Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

    Poderiam citar matérias de outros sites, revistas ou blogs que ensinam ou dão uma boa noção que como encurtar o quadro da suspensão dianteira com pivô para instalação de mangas de eixo rebaixadas? isso para evitar que o pneu fique para fora. Seria interessante, pois à depnder, compraria um quadro usado, cortaria e soldava e levava pro mecanico trocar o quadro.

  • #2
    Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

    Achei esta foto num forum, alguem ja encurtou sua suspa de pivô desta maneira? esta é a única forma ou existe outra?

    Arquivos Anexos

    Comment


    • #3
      Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

      Eu ja usei quadro encurtado exatamente como mostra na foto.
      Tem que alinhar bem, ja que se trabalhar forçado ou torto, haverá desgaste maios nos rolamentos e nas buchas internas.

      É possivel encurtar pelo meio, entre os 2 ferros que prendem no chassi. Da mais trabalho por tem que mudar os suportes da caixa de direção e os 2 ferros que prendem no chassi. Não corre o risco de desalinhar os bracinhos da suspa.

      Hoje em dia, quase todos que conheço encurtam pelo meio. Aqui na região é uns R$ 300-350 esse serviço, ja com a instalação de catracas.
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

      Comment


      • #4
        Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

        Postado originalmente por alanbique
        Eu ja usei quadro encurtado exatamente como mostra na foto.
        Tem que alinhar bem, ja que se trabalhar forçado ou torto, haverá desgaste maios nos rolamentos e nas buchas internas.

        É possivel encurtar pelo meio, entre os 2 ferros que prendem no chassi. Da mais trabalho por tem que mudar os suportes da caixa de direção e os 2 ferros que prendem no chassi. Não corre o risco de desalinhar os bracinhos da suspa.

        Hoje em dia, quase todos que conheço encurtam pelo meio. Aqui na região é uns R$ 300-350 esse serviço, ja com a instalação de catracas.
        Valew pela opinião, me diz uma coisa, fazendo da maneira da foto e não pelo meio, será que pega nas buxas ou elas são curtas e nem chegam até a parte aonde será feito o corte?

        Comment


        • #5
          Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

          Postado originalmente por silviosouza
          Valew pela opinião, me diz uma coisa, fazendo da maneira da foto e não pelo meio, será que pega nas buxas ou elas são curtas e nem chegam até a parte aonde será feito o corte?
          Não pega nas buchas se vc encurtar entre a torre e as graxeiras.
          Mas as buchas tem que ter pra dentro depois o mesmo tanto que vc encurtar, senão o bracinho não entra.

          Se puder, faça pelo meio!!!
          Da um pouco mais de trabalho mas fica melhor.
          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

          Comment


          • #6
            Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

            Postado originalmente por alanbique
            Não pega nas buchas se vc encurtar entre a torre e as graxeiras.
            Mas as buchas tem que ter pra dentro depois o mesmo tanto que vc encurtar, senão o bracinho não entra.

            Se puder, faça pelo meio!!!
            Da um pouco mais de trabalho mas fica melhor.
            Meu velho, sabe qual é a questão? para quem vai fazer em casa, por possuir a maquina de solda e ferramentas, me parece que a probabilidade de dar errado cortando pela laterais, é menor, pois não tenho de mudar ou soldar nada para posição da caixa de direção e suporte do chassi. Estou aqui pensando em algo proximo de um "bagarito" para fixar a suspensão, poder corta-la e depois soldar na posição exata.....

            Comment


            • #7
              Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

              Postado originalmente por silviosouza
              Meu velho, sabe qual é a questão? para quem vai fazer em casa, por possuir a maquina de solda e ferramentas, me parece que a probabilidade de dar errado cortando pela laterais, é menor, pois não tenho de mudar ou soldar nada para posição da caixa de direção e suporte do chassi. Estou aqui pensando em algo proximo de um "bagarito" para fixar a suspensão, poder corta-la e depois soldar na posição exata.....
              Entendo, só estou falando o que já fiz e o que os meus colegas tem feito.
              Para cortar os tubos pelas laterais é um pouco chato, principalmente pelo lado da caixa de direção. Mesmo com uma máquina de corte grande ou com uma esmerilhadeira, é foda acertar e fazer um corte 100% reto, que facilita no alinhamento e não necessita preencher tanto com solda.
              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

              Comment


              • #8
                Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                Postado originalmente por alanbique
                Entendo, só estou falando o que já fiz e o que os meus colegas tem feito.
                Para cortar os tubos pelas laterais é um pouco chato, principalmente pelo lado da caixa de direção. Mesmo com uma máquina de corte grande ou com uma esmerilhadeira, é foda acertar e fazer um corte 100% reto, que facilita no alinhamento e não necessita preencher tanto com solda.
                Alembique, sabe o que pensei?
                Fazer um contra-molde em fibra de vidro, ele se encaixará perfeitamente na parte de tras do quadro, com os tubos bem "assentados" nele, ao cortar os 3cm, e recolocando no contra-molde, ele ficará na posição correta, nem para baixo e nem para cima, então soldo um dos lados, já ficará preso corretamente, retiro do contra molde e soldo a parte de trás.
                espero que tenha conseguido entender a ideia

                Comment


                • #9
                  Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                  Não entendi o tal contra molde... rs

                  Se cortar pelas laterais, vc pode usar um tubo de maior diametro cortado ao meio para alinhar os tubos cortados da suspensão, pontear com solda, ver se alinhou tudo, e ai sim soldar.

                  Aqui tem fotos da suspensão que eu encurtei:



                  Na segunda foto da pra ver a diferença das soldas dos dois lados, do lado do passageiro, solda caprichada, do lado do motorista, solda mais carregada, justamente pela dificuldade de se cortar os tubos.
                  Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                  1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                  "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                  Comment


                  • #10
                    Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                    A, antes que eu me esqueça, as buchas internas são "pinadas" para não se mecherem. É necessário furar onde elas são presas, e ai sim bate-las pra dentro. Elas ficam solta, podendo sair do lugar, não apoiando o braçinho da suspa, ocasionando folgas e rangidos.

                    Por esse motivo o pessoal daqui encurta pelo meio!!!

                    Tem outro jeito de encurtar também, não meche no meio da suspa, nem nas buchas internas, mas a solda tem que ser muito bem feita, e particularmente, se fosse pra fazer assim, só com tubos mais grossos pra fazer uma luva por cima, ficando um serviço muito feio.

                    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                    Comment


                    • #11
                      Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                      Postado originalmente por alanbique
                      A, antes que eu me esqueça, as buchas internas são "pinadas" para não se mecherem. É necessário furar onde elas são presas, e ai sim bate-las pra dentro. Elas ficam solta, podendo sair do lugar, não apoiando o braçinho da suspa, ocasionando folgas e rangidos.

                      Por esse motivo o pessoal daqui encurta pelo meio!!!

                      Tem outro jeito de encurtar também, não meche no meio da suspa, nem nas buchas internas, mas a solda tem que ser muito bem feita, e particularmente, se fosse pra fazer assim, só com tubos mais grossos pra fazer uma luva por cima, ficando um serviço muito feio.

                      Da a dica ai; encurtando pelo meio, como os caras faziam para saber o ponto exato de solda do suporte da caixa de direção e dos 2 ferros do chassi?

                      Comment


                      • #12
                        Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                        Postado originalmente por silviosouza
                        Da a dica ai; encurtando pelo meio, como os caras faziam para saber o ponto exato de solda do suporte da caixa de direção e dos 2 ferros do chassi?
                        Tem que fazer um gabarito
                        Uma chapa de metal marcando o local dos 2 ferros pra prender no chassi, e com uma marcação sabendo a distância do suporte da caixa.
                        Pode usar uma chapa de compensado também.
                        Se fizer, ja tira fotos e faz um tutorial pra galera.
                        Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                        1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                        "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                        Comment


                        • #13
                          Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                          Sabado vou ver acho de novo um quadro por R$20 aqui num ferro velho, se eu achar, compro, limpo e vou estudando que solução utilizar!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                            Aproveitando o tópico para não abir outro,
                            tenho uma duvida sobre encurtar suspensao de embuchamento, o processo todo ja entendi a duvida esta no na fixação do amortecedor.
                            Como os bracinhos vao entrar 3 cm pra dentro não atrapalha a colocação do amortecedor sem pega em nada.?
                            quem puder ajudar
                            abs

                            Comment


                            • #15
                              Re: Solução para Mangas Eixo Rebaixadas

                              Postado originalmente por Chris-ZN
                              Aproveitando o tópico para não abir outro,
                              tenho uma duvida sobre encurtar suspensao de embuchamento, o processo todo ja entendi a duvida esta no na fixação do amortecedor.
                              Como os bracinhos vao entrar 3 cm pra dentro não atrapalha a colocação do amortecedor sem pega em nada.?
                              quem puder ajudar
                              abs
                              Nas suspas de embuchamento da pra tirar as pontas, sem mecher pelo meio. Ja tira uns 2 cm cada lado, o amortecedor trabalhar um pouco inclinado, mas funcionam.
                              Se quiser encurtar mais muda um pouco, mas ai nunca fiz.
                              Da uma olhada no ratvolks.com, tem tutorias pra encurtar suspa de embuchamento e de pivo (essa eu expliquei aqui).
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                              Comment

                              Working...
                              X