Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão IRS no Fusca

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    Re: Suspensão IRS no Fusca

    Pois é,

    É algo que eu estava pensando esses dias, não tenho certeza, mas acho que são 14 cm no total do comprimento do eixo traseiro, o que daria um acréscimo de 7 cm para cada lado... ou um pouquinho mais, se rebaixarmos muito a suspensão.

    Será que é um mau negócio mesmo? Será?

    Pois vejam, alargando os paralamas traseiros ou fazendo aquele macete que o Trimilica deu outro dia de usar galões mais largos nos paralamas ou ainda, associando as duas coisas, conseguiremos cobrir o espaço qe ficaria para fora das rodas traseiras com semieixos mais compridos.

    Ponto para a estabilidade do carro, não somente pelo rebaixamento que poderemos obter sem a cambagem negativa, mas também pelo eixo traseiro mais alargado.

    Dessa forma, podemos pensar também em utilizar pneus menos largos (mais baratos), ao contrário dos da foto, sem prejuizo para a estabilidade, ponto para o custo do projeto.

    Isso sem contar que, na minha opinião, os fuscas mais bonitos que conheço são os que tem, pelo menos a traseira alargada, como o da foto abaixo, que é um dos meus sonhos de consumo... Ponto para a estética do carro.

    Resumindo, pensando bem, começo a achar que não seja um mau negócio a suspensão de kombi, ou talvez até a CHT (com algumas outras vantagens que não viriam ao caso nesse tópico), para chegarmos a suspensão IRS que queremos e talvez até o Kit da Atarone (apesar de eu achá-lo caro, pode-se pensar em algo mais em conta para adaptar como canelas da suspensão) se preste a facilitar i trabalho.

    O que acham?

    Abraços

    Last edited by celojr; 10-09-2009, 12:40 AM.

    Comment


    • #62
      Re: Suspensão IRS no Fusca

      Achei o tópico que fala docomprimento do eixo da Kombi, na verdade são 5 cm (2,5 cm para cada lado): http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=20

      Fica mais intressante a cada momento que passa...

      Abraços

      Comment


      • #63
        Re: Suspensão IRS no Fusca

        Postado originalmente por celojr
        Achei o tópico que fala docomprimento do eixo da Kombi, na verdade são 5 cm (2,5 cm para cada lado): http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=20

        Fica mais intressante a cada momento que passa...

        Abraços
        se realmente for 5cm maiores apenas, e essa medida não aumentar muito pra rebaixar o carro, eu concordo em usar a susensão da kombi,, afinal, já bato nssa tecla faz tempo

        precisamos ver também como fazer pra deixar a barra de torção dela mais suave pra usar no fusca.
        Last edited by charles.marchi; 10-09-2009, 11:39 AM.
        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
        miura 1979...................60% loading
        fusca 1977...................aguardando na fila
        sp2 1973.....................aguardando na fila
        Puma 1971...................aguardando na fila
        bianco 1977.................aguardando na fila
        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

        Comment


        • #64
          Re: Suspensão IRS no Fusca

          Postado originalmente por charles.marchi
          se realmente for 5cm maiores apenas, e essa medida não aumentar muito pra rebaixar o carro, eu concordo em usar a susensão da kombi,, afinal, já bato nssa tecla faz tempo

          precisamos ver também como fazer pra deixar a barra de torção dela mais suave pra usar no fusca.
          FAla Charles,

          Na verdade não seria nem necessária a barra de torção da Kombi, os únicos componentes realmente necessários são as tampas do diferencial da Kombi (ara poder acoplar os semieixos com homocinéticas) e os próprios semieixos e conjuntos de homocinéticas e cubos de roda, o resto, facão, amortecedor e barra de torção acredito que de para usar do fusca mesmo.

          Talvez algum tipo de retrabalho nos facões para poder encaixar os semieixos mais longos, fora isso é smente montar tudo e partir para o abraço (eu acho).

          Abraço.

          Comment


          • #65
            Re: Suspensão IRS no Fusca

            Postado originalmente por celojr
            FAla Charles,

            Na verdade não seria nem necessária a barra de torção da Kombi, os únicos componentes realmente necessários são as tampas do diferencial da Kombi (ara poder acoplar os semieixos com homocinéticas) e os próprios semieixos e conjuntos de homocinéticas e cubos de roda, o resto, facão, amortecedor e barra de torção acredito que de para usar do fusca mesmo.

            Talvez algum tipo de retrabalho nos facões para poder encaixar os semieixos mais longos, fora isso é smente montar tudo e partir para o abraço (eu acho).

            Abraço.

            grande celojr!!! blz?

            então, eu me referi a barra de torção da kombi, pois penso que deve se´r dificíl soldar na suspensão do fusca aqueles braços oscilantes da suspensão da kombi.

            é foda encontrar alguem que faça esse serviço bem alinhado e com gabarito...

            mas. nada que um tutorial não resolva

            abraço e em breve vou postar novidades.
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
            Puma 1971...................aguardando na fila
            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

            Comment


            • #66
              Re: Suspensão IRS no Fusca

              Postado originalmente por celojr
              FAla Charles,

              Na verdade não seria nem necessária a barra de torção da Kombi, os únicos componentes realmente necessários são as tampas do diferencial da Kombi (ara poder acoplar os semieixos com homocinéticas) e os próprios semieixos e conjuntos de homocinéticas e cubos de roda, o resto, facão, amortecedor e barra de torção acredito que de para usar do fusca mesmo.

              Talvez algum tipo de retrabalho nos facões para poder encaixar os semieixos mais longos, fora isso é smente montar tudo e partir para o abraço (eu acho).

              Abraço.

              e ai celojr!! blz?


              então, falei em usar a suspensão traseira da kombi inteira pois acho dificil achar quem faça a solda dos baços oscilantes no tubo da barra de torção do fusca de forma alinhada e com gabarito


              mas nada que um tutorial não resolva


              segue as fotos do que eu quero dizer.

              abraços.
              Arquivos Anexos
              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
              miura 1979...................60% loading
              fusca 1977...................aguardando na fila
              sp2 1973.....................aguardando na fila
              Puma 1971...................aguardando na fila
              bianco 1977.................aguardando na fila
              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

              Comment


              • #67
                Re: Suspensão IRS no Fusca

                Tô começando a me interessar por essa suspa....
                Será que fica bom colocar uma inteira soldada no chassi do fusca? Qual ficaria melhor, a da kombi ou a da variant II?
                Last edited by zurc tacos; 10-09-2009, 09:54 PM.

                Comment


                • #68
                  Re: Suspensão IRS no Fusca

                  Postado originalmente por charles.marchi
                  e ai celojr!! blz?


                  então, falei em usar a suspensão traseira da kombi inteira pois acho dificil achar quem faça a solda dos baços oscilantes no tubo da barra de torção do fusca de forma alinhada e com gabarito


                  mas nada que um tutorial não resolva


                  segue as fotos do que eu quero dizer.

                  abraços.
                  Beleza, Charles,

                  Vc dia a peça em vermelho da segunda foto né? Pois é essa aí realmente vamos ter que pensar e analisar com muita calme o que fazer, mas não é bicho de sete cabeças não, um bom torneiro mecânico monta isso no esquema certinho, e se brincar com o braço original da Kombi mesmo e ainda usina a peça que vai no chassi para o encaixe do braço.

                  Mas veja, falo em teoria, ainda não ví essa suspensão toda montada com calma, mesmo na Kombi, para poder pensar em algo mais definitivo.

                  Mesmo assim continuo achando que não é tããããõ difícil assim.

                  Abraço

                  Comment


                  • #69
                    Re: Suspensão IRS no Fusca

                    Postado originalmente por zurc tacos
                    Tô começando a me interessar por essa suspa....
                    Será que fica bom colocar uma inteira soldada no chassi do fusca? Qual ficaria melhor, a da kombi ou a da variant II?
                    Diga aí, Zurc...

                    Pois é, aí alguns fatores tem que ser levados em consideração.

                    Soldar a suspensão inteira da Kombi ou Variant II direto no chassi do fusca envolve muitos cortes e tem que ser feito com precisão cirúrgica, senão empepina na certa, lógico que adaptar apenas as partes necessárias da suspensão IRS no chassi do fusca também necessita de muita precisão, mas aos meus olhos parece ser menos difícil de se realizar.

                    Outra coisa que deve-se levar em conta é a questão da vistoria, uma solda muito grande no chassi pode dar a impressão de cabritagem e trazer problemas, isso também deve ser pensado.

                    Quando eu for montar a minha, não será por solda completa do conjunto não.

                    Agora, se bem feito, soldar a sspensão completa da Kombi é algo que não ficaria ruim não hein? Veja, ela foi projetada para suportar cargas muito altas, o que faz dela uma suspensão razoavelmente dura, o que trari, em um carro leve como é o fusca, uma bela estabilidade, seja com ele rebaiaxdo ou não.

                    Quanto a qual suspensão utilizar, se da Kombi ou da Variant II, eu ficaria com a da Kombi de olhos fechados, por vários motivos...

                    1º) porque é bem mais fácil de ser achada no mercado (suspensões de Variant II são raríssimashj em dia) isso a torna bem mais barata comparando-a com a da variant II,

                    2º) a suspensão da Kombi foi projetada para um carro utilitário, por esse motivo ela suporta cargas altíssimas, chegou a se dizer algo em torno de 1 ton (se não me falha a memória, confesso que estou com preguiça de procurar pelo tópico da citação agora) isso a torna uma suspensão extremamente robusta, dificilmente nos deixará na mão por quebra, arrisco a dizer que mesmo as homocinéticas não quebrarão com facilidade, mesmo não utilizando os feixes de molas originais da Kombi (como no caso da solda).

                    3º) o fato dela ser mais larga faz com que a distância entre as rodas traseiras aumente, caso se opte por rebaixar o conjunto, o que certamente será traduzido por maior estabilidade, se a opção for por levantar a suspensão, como no caso dos bajas, esse efeto de alargamento das rodas traseiras não existirá, mas também não existirá a cambagem positiva, de uma forma ou de outra fica mais estável, junte a isso um amortecedor com mais carga (dianteiro da D20, por exemplo) e teremos um carrinho muito bom de curva, desde que se ajuste a suspensão dianteira, obviamente.

                    4º) Para finalizar, uma opinião pessoal em relação a estética do carro... eu acho o paralama traseiro do fusca muito estreito, uma alargadinha nele, para mim, é muito benvinda, mas aí é somente por estética e vai de cada um.

                    Abs.
                    Last edited by celojr; 21-09-2009, 12:01 AM.

                    Comment


                    • #70
                      Re: Suspensão IRS no Fusca

                      celão!!!


                      concordo e assino em embaixo


                      a suspensão da kombi é a melhor.

                      PS: dá uma olhada nesse site:
                      http://www.porschereplica.com.br/fabrica.html

                      o cara é brasileiro e faz replica de porsche 911 com suspensão traseira da kombi.

                      mandei um email pro cara mas ele não me respondeu.

                      abraço.
                      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                      miura 1979...................60% loading
                      fusca 1977...................aguardando na fila
                      sp2 1973.....................aguardando na fila
                      Puma 1971...................aguardando na fila
                      bianco 1977.................aguardando na fila
                      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                      Comment


                      • #71
                        Re: Suspensão IRS no Fusca

                        Postado originalmente por charles.marchi
                        celão!!!


                        concordo e assino em embaixo


                        a suspensão da kombi é a melhor.

                        PS: dá uma olhada nesse site:
                        http://www.porschereplica.com.br/fabrica.html

                        o cara é brasileiro e faz replica de porsche 911 com suspensão traseira da kombi.

                        mandei um email pro cara mas ele não me respondeu.

                        abraço.
                        então Charles,

                        Já tinha ouvido falar na Kremer, e é verdade, bem lembrado, eles usam a suspensão da Kombi na traseira.

                        Um amigo meu ligou uma vez para eles, cada réplica dessas beira os R$100K

                        abs.

                        Comment


                        • #72
                          Re: Suspensão IRS no Fusca

                          Eu ainda fico com a boa e velhaa swing axel! hehehehe
                          Bota uma barrinha da empi q conserta o problema da cambagem!
                          2100 aspro

                          Comment


                          • #73
                            Re: Suspensão IRS no Fusca

                            Postado originalmente por AIRpower
                            Desculpe ressuscitar esse tópico, mas é que estava sonhando como eu queria que o mAdRUga ficasse, e entre os quesitos está a adaptação da suspensão IRS. Sei que esse tipo de suspensão melhora de sobremaneira a estabilidade e evita que as cambagem se altere, mas e quanto a durabilidade? Homocinécas geralmente não são muito resistentes, e principalmente nos VW tração dianteira com grandes potências são o calcanhar de aquiles, quebrando constantemente. Então fica minha pergunta: como fica a resistência da suspensão com a adaptação da suspensão IRS e utilização de rodas grandes (aro 17 por exemplo)?
                            Olá, no meu Fusca Amarelo eu coloquei a IRS da Variant II e uso rodas aro 17x7,5" ficou uma beleza, hehe
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • #74
                              Re: Suspensão IRS no Fusca

                              Postado originalmente por FUKETEIRO
                              Olá, no meu Fusca Amarelo eu coloquei a IRS da Variant II e uso rodas aro 17x7,5" ficou uma beleza, hehe
                              Como foi feito esse serviço???? Tem fotos???

                              Comment


                              • #75
                                Re: Suspensão IRS no Fusca

                                Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                                Prezados Colegas,

                                Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência em adaptar a suspensão IRS no fusca. A minha maior dúvida é se o investimento em peças e mão-de-obra proporciona um ganho significativo de estabilidade.

                                Um abraço a todos,
                                só pra ilustrar mais um pouco, taí mas umas fotos de como instalar a IRS no fusca........ http://www.americansandassociation.org/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=22421
                                IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                                Comment

                                Working...
                                X