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Como desabilitar feixe molas e usar coilover?

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  • Como desabilitar feixe molas e usar coilover?

    Boa noite! Estou precisando mexer na suspensão do fusca e gostaria de montar um setup mais race, inclusive com IRS de kombi adaptada na traseira. Preciso de mais estabilidade até 160, 170 kmh. Tenho motor e caixa pra tentar quebrar meu record pessoal de velocidade pois nunca consegui passar de 140 kmh REAIS (GPS) por falta de estabilidade geral do carro.

    Com aro 17, mangas rebaixadas e facão regulado, ia bem até os 110 kmh.. mas era só passar disso e a frente passarinhava. Na época não usava barra estabilizadora dianteira nem a compensadora traseira. O quadro dianteiro encurtado (pivô) 1,5 cm de cada lado veio lá do sul mas o cara mandou um quadro todo torto! Parece que pegou o pior quadro do ferro velho, encurtou (tudo torto), meteu uma tinta spray e vendeu... Tive que usinar os braços pra encaixar na suspensão! Com isso eu nunca consegui andar acima de 110 kmh...

    Agora estou com motor mais forte e direção de monza (gostei muito, mas com ressalvas).. quero mexer no meu quadro original que está guardado pois ele está com os pivôs novos e alinhamento perfeito! A idéia é cortar as torres originais e montar com a chapa da "Razor Lifestyle". Assim posso encurtar o quadro os 2 centímetros necessários pra usar manga rebaixada e pneus 205/45 , sem fazer remendo no tubo!

    Aproveitando isso, já queria montar com molas externas e desabilitar as molas originais! Já ouvi falar que o pessoal passa uma barra por dentro e faz furo com rosca pra prender os braços. Mas e a peça no meio do quadro? O pessoal tira ela? E qual barra eles usam? Barra comum de serralheria? A barra é presa no meio também?

    Preciso dos detalhesssss!!!!

    Valeuuu!!

  • #2
    Achei um vídeo gringo sobre rebaixamento de fusca e apareceu um "kit" para substituição das molas! Vejam no minuto 1:00 do vídeo..

    https://www.youtube.com/watch?v=i2jSBIiC6jQ

    A ferramenta que aparece aos 3:50 minutos do vídeo serve para que???

    Alguém usa ou conhece quem use este sistema sem molas originais?

    Vamo lá gente!!!

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    • #3
      Pelo que entendi aquilo é a nova fixação dos braços. Não entendi como ficam as molas, mas acredito que são substituídas por uma barra de torção única, que a ponta aparece nos 3:50.
      Sou melhor em caretices, mas fico daqui rezando procê.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

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      • #4
        Uma barra comum, de serralheria como disse, não vai rodar absolutamente nada até quebrar. Para aguentar a fadiga à torção no trabalho da suspensão tem que ser aço especial e muito bem tratado termicamente. A tecnologia empregada nas barras de torcão traseira, ou nas barrinhas das molas dianteiras do Fusca, que no final das contas também são barras de torção, é altíssima. Pode ver que elas até perdem a elasticidade e arreiam com a idade. Mas quebrar é coisa raríssima.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

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        • #5
          Já larguei mão disso e vou ficar no melhor setup que consegui até o momento e ficou perfeito! Quadro encurtado, caixa direção de monza, catraca apenas no tubo superior do quadro e só!

          Troquei os pivôs que estavam ultra folgados e fiz alinhamento normal... o carro virou outro! Ainda falta trocar as buchas internas do quadro, mas vai ficar pra depois que tiver grana no bolso hehe!

          Na traseira instalei semana passada um par de amortecedor dianteiro de kombi com aquelas molas externas de reforço (RB Tech) e fui ajustando até ficar na altura desejada.. e ficou TOP!!! Acabou o pula pula da traseira do carro hehe! Ficou muito bom mesmo!

          Assim que a situação melhorar vou adaptar estas molas na dianteira (calibrando a altura) pois realmente a mola funciona! Fica firme e macio ao mesmo tempo hehe!

          Mais pra frente vou adaptar uma estabilizadora de chevette (segundo o cara do ferro velho..) na traseira dele pois parece que ela foi feita pro fusca hehe! Vai caber sem esbarrar no radiador de óleo extra abaixo do chiqueirinho e o olhal das pontas ficam a 1 dedo do parafuso do amortecedor! Fácil de resolver!!

          Depois eu posto aqui!

          ABRAÇO!!

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          • #6
            Ah, pra ficar registrado:

            Quem for adaptar caixa de direção de monza, faça usando as barras e pivôs originais do FUSCA. Esquema de montagem igual a do usuário David.Souza lá do ForumFuscaBrasil. Outro detalhe é que os pivôs centrais devem ficar mais baixos e mais para frente possível. Assim preserva bem a geometria original do fusca. Alinhei com -0,5° de cambagem e 0,5° de convergência. Mesmo com as buchas internas MEGA FOLGADAS, o carro está na mão até os 120 kmh reais...

            Abraço!

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            • #7
              Olá Delrio tudo bom?

              Tem como você postar uma foto de como é esse amortecedor de Kombi com molas extras?

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              • #8
                Postado originalmente por Prof.X Ver Post
                Olá Delrio tudo bom?

                Tem como você postar uma foto de como é esse amortecedor de Kombi com molas extras?
                Opa! Tem sim, mas somente no final de semana que vem pois estou fora de casa hehe!

                Eu já tinha um par de molas de reforço para amortecedor dianteiro/traseiro de fusca. Daí vi que os amortecedores dianteiros de kombi tem a mesma largura que os de fusca! Aí foi só projetar novas flanges e montar! Fica igual na foto, porém com a capa do amortecedor virada pra baixo (By Delrio hehe):

                http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-da-kombi-_JM

                http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-traseiro-_JM

                Pra regular a altura basta colocar uma "capa" maior ou menor e boa! Use tubo de metalon de 2" na chapa 14 (2mm de espessura). As flanges é só copiar e modificar, baseada na flange de plástico que vem no kit!

                As flanges saíram por 140 reais + o kit de molas + 10 reais do pedaço de tubo 2".

                Ficou bom igual amortecedor de "rosca" e por uma fração do preço.. :P

                Abraço!

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                • #9
                  UP!

                  Fiz um upgrade na minha direção e ficou 300 vezes melhor!! Como ando sem verba, tive que refazer o projeto com as barras de fusca mesmo. E de fato é melhor usar as barras de direção do monza com os devidos trabalhos (encurtar, se necessário). Mais fácil e mais correto. ;)

                  O diagrama de ackerman ficou MUITO MUITO MUITO melhor depois deste upgrade recente! :P

                  Com as barras de fusca e os pivôs centrais montados bem à frente não dava o diagrama certinho.. as 2 rodas viravam quase no mesmo ângulo.

                  Agora que estudei melhor e refiz a montagem, ficou TOP o diagrama!! Amanhã vou alinhar na oficina e meter o cacete hehe! (alinhei com barbante, provisoriamente)

                  Meu próximo sistema vai ser parecido com o do adaptafusca. Já tinha este esquema na cabeça mas como sempre, pessoal de SP tem mais condições de botar as coisas em prática.....

                  O negócio é jogar a caixa mais pra trás e achar uma posição que não interfira com os amortecedores.. (o meu projeto vai servir pra suspensão encurtada..)

                  https://www.youtube.com/watch?v=QgLmP__5hs4

                  Show!!!

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