Anúncio

Collapse
No announcement yet.

espaçadores de roda (alargadores de roda) e curvas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • espaçadores de roda (alargadores de roda) e curvas

    Já vi alguns jipeiros utilizarem espaçadores de roda, com o objeitvo de evitar que rodas mais largas "pegassem" no interior da carroceria. Ok, mas alguns dizem que o uso do espaçador também ajuda a fazer curvas, pois aumetaria a bitola (comprimento do eixo - distância entra as rodas), mesmo em se utilizando rodas originais.
    Essa informação sobre melhoria de comportamento em curvas procede?

    Lembro que vi um anúncio, há algum tempo atrás, em uma revista antiga, de uma empresa que vendia esses espaçadores para o fusca antigo, para justamente aumentar a bitola e melhorar a estabilidade.

    Será que é uma boa usar deste expediente para aumentar a distância das rodas nos eixos, o que melhoraria a estabilidade em curvas dos fuscas? Quais são os pontos negativos? E como fica a geometria e os desgastes nos rolamentos?

    Abraços!
    Air Power 4ever!

  • #2
    já ouvi falar que se vc tiver motor muito forte, espaçadores e adaptadores de roda podem quebrar ...
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Nos jipes isso realmente é muito usado, quebrar acontece, mas só com materiais vagabundos, se fizer de aço 1010 1020 nao quebra, já vi quebrar de aluminio e ferro fundido, de aço é lenda. Existem 2 tipos, um que os prisioneiros atravessam o espaçador e um que o espaçador tem furos que fixam ele ao cubo e outros que fixan ele a roda, o segundo é o melhor deles.

      Prisioneiros muito longos dão problema no balanceamento pois as vezes ficam desalinhados e qualquer folga pode quebrar eles.

      Pontos positivos, resolvem problemas como pneus pegando, ajudam nas curvas ou no caso do jeeps em inclinações laterais.

      Pontos negativos, mais uma peça por demais pesada no seu carro, 8 porcas pra se apertar aumentando a chance de folgas, força e muito os rolamentos e pontas de eixo.

      Pode-se usar rodas de off set negativo tb.

      Comment


      • #4
        Obrigado pelo retorno!

        Bom, estou usando rodas de tala larga com off-set positivo. Estava pensando em mandar fazer desses espaçadores, com cerca de 1,5'', para as quatro rodas (isso para um futuro).

        Mas tem esses pontos negativos, como o risco de quebra da peça e dos rolamentos/ponta de eixo...

        Abraços!
        Air Power 4ever!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por mucke1979
          Obrigado pelo retorno!

          Bom, estou usando rodas de tala larga com off-set positivo. Estava pensando em mandar fazer desses espaçadores, com cerca de 1,5'', para as quatro rodas (isso para um futuro).

          Mas tem esses pontos negativos, como o risco de quebra da peça e dos rolamentos/ponta de eixo...

          Abraços!
          Esforço nos rolamentos e/ou ponta de eixo existe, agora quebra do espaçador esquece, se to falando que aço 1010 1020 não quebra num jeep num fusca que não vai quebrar mesmo, levando em conta o peso de alguns jipes que giram em quase 2 ton com pneus de 85 cm de altura, de 255 a 275 de largura e ainda no meio de um terreno que exige muito mais, então se nessa condição ele aguenta, no fusca é que não vai quebrar.

          Comment


          • #6
            o fusca 67 do meu pai tá com espaçador nas rodas traseiras (pq ele tem a bitola mais estreita)...acho q aquilo deve ter mais de 20 anos...só sei que é forjado...e pesado...
            "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
            Juan Manoel Fangio.

            Comment


            • #7
              Ok, mais uma dúvida - será que os espaçadores que vem com prisioneiros para fixar as rodas são melhores que aqueles que vem só com os furos, ou tanto faz? Seria uma boa embuchar os cubos das rodas antes de usar esses espaçadores?
              Penso nisso com o objetivo de evitar o máximo qualquer tipo de folga.

              Abraços!
              Air Power 4ever!

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por mucke1979
                Ok, mais uma dúvida - será que os espaçadores que vem com prisioneiros para fixar as rodas são melhores que aqueles que vem só com os furos, ou tanto faz? Seria uma boa embuchar os cubos das rodas antes de usar esses espaçadores?
                Penso nisso com o objetivo de evitar o máximo qualquer tipo de folga.

                Abraços!
                Tem gente que prefere prisioneiros por questao de praticidade na colocação das rodas, eu prefiro com parafusos pelo acabamento. Mas não tem diferença significativa na questao de quebras ou folgas. No jeep eu usava prisioneiros pq a roda era pesada de mais pra ficar acertando os furos, mas no fusca que não é tao pesado eu daria preferencia por parafusos normais pelo acabamento

                O espaçador se bem apertados os parafusos não da folga não, se existir alguma folga no sistema do carro, essa sim é bom que seja eliminada, pois a tendência pelo esforço exercido pelo espaçador é dessa folga ficar bem pior.

                []'s
                Last edited by scacca; 31-08-2006, 11:44 AM.

                Comment


                • #9
                  Esqueci de comentar tb, se seu cubo vc tiver mudado a furação de 4x130 pra 4x100 esquece o espaçador, eu não confiaria pois o risco de trincar seu cubo da nova furação pra antiga é grande.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por scacca
                    Esqueci de comentar tb, se seu cubo vc tiver mudado a furação de 4x130 pra 4x100 esquece o espaçador, eu não confiaria pois o risco de trincar seu cubo da nova furação pra antiga é grande.
                    Então quanto a isso posso ficar tranqüilo, pois estou usando os furos originais 4x130.

                    Um conhecido me falou dos espaçadores fabricados por esta empresa: http://www.bycolella.com.br (ver acessórios). Alguém conhece?

                    Abraços!
                    Air Power 4ever!

                    Comment


                    • #11
                      Não conheço, pesquise sobre eles e o material que usam.

                      Comment

                      Working...
                      X