Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tampa do cubo da roda esquerda

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tampa do cubo da roda esquerda

    Galera...poderiam me ajudar num lance?
    É o seguinte... Vcs sabem aquela tampinha na roda onde coloca-se o cabo do velocímetro? Pois bem...como o "Vocho" ganhou rodas 4x100 (que eram de um Gol G4), o furo central das rodas novas me impedem de manter tal tampinha...o que fazer pra resolver tal problemática?

    Um abraço pra todos!
    Arquivos Anexos
    Last edited by Robson Calixto; 18-01-2009, 09:13 AM.

  • #2
    Re: Tampa do cubo da roda esquerda

    Postado originalmente por Robson Calixto
    Galera...poderiam me ajudar num lance?
    É o seguinte... Vcs sabem aquela tampinha na roda onde coloca-se o cabo do velocímetro? Pois bem...como o "Vocho" ganhou rodas 4x100, o furo central das rodas novas me impedem de manter tal tampinha...o que fazer pra resolver tal problemática?

    Um abraço pra todos!
    Usinar o centro.Fizemos isso aqui pra por as rodas de liga num alfa romeo .Precisa ver se vai fragilizar a roda tb.Um abraço
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #3
      Re: Tampa do cubo da roda esquerda

      Postado originalmente por Antonio carlos
      Usinar o centro.Fizemos isso aqui pra por as rodas de liga num alfa romeo .Precisa ver se vai fragilizar a roda tb.Um abraço
      Usinar as rodas? Isto? Pô!Antônio...mas aí ñ vai dar pra colocar as tampas nelas...tô pensando em esmerilhar as tampinhas...o quê vc acha?
      Last edited by Robson Calixto; 27-01-2009, 10:08 PM.

      Comment


      • #4
        Re: Tampa do cubo da roda esquerda

        Postado originalmente por Robson Calixto
        Galera...poderiam me ajudar num lance?
        É o seguinte... Vcs sabem aquela tampinha na roda onde coloca-se o cabo do velocímetro? Pois bem...como o "Vocho" ganhou rodas 4x100, o furo central das rodas novas me impedem de manter tal tampinha...o que fazer pra resolver tal problemática?

        Um abraço pra todos!
        Tive o mesmo problema que vc, resolvi da seguinte forma, usando um espaçador de alumínio vendido em lojas de rodas esportivas, outro detalhe que terá que lixar somente um pouco na parte das presilhas plásticas da tampinha da roda, somente um pouco das pontas, pq a tampa de aço que envolve o parafuso e prende o cabo do acelerador é muito largo, também é valida a dica para rodas traseiras.


        ............

        Comment


        • #5
          Re: Tampa do cubo da roda esquerda

          robson usinando o centro ,vc vai ter que fabricar as tampinhas de acabamento do centro,não sugeri antes a ideia do espaçador,pq no caso do alfa romeo foi a solução mais rapida pro problema de encaixe.No caso do espaçador,é só manter bem apertado e com bons parafusos que tb fica direito.Um abraço
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

          Comment


          • #6
            Re: Tampa do cubo da roda esquerda

            Galera, vou seguir a linha do sedan74turbo.
            Ele me recomendou usar os kits (direito e esquerdo) dos fusca de ano 79 em diante. (kit usado no Itamar)
            As tampas deles são menores e instaladas por dentro dos cubos, e não por fora, como é o meu (78 pra baixo).
            Achei os mesmos numa loja em Nova Iguaçú...custaram R$ 20,00.

            Obs: A loja chama-se Rekapeças (Av.Nilo Peçanha, 620 / Tel.: 21 2767-0659)
            Arquivos Anexos
            Last edited by Robson Calixto; 22-03-2009, 09:57 AM.

            Comment


            • #7
              Re: Tampa do cubo da roda esquerda

              com certeza....no meu deu certinho....a única coisa chata é regular a folga dos rolamentos mas nada que um pouco de paciência não resolva...
              Fernando / German Look 74
              2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

              Comment


              • #8
                Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                Galera, ontem fiz a instalação...ficou show!
                Mais uma vez...valeu! sedan!!!

                Comment


                • #9
                  Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                  Postado originalmente por sedan74turbo
                  com certeza....no meu deu certinho....a única coisa chata é regular a folga dos rolamentos mas nada que um pouco de paciência não resolva...
                  sedan74turbo........como é que se faz essa regulagem?
                  Tirei as duas porcas, quando tentei colocar uma cupilha no lugar do arame que tava lá. Mas a mesma, comprada na Nafil como apropriada para o caso era beeem mais larga. Daí coloquei o arame de volta.
                  Apertei as duas porcas, sem saber do detalhe que vc escreveu e percebi que a roda ficou mais presa.
                  Pensei, com o uso ela volta ao normal.
                  Estou certo ou vou ter que regular mesmo, de todo jeito?

                  Sds.
                  Paulo.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                    Postado originalmente por Robson Calixto
                    Galera, ontem fiz a instalação...ficou show!
                    Mais uma vez...valeu! sedan!!!
                    é isso ae Robson...estamos ae p/ dar ajuda e tbém receber ajuda as vezes...heheh


                    Postado originalmente por pjcm
                    sedan74turbo........como é que se faz essa regulagem?
                    Tirei as duas porcas, quando tentei colocar uma cupilha no lugar do arame que tava lá. Mas a mesma, comprada na Nafil como apropriada para o caso era beeem mais larga. Daí coloquei o arame de volta.
                    Apertei as duas porcas, sem saber do detalhe que vc escreveu e percebi que a roda ficou mais presa.
                    Pensei, com o uso ela volta ao normal.
                    Estou certo ou vou ter que regular mesmo, de todo jeito?

                    Sds.
                    Paulo
                    opa pjcm...seria bom você dar mais uma regulada e talvez deixar a roda um pouco mais solta...a roda estando presa o rolamento aquece demais....
                    eu regulo da seguinte maneira...pelo menos é o único jeito que conheço....

                    Com a roda no alto monto o sistema normalmente...com a ponta dos dedos pressiono a arrulea de encosto "a mais grossa" e sempre girando p/ lá e p/ cá o disco p/ o rolamento fazer o assentamento...coloco a porca e aperto até o final "não precisa apertar com força" nesse momento a roda irá travar, solto mais um pouco a porca até ficar livre novamente...pego uma chave de fenda grande e encaixo a ponta dela entre a arruela de encosto e o cubo, ae tento mover a arruela com a ponta da chave colocando a chave na parte superior e tbém na inferior empurrando p/ cima "fazendo o mesmo movimento como se fosse apertar um parafuso" se a arruela não se mover é que está muito apertado ainda...solte a porca pouca coisa, pouca coisa mesmo...e com a chave de fenda veja se ela se movimenta...quando ela se mover aperte mais um pouco e depois solte novamente p/ achar o ponto exato...depois que achar gire o disco p/ ver como ficou o disco tem que girar livre ou seja você terá que sentir que não tem nada segurando ele ou seja forçando ele a parar de girar....achando esse ponto nos mais antigo é só apertar o parafuso allen que tem na porca ae tá pronto....
                    Já nos modernos que o sistema é arruela de encosto+porca+arruela aranha+contra porca...você ajusta da mesma forma só que o chato é você conseguir travar a porca p/ apertar o contra porca sem que a mesma faça a porca girar, porq a arruela aranha é fina tem +/- 1mm ou 1,5mm e quando você aperta a contra porca ela acaba sedento e girando junto ae consequantemente a porca irá rodar e travar o rolamento, novamente ae você tem que soltar um pouco e ir tentando dar um aperto até que a porca não gire junto e sempre girando um pouco o disco p/ ver se não está ficando preso......


                    ok....espero ter sido bem claro

                    Last edited by sedan74turbo; 24-03-2009, 12:42 PM.
                    Fernando / German Look 74
                    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                      Obrigado pela descrição Fernando.
                      No meu caso só achei: calotinha+porca+porca+arruela c/lingueta+rolamento formato cônico. Mesmo assim segui adiante.
                      Tirei tudo, limpei novamente, colquei de volta o rolamento e a arruela melando-os com graxa sabão de lítio da Texaco. A arruela encostada no rolamento.
                      Coloquei uma porca (as duas são iguais), rosque-ei até encostar. Apertei bem e girei o cubo. Ficou c/ giro pesado. Afrouxei pouquinho de nada até que o cubo girasse livremente e demora-se a parar.
                      Coloquei a outra porca e rosque-ei só no começo do pino.
                      Coloquei a calotinha cheia de graxa e fui girando ela com a porca por dentro até encaixar por igual.
                      Daí com tudo ok, testei se girava o cabo do velocímetro mas.... nada.
                      Então após diversas tentativas mexendo na calotinha e na porca, vi que teria de deixar a calotinha meio torta no encaixe para prender a ponta do cabo.
                      Daí fiz o seguinte:
                      Deixei a calotinha como estava antes, encaixada por igual.
                      Peguei um arame do tamanho que fosse de uma ponta a outra da calotinha, passei pelo furo do cabo e curvei pro lado da roda.
                      Bati levemente no arame para ficar bem ajustado à curva da calota e prendi ele na calota com uma abraçadeira de plástico beeeem firme.
                      Daí girei tudo na munheca e o cubo ficou girando bem e o cabo acompanhava o giro. Com o pneu no alto ele gira que penso "não vai parar mais".
                      Testando o carro, o ponteiro do velocímetro tá mais lento prá subir mas tá satisfatório. Acompanho com um conta-giros eletrônico. E em trechos que já sei a minha velocidade "por instinto" de tanto andar lá.

                      Vou agora percorrer uns trechos, passar numas lombadas eletrônicas e comparar o hodômetro com o Google Maps.

                      Pense num negócio chato mas desestressante daqui a 1 ano faço de novo .

                      Sds.
                      Paulo.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                        hehehe realmente é chato de se fazer mas bem desestressante mesmo...hehehe

                        então no meu caso nem coloquei cupilha e nem arame no cabo...como a calotinha era nova a ponta do cabo estava bem quadradinha tbém ...entrou até com um pouco de pressão...eo próprio orificio da calota travou meu cabo... no meu ficou normal...
                        Fernando / German Look 74
                        2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                          Eu estou com um problema parecido:

                          O furo central das rodas dianteiras não encaixam perfeitamente e, por isso, as rodas ficam ligeiramente tortas e provocam vibração no volante.
                          Pensei em usinar o centro da roda. Pensei também num anel centralizador de aço, mas não sei onde encontrar.

                          As rodas traseiras encaixaram corretamente, mas o cubo pronunciado impede que a capinha seja colocada... Aí entra o anel centralizador ou um corte na ponta do eixo.

                          Que acham?
                          "May the force be with you!"

                          Comment


                          • #14
                            Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                            Resolvi o problema: o anel centralizador era de tamanho inadequado.
                            Coloquei o correto e agora parece que o Fusca está em "maglev".
                            "May the force be with you!"

                            Comment


                            • #15
                              Re: Tampa do cubo da roda esquerda

                              ne meu caso eu usine a tampa do cubo da roda. O que impedia era uma dobra no final da tampa.
                              Abraços,

                              Jacques

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                              Comment

                              Working...
                              X