendesse. Não se pode soldar uma liga metálica sem o seu eletrôdo correspondente, o material rejeita a solda. Já vi reformador tirar empeno de roda no torno, retirando material e conseqëntemente enfraquecendo a roda, como tambem tampando trinca ou buraco com "plastik".

      Por outro lado um balanceamento custa +- R$8,00 por roda, 4x8=32, 32 várias vezes= enfurecimento, stress, perda de cabelo etc. Uma roda de aço nova custa +-R$90,00 a R$100,00.

      "Sacumé" aqui o lema é "velocidade controlada pelos buracos da prefeitura".

      Até o próximo buraco.

      Comment


      • #4
        Re: Balanceamento

        tem varias empresas ae que fazem milagres nas reformas de rodas hoje em dia !!! pelo menos na máquina conseguem zerar o balanceamento, masss por outro lado se a estrutura dela vai aguentar outra pancada esse é que é o problema....Aqui no serviço a uns dois anos +/- a subaru montou um Impreza p/ participar de algumas de Rally ae nos interiores da vida, um dos patrocinadores do carro era a scorro, eles forneceram senão me engano 8 jgs de rodas p/ o carro....na terceira corrida simplesmente rodas se quebraram no meio...isso mesmo o cubo da roda se soltou do resto da mesma....depois o pessoal da técnica aqui da subaru analisou as rodas e perceberam que eram rodas reformadas....!!!!!
        Apesar que o esforço que uma roda de carro de competiçõe sofre é bem forte, mas é um esforço tipo uniforme quando se entra numa curva ou no caso de um rally um salto, mas acredito que a pancada de um "bom" buraco na estrada supera esse esforço...esse é o risco que se corre com as rodas reformadas nunca se sabe quanto elas vão durar...

        ;-)
        Fernando / German Look 74
        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

        Comment

        Working...
        X