Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tamanho do conjunto em aro 16

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tamanho do conjunto em aro 16

    Meu fusquinha agora está com rodas 14, pneus 185/65.
    Elas são menores que as originais, correto?

    Quero me aproximar do tamanho das originais (ano 84), mas não sei quais as medidas das rodas que vêm de fábrica pra esse modelo.

    Estou pensando em usar aros 16, quais medidas são as melhores para ficar do mesmo tamanho ou aproximado das originais?

    Valeu!

  • #2
    Re: Tamanho do conjunto em aro 16

    Postado originalmente por Tyktak
    Meu fusquinha agora está com rodas 14, pneus 185/65.
    Elas são menores que as originais, correto?

    Quero me aproximar do tamanho das originais (ano 84), mas não sei quais as medidas das rodas que vêm de fábrica pra esse modelo.

    Estou pensando em usar aros 16, quais medidas são as melhores para ficar do mesmo tamanho ou aproximado das originais?

    Valeu!
    as rodas originais são aro 15".

    mas se vc quer colocar uma 16" e quer ficar com e ficar com a circunferencia do par (roda+pneu) original, é só diminuir um pouco a altura do pneu. a medida que aumenta o aro diminui a altura do pneu.

    abraço

    Comment


    • #3
      Re: Tamanho do conjunto em aro 16

      Sim sim, esse é o meu raciocínio. Mas eu comprei ele com aros 14, e não sei o tamanho das originais. Sem o tamanho das originais, não posso saber que tamanho compro os pneus pro R16 pra igualar.

      Comment


      • #4
        Re: Tamanho do conjunto em aro 16

        Postado originalmente por Tyktak
        Sim sim, esse é o meu raciocínio. Mas eu comprei ele com aros 14, e não sei o tamanho das originais. Sem o tamanho das originais, não posso saber que tamanho compro os pneus pro R16 pra igualar.
        se não me engano tem um tópico que explica as medidas do pneu aqui no forum.

        o peneu é medio em mm.

        então um pnau 185/70 por exemplo significa que ele tem 185 mm ou (18,5cm) de largura. e sua altura tem 70% da largura.

        ou seja 185*70= 129,5 mm.

        com isso vc consegue medir e acertar o melhor peneu. não esqueça que

        a altura de um pneu 255/50 é diferente de um 195/50 pois a altura é em porcentagem da largura.

        abraço

        Comment


        • #5
          Re: Tamanho do conjunto em aro 16

          Postado originalmente por Tyktak
          Meu fusquinha agora está com rodas 14, pneus 185/65.
          Elas são menores que as originais, correto?

          Quero me aproximar do tamanho das originais (ano 84), mas não sei quais as medidas das rodas que vêm de fábrica pra esse modelo.

          Estou pensando em usar aros 16, quais medidas são as melhores para ficar do mesmo tamanho ou aproximado das originais?

          Valeu!
          Para fica próximo ao original vá de 205/55/R16.

          Para manter o diâmetro atual (185/65/R14) vá de 205/45/R16.

          Simples. ;)

          Comment


          • #6
            Re: Tamanho do conjunto em aro 16

            Valeu Fernando e Delrio!

            Usando dos dois posts, deixa eu fazer umas contas.

            Se pra me aproximar do original, é bom usar 205/55/R16, a altura do conjunto original seria de:

            R16 equivale a 16 x 2,54 = 40,64cm ou 406,4mm
            55% de 205mm = 112,7mm

            O que daria mais ou menos 519mm, ou 52cm. Essa é a altura do original?
            Com esse valor em mãos, eu posso ir brincando com as configurações de pneus até chegar numa combinação legal.

            205/55/R16 fica macio? com essa largura, não tem perigo de bater nos para-lamas?

            Obrigado!

            Comment


            • #7
              Re: Tamanho do conjunto em aro 16

              Postado originalmente por Tyktak
              Valeu Fernando e Delrio!

              Usando dos dois posts, deixa eu fazer umas contas.

              Se pra me aproximar do original, é bom usar 205/55/R16, a altura do conjunto original seria de:

              R16 equivale a 16 x 2,54 = 40,64cm ou 406,4mm
              55% de 205mm = 112,7mm

              O que daria mais ou menos 519mm, ou 52cm. Essa é a altura do original?
              Com esse valor em mãos, eu posso ir brincando com as configurações de pneus até chegar numa combinação legal.

              205/55/R16 fica macio? com essa largura, não tem perigo de bater nos para-lamas?

              Obrigado!
              Exato!!! Se não exagerar no rebaixamento (se fizer) não deve pegar não. Qualquer coisa só mandar um lanterneiro rebater os paralamas dianteiros. Na traseira é quase certo que não pega, depende do offset da roda. Qual é a roda que tem em mente?

              Comment


              • #8
                Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                Ainda nenhuma ehuaehua. Se eu botar uma na cabeça, acabo me precipitando e comprando antes do tempo. Estou deixando as rodas e o ragtop por último, já que vão sair mais caro e posso comprar enquanto já estou usando o carro.

                De toda forma, antes de comprar, vou testar as rodas pra ter certeza que vai ficar tudo nos conformes.

                Valeu a ajuda!

                Comment


                • #9
                  Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                  205/55 16 é bem alto ...
                  não tão bonito, eu já usei, não pode rebaixar muito, depois vejo se acho alguma foto da época que estava assim
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                    Postado originalmente por felipedmori
                    205/55 16 é bem alto ...
                    não tão bonito, eu já usei, não pode rebaixar muito, depois vejo se acho alguma foto da época que estava assim
                    Pois é.. pra ficar legal tem que ser 205/45 mesmo.. mas daí foge do tamanho original que ele procura hehe!

                    Vá de meio termo: 205/50 e boa!! Ainda tem opção de botar 195/50 na frente!! Eu faria assim! ;)

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                      É, talvez não fique muito bonito, mas tenho que pegar algo que seja confortável, vou usar o carro todo dia. Ainda não procurei ver como fica, mas usar 205/45 não vai ser aquele negócio de sentir cada pedrinha no asfalto?

                      Sobre usar tamanhos diferentes, eu sou meio "próbi", sabe como é, vou botar iguaizinhos pra poder fazer o rodízio heuaheuaeh

                      Felipe, se tiver fotos, eu agradeço mesmo! Valeu!

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                        amigo use 195/50 16 jau usei e fica muito bom atualmente uso 205/50 16 e me arrependo de nao ter comprado novamente 195
                        Montando motor 1600t com copia do tsc10, Injetando com HIS MDFIC e corpo duplo Carro 75% montado..

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                          Aqui estava de 195x55 16




                          esta 205x45 16
                          Arquivos Anexos
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP
                          --------------------------------------------------------

                          Comment


                          • #14
                            Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                            Altura do 195x55 = 10,72cm
                            Altura do 205x45 = 9,22cm

                            Bom, a diferença de altura dos dois seria de 1,5cm, o que não é tão grande assim, mas relativamente são uns 15%.

                            No teu caso, felipe, ter colocado um offset mais positivo pra enfiar as rodas mais pra dentro dos paralamas na primeira foto não permitiria rebaixar mais?

                            Aliás, eu tenho a leve impressão de que os paralamas do meu fusca estão mais largos que os originais. Vou pegar ele amanhã na oficina e aproveito para dar uma olhada.

                            Edit: O tamanho das rodas originais do 84 é 155/80R15, somando 53cm de altura, pra quem interessar.
                            Last edited by Tyktak; 02-03-2010, 11:03 AM.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Tamanho do conjunto em aro 16

                              Postado originalmente por Tyktak
                              Altura do 195x55 = 10,72cm
                              Altura do 205x45 = 9,22cm

                              Bom, a diferença de altura dos dois seria de 1,5cm, o que não é tão grande assim, mas relativamente são uns 15%.

                              No teu caso, felipe, ter colocado um offset mais positivo pra enfiar as rodas mais pra dentro dos paralamas na primeira foto não permitiria rebaixar mais?

                              Aliás, eu tenho a leve impressão de que os paralamas do meu fusca estão mais largos que os originais. Vou pegar ele amanhã na oficina e aproveito para dar uma olhada.

                              Edit: O tamanho das rodas originais do 84 é 155/80R15, somando 53cm de altura, pra quem interessar.
                              Caro Tyktak,

                              acho que você se equivocou no cálculo a altura do centro da roda do fusca com medida que você passou não é 53cm, veja abaixo:

                              155/80 R15

                              155 x ,80 = 124mm
                              15 x 25,4 = 381mm, totalizando assim 505mm ou 50,5cm do eixo da roda até o chão, teoricamente, pois os pneus ficam um pouco abaolados com o peso do carro, agora se for para considerar o diâmetro externo do pneu é conforme o cálculo abaixo:

                              155 x ,80 = 124mm x 2 = 248mm
                              15 x 25,4 = 381mm, tendo assim de diâmetro externo 629mm ou 62,9cm, acho que você se equivocou na hora de digitar, em vez de digitar 63cm, digitou por engano 53cm.
                              Marcos Pereira
                              KG Maníaco

                              Comment

                              Working...
                              X