Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocando os pneus originais diagonais por radiais

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Trocando os pneus originais diagonais por radiais

    Amigos do fórum, preciso da ajuda de vocês. Tenho pneus diagonais 5.60-15 e aro 4 1/2" (4,5J). Pretendo colocar pneus radiais, sem trocar os aros. Como vou ficar com o fusca por um bom tempo (talvez a vida toda ) e por hora não posso gastar muito, vou ficar com os aros originais. Pelo o que pesquisei, a tala do meu aro é muito fina, por isso o pneu radial ideal seria o 165R15, como os originais do fusca Itamar. A minha dúvida é, será que poderia tentar um pneu mais largo, como o 185 ou até mesmo o 195, perfil 60? Grato desde já.

  • #2
    Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

    A tala mínima da roda deve ser 70% da largura do pneu, e a máxima, 90%.
    Ex.: pneu largura 185
    185mmx0,7/25,4(pol.)=5,1 arredondando 5,0
    185mmx0,8/25,4(pol.)=5,8 arredondando 6
    185mmx0,9/25,4(pol.)=6,6 arredondando 6,5

    Porém, para perfis altos, você pode usar talas menores, e o contrário para perfis baixos.
    Ex.:
    185/70 tala 5 a 5,5
    185/60 tala 6
    185/50 tala 6,5
    Pode conferir algumas talas mínima-máxima para cada medida de pneu no link abaixo:

    http://www.goodyear.com.br/tirecatal...xcellence.html

    Dá para instalar pneus largos em talas pequenas, mas acho que terá uma série de problemas tais como:
    Como a tala é estreita, irá puxar as bordas da banda de rodagem, causando desgaste no meio, como se estivesse com pressão demais.
    O pneu deve perder sustentação, "dançando" para os lados e comprometendo segurança.
    Num buraco, ao invés da lateral da carcaça segurar o tranco, pode acontecer da borda da roda atingir a parte interna da banda de rodagem, estragando o pneu.
    Já vi muitos Fuscas com tala 4,5 com pneus 185/65R15 e 195/65R15, mas visualmente ficam "balão", com jeito de gambiarra.
    Eu, se fosse colocar no aro original, usaria os do Itamar, 165R15, ou aguentaria mais um pouco e colocaria rodas 15" com 5,5", e usaria 195/65R15 ou 195/70R15.
    Pode caçar aguma informação no tópico abaixo:
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...?t=8344&page=2
    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

    Comment


    • #3
      Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

      É... entendo. Estava realmente considerando o 165R15 da Goodyear, mas como só encontro novo ele está bem caro. Vi vários 185/60 a venda e pensei se era possível. Considero até o 175/60, mas acho que só vendo mesmo pra saber como fica. Mas ae se eu for na Gerardo Bastos ou em outra loja, eles vão querer me cobrar. Só queria saber mesmo se tinha alguém com esse aro e um pneu radial que não fosse o 165r15, até porque eu também gostaria que meu carro fosse mais firme em curvas.

      Considerando o 185, vi que ele é 60% da tala mínima. Será que realmente faria muita diferença assim? Não me importo muito com a estética, pois como tenho que trocar os diagonais que estão muito desgastados (e nessas chuvas, viu... um verdadeiro perigo!) que eu troque então por pneus radiais! Mas as consequencias que você disse Madai realmente me assustam muito. Vou ficar aqui no aguardo, esperando uma resposta mais prática, uma experiência vivida.

      Pelo post do fórum, realmente vi. Até vi a resposta do Master Vader aconselhando 195/60, mas não sei se foi sério mesmo hehehe!!! De qualquer forma, acho que o assunto se desviou um pouco.

      Grato desde já por toda a ajuda prestada!!!
      Last edited by paulo99; 21-01-2011, 05:41 PM.

      Comment


      • #4
        Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

        Eu tenho um Itamar e já andei com pneus 185/65, e ficou normal de dirigir a estetica relamente parece meio balão, a dirigibilidade e desgaste dos pneus não senti diferença, só troquei eles,porque optei por rodas espotivas, e outra coisa o preço dos pneus originais 165/80/15 do fusca Itamar é um roubo, tambem tem da mercedes classe A que é 175, não sei se é 75 ou 80 aro 15 que são bem mais baratos e facil de encontrar dá uma pesquisada antes, pois pesquisei e desanimei por isso preferi outra medida.
        ITAMAR BRANCO 94

        Comment


        • #5
          Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

          Postado originalmente por wagnertira
          Eu tenho um Itamar e já andei com pneus 185/65, e ficou normal de dirigir a estetica relamente parece meio balão, a dirigibilidade e desgaste dos pneus não senti diferença, só troquei eles,porque optei por rodas espotivas, e outra coisa o preço dos pneus originais 165/80/15 do fusca Itamar é um roubo, tambem tem da mercedes classe A que é 175, não sei se é 75 ou 80 aro 15 que são bem mais baratos e facil de encontrar dá uma pesquisada antes, pois pesquisei e desanimei por isso preferi outra medida.
          Puxa wagnertira, muito obrigado mesmo pela ajuda!!! Só pra confirmar, suas antigas rodas eram tala 4,5J ? Se sim, você usou o 185/65 R15 por quanto tempo? Ele ficou "roçando" na caixa, teve que trocar alguma coisa? Grato pela atenção!

          EDIT: e até onde pesquisei, esses pneus da mercedes classe A são mais caros do que os originais do fusca itamar. Mas continuarei a pesquisa. Já vi que precisa pesquisar muito os preços antes de comprar pneus. Mas valeu!
          Last edited by paulo99; 21-01-2011, 10:03 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

            Eram sim tala 4,5 (original Itamar), quando eu comprei estavam com pneus Kelly metric 165/80/15, já no osso estão troquei por 185/65/15 rodei bastante, e quando tirei ainda estavam bons, o segredo é sempre calibrar e evitar buracos, apesar que peguei vários e não danificou, não pega nos paralamas não pode colocar sem medo. Esses pneus Kelly metric são mais baratos, mais não sei se duram muito, outra coisa o estepe vai ter que ser original pois o 185 não cabe, quando coloquei o borracheiro queria por 195/60, mais achei muito pra roda, mais já vi fusca Itamar original com esta medida.
            ITAMAR BRANCO 94

            Comment


            • #7
              Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

              Hoje estou andando com 185/65R15 com tala 4,5 porque vieram com o carro quando comprei. Realmente eles ficam meio balão e vi marcas nos braços da suspensão ocasionadas ao esterçar tudo. Estou dando um tempo com eles para se desgastarem um pouco mais e vou partir para o Kelly usado no Itamar ou 175/65R15 que saiu em algumas versões do Siena e acho que no Classe A.
              Uma coisa que percebi utlilizando a medida 185/65R15 é que aumentou o raio de giro. Preciso fazer mais manobras em uma baliza, por exemplo. Mas acho que pode ter alguma regulagem na caixa para evitar isso.

              Se caso optar pelo Kelly ou os usados no Siena/Classe A, poste suas impressões p/ gente, pq logo mais vou ter que correr atrás disso.

              Abraço.
              Gustavo Stoco de Mello
              Americana - SP
              1500 - 1972 - Azul Diamante

              Comment


              • #8
                Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

                Postado originalmente por Stoco
                Hoje estou andando com 185/65R15 com tala 4,5 porque vieram com o carro quando comprei. Realmente eles ficam meio balão e vi marcas nos braços da suspensão ocasionadas ao esterçar tudo. Estou dando um tempo com eles para se desgastarem um pouco mais e vou partir para o Kelly usado no Itamar ou 175/65R15 que saiu em algumas versões do Siena e acho que no Classe A.
                Uma coisa que percebi utlilizando a medida 185/65R15 é que aumentou o raio de giro. Preciso fazer mais manobras em uma baliza, por exemplo. Mas acho que pode ter alguma regulagem na caixa para evitar isso.

                Se caso optar pelo Kelly ou os usados no Siena/Classe A, poste suas impressões p/ gente, pq logo mais vou ter que correr atrás disso.

                Abraço.
                Opa quanta ajuda!!! Muito obrigado a todos!

                Penso que seria melhor para mim comprar o 165r15 mesmo, ou da Goodyear ou da Firestone (o que tiver e for mais barato), visto que simplesmente AMO a direção macia com o 5.60R15 hehehe! Além do mais, tem a questão do consumo e do custo benefício, pois ando diariamente com ele e sei da importância de um step e de ter poucos custos com o carro! O 185/65 R15 só compraria se encontrasse seminovos bem baratos e mandasse remoldar. Enfim, em breve postarei sim as novidades com os pneus novos, seja 165R15 ou 185/65 R15. Grato desde já!

                Comment


                • #9
                  Re: Trocando os pneus originais diagonais por radiais

                  Uma coisa ainda me intriga. Será que substituindo os pneus diagonais por radiais 165R15 o conforto será prejudicado? Sei que o fusca não é nenhum exemplo de conforto em sua originalidade. Às vezes quando ando no meu sinto como se jogasse futsal com o Rainha Vólei! Sinto o chão demais!!! Muito duro!!! Hehehe! Mas enfim. Acho que nada que uns amortecedores de astra adaptados possam melhorar.

                  Comment

                  Working...
                  X