Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

    Olá pessoal tudo bom? Primeiro vamos as fotos, e depois as dúvidas!

    FOTOS!

    Todo baixo após as últimas modificações:


    By skylinesm at 2012-06-04

    Todo alto:


    By skylinesm at 2012-06-04

    Retirada de uma das catracas: (Não acham que ela deveria estar soldada mais pra baixo no eixo? Assim parece que ela está funcionando para erguer. No meu ver só baixa pq foram tiradas molas. Antes de tirar, as duas ficavam nessa posição, 5 dentes a cima do fim.)


    By skylinesm at 2012-06-04

    Altura do eixo ao chão, 5cm +-:


    By skylinesm at 2012-06-04

    Alongador da torre (bagaceiro, tive que usar esse que um amigo tinha feito. Se tirar o eixo fora pretendo fazer um diferente.)

    [img width=399 height=600]http://img195.imageshack.us/img195/8041/dsc05572p.jpg[/img]
    By skylinesm at 2012-06-04


    Alguém ai que intende um pouco do funcionamento do eixo e da catraca pode ajudar? Vou tentar resumir.

    Uso amortecedores a ar de Kaddet na dianteira. As válvulas são de buzina de caminhão com mangas 1/4 (6,4mm). Faz mais de ano que uso, fica macio para andar em posicao alta, porém, ela nunca baixou muito pois os amortecedores são muito grandes.

    Semana passada mudei a posição dos alongadores da torre, aumentando a distância e ganhando curso nos amortecedores eles baixaram mais e ficou mais macio de andar, mesmo baixo.

    Posteriormente, passei a mexer na posição das catracas, e ai surgiram algumas dúvidas.

    DÚVIDAS!

    -Antes de instalar os amortec. a ar eu utilizava catracas. Depois de colocar os amortecedores elas seguiram na mesma posição (intermediária, conforme a foto). Porém, conversando com um amigo que usa o mesmo sistema que eu, alongadores e eixo de pivo, com as catracas soltas, o eixo cola no chão e o Fusca tb.

    -Fiz o seguinte. Soltei as duas catracas conforme ele me falou, deixei sem as castanhas, só com os pinos que saem do eixo, o Fusca colou no chão, mas não erguia (detalhe, 180lbs com volume de ar de +- um extintor, não uso extintor, mas é o mesmo tamanho o reservatório.. o desse meu amigo funciona com 100lbs já ergue).

    -Recoloquei então uma das catracas na posição que vcs irão ver a foto, e então ele ergue, e está baixando bem, mas não cola, o eixo fica 5cm do chão, e a frente +- isso tb.

    -Vocês não acham que pode ser a posição da catraca? O rasgo dela, não deveria ser mais para baixo, pois assim o pino iria torcer mais pra baixo ainda forçando os braços a descerem mais?

    -O meu só baixa assim pq foram tiradas molas. Nesse caso dos amortecedores a ar, não seria melhor deixar todas as molas originais só com um rasgo para catraca mais pra baixo para que o pino descesse mais?

    -Esse pino tem que erguer qdo se da ar para subir? Pois mesmo alto o pino de cima que deixamos solto está ficando preso em baixo.

    -Tem probleama deixar solto, sem parafuso ou a catraca ali? Segundo meu mecânico é isso que segura o quadrante, se deixar solto ele pode jogar para os lados pois não tem nada que segure os braços, sendo necessário usar buchas de teflon por fora nos braços, procede? O Rudinei de Lajeado e o Maurício usam solto e disseram que não viram diferença quanto a esabilidade (eixo de pivo, o meu é embuchamento).

    Bom, sei que o texto ficou comprido caso possam ajudar. Obrigado.

  • #2
    Re: Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

    primeiramente.. que fusca lindo cara.. ta de parabens. esse vermelho é lindão . é muito show.

    ao assunto :
    vc ja respondeu tudo ai.. retire totalmente os dois parafusos da catraca e deixa tudo solto.

    suspensão a ar que se preze tem que ser solta . vc está travando o livre funcionamento da suspensão com as catracas . repare que o parafuso da catraca de cima , está dando batente no fim de curso , impedindo a suspensão de descer mais.
    veja tbm que os parafusos das catracas estão desencontrados/desalinhados . talvez vc tirou muitas laminas em um tubo e no outro não tirou nenhuma ou poucas laminas .
    solta tudo e faz um teste depois dá o feedback aqui.

    não tem perigo dos braços se deslocarem axialmente , pois existem os parafusos que seguram os braços na ponta do feixe de molas , nas duas extremidades, ou seja, o conjunto está travado , apenas com uma folga de uns 3 mm (1,5 de cada lado ).

    esse alongador tranqueira ai vai te jogar no mato . está preso somente por 01 parafuso ? ta loco. joga fora isso e faz um bacana assim .





    na airkelwd , eles deixam tudo solto e não tem laminas no tubo . apenas um tirante amarrando tudo ,com rolamentos axiais nas extremidades para reduzir o atrito.





    http://airkewld.com/index.php?option...tpage&Itemid=1

    pesquisa bastante lá..


    abraço .
    Last edited by marcos22; 04-06-2012, 07:43 PM.

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



    Comment


    • #3
      Re: Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

      Opa Marcos beleza? Cara, valeu os elogios! Ainda quero fazer bastante coisinha nele, mas com o tempo chegamos lá!

      Cara, assim, eu já fiz o teste tirando as duas catracas. Aconteceu o seguinte, a suspensão baixou mais do que esta nas fotos, a lateral que esta com 7,5cm (paralama ao chao) ficou com uns 4cm, a frente ficou uns 3 cm do chão e o eixo eu não consegui nem medir pq não consegui me abaixar para olhar. O detalhe é que nessa situação, quando dei ar os amortecedores se mixaram, não ergueram praticamente nada, e tinha bastante pressão. O que vc acha que é?

      Os caras não utilizam NADA de molas dentro? O.o mas e ai, todo peso do carro fia trabalhando nos amortecedores? Não força muito os amortecedores? O pessoal daqui que tem eixo com pivo, usa molas normal, só os rasgos do eixo ali bem mais pra baixo e tudo solto, o pino fica LÁ em baixo, qdo ta todo baixo, fica apontando pro chão.

      Quando eles dão ar, o parafuso sobe, movimenta pra cima. O meu não movimenta nada qdo ergo.

      Outra coisa, só coloquei essa catraca de baixo ai pq os dois bem pra baixo ele não subia. Ai com essa catraca nessa posição ele subiu. E sim, estão desencontradas, a gente ergue e colocou nessa posicao pra poder não ficar tão "pesada" a frente, no pensanomento do meu mecanico, e o ar ter forçar, e realmente, solveu, pq isso?

      O que fico pensando é.. se eu fizer o rasgo mais pra baixo, e soltar tudo, ai sim não vai erguer, pq com essa rasgo que tem tirando ele já não ergue. Pq vc acha que não ergue?

      Quanto ao alongador, ele esta soldado, não tem perigo, só é feio mesmo hehe.

      Cara, perguntei um monte de coisa, se puder analisar ai e me responder. E essa segunda foto daquele aprafuso na ponta dos braços, pra que q serve? Vou dar uma olhada na página que tu mandou! Valeu a ajuda cara!

      Comment


      • #4
        Re: Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

        já desmontei um quadro e se vc tirar os parafusos vai ficar sem molas.Não há perigo de corrar pros lados,a catraca no caso é pra regular a pressão nas molas,e no caso como agente tá reduzindo a pressão,reduz a altura.Só que no seu caso o carro ficará apoiado nos amortecedores,então vai devagar pois a suspensão ficará duríssima e o carro tende a escorregar muito,pra quem pilota é otim o mas pra quem não sabe levar um carro no braço é perigosíssimo .Acho que vc deveria por um compressor mais adequado,ou um compressor de ar condicionado junto com a sua bomba pneumática pra dar mais torque aos embolos.Numa dessas gtentativas tá arriscado estourar conexoes e cuide dos amortecedores de kadett ,eles são bem raros,lembro de ter procurado uns desses pro meu kadett e nunca encontrei .Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #5
          Re: Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

          Opa Marcos, beleza? Exato cara. Acredito mesmo que existem muitos fatores, e realmente, o meu está mais inclinado pois inclinado eu ganhei mais "distância" com ele todo aberto, e no caso para baixar ele baixa mais.

          O dia que soltei tudo e acionava o ar, ele erguia leve leve um pouquinho. Fui la na frente e dei umas puxadas, mas não experimentei pedir para alguem puxar enquanto eu apertava no botao da válvula, talvez subisse.

          Intendo, e sei que esse amortecedor REALMENTE não é pra isso, hehe, não é a função dele, mas podemos usar, é só aprimorar. É aquele velho "todo mundo usa", claro que cada caso é um caso.

          Eu vou tentar mudar a posição das torres. Deixar o ângulo do amortecedor mais reto. Vc sabe se tem problema deixar uma catraca solta e a outra presa, pela questão de firmeza do quadrante? Meu mecanico falou que para deixar solto o pessoal utiliza buchas de teflon nos braços para segurar.

          Valeu ajuda. Abraços

          Comment


          • #6
            Re: Dúvidas sobre funcionam. da catraca + susp. a ar (Fotos)

            Troca de ideias tecnicas ok ???

            Algo diferente disto comunicação por MP.

            Vamos agregar conhecimento !!!

            Comment

            Working...
            X